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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 104/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Prática Extensionista: Educação Inclusiva

Programa de Extensão: Educação Matemática na Educação Básica: práticas pedagógicas e de (auto)formação docente

Resumo da Proposta: Este projeto de extensão é a base do componente curricular de Atividades Curriculares de Extensão (ACE), NFM 1877 Prática Extensionista: Educação Inclusiva, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Articulando teoria e prática, é dedicado a planejar, desenvolver e socializar ações de extensão que envolvem a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O projeto visa contribuir com a formação de futuras e futuros docentes, permitindo-lhes o planejamento e a implementação de estratégias educativas que ampliem o acesso a conhecimentos e práticas ligadas ao ensino inclusivo. Além disso, busca colaborar com as escolas de Educação Básica, espaços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), dentre outros, mobilizando a formação de estudantes e de docentes da Educação Básica. A partir da realidade das escolas, dos AEEs, de espaços não formais e das demandas apresentadas e do constante diálogo e parceria com docentes da Educação Básica, as ações de extensão deste projeto poderão incluir o planejamento e a proposição de oficinas temáticas, elaboração de materiais didáticos, feira de Matemática, eventos, produção de podcast e vídeos, entre outros, pelas licenciandas e licenciandos em espaços formais e espaços não formais.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: UFLA, escolas de Educação Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Prefeitura Municipal, CENAV, APAE, Centros de Atendimento Educacional Especializado da região.

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: UFLA, escolas de Educação Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Prefeitura Municipal, Centros de Atendimento Educacional Especializado, Espaços não formais,

Data de Início: 10/10/2024

Data de Término: 30/12/2026

Justificativa: Diante da necessidade de organizar as ações extensionistas do componente curricular NFM 1877 Prática Extensionista: Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física da UFLA, é proposto este projeto. Esta iniciativa, que integra teoria e prática e será desenvolvida em colaboração com escolas da Educação Básica, Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), visa contribuir com a formação docente e fortalecer o ensino e a aprendizagem em uma perspectiva inclusiva. A identificação com a profissão docente e a aquisição de saberes profissionais dependem de um esforço coletivo entre a universidade e as escolas de Educação Básica, assim como os CAEEs. Assim, este projeto busca incentivar a pesquisa, a socialização, o planejamento e o desenvolvimento de ações de acordo com as realidades e necessidades das instituições, de docentes da Educação Básica, do CAEE e da sociedade. Com isso, o projeto pode fortalecer o vínculo entre a universidade, as escolas, os CAEEs e a sociedade. Essa interação pode mobilizar também a formação docente tanto daquelas e daqueles que estão em exercício quanto das e dos estudantes nas escolas, CAEEs, e, ainda, conduzir à possíveis mudanças e/ou intensificação de ações formativas desenvolvidas durante a Licenciatura em Matemática e Física no que se refere a Educação Inclusiva. A implementação deste projeto de extensão representa uma oportunidade de responder às demandas específicas da comunidade local, ajustando as ações educativas relacionadas ao ensino inclusivo às necessidades reais das escolas e contribuindo para a formação de uma sociedade que busca a justiça social.

Caracterização dos Beneficiários: Licenciandas e licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática e Física matriculadas e matriculados no componente curricular NFM 1877 Prática Extensionista: Educação Inclusiva ; estudantes e docentes de Matemática e Física da Educação Básica de Lavras; de forma indireta, a sociedade de Lavras e região.

Objetivos: 1) propiciar a formação docente no que diz respeito a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de estudantes da licenciatura em Matemática e Física; 2) Promover estudos, debates e pesquisas acerca da Educação Inclusiva; 3) Planejar e desenvolver ações de extensão que busquem a Educação Inclusiva.

Metas:

1) Formação de licenciandas e licenciandos em Matemática e Física
Promover momentos de formação e de estudos teóricos com licenciandas e licenciandos, responsáveis pelo planejamento, execução e avaliação das ações nas escolase /ou CAEEs e espaços não formais, focando, entre outras discussões, no que são ações extensionistas e a Educação Inclusiva;
2) Diálogo e interação com as escola de Educação Básica, CAEEs e outros espaços não formais
Realizar o reconhecimento e a ambientação de licenciandas e licenciandos em com os espaços e materiais didáticos disponíveis na escola de Educação Básica, CAEEs e espaços não formais onde as ações de extensão serão propostas;
3) Desenvolvimento de ações de extensão focadas na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
4)Avaliação contínua do processo
Conduzir uma avaliação sistemática dos impactos das ações quanto aos encaminhamentos propostos e à formação das pessoas envolvidas;
Promover espaços de diálogo e compartilhamento ao longo de todo o projeto entre docente do componente curricular, licenciandas e licenciandos em Matemática e Física e docentes da Educação Básica, CAEEs e outros espaços não formais, envolvidas e envolvidos, com vistas ao planejamento, avaliação, ajustes e encaminhamento de novas ações;
5) Divulgação dos Resultados
Organizar seminários ao final do projeto para compartilhar os resultados, desafios e sucessos das oficinas com a comunidade acadêmica, escolas parceiras e outras pessoas interessadas;
Divulgar os materiais produzidos pelas oficinas nas redes sociais, como o Instagram;
6) Publicações e Relatórios
Elaborar relatórios ao longo do projeto, nos quais licenciandas e licenciandos documentarão as vivências, as reflexões, os desafios e os resultados encontrados;
Publicar, se possível, pelo menos um artigo ou relato de experiência em um periódico e/ou evento científico da área de Educação ou Ensino sobre as vivências, produções, resultados e impactos observados ao longo do projeto.

Fundamentação Teórica:

Em uma sociedade em que temos discutido a Educação para Todas e Todos e o direito da pessoa com deficiência de participar plenamente da sociedade, assegurada pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) , torna-se necessário compreender o que significa ser professora e professor nesse cenário. A formação docente torna-se muito importante neste contexto e pode ocorrer de duas maneiras: a formação inicial e a contínua.
A formação inicial, no Brasil, de acordo com as determinações da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº9394/96, dos documentos orientadores produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), que compõem as bases legais e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação, a Resolução nº 2, de 1º de julho 2015, define as DCN para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduadas e graduados e cursos de segunda licenciatura) e formação continuada. Está previsto que a partir de julho de 2018 a implementação das novas matrizes curriculares que atendem essa Resolução.
Entendendo a formação docente como um continuum, podemos pensar em outra modalidade: a formação continuada. Essa não fica necessariamente ao encargo da Universidade, que é responsável pela formação inicial, podendo, no entanto, ser realizada em vários contextos, como por exemplo, na escola, vista como locus privilegiado da formação docente.
Nesta perspectiva, Nóvoa (2009) aponta para uma formação docente -construída dentro da profissão- e que esta possui cinco facetas: prática, profissão, pessoa, partilha, público.
a) Prática: A formação de professores deve assumir uma forte componente práxica, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos, tendo como referência o trabalho escolar (NÓVOA, 2009, p. 32).
Para alcançar este objetivo, o autor sugere que a formação docente precisaria amenizar a dicotomia entre teoria e prática, e instituir as práticas profissionais como lugar de reflexão e de formação. Os casos seriam práticos e poderiam ser solucionados por meio de uma análise que mobilizaria os conhecimentos teóricos. Como seria essa prática em uma perspectiva da Educação Especial na perspectiva Inclusiva?
b) Profissão: A formação de professores deve passar para –dentro- da profissão, isto é, deve basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens (NÓVOA, 2009, p. 32).
O autor destaca a importância de desenvolver a formação docente dentro da profissão, buscando alicerçar suas bases, tendo como referência uma lógica de acompanhamento, de formação-em-situação, de análise da prática e de integração na cultura profissional docente (NÓVOA, 2009, p.38).
c) Pessoa: A formação de professores deve dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais da profissão docente, trabalhando essa capacidade de relação e de comunicação que define o tacto pedagógico (NÓVOA, 2009, p.38).
Para o autor, é impossível separar os aspectos pessoais e profissionais. Para tanto, a formação poderia preparar professoras e professores para um -trabalho sobre si próprios, para um trabalho de autorreflexão e de autoanálise-.
d) Partilha: A formação de professores deve valorizar o trabalho em equipa e o exercício colectivo da profissão, reforçando a importância dos projectos educativos de escola (NÓVOA, 2009, p.40).
Assim, a experiência coletiva pode dar origem a um conhecimento profissional relacionando a formação de professoras e professores ao desenvolvimento de projetos nas escolas, CAEEs, espaços não formais, não devendo ser vista somente no plano do conhecimento, mas também no plano da ética.
e) Público: A formação de professores deve estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação profissional no espaço público da educação (NÓVOA, 2009, p.42).
Assim, Nóvoa (2009, 44-45) ressalta que deveríamos pensar em - uma formação de professores -construída dentro da profissão , isto é, baseada numa combinação complexa de contributos científicos, pedagógicos e técnicos, mas que tem como âncora os próprios professores, sobretudo os professores mais experientes e reconhecidos.
Neste sentido, concordamos com Sousa (2010, p. 2), que ao apontar que a -ação integrada de iniciação à docência, formação continuada de professores e melhoria do ensino está baseada na compreensão de que a atuação dos professores é situada, ou seja, as ações individuais são desempenhadas enquanto práticas socialmente compartilhadas, com dimensões contextuais.
Assentada nessa perspectiva pretendo pensar a formação docente na perspectiva inclusiva.

Metodologia: O trabalho será desenvolvido em encontros semanais, estruturados em duas vertentes: i) formação teórica e planejamento com licenciandas e licenciandos: participarão de encontros formativos baseados em estudos teóricos sobre extensão, sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Esses estudos teóricos subsidiarão o planejamento das ações, como a elaboração de tarefas, de materiais didáticos, de jogos educacionais, entre outros. A organização e identificação de potencialidades desses materiais se baseará nas demandas específicas da escola parceira, CAEE e outros espaços não formais; e ii) desenvolvimento e implementação das ações: as ações serão desenvolvidas e conduzidas pelas licenciandas e licenciandos, permitindo-lhes embasar em seus conhecimentos teóricos para atuar e desenvolver ações em um ambiente prático. Estas ações incluirão situações problemas, tarefas investigativas e o uso de recursos didáticos diversos.

Impactos na Formação Discente: Este projeto de extensão poderá impactar a formação teórica e prática de licenciandas e licenciandos à medida que aprofundará os conhecimentos relacionados à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; instigará o planejamento, a experimentação e a avaliação de ações para a e na da sala de aula, e em outros espaços, mediante as demandas que emergirem que destes espaços; e poderá mobilizar e ampliar conhecimentos para a futura carreira docente como a colaboração, a comunicação e a reflexão crítica. Este movimento poderá ainda oferecer subsídios para a constituição de docentes que, atentas e atentos à realidade e aos desafios das escolas, CAEEs e outros espaço não formais, estarão instigados desde suas primeiras experiências como futuras professoras e futuros professores a criar ações, encaminhamentos e a buscar constantemente novas formas de enfrentar e superar os desafios da profissão docente.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto de extensão estabelecerá conexões com o ensino ao demandar o planejamento e condução de ações na perspectiva inclusiva, atendendo às demandas oriundas dos espaços parceiros e docentes da Educação Básica. Para isso, as licenciandas e licenciandos mobilizarão e aprofundarão seus conhecimentos teóricos e práticos apropriados ao longo dos componentes curriculares que compõem a matriz curricular da Licenciatura em Matemática e Física. Além disso, ao integrar as licenciandas e os licenciandos diretamente nas escolas, CAEEs e espaços não formais, o projeto também poderá fortalecer o vínculo com a comunidade, contribuindo com a Educação Básica pública e incentivando uma participação mais ativa e consciente de futuras professoras e futuros professores na sociedade. Durante esse processo, as licenciandas e os licenciandos serão incentivadas e incentivados a analisar e avaliar o impacto de suas ações, no planejamento e no desenvolvimento de suas ações, coletando informações, demandas e pareceres das e dos participantes. Desse movimento, podem emergir objetos, temas e problemas de investigação, que poderão ser explorados pelos licenciandas e licenciandos em pesquisas em Educação Matemática, resultando em artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso e, até mesmo, investigações de mestrado, à medida que eles avançarem para programas de pós-graduação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este projeto de extensão pode fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade, impactando a Educação Básica e a formação docente. Ao integrar licenciandas elicenciandos em escolas, CAEEs e espaços não formais para planejar e desenvolver ações para estudantes com deficiência o projeto pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, o projeto pode desenvolver e ampliar nas futuras professoras e nos futuros professores, junto com docentes em exercício na Educação Básica, CAEEs e profissionais de espaços não formais, conhecimentos para um ensino frente aos desafios e demandas presentes nas salas de aula. Ao estabelecer parcerias entre a universidade e as escolas locais, o projeto incentiva a pesquisa e a busca por soluções para os desafios educacionais reais, enriquecendo ambos os espaços e viabilizando um diálogo contínuo sobre as necessidades educacionais e como melhor atendê-las, o que fortalece a responsabilidade social da universidade.

Resultados Esperados: Esperamos que este projeto possa contribuir para o fortalecimento do ensino e aprendizagem de Matemática e Física, no que diz respeito à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, na Educação Básica e sociedade de Lavras e região; mobilize melhorias na aprendizagem de estudantes com deficiência da Educação Básica e demais modalidades, que participarem das ações propostas; promova o desenvolvimento profissional das licenciandas e dos licenciandos e docentes da Educação Básica envolvidos; fortaleça a colaboração entre a universidade e as escolas locais e outros espaços.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma diversificada e contínua tendo como foco o envolvimento das pessoas participantes. Assim, uma avaliação contínua será realizada durante o desenvolvimento deste projeto por meio de encontros semanais com as licenciandas e licenciandos envolvidos – docentes e profissionais dos espaços parceiros também poderão participar desses encontros.

Serão coletadas avaliações/pareceres sistemáticos de estudantes participantes das ações, bem como solicitado às licenciandas e aos licenciandos a elaboração de um relatório escrito.

Esses encontros, pareceres e relatórios ajudarão no acompanhamento e na avaliação das ações do projeto e das pessoas participantes, bem como para o planejamento de futuras ações e encaminhamentos.

É importante destacar que a participação, o envolvimento e a frequência das licenciandas e dos licenciandos nos encontros mencionados, e sobretudo no desenvolvimento das ações nos espaços parceiros, serão observados cuidadosamente. Esse acompanhamento será realizado pela ou pelo docnete da componente curricular, bem como pelas pessoas dos espaços parceiros.

Cronograma: Este projeto de extensão está sendo proposto para a oferta do componente curricular de NFM 1877 Prática Extensionista: Educação Inclusiva. O cronograma de ações será especificado no plano de trabalho do referido componente curricular.

Descrição Resumida: Ações extensionistas relacionadas à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ROSANA MARIA MENDES

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: rosanamendes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rosanamendes.rmm[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2024 - 10:07:16

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 31/10/2024 - 19:41:08

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ROSANA MARIA MENDES: De 10/10/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
14/10/2024 - 14:04:28Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (SILVIA MARIA MEDEIROS CAPORALE)
31/10/2024 - 19:41:08Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELENA LIBARDI)
20/12/2024 - 15:18:43Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 104/2024 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos