Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 63/2022
Título: Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV
Programa de Extensão: PAST: Programa de Apoio à Sobredotação e Talento
Resumo da Proposta: O projeto de extensão "Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV" objetiva difundir a Medicina Veterinária como possível área de atuação profissional, apresentando aos alunos participantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), as atividades desenvolvidas na Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras - FZMV/UFLA relacionadas ao curso de Medicina Veterinária, de forma a encorajar seus interesses pela profissão, ao mesmo tempo em que se desenvolvem habilidades educativas junto aos discentes. O projeto será desenvolvido por integrantes do Programa de Educação Tutorial da Medicina Veterinária (PET-MV) e do CEDET em parceria com as escolas públicas do município de Lavras - MG, tendo como público-alvo alunos dotados e talentosos de diferentes escolas e níveis de ensino. Para isso, serão realizadas visitas expositivas e interativas nos diferentes setores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma vez por semana, ao longo de doze semanas, em dias e horários predeterminados. As atividades conferem o pilar extensionista do PET-MV, haja vista a interação entre a universidade e sociedade, garantida pela condução e direcionamento de jovens para a futura vida universitária.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET
Número Estimado de Participantes: 30
Locais de Realização: Instalações do Departamento de Medicina Veterinária da FZMV/UFLA.
Data de Início: 15/08/2022
Data de Término: 13/07/2025
Justificativa:
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), fundado em 1993, foi idealizado pela educadora Zenita Guenther e busca construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio a alunos dotados e talentosos matriculados em diferentes escolas e níveis de ensino. Durante o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das universidade públicas brasileira (FORPROEX), que ocorreu em maio de 2012, definiu a extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Sendo assim, as instituições universitárias públicas buscam aproximar a comunidade acadêmica e a sociedade, visando promover ações que impactam em transformações social, cultural, humana, ética, econômica, tecnológica, entre outras. Consonante com o conceito, o Programa de Educação Tutorial da Medicina Veterinária (PET-MV) apresenta os três pilares: ensino, pesquisa e extensão. O programa busca garantir a não ruptura desses três pilares, explorando e partilhando os conhecimentos construídos durante o ensino da graduação, o que permite contribuir com o desenvolvimento da sociedade. Dessa forma, o projeto denominado como “Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV” objetiva uma parceria entre o PET-MV e o CEDET que possibilitaria a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário, estimulando o seu interesse pela área acadêmica e oportunizando o contato com as diferentes áreas de atuação e conhecimento da medicina veterinária.
Caracterização dos Beneficiários: Alunos dotados e talentosos matriculados em diferentes escolas públicas e níveis de ensino participantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET).
Objetivos: O projeto tem por objetivo auxiliar na elucidação e orientação vocacional de alunos participantes do CEDET interessados pelo curso de Medicina Veterinária, que se encontram na faixa etária de 11 a 17 anos, por meio da apresentação e esclarecimento das diversas áreas do curso e formas de atuação do Médico Veterinário na sociedade, buscando motivá-los e encorajá-los a seguir o caminho para seus objetivos.
Metas: Ao final do projeto (07/2024) ter desenvolvido 48 atividades com os participantes do CEDET na área de medicina veterinária; submissão de resumos no CONEX UFLA.
Fundamentação Teórica:
No Brasil, há mais de 2,5 milhões (3,5-5%) de alunos com altas habilidades/superdotação– AH/SD matriculados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (BRASIL, 2001a). No entanto, a falta de identificação desses alunos nas escolas impede a organização de ações voltadas para suas especificidades. Os alunos com AH/SD são público-alvo da Educação Especial e necessitam de Políticas Públicas que amparem e garantam sua real inclusão no ensino regular comum, pois percebe-se que estes não têm suas necessidades atendidas em razão das dificuldades no processo de identificação, assim como dos mitos que os circundam. No ano de 1938, Antipoff fundou a Sociedade Pestalozzi, em Belo Horizonte, com o marco da identificação de oito crianças supernormais, em que modificou a característica da instituição, mas também deu visibilidade ao atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação. Sua preocupação com alunos que apresentavam características de AH/SD no meio rural e em classes menos favorecidas tornou-se um referencial no trabalho com esse segmento, em particular por ir contra o movimento que considerava que havia predominância desses indivíduos nas classes alta e média. Em razão do extenso trabalho desenvolvido, Antipoff tornou-se referência fundamental para a área no Brasil (DELOU, 2007; RANGNI, COSTA, 2011). A partir da influência de Antipoff, no ano de 1967, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) editou uma portaria, em que criou uma comissão que indicou um rol de critérios para que houvesse a identificação e, consequentemente, atendimento a esses alunos (NOVAES, 1979). Um dos obstáculos mais presentes no processo de identificação diz respeito aos mitos existentes acerca das pessoas com AH/ SD. Para que a habilidade natural se torne um talento, há de se oportunizar o desenvolvimento de quatro fatores imprescindíveis: habilidades naturais (altas habilidades/superdotação) associadas aos domínios catalisadores dos ambientes, catalisadores intrapessoais e o processo de desenvolvimento. Tais fatores devem ser integrados, são únicos para cada indivíduo, todavia, sem eles, o potencial não se torna capacidade, bem como a habilidade que cada qual possui, naturalmente, não se transforma em talento (GAGNÉ, 2009). No entanto, para que esses alunos possam ser identificados e atendidos no contexto escolar, há que se promover mecanismos técnicos e científicos que rompam e desmistifiquem as crenças errôneas voltadas para modelos únicos, padronizados e estereotipados do funcionamento cognitivo, social, emocional e educacional desse segmento populacional. E, é por meio de projetos como o “Medicina Veterinária no CEDET - PET/MV”, que tais indivíduos começam a ganhar visibilidade e destaque nas ações a serem contempladas junto a esse campo de diversidade.
Metodologia: Visando a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário, o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), realizará a indicação de estudantes, na faixa etária de 11 a 17 anos, que possuam interesse na área da Medicina Veterinária, para a participação do projeto. O PET MV em parceria com o CEDET, levará os alunos para conhecerem diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário, nos diferentes setores do Departamento de Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Lavras. O encontro será realizado uma vez por semana, por doze semanas, durante o semestre letivo dos alunos inseridos no CEDET. Cada semana, será apresentado um setor diferente para os alunos, como o de Patologia Veterinária, Diagnóstico por Imagem, Fisiologia Animal, entre outros. O encontro consiste em uma breve explicação da atuação do Médico Veterinário, mostrando aspectos teóricos e práticos em determinada área. As atividades poderão ser alteradas a cada semestre a depender da demanda dos alunos, de como foi a dinâmica da atividade no semestre anterior e da disponibilidade dos setores.
Impactos na Formação Discente: Atender às novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de Medicina Veterinária que institui as adentre as Competências e Habilidades Específicas do médico veterinário “XXI – participar no planejamento, execução, gerenciamento e avaliação de programas e ações para promoção e preservação da saúde única, no âmbito das estratégias de saúde da família e outros segmentos de atividades relacionadas ao médico veterinário junto à comunidade;
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: No que se refere 1- ao ensino, a proposta visa atender às novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação de Medicina Veterinária que em seu Art. 18. A estrutura do Curso de Graduação em Medicina Veterinária deverá assegurar a: I – articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino crítico, reflexivo e criativo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a participação do discente em projetos de ensino, pesquisa e extensão; socializando o conhecimento produzido; 2- à extensão, integrar os petianos do PETMV e os participantes do CEDET em atividades que representam as diversas áreas de atuação do médico veterinário; e 3- à pesquisa, os dados obtidos dessa experiência poderão ser publicados e servir de referência para outras instituições.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Integrar a comunidade petiana da medicina veterinária e os participantes do CEDET visando a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário.
Resultados Esperados: Espera-se que, por meio de ações educativas de caráter extensionista, seja possível a construção de um ambiente complementar ao sistema de ensino dos alunos, de forma a auxiliá-los no mapeamento de perfil profissional, aprimorando conhecimentos e direcionando habilidades e competências relacionadas à Medicina Veterinária.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Cadastro de atividades no SIG/UFLA e apresentação de resumos no CONEX/UFLA;
Cronograma: As atividades serão desenvolvidas durante os semestres letivos de 2022-2, 2023 2 2024-1. As atividades serão semanais, totalizando 12 semanas/semestre.
Descrição Resumida: Inserir os integrantes do Programa de Educação Tutorial da Medicina Veterinária (PET-MV) em atividades extensionistas direcionadas aos alunos dotados e talentosos de diferentes escolas e níveis de ensino participantes do CEDET/Lavras/MG. Serão realizadas visitas expositivas e interativas nos diferentes setores do DMV/UFLA visando a inserção de alunos de escolas públicas no ambiente universitário.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: SUELY DE FATIMA COSTA
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: sfcostaufla.br
E-mail Alternativo: su09costagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/08/2022 - 21:57:44
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/09/2022 - 07:51:29
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 23/09/2022 - 16:48:57
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos