Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 177/2019
Título: UPA - Unidade de Pronto Alegramento
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivos a humanização dos acadêmicos de cursos da área da saúde (medicina, nutrição e educação física), proporcionando um trabalho em equipe multidisciplinar e sobretudo, transformar o ambiente hospitalar e demais cenários envolvidos na prática de saúde através da figura lúdica do palhaço. A intenção é proporcionar ao acadêmico a oportunidade de perceber alguns fatores subjetivos (como o estresse, o cansaço e desgaste emocional), ampliando sua visão em relação ao paciente e ao processo de hospitalização como um todo, sensibilizando-o sobre a importância da humanização nessa área e a responsabilidade que se tem frente ao sentimento do outro. Dessa forma, o projeto constitui um instrumento para a formação de melhores profissionais da área da saúde, mais engajados e responsáveis, além de desconstruir o estereotipo do ambiente hospitalar como triste e pesado para um ambiente mais vivo, alegre e esperançoso.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Hospital Vaz Monteiro;Santa Casa de Misericórdia de Lavras
Número Estimado de Participantes: 50
Locais de Realização: Hospital Vaz Monteiro e Santa Casa de Misericórdia de Lavras
Data de Início: 30/09/2019
Data de Término: 31/08/2025
Justificativa: A humanização é um dos temas centrais na formação médica atual. Inspirados em projetos do exterior e do renomado grupo brasileiro Doutores da Alegria, acreditamos que a atuação como doutor-palhaço pode favorecer a empatia e humanização nos alunos de medicina e áreas da saúde. Além disso, o bom humor pode atuar amenizando a dor dos pacientes através da mudança de foco.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: Proporcionar formação humanizada e atuação multidisciplinar dos graduandos de medicina nutrição e educação física da UFLA. Promover transformação do ambiente hospitalar, reduzindo o estresse de funcionários, além da tristeza e dor dos pacientes.
Metas: .
Fundamentação Teórica: A atuação de palhaços em hospitais no Brasil teve início em 1991 com a fundação dos doutores da alegria, inspirados na atuação do Clown Care Unit de Nova Iorque. Desde então vários estudos tem apontado os benefícios da atuação de palhaços em hospitais. Pediatras e residentes que atuam em hospitais onde há intervenções de palhaços reportam um impacto positivo principalmente na diminuição da ansiedade e melhora na resistência à dor (Van Venrooij, LT, 2017). A redução da ansiedade em crianças no período da anestesia pré-operatória também foi observada em estudo com 78 crianças (Dionigi, A, 2017). Um artigo de revisão sistemática observou que a redução da ansiedade pré-operatória é comparável inclusive ao uso de alguns sedativos (Catapan, SC, 2019). Em estudo baseado na presença e interação de palhaços com 38 crianças e adolescentes de 4 a 15 anos de idade, durante o procedimento de punção venosa, relatou melhor resposta à dor aguda do procedimento. Pacientes pediátricos oncológicos submetidos à quimioterapia apresentam menor fadiga e estresse psicológico, além de níveis mais baixos de cortisol após a intervenção de palhaços (Lopes-Junior, LC. 2019). Também são observados efeitos positivos na diminuição de dor, através da intervenção de palhaços em pacientes com paralisia cerebral (Ben-Pazi, H., 2017). A dificuldade de realizar exame clínico em crianças de 2 a 6 anos é uma realidade na prática clínica. Em estudo com intervenção de um palhaço interagindo e atuando como uma distração para a criança facilitou a realização completa de exames (Meiri, N. 2017) Isso demonstra que a participação de palhaços ou de futuros agentes de saúde que também conheçam técnicas de atuação dos palhaços pode facilitar o trabalho do médico ou agente de saúde. Diante da nova tendência mundial de medicina humanizada e educação médica centrada no paciente, o projeto proposto possibilita um contato direto com os pacientes em um momento inicial do curso, no qual o objetivo do estudante não será o estudo da doença ou tratamentos, mas sim em reconhecer o indivíduo, suas dores e tristeza e através da atuação exercitar sua empatia pelo ser humano e a comunidade como um todo se beneficia.
Metodologia: Os alunos serão selecionados através de dinâmicas e entrevistas realizadas no início do primeiro semestre de cada ano. Após a seleção haverá capacitação através de reuniões até o final do primeiro semestre. Após a capacitação, os alunos poderão atuar nas visitas a partir do segundo semestre do projeto. Serão escalados em sistema de rodízio para as visitas a serem realizadas aos sábados. A avaliação será efetuada através de relatórios e assiduidade às reuniões e visitas.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto atua principalmente na educação humanizada de futuros profissionais da saúde, permitindo assim o contato prático com pacientes. Também abre a possibilidade de pesquisas relacionadas a educação médica ou levantamentos epidemiológicos, dados nutricionais e /ou hábitos de atividade física.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Aumentar a interação multidisciplinar entre os diferentes cursos de saúde da UFLA, facilitar o contato humanizado dos estudantes com pacientes, melhorar a capacidade de expressão de estudantes mais introvertidos. Ajudar os pacientes a passar mais facilmente pelos momentos dolorosos em que se encontram no hospital.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Cada aluno permanecerá no projeto por três semestres letivos. Durante o primeiro semestre será realizado um treinamento semanal com oficinas de atuação, biossegurança e dinâmicas de interação com pacientes. Nos dois semestres seguintes, além de reunião semanal os alunos participarão, em sistema de escalas, de visitas aos hospitais Vaz Monteiro e Santa Casa. Também faz parte do cronograma participação no eventual anual "UFLA de portas abertas" e esporadicamente, quando convidados dar apoio a eventos de saúde realizados por outros núcleos.
Descrição Resumida: O projeto tem como objetivos a humanização dos acadêmicos da área da saúde, através da figura lúdica do palhaço, estimulando um trabalho em equipe multidisciplinar e transformação positiva do ambiente hospitalar e demais cenários envolvidos na prática de saúde.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RODRIGO FERREIRA DE MOURA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA
E-mail Institucional: rodrigo.mouraufla.br
E-mail Alternativo: mourafityahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 30/09/2019 - 09:22:56
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 30/09/2019 - 09:49:37
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 08/10/2019 - 10:18:06
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos