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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 51/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PET Apoio Didático-Pedagógico

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Observa-se atualmente que mais e mais alunos se sentem desmotivados com o método tradicional de ensino. A utilização de materiais didático-pedagógicos diferenciados em salas de aula vem sendo cada vez utilizados por professores que veem nessa prática um meio de favorecer o desempenho do aluno incentivando-o em suas pesquisas, auxiliando-o em suas dificuldades diárias em sala de aula e colaborando de maneira significativa em suas necessidades. Nesse sentido, o PET Apoio Didático-Pedagógico visa auxiliar os docentes do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola da UFLA a desenvolver materiais de ensino que favoreçam o processo de aprendizagem dos discentes. O intuito é atender o máximo de docentes possível ao longo do ano.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não se aplica.

Número Estimado de Participantes: 13

Locais de Realização: UFLA

Data de Início: 01/03/2019

Data de Término: 28/02/2025

Justificativa: Observa-se atualmente que mais e mais alunos se sentem desmotivados com o método tradicional de ensino. A utilização de materiais didático-pedagógicos diferenciados em salas de aula vem sendo cada vez utilizados por professores que veem nessa prática um meio de favorecer o desempenho do aluno incentivando-o em suas pesquisas, auxiliando-o em suas dificuldades diárias em sala de aula e colaborando de maneira significativa em suas necessidades. Nesse sentido, o PET Apoio Didático-Pedagógico visa auxiliar os docentes do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola da UFLA a desenvolver materiais de ensino que favoreçam o processo de aprendizagem dos discentes. O intuito é atender o máximo de docentes possível ao longo do ano.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e externa.

Objetivos: Apoiar os docentes produzindo materiais didático para as atividades de ensino; promover a integração do corpo docente e discente na solução de problemas do processo ensino/aprendizagem; e promover de forma periódica e sistêmica o levantamento de necessidades e ações da educação continuada, visando apoiar o corpo docente na utilização de métodos e práticas compatíveis às demandas atuais e futuras.

Metas: Apoiar o ensino e a aprendizagem na instituição com o intuito de melhorar as taxas de sucesso acadêmico e a retenção de estudantes.

Fundamentação Teórica:

O Ensino Superior depara-se, cada vez mais, com acadêmicos que apresentam dificuldades para atingir objetivos curricularmente prescritos, impostos pela necessidade de o aluno desenvolver competências e habilidades demandadas pelo mundo contemporâneo. Com certa frequência, as Instituições de Ensino Superior têm tido a preocupação de desenvolver projetos educativos e pedagógicos que envolvam acadêmicos oriundos de diferentes comunidades, visando ao aperfeiçoamento de sua qualificação (SciELO - Brasil - Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada).
O docente é a principal ligação entre a escola e o aluno, que enquanto pesquisador pressupõe mudanças a serem feitas em seu planejamento e para isso é preciso que esteja em constante atualização (JUSTINO 2011, p.73).
No plano de aula, recursos didáticos são os materiais e métodos selecionados pelo educador para apoiar os objetivos de aprendizagem. Eles são integrados ao planejamento para facilitar a compreensão dos alunos e tornar as aulas mais envolventes e eficazes. Dessa forma, o apoio pedagógico deve encontrar ferramentas para que o aluno construa seu conhecimento com mais facilidade (Recursos Didáticos: O que São, Exemplos e Importância (educlad.com.br); o_uso_dos_materiais_didaticos_como_instrumentos_estrategicos_ao_ensino-aprendizagem.pdf (semanaacademica.org.br)).
Podem ser considerados recursos didáticos quaisquer materiais ou métodos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem (Recursos Didáticos: O que São, Exemplos e Importância (educlad.com.br); o_uso_dos_materiais_didaticos_como_instrumentos_estrategicos_ao_ensino-aprendizagem.pdf (semanaacademica.org.br)).
O apoio pedagógico é uma estratégia de orientação e de ensino para melhorar o aproveitamento do aluno na escola. Assim, o estudante consegue facilitar o processo de organização, aprendizagem e concentração (Apoio pedagógico: melhore o desempenho dos alunos - Jornada Edu)
Nesse sentido, os recursos didáticos se tornam cada vez mais importantes, pois tendem a melhorar o aproveitamento do aluno na escola, ou seja, funcionam como apoio pedagógico.

Metodologia: Os PETianos irão divulgar a proposta e disponibilizar os formulários de solicitação de apoio entre os docentes do curso. Após o preenchimento dos formulários será feita uma entrevista com os docentes inscritos para propor e ouvir as principais demandas. Caso seja possível desenvolver o material (será analisada a complexidade e o custo), os PETianos envolvidos se empenharão na atividade. Os materiais didático-pedagógicos serão repassados para os docentes e após a utilização dos mesmos, docentes e discentes envolvidos serão questionados sobre os benéficos da atividade.

Impactos na Formação Discente: Além de proporcionar ao aluno a possibilidade de aprimorar o seu currículo e desenvolver capacidades técnicas e teóricas em sua área de atuação, é também um espaço para que o estudante fortaleça suas relações interpessoais e amplie seus conhecimentos, tanto dentro como fora do ambiente acadêmico.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O apoio aos professores nos recursos didáticos exigirá um aprendizado que será adquirido através de pesquisas e estará totalmente voltado para extensão. Portanto, a atividade exige um aprendizado que está diretamente relacionado a pesquisa e a extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A educação não se reduz à relação educando/educador no interior de um processo pedagógico intra-escolar. Ela também influencia no processo social, como parte de um todo mais amplo, onde encontramos a sociedade, seus dinamismos e conflitos. Ao intencionalizar, analisar, discutir, colaborar dentro duma problemática junto com seus pares por meio do uso dos recursos didático o educador tem seu espaço de contribuição com a necessidade de cuidar e atentar para a especificidade da prática pedagógica sem perder o foco de verificar a realidade do aluno (o_uso_dos_materiais_didaticos_como_instrumentos_estrategicos_ao_ensino-aprendizagem.pdf (semanaacademica.org.br)).

Resultados Esperados: Espera-se apoiar os docentes, em melhorias para a disciplina o que resultará em melhorias para o curso, para a educação e para a sociedade, por meio de desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito do curso.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Dar-se-á por meio da avaliação das respostas ou reações dos envolvidos sobre as atividades. Os PETianos serão avaliados pelo comprometimento, empenho e senso de responsabilidade frente ao desenvolvimento deste projeto.

Cronograma: Início em 01/03/2019.

Descrição Resumida: O projeto visa apoiar o ensino e a aprendizagem na instituição com o intuito de melhorar as taxas de sucesso acadêmico e a retenção de estudantes.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/03/202531/12/202510/03/2025 - 11:44:0731/03/2025 - 15:42:43

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleia.ufla[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/09/2024 - 11:17:46

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/09/2024 - 15:28:51

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 19/09/2024 a 28/02/2025.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/09/2024 - 15:28:51Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (GISELLE BORGES DE MOURA)
23/09/2024 - 23:25:19Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 51/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos