Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 190/2019
Título: InovaHub – Ampliando as ações do hub de startups da Ufla
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O InovaHub, espaço colaborativo e de conexão para o desenvolvimento de startups, iniciou suas atividades em julho de 2018. No local, empreendedores, curiosos, estudantes, pesquisadores, empresários, investidores e startups de diferentes cidades e instituições, em diferentes níveis de desenvolvimento, têm um ambiente fértil em aprendizado, além de conexões e mentorias para construir uma trajetória de crescimento e sucesso.A iniciativa promove a junção entre comunidade acadêmica, mercado, empresas e esferas governamentais, apoiando o surgimento de novos negócios que contribuirão, efetivamente, com o desenvolvimento tecnológico, social e econômico de Lavras e região. O InovaHub tem também como proposta a geração de uma crescente demanda para as futuras aceleradorasinstaladas em Lavras, para o Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec) e para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA).
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: - Sebrae Lavras;- Galax;- Fundecc;- Inbatec;- INCT Café Ufla;- Embrapa Café.
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização: Agência de Inovação do Café
Data de Início: 01/01/2020
Data de Término: 31/12/2029
Justificativa: O Inovahub tem como missão primária desenvolver e capacitar empreendedores para que estes possam desenvolver ideias de negócio, transformar tecnologias em produtos e negócios viáveis ou melhorar produtos e tecnologias já existentes, com foco principal em agronegócio, através de metodologias e mecanismos de desenvolvimento de startups. Também atua como centro de conexão entre startups, empreendedores, grandes empresas e empresários, academia, governo, aceleradoras, incubadoras e investidores das mais diversas naturezas, potencializando o impacto dessas pessoas e seus negócios na Universidade Federal de Lavras - UFLA, em Lavras, enriquecendo e desenvolvendo o Vale dos Ipês, além de contribuir para o desenvolvimento do país, tornando-o uns dos maiores produtores de insumos agrícolas, como também um grande produtor de tecnologias para o agronegócio e demais segmentos de mercado.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: - Realizar eventos de sensibilização diários, semanais e mensais;- Colocar em práticas estratégias de prospecção de equipes e/ou tecnologias/pesquisas com potencial de se tornarem startups;- Garantir a constante execução de programas de pré-aceleração de startups;- Conectar constantemente os empreendedores e startups da UFLA com outros ecossistemas de startups do mundo;
Metas: .
Fundamentação Teórica: - Startups no mundo, Brasil e Minas Gerais:Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Empresas startup são jovens e buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável, repetível, tendo a tecnologia como grande viabilizadora.Um modelo de negócio é a forma como a empresa gera valor para os clientes. Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.O termo startup, para designar empresas recém-criadas e rentáveis, começou a ser popularizado nos anos 1990, quando houve a primeira grande "bolha da internet". Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis. Naquele período, grande parte da explosão de empresas startup surgiu no Vale do Silício (Silicon Valley), uma região da Califórnia, Estados Unidos, de onde saíram empresas como Google, Apple, Facebook, Yahoo, Microsoft, entre outras. Todas essas empresas são exemplos de startup que hoje estão fortemente solidificadas e são líderes nos seus setores de atuação no mercado.
Metodologia: Para alcançar os objetivos propostos, as ações do InovaHub serão organizadas em 2 ciclos com duração de um ano letivo cada (12 meses), iniciando com a assinatura no primeiro semestre letivo de 2020 e se estendendo por mais outros 4 semestres. A equipedo InovaHub será formada por bolsistas de extensão da UFLA. Dessa forma, a equipepoderá ser reformulada ou mantida semestralmente, conforme abertura de edital/vagas estipulada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFLA.
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A Frente de Trabalho de Sensibilização e Educação Empreendedora, tem a responsabilidade de potencializar ações que já ocorrem no Vale dos Ipês direcionando-as de acordo com os interesses e necessidades do Inovahub, fazendo uma interface com os principais atores sensibilizadores e formadores de empreendedores do ecossistema. É também de responsabilidade desta Frente de Trabalho se conectar com outros atores do ecossistema de Lavras, de outras cidades e região, trazendo para o nosso espaço representantes de aceleradoras, investidores, representantes dos governos municipal e estadual, outras startups e empreendedores, grandes empresas e empresários e outras figuras importantes para os empreendedores e startups que frequentam o Inovahub, sempre levando em consideração a principal vocação do Inovahub, o agronegócio. Tais ações se concretizam através de palestras, mentorias, painéis, happy hours, encontros, dentre outros.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: - Impactar 5000 (cinco mil) pessoas por ano, da comunidade acadêmica e externa, por ano;- Desenvolver 50 startups por ano;- Encaminhar 30 startups por ano para o Parque Tecnológico de Lavras; - Encaminhar 5 novas empresas de base tecnológica por ano para a Inbatec;
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Janeiro - 1. Realização de eventos diárias, semanais e mensais e Criar conexão direta com especialistas em determinadas tecnologias de acordo com a demanda das startups que passam pelo InovaHub. Fevereiro a Maio - Realização de Workshops mensais e ações de prospecção semanais.Maio a Julho - Realização de 1 (um) programa de pré-aceleração anual, e outros semestrais sob demanda do ecossistema (Avança Café e outros).Agosto e Setembro - Acompanhamento diário das startups residentesSetembro a Dezembro - Criar interface com a PRP e o Nintec para monitoramento de tecnologias protegidas e equipes/startups que poderão recebe-las.
Descrição Resumida: .
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANTONIO CHALFUN JUNIOR
Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
E-mail Institucional: chalfunjuniorufla.br
E-mail Alternativo: chalfunjunioryahoo.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 20/11/2019 - 14:22:28
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 21/11/2019 - 08:23:25
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 29/11/2019 - 16:12:38
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos