UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (19/05/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 33/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Introdução à Programação de Computadores em Python para Análise de Dados

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto visa levar conhecimentos iniciais de programação de computadores tanto para membros da comunidade universitária quanto para o público em geral e apresentar as possibilidades do uso da programação na resolução de problemas que envolvem análise de dados. Este curso terá como foco a linguagem de programação Python e apresentará as tarefas de mineração de dados utilizadas em análises e exploração de grandes conjuntos de dados.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não há.

Número Estimado de Participantes: 60

Locais de Realização: Laboratórios de Ensino dos Departamentos de Ciência da Computação e Computação Aplicada.

Data de Início: 22/04/2025

Data de Término: 21/04/2027

Justificativa: Dado que as mais diversas áreas do conhecimento atualmente possuem demandas de análise de grandes volumes de dados e que essa análise precisa ser assistida por técnicas e ferramentas computacionais, faz-se necessário que pessoas de diferentes áreas de atuação adquiram conhecimentos sobre programação de computadores e técnicas de análise de dados. Sendo assim, este curso propiciará aos membros da comunidade universitária da UFLA e externos à UFLA a aquisição de conhecimentos sobre programação de computadores e análise de dados.

Caracterização dos Beneficiários:

Os beneficiários serão os membros da comunidade universitária da UFLA (discentes, docentes e técnicos) e também membros externos à UFLA que tenham interesse em desenvolver novas habilidades nas áreas de programação de computadores e análise de dados a partir de técnicas computacionais. A cada oferta serão disponibilizadas vagas
para 15 cursistas.

Objetivos:

Capacitar pessoas nas áreas de programação de computadores e análise de dados.
Promover a capacitação de discentes de graduação para atuarem como prelecionistas desse curso.

Metas: Fazer ofertas semestrais deste curso de extensão com 10h de aula cada oferta.

Fundamentação Teórica:

Atualmente o mundo vive a era dos dados, ou seja, com os avanços tecnológicos dos equipamentos eletrônicos e dos computadores, dados são coletados e armazenados a todo instante. Portanto, as mais diversas áreas do conhecimento possuem enormes quantidades de dados que podem ser analisados por ferramentas computacionais para se tentar extrair conhecimento que seja útil para alguma aplicação. Para realização dessa tarefa de análise de grandes volumes de dados normalmente são necessários conhecimentos de programação de computadores, estatística, técnicas de mineração de dados e outros.
Portanto, este curso propõe apresentar aos cursistas noções sobre lógica de programação, uma introdução à programação de computadores utilizando a linguagem Python e conceitos iniciais sobre tarefas e técnicas de mineração de dados.

Metodologia:

Como este projeto foi planejado para ser desenvolvido por um discente de graduação em conjunto com o docente proponente do mesmo, inicialmente, sob orientação do docente responsável, o discente colaborará na preparação de todo o material (slides, exercícios, questionário etc.) que será utilizado no curso.
Já as aulas do curso terão uma parte expositiva dialogada com conteúdos teóricos e práticos, que será relizada pelo discente de graduação e pelo docente proponente deste projeto, e também partes onde os cursistas serão os protagonistas ao apresentarem soluções para os exercícios propostos pelo prelecionista. As aulas do curso serão subdivididas em 3 módulos da maneira apresentada a seguir.

Módulo 01:
* O que é uma linguagem de programação?
* Por que estudar Python?
* Variáveis e tipos básicos
* Características da linguagem Python
* Linguagens compiladas vs. interpretadas
* Operadores aritméticos, lógicos e de comparação em Python

Módulo 02:
* O que é um algoritmo?
* Fluxo sequencial
* Indentação
* Estruturas condicionais (if, else e elif)
* Estruturas de repetição (for, while)
* Funções
* O que são estruturas de dados?
* Estruturas de dados homogêneas vs heterogêneas
* Listas: acesso, inserção, alteração e deleção de elementos.

Módulo 03:
* Tuplas: acesso de elementos.
* Dicionários: acesso, inserção, alteração e deleção de elementos.
* Introdução à mineração de dados.
* Tarefas de mineração de dados: classificação, regressão, agrupamento e extração de regras de associação.
* Aplicações

Impactos na Formação Discente: Ao participar do planejamento, preparação de material e da apresentação de parte do conteúdo do curso, o discente terá a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, essa experiência permite que o aluno reforce conhecimentos aprendidos ao longo do seu curso de graduação e desperte interesse por outras áreas que ele ainda não conhece. Por fim, ao lidar com pessoas da comunidade local, o projeto também é uma oportunidade para que o discente aperfeiçoe o seu senso de responsabilidade social.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino e extensão se dá no momento em que o discente transmite para pessoas da comunidade conhecimentos que ele adquiriu ao cursar as disciplinas de seu curso de graduação. Além disso, tanto o conhecimento obtido pelo discente ao preparar e apresentar o curso quanto aquele transmitido para os cursistas poderá ser útil no desenvolvimento de projetos de pesquisa que necessitem de habilidades que envolvam a programação de computadores e análise de dados.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Este curso tem como foco capacitar pessoas da comunidade nas áreas de programação de computadores e análise de dados. Com essa capacitação, essas pessoas poderão aplicar o conhecimento obtido na solução de problemas reais da nossa sociedade. Além disso, esse projeto tem o potencial de aproximar a UFLA de pessoas que não pertencem à comunidade universitária, gerando oportunidades que colaboram na obtenção de uma maior equidade social.

Resultados Esperados:

Os seguintes resultados são esperados neste projeto:
- Capacitação de pessoas da comunidade interna e externa à UFLA em programação de computadores e análise de dados.
- Aperfeiçoamento das habilidades técnicas e de comunicação do aluno de graduação que colaborará na oferta do curso de extensão.
- Fortalecimento do relacionamento entre a UFLA e a comunidade na qual ela está inserida.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Para acompanhamento e avaliação do curso serão utilizadas as seguintes estratégias:
- Acompanhamento da quantidade de cursistas inscritos.
- Acompanhamento da frequência dos cursistas nas aulas.
- Acompanhamento e avaliação do desempenho dos cursistas na realização dos exercícios propostos.
- Avaliação das respostas fornecidas pelos cursistas em um questionário que será aplicado para coleta de feedback.

Cronograma:

Serão necessárias 20h de trabalho para preparação do material a ser utilizado no curso. Essa carga horária de preparação será dividida em duas semanas de trabalho.
Já a oferta do curso será realizada em três módulos divididos em dois dias: Módulo 01 (2h de duração), Módulo 02 (4h de duração) e Módulo 03 (4h de duração).
Desse modo, a carga horária total de dedicação do discente necessária para realização deste projeto será de 30 horas.

Descrição Resumida: Curso de extensão "Introdução à Programação de Computadores em Python para Análise de Dados".

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • GABRIEL FAGUNDES MESQUITA SOUSA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN - Início: 31/01/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA

E-mail Institucional: luiz.hcm[em]ufla.br

E-mail Alternativo: luizhcm[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 01/04/2025 - 10:00:23

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/04/2025 - 10:34:35

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN: De 31/03/2025 a 12/04/2025.
  • LUIZ HENRIQUE DE CAMPOS MERSCHMANN: De 14/04/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
01/04/2025 - 10:34:35Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (MARLUCE RODRIGUES PEREIRA)
08/04/2025 - 17:36:48Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 33/2025 (ANDREZA CRISTINA BEEZAO MOREIRA)
14/04/2025 - 11:00:12A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.89.6

Créditos