Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 5/2022
Título: UFLA a pé
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto UFLA a pé busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas, possam promover o desenvolvimento humano e vidas mais ativas. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem a Atividades Físicas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Tem como fundamentos do projeto o Desenvolvimento Humano e o Desenvolvimento Ativo ao Longo da Vida.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: PRODHE – Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp).
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Campus da UFLA
Data de Início: 10/01/2022
Data de Término: 31/12/2031
Justificativa: Caminhar, andar a pé é um movimento natural e essencial ao ser humano. Segundo Relatório de 2017 do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da Associação Nacional de Transportes Público, “estima-se que 40% dos brasileiros se deslocam exclusivamente a pé. Se incluídos os 28% dos deslocamentos diários em transporte coletivo que sempre possuem um trecho também a pé no início e/ou final do deslocamento , os deslocamentos a pé chegam a 68% do total. Isso significa que somos aproximadamente 130 milhões de pedestres nos movimentando pelas ruas do Brasil, todos os dias.” Mas também é necessário considerar o caminhar como atividade física para a saúde, o tempo livre e de lazer. E, em outras perspectivas, como forma de descoberta e de pertencimento ao território, como forma de diminuir o impacto da poluição nas mudanças climáticas e na saúde individual e coletiva. Os benefícios imediatos do andar a pé estão vinculados nessa proposta ao estímulo a vidas mais ativas, mas a partir de um engajamento coletivo e em redes, vislumbra-se a possibilidade dos ganhos adicionais citados acima, bem como da percepção de todos os envolvidos dessa sinergia de benefícios do andar a pé. Vale ressaltar que a equipe do Prodhe se subsidiou e aprofundou o conhecimento sobre o tema da Mobilidade Ativa a partir de sua participação no Lab.MaP (Laboratório de Ação Direta para a Mobilidade a Pé) do projeto Como Anda (http://comoanda.org.br/lab-map/) com a proposta “O que há pelo caminho: ganhos, descobertas e desafios nos Circuitos Ampliados do Andar a Pé”, de março a agosto de 2021, em conjunto com outras nove iniciativas espalhadas por todo o Brasil, incluindo a Universidade Federal de Lavras
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes da UFLA e comunidade.
Objetivos: Esse projeto tem como objetivo o estímulo à melhora das condições cardiorrespiratórias e dos laços socioculturais através da mobilidade a pé; e a conscientização, sensibilização e ações para despertar novas visões e vivências dos espaços públicos.
Metas:
As metas são as que se seguem: - provocar o diálogo, reflexões e ações para melhorar a caminhabilidade no campus da UFLA; - contribuir com a formação de articuladores e mobilizadores para o andar a pé; - estimular nos pedestres em geral movimentos para dentro (de si) e para fora (interações sociais) que despertem, além dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), a imaginação no caminhar; - mapear e definir em conjunto com lideranças comunitárias e atores sociais cinco rotas a pé em cada distrito do Butantã; - mapear rotas a pé de acesso da comunidade São Remo e entorno a serviços da Universidade de São Paulo; - mapear rotas a pé de acesso às unidades da Universidade Federal de Lavras; - buscar apoio para implementar estratégias acessíveis de comunicação das rotas a pé; - colaborar com a construção e produção de um “Manual por uma UFLA a Pé”.
Fundamentação Teórica:
Diante de relatórios recentes, como o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano “Movimento é Vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas” (https://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/publicacoes/relatorio-pnud-brasil-2017 .pdf), lançado em 2017 pelo PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); o Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 “Mais pessoas ativas para um mundo mais saudável” (https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272721/WHO-NMH-PND-18.5-por.pdf), da OMS (Organização Mundial da Saúde); as “Diretrizes sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário”, da OMS (https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf), lançado em 2020; e a publicação “Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil”, do projeto Como Anda (http://comoanda.org.br/wp-content/uploads/2020/08/comoanda-publicacao_andar-a-pe-eu-vou.pdf), de 2020, fica patente a necessidade de estimular e engajar pessoas de diversas idades a incorporarem Atividades Físicas e Esportivas como um valor social e um hábito ao longo da vida. No cotidiano isso significa que o movimento precisa estar presente de forma perene ao longo do dia, que não basta uma hora de Atividade Física em contraposição a comportamentos sedentários nas demais horas, em outras palavras, é necessária a adoção de Modos de Vida Ativos. Nesse sentido, a ação de andar a pé, de caminhar é o movimento natural de deslocamento do corpo humano e, portanto, um dos hábitos com maior possibilidade de estar agregado ao cotidiano. Também vale ressaltar que a pandemia Covid-19 tornou mais evidente a pré-existência de outra pandemia, a da inatividade física, uma questão de saúde pública. Por outro lado, o caminhar aumentou durante esse mesmo período, pois as características de ser realizado em ambiente aberto, de forma individual ou em pequenos grupos e com possibilidade de distanciamento físico, reforçaram a opção por essa atividade física. De maneira resumida, esse projeto visa estimular vidas mais ativas e a melhora das condições de saúde física, emocional e social através do andar a pé. Os documentos do PNUD Brasil e da OMS citados acima são oriundos das mesmas diretrizes que fundamentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este projeto tem relação mais direta com os seguintes ODS: - 3o – Saúde e Bem-estar - assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; - 5o – Igualdade de gênero - na medida em que o andar a pé é uma ação democrática e plural, inerente a todas as pessoas, bem como o zelar por rotas seguras gera a necessária proteção para a ação; - 11o – Cidades e Comunidades Sustentáveis - o caminhar pelo território possibilita o pertencimento e o engajamento no cuidar de si e do outro, bem como vislumbrar intervenções nos ambientes; - 13o – Ação contra a Mudança Global do Clima - a opção pelo andar a pé impacta nas opções de transporte e, consequentemente, nos níveis de poluição gerados.
Metodologia:
De maneira geral, o projeto engaja-se no estímulo a vidas mais ativas a partir das possibilidades para que as pessoas andem a pé. O foco é identificar e mapear rotas, nomeando-as, sinalizando ganhos, descobertas e desafios e construindo intervenções que ofereçam alternativas ao caminhar das pessoas que circulam no campus. Isso ocorrerá através de: - Mmobilização de Centros Acadêmicos e Atléticas para gerar massa crítica na observação do andar a pé no entorno do campus - Realização de Oficinas “O que há pelo caminho: ganhos, descobertas e desafios nos Circuitos do Andar a Pé”, caracterizados como espaços de geração de conhecimentos, de criação coletiva e de advocacia pela causa, em três etapas: - Oficina de mobilização: para engajamento de lideranças e potenciais mobilizadores e definição de critérios para mapear rotas (por exemplo, olhando para algumas características como: seguras, históricas, inclusivas de públicos diversos, acessíveis a ambientes verdes – que passam por parques, praças etc ou inspirando-se nas seis categorias – Calçada, Mobilidade, Atração, Segurança Viária, Segurança Pública e Ambiente - do Índice de Caminhabilidade do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento - ITDP - https://itdpbrasil.org/icam2/); - Oficina de rotas do andar a pé: definição das rotas, possíveis intervenções comunicativas e físicas. Realizar alguns eventos de caminhada para desvelar as rotas potenciais (a dimensão dos eventos dependerá das condições sanitárias do momento); - Oficina de celebração: levantamento de resultados e potencialidades para continuidade. Realizar eventos de “inauguração” das rotas definidas (a dimensão dos eventos dependerá das condições sanitárias do momento); - Utilização de recursos diversos (instrumentos de mapeamento e cartográficos físicos e/ou digitais, referências bibliográficas, produção de folders, infográficos e livretos, outras experiências etc) para fazer leitura dos ambientes e territórios e estimular a formação de pessoas para o andar a pé.
Impactos na Formação Discente: Em relação aos discentes, a proposta oferece oportunidade de desenvolverem habilidades pertinentes ao planejamento e execução de um projeto educativo e de grande potencial de impacto social, com interações para além dos muros da universidade, com lideranças comunitárias e atores sociais diversos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para os integrantes do projeto, ele poderá resultar em uma reflexão sobre o diálogo com os participantes, a abordagem pedagógica aos temas ligados à Educação física, o que culmina em um aprimoramento dos conhecimentos necessários à prática docente através da experiência.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Conforme foi explicitado acima, os benefícios imediatos do andar a pé estão vinculados ao estímulo a vidas mais ativas, mas a partir de um engajamento coletivo e em redes, vislumbrando-se a possibilidade dos ganhos antes citados, bem como da percepção de todos os envolvidos dessa sinergia de benefícios do andar a pé não só para a comunidade da UFLA, mas também para uma melhor percepção do andar a pé pela cidade de Lavras
Resultados Esperados:
1- Impacto no engajamento das pessoas para o andar a pé 2- Rotas definidas 3- Impacto na formação dos discentes envolvidos 4- Levantamento das possibilidades de continuidade do projeto
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1- Número de oficinas realizadas; Número de pessoas engajadas nas oficinas e no mapeamento de rotas; Número de eventos realizados para “inaugurar” as rotas e número de participantes por evento. 2- Número de rotas: Produto cartográfico que facilite a comunicação, uso e atualização das rotas. 3- Mudanças qualitativas nas colaborações nos momentos de Planejamento e Desenvolvimento das oficinas e no Grupo de Estudo; Adoção de um Modo de Vida mais Ativo. 4- Qualidade do mapeamento de ganhos, descobertas e desafios do andar a pé; Quantidade e qualidade das intervenções físicas e de comunicação levantadas ao longo do projeto.
Cronograma:
Primeiro semestre de 2022 - formação da equipe e consolidação do projeto de ação para o campus da ufla. Mapeamento das rotas. Desenvolvimento de materiais de comunicação e intervenção Segundo semestre de 2022 - Implementação do projeto e mapeamento dos resultados. Primeiro semestre de 2023 - extrapolação dos resultados para rotas na cidade de Lavras e garantir a autonomia das ações a partir do estimulo à mudança de hábitos.
Descrição Resumida: O projeto UFLA a pé busca ser uma fonte de produção de conhecimentos, de inspiração e de articulação de ações que, através das atividades físicas, possam promover o desenvolvimento humano e vidas mais ativas. Com isso, estimula pessoas de diversas idades a incorporarem a Atividades Físicas como um valor social e um hábito ao longo da vida. Tem como fundamentos do projeto o Desenvolvimento Humano e o Desenvolvimento Ativo ao Longo da Vida.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: raoniufla.br
E-mail Alternativo: raoni13uol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 03/12/2021 - 19:00:30
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/02/2022 - 16:27:18
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/03/2022 - 17:18:14
Histórico de Coordenação:
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