UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (30/10/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 69/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CARPE DIEM – BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Apesar do aumento da expectativa de vida e do avanço da ciência, ainda há uma disparidade entre longevidade e qualidade de vida. Quando se pensa em instituições de longa permanência, isso se torna mais preocupante, uma vez que as pessoas idosas que ali habitam geralmente apresentam comprometimento físico, mental, social e/ou econômico. Nesse contexto, faz-se necessárias ações que ressignifiquem o tempo, a sabedoria, a saúde, a autonomia, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a vida desses indivíduos. Sendo assim, o objetivo deste projeto será promover ações socializadoras, informativas, nutricionais e recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida de pessoas idosas . Dentre as atividades a serem desenvolvidas destaca-se a orientação dos funcionários sobre temas básicos de assistência na terceira idade; avaliação do estado nutricional; acompanhamento dietético individualizado; contação de histórias; receitas e saberes, refeições temáticas, túnel do tempo (resgate de fotos e memórias); resgate do convívio com familiares, jogos; música, canto; e oficina.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Casa do Vovô, Lar Augusto Silva, Prefeitura de Lavras

Número Estimado de Participantes: 70

Locais de Realização: Casa do Vovô, Lar Augusto Silva, Centro de Referência da Pessoa Idosa em Lavras MG

Data de Início: 25/05/2023

Data de Término: 31/12/2028

Justificativa: O novo paradigma de saúde de pessoas idosas no cenário brasileiro é a manutenção da sua capacidade funcional tornando-o independente e preservando a sua autonomia. Portador de doenças crônicas, problemas associados e sendo mais fragilizado, a pessoa idosa institucionalizada e a entidade que a abriga, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescência e/ou senilidade. Ações que buscam lidar com os desafios da transição demográfica devem ser priorizadas em todas as áreas do saber. As universidades têm como papel social prestar a sua contribuição com iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida da população que envelhece.

Caracterização dos Beneficiários: Idosos Institucionalizados integralmente ou parcialmente

Objetivos: Acompanhar o estado nutricional de pessoas idosas; promover ações socializadoras, informativas, recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida.

Metas:

Melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas;
Ressignificar a terceira idade e valorizar a atuação de seus colaboradores.

Fundamentação Teórica: Fundamentação Teórica: O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade brasileira contemporânea. O envelhecimento ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares. A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados especiais, as instituições destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias.A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é um estabelecimento que visa acolher pessoas que possuem 60 anos ou mais, dependentes ou não, que indispõem de condições para permanecer com a família e/ou no seu domicílio. De acordo com a Constituição de 1988, é considerada responsabilidade da família, da sociedade e do Estado dar suporte aos idosos, assegurar sua participação na comunidade, defender sua dignidade e bem-estar, bem como garantir o seu direito à vida (art. 230).Nesse contexto, faz-se necessário um olhar sensível a fim de ressignificar o tempo, a sabedoria, a saúde, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a autonomia - a vida das pessoas idosas. Portanto, o atual panorama da realidade populacional brasileira e a demanda crescente de instituições fazem emergir uma preocupação em incentivar o lazer, a vivência lúdica e hábitos de estimulação cognitiva e física das pessoas idosa , com o intuito de proporcionar maior qualidade de vida a essa população.

Metodologia: O projeto será desenvolvido por alunos do Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica (NENUCLI) e cursos da área saúde da UFLA através de ações socioeducativas e recreativas por meio de atividades tais como:avaliação do estado nutricional, conduta nutricional individualizada, orientação aos funcionários sobre temas básicos de assistência aos idosos; dinâmicas de grupo e vivências; contação de histórias; receitas e saberes, refeições temáticas, túnel do tempo (resgate de fotos e memórias); resgate do convívio com familiares, jogos ginástica laboral; integração do idoso ao meio social, por meio de oficinas de informática, redes sociais, artesanato e costura. As atividades serão programadas e parcerias serão estabelecidas para o desenvolvimento das mesmas. Análise dos resultados – número de idosos que iniciarão na ação, número de idosos que permanecerão na ação, melhoria da situação de saúde; Instrumentos: monitoramento por técnicos das instituições parceiras e coordenadores do projeto, fichas específicas, reuniões e relatórios.

Impactos na Formação Discente: Além dessa contribuição social, o projeto também possibilitará aos alunos um contato mais estreito e real entre a universidade e a comunidade, oferecendo uma oportunidade de uma atuação multiprofissional, garantindo, dessa forma, uma abordagem e visão holística do paciente idoso institucionalizado.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto contará com um banco de dados a fim de serem digitados os dados coletados nas visitas para redação de resultados do projeto. A Extensão Universitária é bem clara nesse projeto, já que os alunos desenvolverão as atividades com pessoas idosas institucionalizadas, fornecendo indicadores e orientações que propiciem melhor qualidade de vida dos mesmos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Descobrir as condições necessárias para uma boa qualidade de vida na velhice reveste-se de grande importância científica e social, pois ao tentar resolver a aparente contradição que existe entre velhice e bem-estar, a pesquisa contribui para a compreensão do envelhecimento, para a geração de alternativas válidas de intervenção visando ao bem-estar de pessoas idosas e à construção de políticas públicas de inclusão direcionada a terceira idade.

Resultados Esperados: Realizar socioeducativas e recreativas, sob o ponto de vista multiprofissional junto às pessoas idosas institucionalizadas contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida; proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe e prestar assistência aos institucionalizados; contribuir e construir com a instituição de longa permanência, através de embasamento técnico-cientiífico, novas formas de cuidado a pessoa idosa e, dessa forma, expressar melhor a sua missão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Acompanhamento de dados clínicos e sociais de pessoas idosas.
Acompanhamento do estado nutricional por meio de triagem (MAN).
Avaliação da equipe de colaboradores através de jogos lúdicos.

Cronograma:

maio a dezembro/2023 - Planejamento e levantamento do estado nutricional. Ações recreativas.
janeiro/23 à maio/24 – Ações socioeducativas e recreativas diversas (a ser definido pela equipe) / intervenção e e acompanhamento do estado nutricional / reunião com a equipe/ monitoramento e elaboração de relatórios técnicos e científicos.

Descrição Resumida: Pessoas idosas podem apresentar comprometimento físico, mental, social e/ou econômico. Assim, faz-se necessárias ações que ressignifiquem o tempo, a autonomia, a independência, as memórias, a aptidão, os sentimentos, a vida desses indivíduos. Objetiva-se com este projeto promover ações socializadoras, informativas e recreativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida de pessoas idosas.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALUANE MARIA GOMES LANDIM - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Amanda Tamires Santos - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • ANA BEATRIZ TOMAZELA SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 08/04/2024 - Término: 15/10/2024 - Vínculo: Inativo
  • ANDRE DIMAS PARREIRA TAVARES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 12/08/2025 - Vínculo: Inativo
  • CAMILA APARECIDA FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 17/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • CAMILLA MARTINS DE BONA - Tipo: Voluntário - Início: 08/04/2024 - Término: 15/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • CAROLINA CAMPOS DE MOURA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 17/12/2024 - Vínculo: Inativo
  • CECÍLIA LARA ROMÃO BRAGA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CELIA APARECIDA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DAYSE FAUSTINO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/10/2024 - Vínculo: Inativo
  • Fabiana Borges Ribeiro - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • KETHUNY MARIA MONTEIRO DE CARVALHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 28/09/2023 - Vínculo: Inativo
  • Laura Aparecida Carvalho Fonseca - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • LAVINIA KETLYN PAULO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCELO RIBEIRO CASTANHEL - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 02/05/2024 - Vínculo: Inativo
  • Maria Eduarda Lima Rocha Pampolin - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
22/01/202531/12/202816/04/2025 - 13:46:0809/05/2025 - 11:35:35

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: IVINA CATARINA DE OLIVEIRA GUIMARAES

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

E-mail Institucional: ivina.guimaraes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ivinagui[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 16:21:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 02/06/2023 - 15:22:05

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • IVINA CATARINA DE OLIVEIRA GUIMARAES: De 22/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
02/06/2023 - 15:22:05Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LILIAN GONCALVES TEIXEIRA)
16/06/2023 - 09:29:57Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 69/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos