Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 26/2023
Título: Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O empreendedorismo é uma ferramenta valorizada na UFLA, utilizada na prática universitária para que os egressos possuam as competências necessárias para a inserção no mercado de trabalho. O ICTIN deseja reproduzir, adequando às necessidades regionais, as práticas da UFLA voltadas para o empreendedorismo e, nesse sentido, deseja criar uma estrutura sólida que possibilite o desenvolvimento de competências empreendedoras nos seus estudantes, docentes e de toda a comunidade acadêmica.
Área Temática: Tecnologia e Produção
Instituições Parceiras: ACISSP, Agely Soluções em Tecnologia, Casa Pádua Café e Negócios, NINTEC, Inbatec, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG).
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN).
Data de Início: 02/02/2023
Data de Término: 02/02/2024
Justificativa: Propomos para esse projeto a criação de uma esfera empreendedora no novo Campus da UFLA em São Sebastião do Paraíso. Baseamos essa proposta visando o desenvolvimento da mentalidade empreendedora e inovadora. Espera-se somar o desenvolvimento de projetos empreendedores à proposta pedagógica do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), despertando o protagonismo, a autonomia e a proatividade de estudantes de graduação.
Caracterização dos Beneficiários: Estudantes de graduação, docentes e comunidade acadêmica.
Objetivos:
- Despertar o interesse dos estudantes para o empreendedorismo, de acordo com a realidade da região de São Sebastião do Paraíso; - Desenvolver habilidades empreendedoras nos estudantes para impulsionar propostas inovadoras; - Estimular a consciência dos estudantes em relação às questões ambientais, de gênero e de trabalho; - Promover a autonomia dos estudantes para a prática empreendedora; - Motivar parcerias com empreendedores da região; - Alinhar os estímulos e práticas empreendedoras no campus de São Sebastião do Paraíso aos já existentes no campus sede da UFLA; - Inserir e/ou aumentar o conteúdo voltado para empreendedorismo nas disciplinas ofertadas no campus de São Sebastião do Paraíso; - Alinhar as ações do projeto projeto com as empresas juniores do campus sede da UFLA;
Metas:
1) Realizar palestras voltadas para a capacitação de alunos, professores e comunidade acadêmica sobre o tema do empreendedorismo. 2) Criar o Núcleo de Estudos em Empreendedorismo no campus de São Sebastião do Paraíso, aliado à experiência dos Núcleos de empreendedorismo do campus sede da UFLA. 3) Capacitar e estimular os professores a realizar a inserção de conteúdos voltados para o empreendedorismo e inovação nas disciplinas. 4) Promover a interação entre os membros do projeto VUEI com as empresas juniores da região. 5) Criação de projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região.
Fundamentação Teórica:
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD), realizada no primeiro trimestre de 2022, a taxa de informalidade do Brasil está em 40,1% da população ocupada do país, ou 38,7 milhões de trabalhadores informais. Mais de 60% do universo de trabalhadores informais existentes no país, são profissionais, em sua maioria, de baixa ou nenhuma qualificação e sem oportunidade e conhecimento para regularizar seu empreendimento. A capacitação e o estímulo ao empreendedorismo é uma ferramenta para garantir o progresso da universidade e da região na qual está inserida.
Metodologia:
Baseamos essa proposta na motivação e capacitação de alunos de Graduação por meio de eventos (ciclo de palestras), buscando interação da Universidade com empresas, núcleos de estudos com ênfase na área e empresas juniores, fomentando a mentalidade empreendedora e inovadora. Nesse sentido, propõe-se mapear as empresas da região para criar uma rede de colaboração, estreitando os laços entre as ações do projeto VUEI e do ecossistema local.
Impactos na Formação Discente: Os discentes estarão mais preparados para ingressar no mercado de trabalho, uma vez que terão adquirido competências empreendedoras e de inovação, além das competências correlatas, como organização, comunicação, pró-atividade, entre outras. Ademais, terão experiências práticas ainda na graduação, em um curso que não prevê estágio curricular obrigatório.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As atividades visam o desenvolvimento de parcerias junto à empresa, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas voltadas à inovação. Além disso, todo o referencial teórico do empreendedorismo e inovação será utilizado nas capacitações. Ademais, temos o objetivo de incentivar a inserção de conteúdos voltados ao empreendedorismo e inovação nas disciplinas ofertadas no BICT.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Para a criação dos projetos, foram considerados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 04,05, 07, 08, 09, 10, 11, 16 e 17. Espera-se fomentar o empreendedorismo e a inovação em São Sebastião do Paraíso e região, pautado nos valores de inclusão, redução das desigualdades e sustentabilidade.
Resultados Esperados:
1) Palestras voltadas para a capacitação de alunos, professores e comunidade acadêmica sobre o tema do empreendedorismo. 2) Criação de Núcleo de Estudos em Empreendedorismo no campus de São Sebastião do Paraíso. 3) Capacitação dos professores visando a inserção de conteúdos voltados para o empreendedorismo e inovação nas disciplinas. 4) Promover a interação entre os membros do projeto VUEI com as empresas juniores da região. 5) Criação de projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
1) Realização de 2 palestras sobre empreendedorismo e inovação. 2) Núcleo de Empreendedorismo criado e formalizado. 3) Palestras com professores realizadas com emissão de certificado. 4) Encontro presencial ou virtual com as empresas juniores realizado com elaboração de relatório de participação dos membros da equipe. 5) Projeto de inovação e empreendedorismo documentado exclusivamente no campus de São Sebastião do Paraíso.
Cronograma:
Fevereiro: Promover reuniões a fim de planejar as ações a serem desenvolvidas ao longo do projeto VUEI. Março: realização de uma palestra com alunos. Abril: criação do Núcleo de Estudos em Empreendorismo e Inovação. Maio: Escrever projetos voltados à inovação e empreendedorismo alinhados às necessidades da região e aos ODS e verificar sua viabilidade. Junho: realizar palestras com professores. Julho: Capacitar os alunos sobre o Movimento Empresa Júnior, por meio de palestras e networking com outras empresas juniores. Agosto: Divulgar nossos projetos e ideias empreendedoras em escolas, associações e instituições e para a comunidade em geral. Setembro: Realização da segunda palestra com alunos Outubro: Organização e realização de um bootcamp. Novembro: Realização da segunda palestra com professores Dezembro: Palestra sobre questões sociais, ambientais e de gênero. Janeiro: Evento de finalização do projeto
Descrição Resumida: O projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação visa qualificar docentes, discentes e comunidade acadêmica na temática do empreendedorismo e da inovação.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: RAISSA BARBARA NUNES MORAES ANDRADE
Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E-mail Institucional: raissa_andradeufla.br
E-mail Alternativo: raissa.nmoraesgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/04/2023 - 14:41:06
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/04/2023 - 15:08:25
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos