Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 181/2019
Título: Manejo nutricional e melhoramento genético do rebanho leiteiro da UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O manejo nutricional e o melhoramento genético garantem a produtividade e a saúde financeira de rebanhos leiteiros. A alimentação representa o maior item de custo da atividade. O melhoramento genético envolve a uso via inseminação artificial de touros geneticamente provados. O envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA não é recente, e propicia o aprendizado, quanto e o bom desempenho zootécnico do rebanho. O projeto visa realizar visitas diárias à Fazenda Palmital, em Ijaci. Fica sob responsabilidade do projeto a manutenção do status de rebanho registrado, segundo as normas da ACGHMG. O projeto implementará os acasalamentos. Práticas serão executadas pelos alunos. Produtores da mesoregião Campos das Vertentes detêm os maiores indicadores de produtividade por vaca do estado, o que exige que a universidade seja modelo tecnológico avançado, com estrutura adequada ao ensino, pesquisa e extensão.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias/UFLA – Fazenda Palmital – Ijaci, MG através dos acordos de cooperação mútua, tem como parceiros a Associação de Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (Convênio 005/2014) e a CRI Genética Brasil Ltda (Convênio 007/2016).
Número Estimado de Participantes: 35
Locais de Realização: Centro de Desenvolvimento e Transferências de Tecnologias – UFLA – Fazenda Palmital – Ijaci - MG
Data de Início: 01/11/2019
Data de Término: 19/12/2025
Justificativa: O acompanhamento dos estudantes universitários da rotina diária da atividade leiteira pode prepara-los de maneira mais real e qualificada para o mercado de trabalho. O projeto possibilita o treinamento do futuro profissional dentro do rebanho leiteiro da universidade frente a situações práticas, mas podendo contar com a supervisão de docentes.A UFLA está localizada em uma mesoregião importante na produção leiteira e qual detêm os maiores índices de produtividade por vaca do estado, exigindo a capacitação profissional dos estudantes dessa instituição de ensino.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA propiciando melhor aprendizado quanto ao bom desempenho zootécnico do rebanho. O projeto visa realizar visitas diárias à Fazenda Palmital, em Ijaci. As práticas englobam a responsabilidade da manutenção do status de rebanho registrado, segundo as normas da ACGHMG; implementação dos acasalamentos; controle dos lotes de alimentação, controle de peso dos animais e outras atividades da rotina leiteira que se façam necessárias. Organização de eventos, tais como Dia de Campo levando temas pertinentes à atividade também são necessários já produtores da mesoregião Campos das Vertentes, onde a UFLA está inserida, detêm os maiores indicadores de produtividade por vaca do estado, o que exige que a universidade seja modelo tecnológico avançado, com estrutura adequada ao ensino, pesquisa e extensão.
Metas: .
Fundamentação Teórica: O Brasil é o quarto maior produtor de leite mundial e Minas Gerais, o primeiro produtor no ranking nacional. Esses números por si só, refletem a importância desse produto na economia brasileira. Diferente do setor de bovinocultura leiteira nos USA, onde ocorreu enorme diminuição no número de fazendas (74%), mas não na produção de leite (Chase et al, 2006), o Brasil apresenta um grande número de agricultores familiares (IBGE, 2006) que carecem de acompanhamento técnico e tecnologia aplicada à sua realidade.Como uma das três importantes missões da universidade, a extensão universitária, por meio de projetos, pode levar ao setor produtivo, os dados obtidos pela pesquisa, (Chase et al., 2006). As universidades americanas realizam a atividade de extensão utilizando equipe interdisciplinar de técnicos e professores, aplicando os processos de resolução de problemas em produtores com os mais diversos níveis de manejo animal (Cassel et, 1994; Chase et al, 1994; Peters et al., 1994). Entretanto, esse modelo na qual tem o envolvimento maior de profissionais da área, muitas vezes não tem a participação dos discentes da instituição. O envolvimento dos estudantes nesse processo, desempenhado no ambiente universitário e através da orientação de um docente, possibilita a correção de erros e leva a maior qualificação dos futuros profissionais, preparando-os de uma maneira real para o mercado de trabalho altamente competitivo. O manejo nutricional e o melhoramento genético garantem a produtividade e a saúde financeira de rebanhos leiteiros. A alimentação representa o maior item de custo da atividade. O melhoramento genético envolve o uso via inseminação artificial de touros geneticamente provados. O envolvimento de acadêmicos na rotina do rebanho Holandês da UFLA não é recente, e propicia o aprendizado quanto ao bom desempenho zootécnico do rebanho.
Metodologia: Os alunos deverão acompanhar a rotina diária do setor leiteiro da Fazenda Palmital e efetuar:Acompanhamento semanal dos registros de cobertura, nascimento, palpação ou outras anotações necessárias para a manutenção do status do rebanho leiteiro registrado;Acompanhamento semanal das dietas formuladas e divisões dos lotes;Pesagem mensal dos animais;Atualização semanal da pesagem de leite dos animais de produção;Anotação dos problemas sanitários, cascos, etc;Participação das reuniões semanais do grupo de estudo Grupo do Leite;Participação na organização dos eventos de bovinocultura organizados na Fazenda Palmital, caso ocorram;Reunir os dados de desempenho para apresentação em Congresso.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto visa unir os dados de ensino e pesquisa que são fornecidos em sala de aula e validação dos mesmos na rotina do rebanho de gado leiteiro da UFLA alojado no Centro de Desenvolvimento e Transferências de Tecnologias. Os resultados poderão ser apresentados em Congresso de Extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: A formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho atual;Envolvimento dos estudantes na rotina leiteira do rebanho da universidade;Verificação dos índices zootécnicos observados no rebanho leiteiro da UFLA.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: O projeto deverá ser desenvolvimento continuamente, ou pelo menos, enquanto existir o rebanho leiteiro da universidade.Entretanto, cada bolsista vinculado ao projeto deverá fazer o acompanhamento das atividades e coleta de dados por um período de um ano, podendo ser estendido este prazo sempre que houver necessidade e disponibilidade de bolsa.
Descrição Resumida: Este projeto visa envolver discentes nas práticas nutricionais e genéticas do rebanho Holandês da UFLA. São funções dos bolsistas de extensão no Centro de Pesquisa em Pecuária Leiteira (CEPE-LEITE), localizado na Fazenda Palmital, em Ijaci: 1) Manter a controle zootécnico do rebanho tanto por escrito quanto no computador. 2) Implementar os acasalamentos pelo uso da inseminação artificial. 3) Executar práticas de manejo sanitário e nutricional. 4) Realizar uma das ordenhas do rebanho diariamente.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MARCOS NEVES PEREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
E-mail Institucional: mpereiraufla.br
E-mail Alternativo: renata_apocalypseyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/11/2019 - 16:26:55
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/11/2019 - 14:34:38
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/11/2019 - 16:47:38
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos