Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 100/2023
Título: PEC-G/ PEC-PLE: Programa de Estudantes Convênio-Graduação - Português como Língua Estrangeira
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
PEC-G é o Programa de Estudantes Convênio-Graduação, cujo principal objetivo é oferecer a possibilidade de o aluno estrangeiro, previamente selecionado, cursar gratuitamente a graduação no Brasil. Em consequência, o PEC-G contribui para o fortalecimento da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação e, portanto, para a Política de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas. O Programa PEC-G é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), através da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação (MEC), em parcerias com IES de todo o país. Dentro do Programa PEC-G encontra-se o Programa PEC - PLE (Português como Língua Estrangeira) direcionado, exclusivamente, à oferta de cursos de PLE aos alunos estrangeiros que desejam cursar graduação no Brasil. De acordo com a Portaria Interministerial, que regulamenta a operacionalização do Programa PEC-G, no âmbito da Graduação, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) é considerado o exame de proficiência em língua portuguesa de referência para ingresso no PEC-G. Apenas os candidatos estrangeiros, oriundos de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão dispensados de comprovar proficiência intermediária em Língua Portuguesa. A participação nos cursos PEC-PLE, portanto, torna-se obrigatória aos candidatos Pré- PEC-G que não participam da CPLP e também aos que, porventura, não apresentarem certificado de proficiência em Língua Portuguesa, até a data estipulada em edital anual de seleção.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras:
Ministério das Relações Exteriores (MRE) Ministério da Educação (MEC)
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) e Centro de Idiomas.
Data de Início: 01/08/2023
Data de Término: 01/12/2033
Justificativa:
Em 15 de maio de 2003, a UFLA aderiu ao PEC-PLE comprometendo-se a oferecer vagas anuais para o Curso de Português preparatório para o exame CELPE-BRAS. A carga horária total do Curso de 640 horas será dividida em módulos, a serem ministrados entre abril e novembro de 2024. Os candidatos selecionados para participar do PEC-PLE na UFLA precisarão cumprir 20 horas de atividades semanais. Inicialmente, pretende-se atender dez alunos estrangeiros. Futuramente, as turmas serão ampliadas, de acordo com as línguas maternas dos discentes. Em 22 de agosto de 2022, a UFLA tornou-se centro aplicador do exame CELPE-BRAS, de acordo com a Portaria da Reitoria Nº. 762. O fato de a UFLA ter se tornado posto aplicador do exame CELPE-BRAS e aderido ao PEC-PLE vai ao encontro das ações desenvolvidas no âmbito da Política de Internacionalização institucional. Dentre os quatro eixos que compõem esta Política destacam-se os Eixos 1 e 4. O Eixo 1 trata, especificamente, da qualificação e do apoio aos discentes e docentes internacionais, através da instrumentalização da Língua Portuguesa. Já o Eixo 4 tem como proposta implementar a visibilidade internacional da UFLA. Destarte, o PEC-PLE, através do PEC-G, contribui diretamente para o desenvolvimento, o fortalecimento e a visibilidade das ações inerentes à Política de Internacionalização institucional, impactando todos os envolvidos. As ações que envolvem a oferta de cursos de Português como Língua Estrangeira, dentro do PEC-PLE, justificam-se à luz da Política de Internacionalização da UFLA, mais notadamente de seus Eixos 1 e 4.
Caracterização dos Beneficiários:
Espera-se que cerca de 10 alunos internacionais, com ensino médio concluído, se beneficiem do PEC-PLE/ UFLA no primeiro ano. Nos próximos anos, o número de vagas deverá ser ampliado. De 3 a 5 bolsistas, discentes de graduação em Letras, deverão atuar na formação dos alunos internacionais, anualmente.
Objetivos: Capacitar discentes de graduação em Letras para atuarem, a partir de abril de 2024, no PEC-PLE. A formação de discentes para colaborarem com a aplicação do exame CELPE-BRAS, na UFLA, bem como para atuarem no Centro de Idiomas, são ações prévias, de caráter formativo, preparatórias para a atuação no PEC-PLE. O PEC-PLE -UFLA será oferecido em fluxo contínuo, anualmente, a partir de 2024.
Metas: Assegurar, através de formação discente continuada, a oferta contínua de cursos PEC-PLE na UFLA.
Fundamentação Teórica:
A fundamentação teórica do PEC-G/ PEC- PLE vai ao encontro do constructo teórico do exame de proficiência CELPE-BRAS. Nele, a língua portuguesa é concebida como "prática social" e é mobilizada "por meio de tarefas que privilegiam a integração das práticas de linguagem"; já que o conceito de proficiência que perpassa o exame é "entendido [...] como a capacidade do aprendiz de usar adequadamente a língua para desempenhar ações no mundo, em diferentes contextos, e sempre com um propósito social [...). O agir no mundo, por meio da língua, portanto, pressupõe a mobilização de variadas capacidades que envolvem a compreensão das situações, dos códigos sociolinguísticos e dos contextos sócio-históricos nos quais se dão as interações. Assim, ao aprender uma língua, aprende-se também um modo de ser e de viver, que é marcado culturalmente, uma vez que ela passa a ser um vetor de interpretação do mundo para o sujeito que a aprende." (BRASIL, 2020, p. 29). Referência: BRASIL. Documento-base do Exame CELPE-Bras. Inep. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/documento_base_do_exame_celpe_bras.pdf Acesso em: 10 maio 2023.
Metodologia:
Metodologias ativas de aprendizagem serão utilizadas durante o processo formativo, à luz das especificidades das tarefas propostas no exame CELPE-BRAS, considerando-se suas duas partes: oral e escrita, e de acordo com os critérios estabelecidos para a oferta dos cursos PEC-PLE. É obrigatória a participação nos cursos de capacitação para o CELPE-BRAS, sejam os ofertados pela UFLA, sejam os disponibilizados pelo INEP, com aprovação nos respectivos cursos; Participação, de caráter obrigatório, nos encontros semanais de formação PEC-PLE, a partir de agosto de 2023, até novembro de 2024; Realização de todas as atividades propostas, dentro do cronograma estabelecido; Avaliação individual e/ou coletiva das atividades propostas (preparação de planos de ensino, materiais didáticos, provas, etc.); Avaliação de desempenho, por metas e resultados, através da observação e acompanhamento das aulas ministradas; Participação, com apresentação de trabalho, em eventos internos e externos da área de PLE; Participação, obrigatória, em eventos promovidos pelo PEC-G/PEC-PLE; Participação em eventos promovidos pelo IsF-PLE (Idiomas sem Fronteiras-PLE); Ministração, obrigatória, de cursos de extensão e participação no evento "UFLA Faz Extensão"; Participação, obrigatória, no evento "UFLA de Portas Abertas"; Feedback dos alunos estrangeiros; Autoavaliação.
Impactos na Formação Discente: O impacto direto na formação dos alunos de Letras decorre da capacitação específica, voltada para o entendimento do constructo teórico-metodológico dos cursos PEC-PLE. Ademais, os bolsistas terão a oportunidade de participar de eventos remotos, de formação, oferecidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O PEC-PLE constitui uma das linhas de pesquisa, ensino e extensão, contempladas pela área de Português Língua Estrangeira. Portanto, este percurso formativo pode contribuir para ampliar a formação dos discentes de Letras, expandindo horizontes e oportunidades, relacionados não só à extensão, ao ensino, mas também à pesquisa, seja em âmbito local, nacional ou internacional.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Ao oferecer cursos de PLE, no âmbito do PEC-PLE, a UFLA contribui para ampliar as possibilidades de mobilidade acadêmica dos alunos estrangeiros que desejam realizar a graduação no Brasil. A proficiência linguística, decorrente da participação nos cursos de Português como Língua Estrangeira, e comprovada através do exame CELPE-BRAS, possibilita a efetiva inserção do aluno estrangeiro na sociedade brasileira. O domínio linguístico do Português abre novas oportunidades acadêmicas e profissionais, a começar pela realização de um curso de graduação em uma IES brasileira. Ademais, o fato de a UFLA ser posto aplicador do CELPE-BRAS, além de ser um facilitador para os alunos Pré-PEC-G, também beneficia estrangeiros, vinculados ou não à UFLA, moradores de Lavras ou da região, que desejam realizar o exame; seja por questões acadêmicas, profissionais ou pessoais, já que a certificação em Português Língua Estrangeira é obrigatória para os que desejam obter a naturalização brasileira. Para os discentes de Letras, a formação de especialistas na área de PLE amplia as possibilidades acadêmicas e profissionais, para além da instituição e do país.
Resultados Esperados: Espera-se consolidar a oferta de cursos PEC-PLE na UFLA, garantindo sua continuidade, através da formação discente continuada e da ampliação do número de vagas para alunos internacionais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Geração de dados, através de formulários, gráficos e tabelas, mapeando o desempenho dos alunos internacionais e também a atuação dos bolsistas.
Cronograma:
AGOSTO E SETEMBRO DE 2023: participar dos cursos de capacitação para a aplicação do exame CELPE-BRAS na UFLA. SETEMBRO E OUTUBRO DE 2023: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP e colaborar com a aplicação do exame CELPE-BRAS, entre os dias 24 e 26 de outubro, na UFLA. AGOSTO A DEZEMBRO: preparar e ofertar cursos de PLE no Centro de Idiomas. Participar dos encontros de formação semanais. JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO DE 2024: preparar e ofertar cursos de PLE no Centro de Idiomas. Preparar os cursos PEC-PLE. Participar dos encontros, semanais, de formação. ABRIL de 2024: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP para a aplicação do exame CELPE-BRAS. Aplicar o exame CELPE-BRAS na UFLA. ABRIL A NOVEMBRO DE 2024: preparar e ofertar cursos PEC-PLE. Participar dos encontros de formação semanais. OUTUBRO DE 2024: participar, obrigatoriamente, da capacitação remota do INEP para a aplicação do exame CELPE-BRAS. Aplicar o exame CELPE-BRAS na UFLA.
Descrição Resumida: PEC-G / PEC - PLE é o Programa de Estudantes Convênio-Graduação, cujo principal objetivo é oferecer a possibilidade de o aluno estrangeiro, previamente selecionado, cursar gratuitamente a graduação no Brasil. Em consequência, o PEC-G / PEC- PLE contribui para o fortalecimento da mobilidade acadêmica internacional de estudantes de graduação e, portanto, para a Política de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: DEBORA RACY SOARES
Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
E-mail Institucional: debora.soaresufla.br
E-mail Alternativo: debora_racyyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/07/2023 - 18:37:07
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/07/2023 - 18:59:31
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos