Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 011/2020
Título: Educação ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
Pensar a natureza e a continuidade da vida no planeta são questões que historicamente estiveram presentes nas reflexões e nos estudos desenvolvidos pelos seres humanos ao longo de sua existência. Na atualidade são questões caras, em especial, diante dos desequilíbrios e desastres ambientais, do consumo exacerbado dos recursos naturais e da gigantesca produção diária de lixo. Vivemos diante de situações que denotam uma crise ambiental instalada e uma biosfera degradada. Nesse sentido, produzir e desenvolver práticas ecopedagógicas que difundam a consciência ambiental nas crianças é imperativo para a manutenção, dignidade e sobrevivência humana. Destaca-se, nesse contexto, a escola como sendo o lugar ideal para a consecução dessas práticas, tendo em vista a sua própria natureza e a sua relevância nos processos de ensino, conhecimento e produção de consciência e sensibilidade. Dito isso, a presente proposta tem como objetivo geral desenvolver, por meio da pesquisa-ação, um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Núcleo de Educação da Infância (Nedi).
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: .
Número Estimado de Participantes: 230
Locais de Realização: Colégio de Aplicação – Núcleo de Educação da Infância (CAp-Nedi)
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: As transformações sociais e no ambiente vem ocorrendo em um ritmo desenfreado e preocupante e tem impactado o cotidiano das pessoas no mundo. No Brasil, temos convivido de perto com desastres e tragédias que resultam em perdas humanas, perda da biodiversidade e da qualidade de vida de comunidades em todos os seus aspectos. Nessa perspectiva, quão mais cedo colocar em pauta a questão ambiental para as pessoas e instituições, mais oportunidades teremos de desenvolver experiências e práticas que contribuam para a produção de uma existência mais harmônica e atenta a preservação da vida, e, que garanta para as próximas gerações o contato com a natureza e a sua interação sustentável com as produções e realizações da humanidade. Dado esse contexto, a escola apresenta-se como campo fértil para reflexões e ações centradas na questão ambiental, no cuidado com os recursos naturais e nas relações entre seres humanos, suas produções e seu meio de vida. Em se tratando especificamente da Educação Infantil, trabalhar a educação ambiental nessa etapa, além de atender a um direito das crianças, coloca em evidência um tema de extrema relevância e que carrega em si a possibilidade de continuidade da nossa espécie e de tantas outras. As crianças são, por sua própria natureza, atentas, questionadoras, curiosas e sensíveis. Temos assim, um grande encontro – crianças e escola – seres cheios de energia em um lugar cuja sua maior função é a educação. Por essa via, temos com esse projeto a possibilidade de estimular desde a mais tenra idade, a atenção, o cuidado e ações práticas que visam uma educação integral e sustentável, estabelecendo conexões entre o passado, o presente e o futuro, entre os saberes científicos e os saberes tradicionais. E ainda, criar uma cultura escolar que incorpore em seu fazer pedagógico a educação ambiental não apenas como mais uma temática, mas como uma prática cotidiana inscrita em sua “corrente sanguínea”.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários diretos do projeto são as crianças do Colégio de Aplicação-Núcleo de Educação da Infância (CAp-Nedi/UFLA), com idades entre 3 e 5 anos, matriculadas na Educação Infantil, bem como os estudantes de graduação da UFLA. Indiretamente, o projeto também beneficia professoras, familiares e a comunidade escolar, que participam das atividades de sensibilização e ações coletivas voltadas à sustentabilidade. O projeto promove a formação de valores socioambientais, o desenvolvimento de atitudes responsáveis e o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a escola pública. Além disso, os bolsistas e voluntários da UFLA também são beneficiados ao vivenciarem práticas educativas e extensionistas que ampliam sua formação acadêmica, ética e cidadã.
Objetivos: O presente projeto tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Colégio de Aplicação - Núcleo de Educação da Infância (CAp-Nedi). Como objetivos específicos destacam-se: - despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis; - produzir juntamente com as crianças ecotécnicas, voltadas para a criação e ampliação dos espaços verdes no ambiente escolar; - promover práticas ambientalmente responsáveis no descarte do lixo do CAp-Nedi; - realizar a produção de brinquedos de materiais recicláveis e sabão a partir do óleo de cozinha em parceria com as famílias das crianças; - apresentar histórias relacionadas a preservação e o cuidado com o meio ambiente (por meio da contação de história em suas diferentes formas); - visitar espaços educativos com foco na questão ambiental e na natureza; - organizar, com a participação de toda a comunidade escolar, um bazar ou mostra educativa voltada à conscientização e valorização da temática ambiental.
Metas:
Promover a educação ambiental junto às crianças do CAp-Nedi/UFLA por meio de atividades lúdicas e práticas que estimulem a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Desenvolver e manter espaços educativos sustentáveis, como hortas, composteiras e pontos de coleta seletiva, integrando-os às atividades pedagógicas da escola. Capacitar bolsistas e voluntários da UFLA em metodologias de educação ambiental e extensão, fortalecendo a formação cidadã e acadêmica dos participantes. Envolver crianças, estudantes de graduação, professoras, famílias e comunidade escolar em campanhas e eventos de sensibilização ambiental, ampliando o alcance e o impacto do projeto. Registrar, avaliar e divulgar os resultados das ações realizadas, contribuindo para a continuidade e aperfeiçoamento das práticas de educação ambiental na UFLA e no CAp- Nedi. Divulgar o trabalho desenvolvido por meio de produção de conteúdo para as redes sociais.
Fundamentação Teórica: A Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica – é uma rica oportunidade de socialização, à medida que pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, estéticas, motoras e afetivas da criança. Nas palavras de Lima et al. (2014), a criança em sua especificidade constrói modos próprios de inteligibilidade, comunicação e expressão. Por essa via, conhecer a criança é condição necessária para a elaboração de práticas integradas aos seus modos de ser e de estar como pessoa no mundo. Entender suas necessidades e as especificidades é caminho para a construção de ambientes educativos inclusivos, lúdicos e organizados de modo a possibilitar, por meio de diferentes estímulos, o seu desenvolvimento integral. Tendo em vista, essa breve contextualização a respeito da Educação Infantil e da criança, gostaríamos com este projeto tratar de um tema primordial para todos, mas em especial para as novas gerações – a educação ambiental. A ideia aqui é iniciar um diálogo entre a Educação Infantil realizada na UFLA e a educação ambiental em suas perspectivas teórica e prática. Dada a premente necessidade de pensarmos coletivamente alternativas para melhoria da qualidade da nossa existência e para preservação da vida, a escola ocupa um relevante lugar com possibilidades de atuação no sentido de sensibilização e aquisição de hábitos sustentáveis e mudanças no modo de pensar e agir das pessoas – dada a sua função precípua de educar e apresentar aos sujeitos sociais os conhecimentos científicos historicamente acumulados pela humanidade. Em se tratando da educação ambiental a Lei 9.795/99 em art. 1º pontua: Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial a sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999).Nessa perspectiva, desenvolver movimentos educativos no interior da escola que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente.
Metodologia: A metodologia utilizada será baseada nos princípios da pesquisa-ação, tendo em vista a sua ênfase na ação dos sujeitos envolvidos na proposta como condição para a sua existência e realização. Especificamente, neste projeto, só por meio das interações e diálogos estabelecidos entre a coordenação, discentes, crianças, família e toda a comunidade escolar será possível o desenvolvimento de práticas significativas e com impacto na vida social do grupo participante. Para Thiollent (2004) a pesquisa-ação caracteriza-se como um modo de fazer coletivo voltado para o enfrentamento e solução de problemas e/ou para objetivos de transformação. Para a concretização da proposta metodológica serão feitas reuniões semanais entre discentes e professora coordenadora do projeto para organização das atividades, encontros diários de 30 minutos dos discentes com os grupos de crianças da Educação Infantil e reuniões mensais (ou ao fim de cada etapa concretizada) para apresentação, discussão, avaliação e reestruturação do trabalho, bem como para o planejamento das diversas ações de educação ambiental a serem empreendidas (para a formação dos discentes, das crianças e das famílias). Para avaliação faremos rodas de conversas dirigidas durante nossas reuniões, bem como aplicaremos questionários envolvendo toda a comunidade escolar. Ao final, poderemos, juntamente com a Diretoria de Comunicação (Dcom) da universidade produzir uma matéria jornalística sobre o projeto que poderá ser divulgada em seus veículos de comunicação.
Impactos na Formação Discente: A participação no projeto proporciona aos discentes uma formação ampliada, articulando teoria e prática por meio de ações extensionistas voltadas à educação ambiental. Os estudantes desenvolvem competências pedagógicas, comunicativas e socioemocionais ao planejar e executar atividades educativas junto às crianças do CAp-Nedi/UFLA. O envolvimento direto com a comunidade escolar estimula a responsabilidade social, o trabalho em equipe e o comprometimento com a sustentabilidade. Além disso, a vivência no projeto fortalece a compreensão sobre o papel transformador da universidade e contribui para a formação de profissionais mais críticos, éticos e conscientes de seu papel na promoção de uma sociedade sustentável.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Nossas ações serão desenvolvidas de modo a articular ensino, pesquisa e extensão no decorrer de nossas reflexões e práticas na Educação Infantil. Por se tratar de um projeto desenvolvido em uma escola inserida na universidade federal, as possibilidades dessa articulação se ampliam. Nos orientamos à luz de referenciais teóricos e científicos, que dão base e contorno para o nosso trabalho, e vivenciamos diariamente a realidade da sala de aula e o contato com a comunidade. Temos, nesse espaço, a oportunidade de promover o encontro de professores dos cursos de graduação, professores da educação básica, discentes, crianças e famílias. A instituição educativa é, assim, um lugar fecundo e com grande potencial de produções a partir dessas relações. No CAp-Nedi, em especial, temos o Observatório da Infância, Educação e Cultura, que tem, dentre outras, a função de abordar questões ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, atendendo, dessa forma, às demandas típicas da nossa realidade e atuação. Nesse sentido, podemos organizar, a partir do referido Observatório, atividades e eventos em que os discentes envolvidos no projeto serão responsáveis pela divulgação dos resultados finais do projeto. Entendemos, desse modo, que é possível, a partir deste trabalho, propiciar encontros e impactar positivamente a vida de diferentes sujeitos sociais, contribuir com as práticas educativas da Educação Infantil e com a formação de estudantes de graduação, além de produzir conhecimentos para a área da educação e para o campo da educação ambiental.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto fortalece a relação entre a universidade e a sociedade ao promover a educação ambiental e a sustentabilidade no contexto escolar e comunitário. Suas ações no CAp-Nedi/UFLA aproximam crianças, famílias, professores e discentes em práticas que estimulam o cuidado com o meio ambiente e o exercício da cidadania. Por meio de oficinas, campanhas e atividades participativas, o projeto contribui para a formação de valores éticos e socioambientais, incentivando mudanças de comportamento e o engajamento coletivo em prol de uma cultura sustentável. Dessa forma, o projeto amplia o impacto social da universidade, disseminando conhecimento, promovendo inclusão e fortalecendo vínculos entre ciência, educação e comunidade.
Resultados Esperados: Esperamos com esse projeto: - Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis de desenvolvimento no dia a dia da escola de modo integrado aos objetivos educacionais propostos no currículo da instituição. - Fazer com que a comunidade escolar reconheça a importância do desenvolvimento sustentável e da mudança de hábitos e de mentalidade de modo a valorizar a educação ambiental. - Desenvolver ecotécnicas que tornem a escola um espaço educador sustentável e esteticamente agradável, integrando a vegetação às construções existentes. - Desenvolver a criatividade e o resgate de elementos da infância através da produção de brinquedos recicláveis. - Ampliar as relações entre as famílias e a escola, fazendo com que as famílias integrem o planejamento e a organização dos eventos voltados para a temática ambiental. – Produzir material científico que contribua para reflexão e o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e extensão em educação ambiental no contexto da Educação Infantil.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1. Indicadores de Acompanhamento Cumprimento das etapas do cronograma e realização das atividades planejadas. Número de estudantes de graduação, crianças e famílias efetivamente participantes. Frequência das reuniões de planejamento e acompanhamento. Quantidade de materiais informativos e comunicativos produzidos e distribuídos às famílias. Participação da comunidade escolar nas ações, encontros e oficinas. 2. Indicadores de Resultados Grau de envolvimento e interesse das crianças nas atividades relacionadas à educação ambiental. Mudança nas atitudes e hábitos sustentáveis das famílias e da escola (separação do lixo, reutilização de materiais, redução de resíduos). Implementação de ecotécnicas e melhorias ambientais no espaço escolar (horta, jardins, compostagem etc.). Produção de brinquedos e materiais recicláveis pelas crianças e suas famílias. Realização de eventos como o bazar e a Mostra de Educação Ambiental, com participação significativa da comunidade. Produção de materiais científicos e de divulgação (relatórios, artigo, matéria jornalística). 3. Indicadores de Impacto Inclusão da educação ambiental como prática permanente no currículo e cotidiano do CAp-Nedi. Fortalecimento da cultura ambiental entre crianças, educadores e famílias. Continuidade das ações sustentáveis após o término do projeto. 4. Instrumentos de Avaliação Registros de atividades e reuniões. Observações e diários de campo. Questionários e rodas de conversa com famílias, crianças e equipe escolar. Relatórios e registros fotográficos das ações. 5. Periodicidade da Avaliação Avaliações mensais (formativas), trimestrais (parciais) e final (sistematização e análise global dos resultados).
Cronograma: .
Descrição Resumida: O projeto visa promover a conscientização e a educação ambiental com crianças de três a cinco anos do CAp-Nedi/UFLA, por meio de práticas ecopedagógicas, atividades lúdicas, contação de histórias, produção de brinquedos recicláveis e ações sustentáveis, envolvendo famílias e comunidade escolar para formar atitudes de cuidado e respeito ao meio ambiente.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA/CAP NEDI
E-mail Institucional: apolliane.santosufla.br
E-mail Alternativo: apollianexaviergmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/02/2020 - 05:37:01
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 14/02/2020 - 09:15:12
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:14:46
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Não possui ou não foi definido(a)
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos