Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 097/2019
Título: PROAMA - Promoção do Aleitamento Materno
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A presente proposta trata-se de um projeto para promover saúde e qualidade de vida na gestação e lactação. As fases de gestação e lactação têm a interferência de inúmeros fatores como alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas, além de ser a fase de maior demanda nutricional da vida da mulher. Diante disso, avaliar e promover ações que favoreçam uma qualidade de vida mais completa envolve a integração de diferentes conhecimentos e, consequentemente, favorecendo a realização de trabalhos multidisciplinares. O público alvo apresenta bastante carência em relação a informações e orientações sobre o aleitamento materno, vantagens, importância, doação de leite humano entre outras dificuldades incluindo a situação financeira e emocional, visto que as participantes encontram-se pouco motivadas e incentivadas em relação ao aleitamento materno. O principal objetivo deste projeto, é o incentivo ao aleitamento materno, introdução alimentar adequada e alimentação saudável na gestação e lactação. É realizado através dinâmicas, palestras e conversas com o intuito de incentivar o aleitamento materno, destacar vantagens, minimizar dificuldades, reduzir mitos e crenças, alem de orientar hábitos saudáveis, alimentação e nutrição adequada.Por ter como público alvo as mulheres gestantes e que amamentam, é um projeto de fluxo contínuo.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Estratégias da Saúde da Família (ESFs) de Lavras-MGAmbulatórios Médico de Especialidades (AME) de Lavras-MG
Data de Início: 15/08/2019
Data de Término: 31/12/2029
Justificativa: Segundo dados da UNICEF, cerca de um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta dealeitamento materno, fato este, que não acontece apenas em países de terceiro mundo. Desde 1991 aUNICEF e a Organização Mundial de Saúde, reúnem esforços mundialmente, a fim de proteger,promover e apoiar o aleitamento materno, sendo de extrema importância a atenção em saúde a estapopulação. Além disso, o projeto visa trabalhar com as gestantes e nutrizes, atendidas nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs) eAmbulatórios Médico de Especialidades (AME) da cidade de Lavras-MG, proporcionando orientações que promovam o sucesso do aleitamento materno.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estudos demonstram a relevância do aleitamentomaterno para a saúde materno-infantil. Venancio et al. (2002) corrobora afirmando que a prática dalactação atualmente salva a vida de seis milhões de crianças a cada ano, prevenindo diarreia einfecções respiratórias agudas. Sabe-se também que a administração de outros líquidos e de outrosalimentos, alem do leite materno nos primeiros seis meses de vida da criança pode interferir de formanegativa na absorção de nutrientes e em sua biodisponibilidade, podendo diminuir a quantidade deleite materno ingerido e levar a menor ganho ponderal, alem de outros malefícios.Embasados nas evidencias cientificas, a OMS e o Ministério da Sáude (MS) recomendam a pratica daamamentação exclusiva por seis meses e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentoscomplementares ate os dois anos de vida ou mais (BRASIL, 2003).Apesar disso, muitas mães deixam de amamentar seus filhos:1. por falta de conhecimento dos benefícios proporcionados por essa prática,2. por medo de diversos mitos relacionados à amamentação e ao leite materno3. por falta de apoio durante a amamentação4. por dificuldades de se adaptar ao processo de amamentar5. pela necessidade de voltar ao trabalhoConsiderando esses fatores, esse projeto tem como proposta orientar as gestantes quanto a todos assituações envolvidas no aleitamento materno, preparando-as, desde a gestação, para que se sintamseguras e seduzidas pelo processo de amamentar o seu bebe.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Objetivo GeralIncentivar o aleitamento materno Objetivos Específicos:Destacar as vantagens do aleitamento para a nutriz e lactente;Reduzir os mitos e crenças sobre o aleitamento;Minimizar as dificuldades mais frequentes enfrentadas pelas mães (fissuras, rachaduras, ingurgitamento, mastite);Promover a introdução alimentar adequada para crianças.Promover a alimentação saudável na gestação e lactação
Metas: .
Fundamentação Teórica: Segundo dados da UNICEF, cerca de um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta dealeitamento materno, fato este, que não acontece apenas em países de terceiro mundo. Desde 1991 aUNICEF e a Organização Mundial de Saúde, reúnem esforços mundialmente, a fim de proteger,promover e apoiar o aleitamento materno, sendo de extrema importância a atenção em saúde a estapopulação. Além disso, o projeto visa trabalhar com as gestantes e nutrizes, atendidas nas Estratégias da Saúde da Família (ESFs) eAmbulatórios Médico de Especialidades (AME) da cidade de Lavras-MG, proporcionando orientações que promovam o sucesso do aleitamento materno.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estudos demonstram a relevância do aleitamentomaterno para a saúde materno-infantil. Venancio et al. (2002) corrobora afirmando que a prática dalactação atualmente salva a vida de seis milhões de crianças a cada ano, prevenindo diarreia einfecções respiratórias agudas. Sabe-se também que a administração de outros líquidos e de outrosalimentos, alem do leite materno nos primeiros seis meses de vida da criança pode interferir de formanegativa na absorção de nutrientes e em sua biodisponibilidade, podendo diminuir a quantidade deleite materno ingerido e levar a menor ganho ponderal, alem de outros malefícios.Embasados nas evidencias cientificas, a OMS e o Ministério da Sáude (MS) recomendam a pratica daamamentação exclusiva por seis meses e a manutenção do aleitamento materno acrescido de alimentoscomplementares ate os dois anos de vida ou mais (BRASIL, 2003).Apesar disso, muitas mães deixam de amamentar seus filhos:1. por falta de conhecimento dos benefícios proporcionados por essa prática,2. por medo de diversos mitos relacionados à amamentação e ao leite materno3. por falta de apoio durante a amamentação4. por dificuldades de se adaptar ao processo de amamentar5. pela necessidade de voltar ao trabalhoConsiderando esses fatores, esse projeto tem como proposta orientar as gestantes quanto a todos assituações envolvidas no aleitamento materno, preparando-as, desde a gestação, para que se sintamseguras e seduzidas pelo processo de amamentar o seu bebe.
Metodologia: O presente projeto contará com uma orientadora e acadêmicos do curso de Nutrição da UFLA e deoutros cursos que desejem participar das atividades..Inicialmente serão feitas reuniões expositivas com os integrantes da equipe de execução para que estessejam treinados sobre o contexto do projeto visando um embasamento teórico e científico prévio paraaplicação das atividades. Estes treinamentos também terão o objetivo de promover a interação entre osexecutores, para que estes possam compartilhar seus conhecimentos e trocas informações de diferentesáreas do conhecimento.Os discentes vão até as ESFs e AME, durante os dias de consulta pré-natal e puericultura, e, durante o tempo de espera para a consulta médica, são realizadas rodas de conversas, palestras expositivas, discussões, dinâmicas de entrosamento para trabalhar os temas citados nos objetivos.São realizadas reuniões semanais com a professora orientadora para avaliação do projeto, discussão de casos, discussão de artigos e solução de dúvidas..
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O presente projeto tem o intuito de associar a teoria aprendida em diversas disciplinas do curso de Nutrição com a prática em sociedade, acolhendo também discentes de outras áreas de atuação interessados pela temática, e incluindo alunos de pós-graduação como orientadores. Visto que uma das diretrizes do MEC é que os cursos de graduação aprimorem habilidades e competências nos estudantes para a prática profissional, este projeto tem o objetivo de aprimorar características como ética, responsabilidade social, habilidades na prática com as gestantes, nutrizes e com os lactentes, vivenciar na prática o cotidiano na saúde pública e capacidade de produzir conhecimento. Os estudantes participarão de treinamentos e supervisões, recebendo uma preparação constante para a realização das atividades propostas neste projeto. Isto, com a finalidade de promover a troca de saberes diante da interação entre diferentes pessoas.Além disso, um dos principais objetivos dos membros deste programa é colaborar de forma científica nas necessidades da comunidade, focando-se aqui no trabalho com gestantes e nutrizes. Pretende-se que a comunidade obtenha ganhos com o conhecimento empregado e tenha benefícios em relação a promoção de saúde e qualidade de vida.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Com a execução do projeto espera-se aumentar o conhecimento sobre os temas relacionados aoaleitamento materno para as gestantes e nutrizes, com consequente aumento da prevalência dealeitamento materno exclusivo, bem como aumento do tempo de aleitamento materno, seja exclusivoou complementado com outros alimentos.Espera-se também promover hábitos de alimentação saudável nesse público, auxiliando numa boa qualidade de vida.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: O projeto é de fluxo contínuo. Assim, apresenta-se abaixo atividades a serem executadas ao longo de 1 ano. Essas atividades vão sendo repetidas, à medida que novos alunos começam a participar do projeto.1. Revisão da literatura - meses 1 a 12: a revisão de literatura deverá ser realizada pelo aluno durante todo o período de execução do projeto, por meio de consulta a periódicos de bases indexadas e livros acadêmicos da área de pesquisa, com o intuito de subsidiar a execução do projeto, análise e discussão de resultados. Além disso, a revisão de literatura permitirá uma maior aproximação do aluno com a temática estudada.2. Treinamento - meses 1 e 7: o treinamento para execução das metodologias propostas são atividades que devem ser feitas antes da coleta de dados, com o propósito de assegurar a obtenção de resultados com qualidade analítica. 3. Reuniões e avaliação do projeto - meses 1 a 12: reuniões serão realizadas com todo o grupo envolvido, discutindo a execução do projeto, bem como discutindo temas atuais e artigos científicos com relevância para o projeto. o aluno deverá fazer a auto-avaliação das atividades realizadas com o público alvo, identificando problemas e propondo soluções para melhor execução do projeto.4. Orientações no AME e ESFs - meses 1 a 12: nessa etapa os alunos vão às unidades das Estratégias da Saúde da Família (ESFs) e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e realizam as orientações.5. Elaboração de relatórios - meses 9 a 12: nesta etapa o aluno deverá trabalhar na elaboração do relatório final do projeto realizado.6. Elaboração de resumos e publicação em eventos científicos - meses 9 a 12: o aluno deverá elaborar resumos com os resultados obtidos para submissão e apresentação em eventos científicos. Também deverá ser feita a preparação dos pôsteres para apresentação do trabalho realizado nos eventos selecionados.
Descrição Resumida: Orientação à gestantes, nutrizes e puérperas sobre aleitamento materno e alimentação adequada e saudável.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LILIAN GONCALVES TEIXEIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
E-mail Institucional: lilian.teixeiraufla.br
E-mail Alternativo: lilianteixeiranutricaogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/08/2019 - 14:56:48
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/08/2019 - 16:31:22
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/08/2019 - 15:43:45
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos