Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 101/2025
Título: O uso do Instagram como ferramenta de divulgação da ciência e orientação sobre Diabetes, obesidade e hipertensão a população.
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
O interesse em abordar a Diabetes Mellitus (DM) neste projeto surgiu a partir da alta prevalência dessa patologia, relacionada a outras comorbidades, como a hipertensão arterial, durante as inúmeras e diversas atividades realizadas pelo NEODIA (Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes) ao longo dos 10 anos desde a sua criação. O Instagram tem sido utilizado pelo núcleo de estudos nos últimos anos como ferramenta importante para esclarecer dúvidas, divulgar eventos do núcleo e também com “Quiz de perguntas”, que visam esclarecer e tirar dúvidas sobre esta patologia. Este projeto será executado com os discentes e docentes membros do núcleo de estudos em obesidade e diabetes (NEODIA). Objetivos:- .-Sanar dúvidas básicas sobre estas doenças com uma linguagem acessível em um ambiente descontraído visando à empatia com o individuo. Através das postagens, mostrar métodos alternativos para controle das doenças, como receitas, dicas de atividades físicas, entre outros, além de apresentar materiais informativos com dicas de alimentação, exercícios físicos, alertas sobre comorbidades das doenças e outros esclarecimentos sobre prevenção/acompanhamentos destas ou por rodas de conversas informais com o mesmo intuito, buscando principalmente a conscientização do individuo em promover mudanças para uma melhor qualidade de vida dentro de sua realidade.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não há Instituições parceiras, mas ao longo dos 10 anos o NEODIA realizou ações dentro da Universidade, praças, feiras, PSFs, empresas, etc.
Número Estimado de Participantes: 5
Locais de Realização: Após reuniões presenciais semanais e elaboração das postagens, as mesmas serão publicados no Instagram.
Data de Início: 07/07/2025
Data de Término: 31/12/2026
Justificativa: Considerando que o uso de ferramentas não farmacológicas é de grande valia na associação ao tratamento da DM, diminuindo o desenvolvimento de comorbidades, o principal propósito deste projeto é a divulgação do conhecimento discente adquerido durante as reuniões do núcleo para a população leiga, com o propósito maior de promover mudança no estilo de vida da população em geral.
Caracterização dos Beneficiários: Comunidade local: Moradores de Lavras e região, estudantes, servidores, além da população em geral que tiver interesse sobre o tema.
Objetivos:
O objetivo principal do presente projeto é buscar a atenção primária à saúde, orientando a população geral em questões relacionadas ao DM e HA, buscando prevenção. Objetivos específicos:-adoção de estratégias de prevenção com métodos alternativos para controle e prevenção das doenças, como receitas nutricionais, dicas de atividades físicas, entre outros;-acompanhamento contínuo de hipertensos/diabéticos focando em tratamentos não medicamentosos; sanar dúvidas básicas sobre estas doenças com uma linguagem acessível em um ambiente descontraído visando à empatia com o individuo;-treinamento dos discentes em transmitir seu conhecimento aprendido na Universidade à comunidade leiga na forma de educação e informação em saúde, trabalhando em equipe de modo a entender a problemática da população assistida e buscando entendimento além dos livros.
Metas: Desenvolver práticas educacionais de transmissão de conhecimento sobre Diabetes Mellitus adquiridos nas reuniões do NEODIA e atuar de forma a estimular atitudes positivas e promover mudança no estilo de vida da população.
Fundamentação Teórica: As integrações de um ensino multidisciplinar dentro do NEODIA vêm ao encontro dos propósitos acima citados, provocando reflexão crítica, com aprendizado significativo que façam os discentes verem o processo saúde-doença, os serviços e políticas de saúde, chegando a diagnósticos situacionais e desenvolvimento de ações educacionais. Nos anos 1990, com a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) em 1994, a atenção primária passou a ser a estratégia oficial e principal para a organização da atenção à saúde no SUS (Gil, 2006). Além dos princípios essenciais da atenção primária em saúde, os derivados destes são: orientação familiar, comunitária e competência cultural. O NEODIA vem trabalhando com propostas de ação multidisciplinar nestes princípios derivados. Com o crescimento das doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial (HA), se faz necessário amplo conhecimento destas no pronto de vista de divulgação promovendo prevenção e melhora do prognóstico, diminuindo as comorbidades associadas a essas patologias. Conforme a OMS, cerca de 347 milhões de pessoas no mundo DM. A população de pacientes com diabetes no Brasil deve alcançar 11,6 milhões até 2025 (World Health Organization – WHO, 2013). Espera-se até 2030 um aumento na incidência de DM de cerca de 110% (Wild et al., 2004). O advento do mundo moderno e fácil acesso a diversos alimentos de origem industrial, associado ao estilo de vida como a inatividade física, vêm sendo consideradas questões de saúde pública. O DM e HA são doenças multifatoriais cujo âmbito ambiental é o ponto chave de seu desenvolvimento e prognóstico, estando muitas vezes associadas ou isoladas no indivíduo. É importante ressaltar que este projeto visa esclarecer dúvidas e possíveis encaminhamentos aos programas de serviços de prevenção e tratamento para a saúde da população, especialmente aos portadores de DM e/ou HA.
Metodologia: Serão realizadas postagens com dúvidas sobre DM, Quiz, divulgação das ações realizadas pelo núcleo, na UFLA, praças, empresas, feiras, centros comunitários, organizações não governamentais e outros. As ações que terão como foco a população lavrense serão supervisionadas pelos docentes e realizadas pelos discentes do NEODIA. Serão apresentados materiais informativos e conversas visando: - dicas nutricionais; -demonstração de receitas de baixo custo;- orientações de práticas de exercícios físicos;- alertas sobre comorbidades das doenças e outros esclarecimentos sobre prevenção/acompanhamentos destas;-perguntas e respostas de questões diversas relacionadas ao DM, HA, entre outras; - conscientização do individuo em promover mudanças para uma melhor qualidade de vida dentro de sua realidade. Promoção de simpósios, divulgação do conhecimento em dias específicos como o Dia Mundial da Obesidade, o Dia Mundial do Diabetes, também são ações a serem realizadas pelo NEODIA.
Impactos na Formação Discente:
O projeto pode ter impactos significativos na formação dos discentes, incentivando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos sobre Diabetes Mellitus. Os alunos terão acesso a conteúdos científicos, palestras, cursos durante as reuniões semanais.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Núcleo de Estudos em diabetes e obesidade (NEODIA), entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, com tempo de duração indeterminado, com sede e foro na cidade de Lavras-MG, é um órgão destinado a congregar profissionais, estudantes e comunidade, tendo por finalidade promover cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, dias de campo, atividades de pesquisa e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos em etiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção da obesidade e diabetes, bem como celebrar convênios e prestar consultorias, além de promover o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós - graduação em Ensino, Pesquisa e Extensão. O corpo social é constituído de membros integrantes, professores, estudantes de graduação de cursos da área da Saúde, Ciências Biológicas e áreas afins e alunos de pós-graduação que apresentem relação com a área de estudo do núcleo da Universidade Federal de Lavras e outras instituições de ensino superior. Diante das atribuições do NEODIA citadas acima e considerando o aumento dos fatores de risco associados às doenças, principalmente no desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis, como sendo ou não consequência da obesidade, fazem-se necessárias neste contexto: a) a ampliação do conhecimento destas patologias e b) a promoção de divulgação à população leiga, com orientações sobre Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial (HA). A ampliação do conhecimento discente fora do ambiente acadêmico, na forma de educação e informação em saúde à sociedade é o nosso principal objetivo com este projeto. Os dados colhidos nas ações do projeto serão utilizados para elaboração de conteúdo científico a ser apresentado em congressos e revista científicada área. Além disso, os discentes estão sendo treinados em passar seu conhecimento aprendido na Universidade à comunidade leiga trabalhando em equipe de modo a entender a problemática da população assistida, buscando entendimento além dos livros e empatia com o individuo.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Esta iniciativa do NEODIA já vem contribuindo ao longo dos 10 anos não só na formação dos discentes, mas principalmente na orientação da população em geral a cerca da Diabetes Mellitus. Durante as inúmeras ações realizadas pelo núcleo percebemos um impacto positivo na comunidade de Lavras. O uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica poderá abranger um número muito maior de pessoas não só na comunidade da UFLA e de Lavras, mas do país de forma geral.
Resultados Esperados: Este projeto será contínuo, visando auxiliar a população a ir em busca de atendimento médico, além de induzir a uma busca da melhora do estilo de vida, a fim de efetivar a prevenção ao desenvolvimento de patologias com risco cardiovascular.Assim, espera-se: aumentar o interesse da população acerca do processo saúde-doença; desenvolver a empatia dos discentes junto à população com a criação de uma visão humanizada; ampliar a atuação dos cursos de graduação da UFLA às áreas fora da academia, implementando a extensão do conhecimento à comunidade; propiciar benefícios na qualidade de vida da população geral;- estimular a divulgação e incorporação de hábito do uso de ferramentas não-famarcológicas gratuitas ou de baixo custo.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Durante todas ações realizadas pelo Núcleo ao longo dos 10 anos, fizemos e continuamos fazendo um levantamento de informações coletadas e posteriormente publicaremos em Congressos dentro da UFLA e fora dela.
Cronograma: As reuniões do Núcleo de estudos são semanais e as postagens também serão semanais através do Instagram.
Descrição Resumida: Orientação multidisciplinar da população, com ações e postagens de fácil acesso sobre os cuidados do controle de Diabetes e hipertensão, muitas vezes assintomáticas, para um melhor prognóstico e mudança no estilo de vida.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: PAULO SERGIO CASTILHO PRETE
Setor: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
E-mail Institucional: paulo.preteufla.br
E-mail Alternativo: pocastilhoyahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 26/06/2025 - 08:20:40
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/07/2025 - 10:20:51
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.2
Créditos