Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 1/2025
Título: MUSEOLOGIA NA PRÁTICA: potencialização das ações de preservação e comunicação do patrimônio cultural da UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: A Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem empregando um conjunto de ações continuadas referentes à requalificação de seus espaços museológicos, o Museu Bi Moreira (MBM) e o Museu de História Natural (MHN). O acervo do MBM é formado por cerca de 5.000 objetos, compondo significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, científico-tecnológica, e outras, fortemente relacionada à história do município de Lavras (MG) e da UFLA. Já o acervo do MHN é composto por cerca de 200 itens, tais como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Por serem os principais espaços museológicos dessa região, intensificam-se suas funções sociais, uma vez que se apresentam como veículos de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural museológico local e universitário de Lavras e adjacências. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para complementar a formação qualificada de discentes na UFLA (e servidores envolvidos), por meio do desenvolvimento de diversas atividades museológicas voltadas para a educação e comunicação em museus e a preservação do patrimônio cultural universitário.
Área Temática: Cultura
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 4
Locais de Realização: Museu Bi Moreira e Museu de História Natural
Data de Início: 01/01/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: Grandes desafios evidenciam-se na gestão de museus, uma vez que, muitas instituições museológicas são criadas com um vago propósito de preservação da memória, mas sem maiores discussões sobre sua missão, planejamento, sustentabilidade em longo prazo, entre outros fatores e ainda confundindo preservação com acúmulo de objetos e o desenvolvimento de uma função social (Duarte Cândido, 2014, p.69). Essa realidade é comumente observada em museus universitários (Almeida, 2001; Lourenço, 2006), assinalados por dificuldades financeiras; falta de autonomia; abandono das coleções; falta de espaço para armazenamento e para a exposição; carência de profissionais especializados em atividades museológicas; acúmulo de função por parte dos dirigentes entre outros. É justamente nessa conjuntura, que se encontram os museus Bi Moreira e de História Natural da UFLA, caracterizados pela necessidade urgente de fazerem parte de uma política universitária sistêmica e estruturante (Santos, 2006), visando ações de planejamento estratégico e investimento, envolvendo o coletivo dos museus e suas interfaces com comunidade interna e externa.Parte-se da constatação deu que os museus universitários devem contribuir com o processo de dispersão da ciência, cultura e tecnologia por meio de ações e exposições. Desse modo, o presente projeto, ao se focar na prática museológica, visa fortalecer as bases para o desenvolvimento dos Museus da UFLA e contribuir para a efetiva inserção desses espaços no planejamento universitário. Esta construção coletiva dos Museus da UFLA deve incorporar o cotidiano da Universidade, por meio da integração com a comunidade interna (discentes, docentes, TAE’s, funcionários), departamentos, salas de aula dos segmentos responsáveis pela gestão universitária, visando, sobretudo, abri-los para outros segmentos da sociedade, buscando novas alternativas a partir de outros olhares e saberes.
Caracterização dos Beneficiários: Esse projeto visa beneficiar a comunidade interna e externa por meio da qualificação dos serviços oferecidos pelos Museus da UFLA.
Objetivos: Geral: Ampliar pesquisas no campo da museologia e estudos sobre o patrimônio cultural universitário, visando a potencialização de ações voltadas para a valorização e preservação desse patrimônio no âmbito da UFLA. Específicos:Concepção, elaboração e montagem de exposições; Realização de ações educativas; Organização e gestão dos acervos museológicos;
Metas:
Montagem de 2 exposições temporárias (6 meses) Atualização do site dos Museus (8 meses) Alimentação do banco de dados (10 meses) Realização de atividades educativas de mediação com o público externo (4 meses)
Fundamentação Teórica: É verificada, ainda hoje, a associação da palavra museu a local para se “guardar coisas velhas, antigas”. Ao mesmo tempo, observam-se outras percepções por parte do público que frequenta museu, tais como, local de lazer e contemplação. Ainda nessa análise, se sobressalta a noção de museu como ambiente de educação e aprendizagem. Diante das diversas associações da palavra museu, no âmbito deste projeto, de acordo com a Lei nº 11.904/2009, que instituiu o Estatuto de Museus: “Consideram-se museus, para os efeitos desta Lei, as instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.” Nessa perspectiva, destaca-se a função social desses espaços, haja vista a relevância do papel atribuído aos museus na educação, na promoção da coesão social, no desenvolvimento sustentável e na economia do turismo e indústrias criativas . Assim, museu é entendido como uma instituição permanente e os discursos museológicos devem acompanhar as transformações sociais e dos campos do conhecimento em voga, incluindo a necessidade recorrente de renovação para manter o interesse do público. Ressalta-se que Museu Universitário é entendido como unidade vinculada à universidade que contempla todas as características definidas pelo Estatuto de Museus. Na museologia, verifica-se que os museus desenvolvem diferentes atividades, tais como: gestão de acervo, conservação e preservação de acervo, exposições, acolhimento ao visitante, gestão de pessoal, ensino, pesquisa. As ações previstas no projeto visam contribuir para as ampliação e fortalecimento dos museus da UFLA, por meio de atividades de organização de acervo, montagens de exposições e ações educativas.
Metodologia: Os procedimentos metodológicos norteadores do projeto visam garantir o cumprimento dos objetivos traçados, por meio de ações inseridas em quatro frentes, a saber: Concepção, elaboração e montagem de exposições temporárias; Formação de mediadores; Realização de ações educativas; Organização e gestão dos acervos museológicos. Essas frentes de trabalho serão acompanhadas por reuniões entre os participantes do projeto – pesquisadores, técnicos e alunos de graduação – para a organização do trabalho, avaliação das atividades desenvolvidas e reformulação de estratégias de ação sempre que necessário.
Impactos na Formação Discente: Ampliação da formação, abrindo um novo nicho interdisciplinar de atuação em museus e centros de ciência.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os museus salvaguardam artefatos bi e tridimensionais pressionados pelo tempo, mas que são relevantes portadores de significados e informações intrínsecas e extrínsecas. Esses espaços tem capacidade de agenciar concomitantemente “a memória, a comunicação, a educação e privilegiar aportes relacionados ao patrimônio, à nação, à identidade sem que com isso sua ‘natureza’ seja arranhada” (LOUREIRO, 2008). Por meio dessa noção fica evidente, que os museus são locais articuladores por excelência. Tratando-se dos museus universitários, além de desenvolverem ações nos campos científicos e de ensino, se apresentam como importantes órgãos de extensão, entendida aqui como “um processo interdisciplinar, educativo, científico e político a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade” (FORPROEX, 2012, p. 29). A UFLA é uma instituição de ensino superior privilegiada por tutelar e gerir os únicos espaços museológicos do município de Lavras e região. Considerando a relevância desses Museus como mediadores culturais, ações pontuais estão sendo gestadas pela Universidade, visando à ampliação do atendimento quali-quantitativas ao público em geral. Estas ações de requalificação dos espaços museológicos integram o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFLA (PDI, 2011-2015), e dizem respeito a: implantação dos planos museológicos dos referidos museus, ampliação da estrutura física (criação da reserva técnica), contratação de profissionais de museu, ampliação do acesso qualitativo do público geral (p.99). Igualmente, destaca-se a criação, em 2012, de uma coordenadoria específica para os museus e do patrimônio cultural da UFLA, a denominada Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico (CMPH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFLA. Esta Coordenadoria representa a importância da gestão do patrimônio cultural universitário em consonância com os estudos e legislações vigentes, em uma conjuntura mais ampla, que abarque aspectos teóricos e práticos da museologia, patrimônio, comunicação e educação.Esse projeto contribuirá substancialmente para a formação acadêmica e cidadã dos alunos de graduação e para a continuidade das ações de requalificação dos Museus da UFLA, haja vista que institucionalmente corrobora-se que o museu universitário para não é apenas um museu na universidade, mas sim um organismo de pesquisa, ensino e prestação de serviços à comunidade.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os museus da UFLA não importantes órgãos voltados para articulação entre pesquisa, ensino e extensão. O funcionamento pleno desses espaços contribui para as ações de extensão universitária, uma vez que o museu em muitas situações é responsável pelo primeiro contato entre o cidadão e a Univesidade.
Resultados Esperados: Aumentar o número de exposições museológicas temporárias nos Museus da UFLA;Ampliar as ações educativas nos Museus; Fomentar ações de gestão de acervos museológicos;
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Caderno de visitas; Itens cadastrados no Tainacan; Quantitativo de objetos acondicionas na RT.
Cronograma:
Descrição Resumida:
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PATRICIA MUNIZ MENDES
Setor: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA/PROEEC
E-mail Institucional: patricia.mendesufla.br
E-mail Alternativo: patriciamunizmgmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/01/2025 - 14:53:55
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/01/2025 - 14:32:39
Histórico de Coordenação:
Link do Arquivo: Autorização_Submissão de projeto de extensão.pdf
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos