Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 20/2022
Título: Inteligência Artificial para Automação de Processos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto visa a divulgação de informações técnicas a respeito de inteligência artificial (IA) para automação de processos gerais para a comunidade. O projeto será desenvolvido no Laboratório de Automação e Inteligência Artificial (AIA) do Departamento de Automática (DAT) pelo grupo de pesquisa do CNPq intitulado Artificial Intelligence and Automation. Com o advento da área de IA nos últimos 5 anos, principalmente impulsionada pelas limitações impostas pela pandemia, o termo "inteligência artificial" se popularizou bastante. Em consequência, a busca por produtos baseados em IA aumentou. Porém, o conhecimento técnico sobre a ferramenta é ainda muito restrito a cientistas e engenheiros. O objetivo do projeto é, portanto, mostrar à comunidade as possibilidades e limitações da ferramenta, além de divulgar o trabalho do grupo de pesquisa da UFLA.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Em andamento
Número Estimado de Participantes: 20
Locais de Realização: Laboratório de Automação e Inteligência Artificial (AIA) do Departamento de Automática (DAT)
Data de Início: 26/03/2022
Data de Término: 26/03/2025
Justificativa: Com o advento da área de IA nos últimos 5 anos, principalmente impulsionada pelas limitações impostas pela pandemia, o termo "inteligência artificial" se popularizou bastante. Em consequência, a busca por produtos baseados em IA aumentou. Porém, o conhecimento técnico sobre a ferramenta é ainda muito restrito a cientistas e engenheiros. O objetivo do projeto é, portanto, mostrar à comunidade as possibilidades e limitações da ferramenta, além de divulgar o trabalho do grupo de pesquisa da UFLA.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários serão a população usuária de tecnologia envolvendo IA, empresários e investidores das diferentes áreas: saúde, agricultura, veterinária, engenharia e etc. O projeto levará a este público, de maneira clara e direta, os principais conceitos de IA, evidenciando onde ela pode contribuir com a sociedade e indústria e quais são suas limitações.
Objetivos:
O objetivo geral do projeto é promover a divulgação de informações técnicas a respeito de inteligência artificial (IA) para automação de processos gerais para a comunidade. Os objetivos específicos são: i) Criar um site para centralizar as principais informações sobre IA, o grupo de pesquisa envolvido e os principais trabalhos realizados na área; ii) Criar uma conta no Instagram e manter uma rotina de postagens sobre IA e suas aplicações na sociedade; iii) Criar uma conta no LinkedIn para divulgação de conhecimento e descobertas na área de IA bem como aproximação de empresas que oferecem serviços na área; iv) Criar um repositório de banco de dados para aplicar IA.
Metas:
As metas são: i) Garantir uma postagem semanal sobre uma curiosidade da área de IA ii) Divulgar os principais artigos publicados do grupo na área de IA
Fundamentação Teórica: A IA, termo criado em 1940, é uma tecnologia contemporânea. O desenvolvimento da área aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial. Em meados de 1950, a IA foi apresentada pela primeira vez à comunidade científica em uma conferência no campus do Dartmouth College, com o propósito de lidar com problemas complexos do mundo real que necessitavam de inteligência para serem solucionados. Em tais problemas, a modelagem matemática tradicional pode ser insuficiente pelas seguintes razões: (i) o processo pode ser muito complexo matematicamente; (ii) pode haver incertezas durante o processo, ou; (iii) o processo pode ser estocástico por natureza. A IA está relacionada a diversas áreas como: robótica, linguagens de programação, sistemas especialistas, sistemas de visão de máquina (que emprega processamento de imagem em tempo real), jogos, entre outros. A IA busca, através de técnicas inspiradas na natureza, o desenvolvimento de sistemas inteligentes que imitam aspectos do comportamento do ser humano, como o aprendizado, percepção, raciocínio, evolução e adaptação. A IA representa algoritmos para resolver problemas do mundo real que são semelhantes aos problemas resolvidos pelos sistemas naturais. No entanto, enquanto a inteligência humana distingue adaptação fundamental em novas circunstâncias, a IA é baseada em uma metodologia algoritmo de adaptabilidade ao ambiente. Em geral, a IA combina cinco técnicas principais hoje muito difundidas: a lógica fuzzy, que usa um raciocínio aproximado no lugar do raciocínio exato e isso incorpora um certo grau de incerteza durante um processo de raciocínio; redes neurais artificiais, que permitem ao sistema aprender experiências a partir dos dados, operando como o sistema biológico, o sistema nervoso; a computação evolutiva (EC), que se baseia no processo de seleção natural; a teoria do aprendizado, que explora a capacidade de alguns algoritmos para aprender dados e comportamentos; e os métodos probabilísticos, que ajudam a lidar com a imprecisão da incerteza.
Metodologia: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Automação e Inteligência Artificial (AIA) do Departamento de Automática (DAT) utilizando um computador dedicado para isso, já em posse do Grupo de Pesquisadores envolvidos.
Impactos na Formação Discente: Os discentes envolvidos diretamente e indiretamente terão mais contato com uma tecnologia emergente e que tem gerado muita oportunidade de trabalho.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: No que tange o ensino, o projeto contribuirá na formação dos docentes com a introdução e atualização dos principais conceitos e aplicações envolvendo IA. Do ponto de vista de pesquisa, o projeto promoverá a divulgação dos principais avanços em pesquisas no Brasil e no mundo envolvendo IA. No que tange extensão, o projeto levará à população não técnica, de uma maneira clara e direta, os principais conceitos de IA, suas possibilidades de contribuição com a sociedade e suas limitações.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto levará a este público, de maneira clara e direta, os principais conceitos de IA, evidenciando onde ela pode contribuir com a sociedade e indústria e quais são suas limitações.
Resultados Esperados: Esperam-se obter ao final do projeto um site atualizado e ativo sobre IA, um canal de comunicação no Instagram com um número razoável de seguidores e um canal bastante ativo no linkedIn. Espera-se também ter um repositório de algoritmos desenvolvidos pelo grupo e banco de dados que possam ser compartilhados com a comunidade científica do mundo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Serão acompanhados os números de postagens, seguidores, likes, visualizações e publicações.
Cronograma: No primeiro ano esperam-se construir os canais de comunicação. No segundo esperam-se aplicar estratégias para captar seguidores. No último ano espera-se aperfeiçoar o trabalho e realizar os relatórios finais.
Descrição Resumida: O projeto visa a divulgação de informações técnicas a respeito de inteligência artificial (IA) para automação de processos gerais para a comunidade. Com o advento da área de IA nos últimos 5 anos, principalmente impulsionada pelas limitações impostas pela pandemia, o termo "inteligência artificial" se popularizou bastante. O objetivo do projeto é, portanto, mostrar à comunidade as possibilidades e limitações da ferramenta, além de divulgar o trabalho do grupo de pesquisa da UFLA.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DANTON DIEGO FERREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE AUTOMÁTICA
E-mail Institucional: dantonufla.br
E-mail Alternativo: dantonferreirayahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 26/03/2022 - 15:49:16
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/04/2022 - 17:13:01
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 06/04/2022 - 13:18:23
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos