Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 137/2025
Título: CONEXÃO IMUNE: Democratização e multidisciplinaridade dos saberes em prol da Medicina Preventiva
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto de extensão “Conexão Imune” visa a integração entre imunologistas, acadêmicos e sociedade; com foco na popularização da ciência e na congregação de campanhas sociais, projetos de pesquisa e eventos científicos na área de Imunologia. Com o advento das fake news e de movimentos negacionistas, tem sido cada vez mais patente a imprescindibilidade de uma comunicação mais clara e impactante com a população, a respeito do “fazer ciência”, dos benefícios das vacinas para a Saúde Coletiva, da necessidade de prevenção de doenças infectocontagiosas e das inúmeras particularidades associadas ao Sistema Imunológico de seres humanos e animais não humanos. O Núcleo de Estudos em Imunobiologia (NEIMBIO) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), após identificar essa necessidade da sociedade, reúne esforços para a realização de palestras abertas à comunidade externa e interna à universidade; encontros em escolas da rede pública e privada do município de Lavras (MG); redes sociais de divulgação científica para jovens, acadêmicos e profissionais na área; newsletter sobre Imunologia focada nos tópicos estudados pelo NEIMBIO; além de encontros em praças públicas de Lavras a fim de que se compartilhe conhecimento com a comunidade externa à UFLA. À luz da Medicina Preventiva, objetivamos, portanto, a disseminação de informações coerentes e científicas, o estímulo à curiosidade, o impacto positivo na vida de jovens brasileiros, o combate à desinformação, assim como a criação de conexões verdadeiras entre universitários e profissionais na área de Imunologia.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Sem instituições parceiras.
Número Estimado de Participantes: 500
Locais de Realização: Redes sociais, Universidade Federal de Lavras, escolas e praças no município e entorno de Lavras.
Data de Início: 02/05/2025
Data de Término: 30/04/2027
Justificativa:
Atualmente, o conhecimento é transmitido rapidamente pela internet, especialmente pelas mídias sociais, tornando-se um desafio aos profissionais da área promover e conscientizar a população sobre educação em saúde, visto que o repasse das fake news extrapola os níveis da veracidade. Muitas vezes, nas atividades conduzidas pelo Núcleo de Estudos em Imunobiologia (NEIMBIO) e interação do mesmo com as pessoas por mídias sociais, percebemos uma grande desinformação e os membros do núcleo são frequentemente solicitados ao esclarecimento de dúvidas ou apresentações da informação correta. Com isso, é de suma importância a promoção de projetos de extensão, para que os assuntos discutidos dentro e fora dos espaços acadêmicos possam ser compartilhados com a sociedade, de forma que as informações repassadas sejam seguras, focadas e planejadas no contexto em que os indivíduos estão inseridos na comunidade. Dessa forma, no Departamento de Medicina Veterinária da UFLA são desenvolvidas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, as quais contemplam propostas interdisciplinares, enriquecendo o conhecimento dos discentes, e que são realizadas efetivamente em prol do município e das comunidades externas.
Caracterização dos Beneficiários: O projeto beneficiará principalmente jovens e adolescentes, que terão disponível, em plataformas de mídias sociais, conteúdo acessível e multidisciplinar sobre imunologia em diversas interfaces. A sociedade em geral também será favorecida pela maior divulgação de eventos abertos à comunidade externa à UFLA, ampliando o alcance para além do município de Lavras. Docentes, técnicos, profissionais da saúde e discentes poderão se beneficiar diretamente com informações sobre imunologia, promovendo conscientização e disseminação de informações corretas, com embasamento científico, no contexto de saúde única.
Objetivos: Este Projeto de Extensão tem como objetivo promover a educação em saúde e levar conhecimento acerca da importância do sistema imunológico na manutenção da vida, com a apresentação de conceitos para diversos setores da sociedade de um modo simples, de fácil compreensão e com rigor científico; destacando a interação desta com a academia. O projeto visa impactar positivamente a sociedade ao estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico, divulgando informações fidedignas sobre imunologia e saúde coletiva.
Metas:
- Divulgação de conteúdo informativo pelas redes sociais: criação de rede social para divulgação de conteúdo informativo sobre Saúde Única, imunologia, doenças infecciosas, etc. - Desenvolver Materiais Educativos: criar e distribuir materiais informativos (folders, cartazes, e-books) que abordem práticas de saúde e prevenção de doenças infecciosas e ações do sistema imunológico. - Desenvolver programas educacionais em escolas: implementar programas de educação em saúde nas escolas locais por meio de palestras e workshops. Incluindo divulgação de conteúdos sobre Saúde Única, nutrição, prevenção de doenças, vacinação, atividade física, etc. - Realizar atividades lúdicas: organizar eventos, como feiras de saúde nas escolas, envolvendo alunos e responsáveis, com o objetivo de disseminar informações sobre saúde de maneira interativa e envolvente. - Aumentar a adesão à conscientização sobre a importância das vacinas: trabalhar em parceria com serviços de saúde locais, informando sobre a importância das vacinas, colaborando para o aumento da cobertura vacinal na comunidade. - Reduzir a força do movimento antivacina: trabalhar no combate às fake news, em parceria com serviços de saúde locais, realizando eventos de vacinação e informando sobre a importância das vacinas, colaborando para o aumento da cobertura vacinal na comunidade.
Fundamentação Teórica:
A imunologia impacta a compreensão e o manejo de doenças infecciosas, parasitárias, autoimunes, alérgicas e neoplásicas, porém, seu conhecimento permanece restrito aos ambientes acadêmico e clínico. A lacuna de entendimento criada entre a academia e a população pode comprometer a adoção de medidas preventivas, terapias inovadoras e a confiança da população em estratégias de saúde pública, especialmente em momentos de crise sanitária, como durante a pandemia de COVID-19. Nela, a imunologia destacou-se como um campo central, demandando esforços intensos de comunicação científica para esclarecer temas como a imunidade coletiva e a eficácia das vacinas. Nesse sentido, a divulgação científica emerge como uma ponte entre o conhecimento especializado e a sociedade, tornando estratégica a utilização de projetos de extensão que promovam a educação e a disseminação de conhecimentos imunológicos para amenizar a desinformação social e fomentar uma cultura científica mais robusta. A revisão de literatura é uma etapa essencial na construção de iniciativas de extensão científica, permitindo identificar deficiências no conhecimento e fundamentar metodologias, sendo vital traduzir conceitos complexos para linguagens acessíveis, preservando a precisão científica, abordando temas como a distinção entre imunidade inata e adaptativa, mecanismos de resposta imunológica e a relevância das vacinas.
Metodologia: Para atingir os objetivos do projeto, propomos as seguintes ações principais: Publicação nas mídias sociais [No cumprimento desse objetivo serão adotadas as seguintes medidas: Publicação regular (duas vezes na semana) de conteúdos educativos sobre imunologia, como curiosidades, infográficos e vídeos curtos explicativos; Interação com os seguidores por meio de enquetes, “perguntas e respostas” e comentários; Uso de linguagem acessível e visual atrativo para engajar diferentes públicos. A postagem será supervisionada por discentes da UFLA pertencentes ao presente projeto, responsáveis pela produção de seu conteúdo e revisão, que poderá abranger não apenas conceitos básicos em imunologia, mas também as descobertas científicas relevantes na área. Além disso, todo o conteúdo publicado passará por revisão regular dos alunos da pós-graduação associados ao NEIMBIO.]; Newsletter bimestral [A consecução desse objetivo abrange as seguintes atividades: Desenvolvimento de uma newsletter digital com tópicos aprofundados sobre imunologia; Envio para um público-alvo previamente cadastrado, incluindo estudantes, professores e comunidade em geral. Abordagem de temas atuais, como vacinas, novas terapias e tendências na pesquisa imunológica; Treinamento semestral em escrita acadêmica voltado para os participantes do projeto, no qual haverá professores da UFLA com experiência consolidada em produção científica compartilhando seus conhecimentos acerca da temática. A newsletter será organizada também por discentes do NEIMBIO, baseada nos temas abrangidos em cada mês no núcleo, porém apresentados em maior profundidade, como um produto do estudo pormenorizado realizado pelos estudantes responsáveis pela newsletter. Aproveitando o engajamento das redes sociais em que o Projeto estará presente é que será estabelecido o cadastro de interessados em receber a newsletter, o que permitirá à proposta ter alcance bastante diverso.]; Eventos Presenciais [Complementando as atividades anteriores e fomentando a disseminação do conhecimento em imunologia, serão realizados eventos em espaços públicos, sendo eles: Na Praça da cidade: Realização de feiras científicas e palestras interativas abertas ao público, com demonstrações práticas e distribuição de materiais educativos produzidos pelos integrantes do projeto - com o auxílio de ferramentas digitais, tais como o Canva. No Campus Universitário: Organização de seminários, minicursos, oficinas e rodas de conversa com especialistas em imunologia, voltados para estudantes e profissionais na área.Em escolas públicas: Realização de palestras e oficinas educativas, lúdicas e interativas, voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio, abordando conceitos básicos de imunologia de forma interativa e acessível - antecedidas de oficinas internas ao projeto, nas quais os integrantes deste serão capacitados por professores da universidade acerca dos respectivos conceitos e da forma como devem ser repassados. Esses eventos presenciais contarão com a produção de materiais de apoio, a serem definidos conforme o tipo de intervenção a ser realizada. Poderão ser produzidos folders, flyers explicativos, cartilhas, cartazes, pôsteres, cadernos de atividades, cards, e-books, jogos de tabuleiro ou digitais e kits educativos, por exemplo. Além disso, poderão ser utilizadas atividades dinâmicas como quizzes, encenações, gincanas, demonstrações, produção de vídeos e maquetes, assim como quaisquer outras que possam facilitar o alcance do objetivo pretendido com o evento. Em todas essas situações, os materiais a serem utilizados nessas intervenções serão produzidos pelos discentes integrantes do presente Projeto, responsáveis também por definir o formato em que elas ocorrerão, conforme o público a que serão destinadas. Isso permitirá aos discentes a atuação em cenários bastante distintos dos que estão acostumados e nos quais se espera que atuem durante sua carreira profissional, favorecendo o refinamento de habilidades de comunicação interpessoal e eloquente, além de expandir seus conhecimentos para áreas diversas, tais como pedagogia, didática e educação popular, proporcionando a formação de um profissional mais completo e preparado para a atuação na sociedade.]
Impactos na Formação Discente:
O projeto estimulará os discentes pertencentes ao presente Projeto a buscar a aprendizagem continuada, visando o aprofundamento e domínio sobre os temas de imunologia e saúde, a fim de apresentá-los ao público a que se destinam. Agindo dessa forma, impulsiona o aprendizado ativo, por meio do aprimoramento das habilidades de pesquisa e estudo. As diversas atividades a serem desempenhadas ensejarão que tais discentes estudem o conteúdo a ser divulgado, mantendo-se atualizados quanto às recentes descobertas científicas e solidificando seus conhecimentos em imunologia. Os discentes participantes do projeto também desenvolverão suas habilidades de comunicação, por meio do compartilhamento do conhecimento obtido de maneira simples e clara para a população beneficiada, impactando de maneira positiva em sua formação acadêmica, promovendo tanto qualificação pessoal quanto profissional. Assim sendo, espera-se que os discentes participantes se tornem profissionais mais preparados para dialogar com a sociedade, uma habilidade cada vez mais demandada no cenário contemporâneo. Além disso, a gestão das ferramentas de mídia sociais permitirá que os alunos aprendam a dialogar com diferentes estratos da sociedade, favorecendo o desenvolvimento de uma linguagem que permita a compreensão de sua mensagem pelos mais diversos públicos. Assim, o Projeto fomenta a atualização constante dos discentes sobre os temas por ele abarcados, possibilitando o desenvolvimento de um olhar crítico sobre as informações disponíveis. Já os discentes impactados pela atuação do presente Projeto se beneficiarão de informações mais atualizadas e disponibilizadas de forma mais acessível a todos os cursos, não apenas àqueles relacionados à área da saúde, favorecendo sua absorção.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
A integração entre ensino, pesquisa e extensão é essencial para a formação acadêmica completa e para o fortalecimento dos vínculos da universidade com a sociedade. Neste projeto, as atividades propostas visam considerar estas três dimensões de forma harmoniosa, promover uma aprendizagem significativa e contribuir para o desenvolvimento científico e social. As atividades de ensino incluem a participação dos discentes em cursos, palestras e seminários destinados a aprimorar habilidades teóricas e práticas. Esses momentos proporcionam espaço para o aprofundamento do conhecimento acadêmico e a troca de saberes entre professores, estudantes e profissionais convidados, potencializando assim a formação técnica e crítica dos participantes. As atividades de pesquisa do projeto focam na análise de dados coletados durante as ações, para avaliar a eficácia das iniciativas e identificar melhorias. Orientados por docentes, os estudantes desenvolverão relatórios, artigos, materiais e apresentações para eventos científicos, conectando as demandas sociais ao ambiente acadêmico. Essas ações promovem o avanço do conhecimento, estimulam o pensamento crítico e fortalecem a universidade como agente de transformação. Por sua vez, as atividades de extensão visam levar o conhecimento acadêmico à comunidade externa, por meio de ações como palestras abertas, feiras educativas, intervenções em escolas, produção de materiais informativos e outras iniciativas, gerando impacto direto na sociedade. Assim, a extensão cumpre seu papel de democratizar o acesso ao conhecimento e promover transformações sociais positivas, ao mesmo tempo em que, fortalecendo a interação entre a universidade e a sociedade, atua na construção de uma cultura científica inclusiva e participativa.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
O projeto Conexão Imune busca integrar profissionais da área da saúde, acadêmicos e a sociedade por meio de palestras, visitas públicas e mídias sociais, de forma que o acesso ao conhecimento seja democratizado. Destarte, o impacto social deste projeto reside na sua capacidade de aproximar a ciência da vida cotidiana, desmistificando conceitos complexos e tornando o conhecimento imunológico acessível a diferentes públicos. A promoção da educação em saúde empodera a população a adotar práticas preventivas e a compreender melhor o papel da ciência na resolução de problemas globais, como pandemias e doenças crônicas. Outro ponto a ser considerado é o combate à desinformação que, a partir de esforços como campanhas de conscientização e educação em saúde, visa diminuir a força que as fakes news exercem em sociedade e promover um senso crítico em relação ao cenário epidemiológico e saúde pública, contribuindo no combate de doenças endêmicas e evitáveis. Ao oferecer informações claras, verificadas e didáticas, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais crítica e bem-informada, que valoriza a ciência como ferramenta essencial para o progresso social e individual. A interação entre a universidade e a sociedade, proposta por este projeto, fortalece os laços de confiança e colaboração. Ao promover ações em espaços públicos, escolas e no campus universitário, o Projeto fomenta uma cultura extensionista clássica inclusiva, incentivando a participação ativa da comunidade e a valorização do conhecimento acadêmico. Além disso, o estímulo à curiosidade científica pode inspirar jovens a seguir carreiras nas áreas de ciência, tecnologia e saúde, ampliando o impacto transformador deste projeto no longo prazo. Dessa maneira, todos os eventos abertos à comunidade externa poderão ser divulgados também nas redes sociais do Projeto. Assim, atinge principalmente jovens e adolescentes, o que contribui efetivamente para uma geração mais curiosa e receptiva para um conhecimento científico preventivo e coerente, gerando um impacto positivo na vida de jovens brasileiros, e consequentemente, sensibilizando toda a população.
Resultados Esperados:
Ampliar o conhecimento sobre conceitos básicos de imunologia, a função do sistema imunológico, a importância das vacinas e os benefícios de práticas preventivas de saúde, em um contexto de Saúde Única. Nesse ínterim, espera-se minimizar dúvidas, mitos e desinformações relacionadas à imunologia e saúde pública, promovendo a popularização da ciência por meio de palestras, eventos, campanhas sociais e divulgação em redes sociais. Além disso, engajar a comunidade acadêmica e externa, incentivando práticas de saúde preventiva e fortalecendo o pensamento crítico, formando uma comunidade escolar mais informada e interessada em temas científicos, especialmente nas escolas públicas onde ocorrerão palestras e oficinas. Por último, o projeto capacitará acadêmicos em habilidades como comunicação, pesquisa e liderança, enquanto reforça a conexão entre a UFLA e a sociedade, contribuindo para uma comunidade mais informada e consciente no que diz respeito a ciência e saúde.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Formulários de feedback dos participantes de eventos realizados, adesão a estes, número de seguidores e interações nas redes sociais do projeto. Será estabelecido um sistema de avaliação das atividades, coletando feedback dos participantes para medir a eficácia das ações e identificar áreas de melhoria. Além disso, deve-se produzir relatórios semestrais que documentem as atividades realizadas, o número de participantes e os resultados alcançados, para compartilhar com a comunidade.
Cronograma: Newsletter mensal em formato de PDF enviada aos inscritos; publicações semanais no Instagram focadas em jovens; encontros no Campus Universitário, na praça Dr. Augusto Silva e nas escolas de Lavras (MG) e região, sempre que houver a convocação da direção da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV); além do desenvolvimento de conteúdos interativos nas mídias sociais.
Descrição Resumida: O projeto “Conexão Imune” visa a integração entre imunologistas, acadêmicos e sociedade por meio da popularização da ciência e na congregação de campanhas sociais, projetos de pesquisa e eventos científicos na área de Imunologia. Reunindo esforços para a realização de palestras públicas, encontros em escolas, divulgação científica em redes sociais e newsletter, além de encontros em praças públicas de Lavras a fim de que se compartilhe conhecimento com a comunidade externa à UFLA.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ANA PAULA PECONICK
Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA
E-mail Institucional: anappeconickufla.br
E-mail Alternativo: anappeconickyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/04/2025 - 10:57:45
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/04/2025 - 09:37:56
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.15
Créditos