Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 50/2024
Título: PET CONSCIENTIZA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Assuntos que envolvem equidade, diversidade e inclusão (EDI) são necessários para um bom desenvolvimento acadêmico, profissional e social. É fundamental que estudantes tenham garantia de direitos para seu desenvolvimento e boa formação. Nesse sentido, o PET Conscientiza visa promover atividades que possibilitam o entendimento da comunidade em geral sobre temas relacionados a EDI. O projeto visa levar informação e gerar conteúdos que motivem a conscientização de todos.
Área Temática: Comunicação
Instituições Parceiras: Profissionais qualificados de todas as instituições.
Número Estimado de Participantes: 13
Locais de Realização:
UFLA YouTube PET Engenharia Agrícola
Data de Início: 01/01/2023
Data de Término: 28/02/2025
Justificativa:
Atentar-se à equidade, diversidade e inclusão, levando essa discussão para os ambientes e implementando mudanças, traz muitos benefícios. De um lado, os envolvidos se sentem mais valorizados, respeitados e seguros para se expressarem e serem quem são sem a preocupação com a integridade física e mental. Do outro, a instituição e a empresa conseguem aumentar a retenção de talentos. Afinal, os envolvidos estão mais motivados e satisfeitos com o local em que atuam. A EDI devem estar no centro de cada instituição, cada empresa, e uma maneira eficiente de desenvolver uma mentalidade holística sobre o tema é por meio da educação (informação).
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e externa.
Objetivos: Contribuir para o desenvolvimento consciente da comunidade para diversidade, equidade e inclusão na sociedade; compreender, junto à comunidade, conjuntos de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social; estimular o contato e desenvolver parcerias entre o PET Engenharia Agrícola e profissionais que dominem temas de EDI; proporcionar uma maior interação entre o PET-Engenharia Agrícola, os estudantes da universidade e a comunidade; incentivar o trabalho em equipe; divulgar o PET-Engenharia Agrícola; desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação profissional da comunidade em geral.
Metas: Alcançar toda comunidade.
Fundamentação Teórica:
Apesar da acelerada transformação do cenário acadêmico e profissional, a importância da diversidade, equidade e inclusão (EDI) não só persiste, como é cada vez maior. (Adaptado de A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico | McKinsey). Afinal, mudanças sociais visam conscientizar as pessoas sobre os prejuízos vivenciados por quem sofre preconceito, discriminação e exclusão social. Atentar-se à EDI, levando essa discussão para os ambientes e implementando mudanças, traz muitos benefícios. De um lado, os envolvidos se sentem mais valorizados, respeitados e seguros para se expressarem e serem quem são sem a preocupação com a integridade física e mental. Do outro, a instituição e a empresa conseguem aumentar a retenção de talentos. Afinal, os envolvidos estão mais motivados e satisfeitos com o local em que atuam. (Adaptado de Diversidade, equidade e inclusão: o que é e sua importância (emeritus.org)). Entender a relevância da EDI impulsiona a inovação acadêmica e profissional, pois as instituições de ensino e empresariais precisam ter um público e uma força de trabalho multicultural, ou seja, colaboradores com pluralidade de gênero, etnia, orientação sexual e crenças. Precisam também criar políticas e processos voltados para o desenvolvimento das habilidades profissionais de maneira igualitária, mas considerando a individualidade de cada um. (Qual a importância da diversidade e da inclusão para sua empresa - Sebrae) Nesse sentido, EDI são tópicos que precisam ser discutidos, aprofundados e trabalhados nas instituições. (Adaptado de Diversidade, equidade e inclusão: o que é e sua importância (emeritus.org)). A EDI devem estar no centro de cada instituição, cada empresa. O compromisso com esses valores traduz o quão inabalável é a reputação da organização. Eles são centrais para definir a missão e o legado. (Adaptado de Diversidade, equidade e inclusão nas empresas. Por que isso é importante agora? (forbes.com.br)). Portanto, uma maneira eficiente de desenvolver uma mentalidade holística sobre o tema é por meio da educação. (A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico | McKinsey).
Metodologia: Em um primeiro momento, os PETianos irão pesquisar temas de equidade, diversidade e inclusão considerados pertinentes para agregar conhecimento à comunidade. Após selecionar os temas, os PETianos, junto com a tutora, decidirão quais atividades (palestras, mesas redondas, fóruns, vídeos, encontros e etc.) serão adequadas para abordar e discorrer cada temática e convidarão profissionais qualificados para contribuir com as atividades. Os PETianos deverão planejar e organizar estes eventos e elaborar publicações nas redes sociais que sejam compatíveis com os temas que serão abordados. Para obter os resultados esperados, as atividades e conteúdos serão muito bem divulgados. A periodicidade das atividades será de 60 (sessenta) dias.
Impactos na Formação Discente: Espera-se qualificar os envolvidos em assuntos relacionados à equidade, diversidade e inclusão.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os temas abordados são essenciais para a boa formação pessoal e consequentemente para a vida acadêmica e profissional, pois visam conscientizar a comunidade para diversidade, equidade e inclusão. A atividade exige um aprendizado que está diretamente relacionado a pesquisa e a extensão.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Atentar-se à equidade, diversidade e inclusão, levando essa discussão para os ambientes e implementando mudanças, traz muitos benefícios. De um lado, os envolvidos se sentem mais valorizados, respeitados e seguros para se expressarem e serem quem são sem a preocupação com a integridade física e mental. Do outro, a instituição e a empresa conseguem aumentar a retenção de talentos. Afinal, os envolvidos estão mais motivados e satisfeitos com o local em que atuam.
Resultados Esperados: Conscientizar os PETianos e a comunidade para diversidade, equidade e inclusão; Conteúdos informativos de fácil acesso e entendimento para a comunidade em geral; Parcerias e interação entre PET e profissionais que dominem assuntos diversos de EDI; Estimular o trabalho em equipe; Promover atividades de ensino, pesquisa e extensão de elevada qualidade para comunidade acadêmica e externa; Divulgar o programa e as atividades do PET-Engenharia Agrícola.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A metodologia de avaliação deste projeto se dará por meio de respostas dos envolvidos.
Cronograma:
A cada 60 (sessenta) dias com duração de um ano. Início em 01/01/2023.
Descrição Resumida: Assuntos que envolvem equidade, diversidade e inclusão (EDI) são necessários para um bom desenvolvimento acadêmico, profissional e social. Nesse sentido, o PET Conscientiza visa promover atividades que possibilitam o entendimento da comunidade sobre temas relacionados a EDI. O projeto visa levar informação e gerar conteúdos que motivem a conscientização de todos.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
E-mail Institucional: mirleiaufla.br
E-mail Alternativo: mirleia.uflagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/09/2024 - 12:17:25
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/09/2024 - 14:16:13
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos