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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (25/08/2025)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 95/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Laboratório Inspira Tech: Transformando sonhos em inovação nas áreas STEM

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Laboratório Inspira Tech é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão universitária voltada à promoção da equidade de gênero e ao fortalecimento da presença feminina nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com foco na população feminina e em estudantes do Ensino Médio de São Sebastião do Paraíso (MG) e região, o projeto busca ampliar o interesse, a autoeficácia e o protagonismo de meninas e mulheres em trajetórias acadêmicas e profissionais historicamente marcadas por desigualdades. A proposta articula ações educativas, científicas e sociais por meio de oficinas, cursos, mentorias, palestras e eventos, que abordam temas como raciocínio lógico, programação, carreira em STEM, habilidades socioemocionais, empreendedorismo e superação de barreiras de gênero. O projeto se fundamenta na metodologia TRACE, que organiza a intervenção em sete etapas interdependentes: desde o mapeamento do contexto local até a avaliação dos impactos e a disseminação dos resultados. Com um horizonte de 10 anos de atuação, o Inspira Tech pretende alcançar diretamente mais de 2.000 meninas, formar uma rede de pelo menos 50 mentoras, inserir centenas de participantes em competições científicas e tecnológicas, e consolidar-se como um programa regional permanente de estímulo à participação feminina nas áreas STEM. Além disso, busca produzir conhecimento acadêmico, inspirar políticas públicas inclusivas e contribuir para a transformação de trajetórias de vida por meio da educação, da ciência e da inovação.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: População feminina e estudantes do Ensino Médio de São Sebastião do paraíso e Região.

Número Estimado de Participantes: 70

Locais de Realização: Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação - ICTIN e instituições parceiras

Data de Início: 01/09/2025

Data de Término: 31/12/2035

Justificativa:

A educação básica no Brasil enfrenta desafios estruturais significativos, como a insuficiência de investimentos, a má gestão de recursos e a evasão escolar, fatores que impactam negativamente o desenvolvimento acadêmico dos estudantes (INEP, 2024). Esses desafios afetam não apenas a formação educacional, mas também o bem-estar psicológico e social dos alunos, influenciando diretamente suas perspectivas de vida, sonhos e aspirações profissionais.
A desmotivação escolar decorre frequentemente de contextos familiares adversos, nos quais necessidades urgentes e crenças limitantes predominam. Esse cenário contribui para uma baixa expectativa em relação à carreira, muitas vezes determinada por históricos familiares ou pela percepção da inferioridade da educação pública. Como consequência, observa-se um baixo rendimento, altas taxas de evasão escolar e uma formação profissional inadequada (Brasil, 2024).

As desigualdades de gênero na educação e na ciência são evidentes. Dados da UNESCO indicam que menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres (UNESCO, 2021). No Brasil, as mulheres representam menos de 46% da força de trabalho na indústria e, além disso, recebem em média 20% menos que os homens pelo mesmo trabalho (FEAC, 2021). Esses números evidenciam a necessidade de iniciativas que incentivem e empoderem meninas ou mulheres a seguir carreiras na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), ajudando as a superar as barreiras que historicamente limitam sua atuação nessas áreas.

Caracterização dos Beneficiários: Beneficiarão do projeto a população feminina e estudantes do ensino médio de São Sebastião do paraíso e Região.

Objetivos:

O Laboratório Inspira Tech tem como principal objetivo fortalecer a autoeficácia e despertar o interesse de mulheres e estudantes do Ensino Médio de São Sebastião do Paraíso e região por carreiras acadêmicas e profissionais nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Para isso, o projeto promove oficinas, palestras, cursos e outras atividades formativas que incentivam a participação ativa e o engajamento desses públicos no universo STEM.

Os objetivos específicos do laboratório são: (i) desenvolver oficinas que reforcem a autoeficácia, o planejamento de carreira e ampliem o conhecimento sobre oportunidades acadêmicas e profissionais em STEM; (ii) apresentar exemplos inspiradores de mulheres que atuam e se destacam nessas áreas, promovendo identificação, motivação e estratégias para superar barreiras de gênero; (iii) oferecer orientações práticas para inserção no mercado de trabalho em STEM, como elaboração de currículos, postura em entrevistas e identificação de cursos complementares; (iv) criar uma rede de suporte e mentoria entre mulheres e alunas; (v) realizar oficinas sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres no mercado STEM, conscientizando sobre desigualdades e incentivando o desenvolvimento de estratégias para enfrentamento; (vi) integrar recursos psicológicos e pedagógicos para apoiar o desenvolvimento emocional e motivacional das participantes; (vii) promover o desenvolvimento de raciocínio lógico, programação, pensamento computacional, design, educação financeira e criatividade por meio de atividades práticas e interdisciplinares que estimulem a resolução de problemas; (viii) ensinar a transformar ideias em oportunidades reais; (ix) estimular habilidades de empreendedorismo, trabalho em equipe e comunicação assertiva; (x) incentivar a participação em hackathons, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos e a inovação; e (xi) motivar a participação em desafios e competições educacionais ou de mercado, como o Technovation Girls e as Olimpíadas de Matemática, fomentando o protagonismo feminino em STEM e o desenvolvimento de competências criativas, analíticas e colaborativas.

Metas:

Metas Estratégicas (2025–2035) e Métricas de Avaliação de Longo Prazo
O Inspira Tech busca consolidar-se como programa regional de referência na promoção da participação feminina nas áreas STEM. Para isso, definiu metas estratégicas para os próximos dez anos:
Estabelecer o Inspira Tech como programa permanente e institucionalizado, com regulamentação formal, financiamento contínuo e presença em diversos municípios e instituições. A meta é beneficiar diretamente mais de 2.000 participantes ao longo do período.
Impactar positivamente a trajetória de ao menos 1.000 estudantes e mulheres da região por meio de cursos e iniciativas vinculadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Monitorar a inserção em cursos técnicos ou superiores e atuação posterior no mercado ou em projetos de inovação.
Criar e manter rede nacional com no mínimo 50 mentoras e apoiadoras atuantes em STEM. Medir diversidade geográfica e institucional, além da frequência e qualidade dos encontros.
Apoiar projetos e startups liderados por mulheres, com incubação de ideias, premiações e parcerias estratégicas com universidades, empresas e ecossistemas de inovação.
Realizar campanhas, eventos e formações que alcancem ao menos 5.000 pessoas. Avaliar mudanças na percepção pública sobre mulheres em STEM, alcance nas redes sociais e presença na mídia local.
Estabelecer ao menos 20 parcerias com instituições de ensino, ONGs, setor produtivo e órgãos públicos para ações conjuntas sustentáveis e de impacto regional.
Gerar e disseminar conhecimento por meio de publicações acadêmicas, apresentações em eventos científicos e inserção dos resultados em políticas públicas.
Inserir no mínimo 100 meninas ou mulheres em olimpíadas, hackathons e desafios tecnológicos, monitorando prêmios, menções e iniciativas subsequentes lideradas por ex-participantes.
Documentar ao menos 50 trajetórias de impacto pessoal e social, evidenciando protagonismo feminino e inspirando novas gerações por meio de vídeos, relatos e conteúdos digitais.

Fundamentação Teórica:

A sub-representação feminina nas áreas STEM constitui um fenômeno multifatorial que reflete desigualdades históricas e estruturais no campo educacional e profissional. Embora avanços tenham sido registrados nas últimas décadas, as barreiras de acesso, permanência e ascensão de mulheres em STEM permanecem significativas, especialmente em contextos marcados por desigualdade social, limitações institucionais e baixa visibilidade de modelos femininos de referência (Dasgupta & Stout, 2014; UNESCO, 2021).
No Brasil, as dificuldades enfrentadas na educação básica agravam esse cenário. Segundo o Censo Escolar 2024, problemas estruturais como a precariedade da infraestrutura digital, a carência de formação continuada para docentes e a persistente evasão escolar no Ensino Médio comprometem não apenas o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também sua autoestima, motivação e capacidade de projetar itinerários formativos e profissionais (INEP, 2024). Essas dificuldades são intensificadas por contextos familiares adversos, que impõem limitações materiais e simbólicas à construção de expectativas educacionais e profissionais, em especial entre adolescentes do sexo feminino (Silva Filho & Araújo, 2017).
As disparidades de gênero são amplamente documentadas na literatura internacional e em levantamentos nacionais. A UNESCO (2021) destaca que menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres, sendo ainda mais baixa sua participação em áreas como engenharia, computação e física. No Brasil, a desigualdade de gênero se manifesta de forma ainda mais aguda no mercado de tecnologia: enquanto a média global de participação feminina no setor gira em torno de 28%, no país essa proporção é de somente 13% (Força Meninas, 2021). Essa lacuna não se restringe ao acesso profissional, mas está presente desde a educação básica. A mesma pesquisa revelou que 62% das meninas brasileiras não conhecem nenhuma mulher que atue em STEM e que 44% delas consideram a matemática uma disciplina difícil, percentual superior ao observado entre os meninos (28%).
Esses dados reforçam a necessidade de iniciativas estruturadas que articulem ações educacionais, socioemocionais e formativas voltadas ao enfrentamento das desigualdades de gênero em STEM. Nesse contexto, o projeto Inspira Tech propõe-se a atuar junto à população feminina e estudantes do Ensino Médio da região de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, por meio de oficinas, palestras, atividades interdisciplinares e redes de mentoria que estimulem o protagonismo, a criatividade e a construção de trajetórias formativas conectadas às áreas científicas e tecnológicas. Além disso, o projeto se justifica tanto pela relevância social e educacional da proposta quanto por sua aderência a diretrizes nacionais e internacionais como por exemplo as que promovem a equidade de gênero (ODS 5) e o acesso a uma educação de qualidade (ODS 4), com vistas à superação das barreiras estruturais que historicamente limitaram a atuação das mulheres nos campos científicos e tecnológicos.

Metodologia:

A metodologia adotada neste projeto fundamenta-se no modelo adaptado do TRACE, que estrutura o processo investigativo e interventivo em sete etapas interligadas e iterativas: (1) Entendimento do Domínio, (2) Entendimento e Definição do Problema, (3) Coleta e Entendimento dos Dados, (4) Elaboração das Intervenções, (5) Avaliação das Intervenções, (6) Desenvolvimento da Plataforma Web e (7) Implantação. Essa abordagem é participativa, interdisciplinar e formativa, centrada nas necessidades, experiências e contextos das estudantes do Ensino Médio e das mulheres envolvidas nas ações.

As etapas se articulam de forma cíclica, permitindo constante retroalimentação entre diagnóstico, planejamento, ação, avaliação e aperfeiçoamento. O modelo favorece o alinhamento das estratégias às demandas locais e promove uma atuação sensível, inclusiva e sustentável.

Entendimento do Domínio e Definição do Problema:
As primeiras etapas envolvem o mapeamento aprofundado do contexto local e regional, focando na identificação dos desafios, barreiras de acesso e permanência em STEM e nas expectativas das estudantes e mulheres participantes. Aspectos sociais, culturais e educacionais que contribuem para a sub-representação feminina serão considerados. Essa fase inclui articulações com escolas públicas, centros culturais, coletivos locais e organizações da sociedade civil, visando construir uma compreensão situada e compartilhada da problemática.

Coleta e Entendimento dos Dados:
Serão utilizados diversos instrumentos para levantar dados que subsidiem o planejamento das ações, como questionários diagnósticos, entrevistas com docentes e gestoras, grupos focais com alunas e análise de dados socioeducacionais disponíveis. Essa abordagem mista permitirá uma leitura abrangente das trajetórias escolares, interesses, dificuldades e condições de vida das participantes, além do reconhecimento de fatores institucionais e contextuais que influenciam suas escolhas. O diagnóstico orientará a definição dos eixos prioritários de atuação.

Elaboração das Intervenções:
Com base nos dados coletados, será elaborado um plano de ações formativas e inspiradoras, organizadas em módulos temáticos. Serão realizadas oficinas, rodas de conversa, cursos, palestras e mentorias com temas como autoeficácia, planejamento de carreira, lógica e programação, raciocínio computacional, habilidades socioemocionais, design, educação financeira, elaboração de currículos, simulação de entrevistas, comunicação assertiva, inovação e empreendedorismo. As atividades serão conduzidas por docentes, profissionais convidadas e estudantes universitárias, com materiais adaptados às diferentes faixas etárias e realidades escolares.

Avaliação das Intervenções:
As ações terão avaliação formativa contínua, utilizando formulários pré e pós-atividades, grupos focais, entrevistas e registros reflexivos. Essa avaliação medirá o impacto das intervenções na autoeficácia, interesse por STEM e desenvolvimento de competências socioemocionais e técnicas, além de identificar pontos de melhoria para ajustar as ações.

Desenvolvimento da Plataforma Web:
Será criada uma plataforma digital colaborativa para ampliar o alcance e continuidade das ações. A plataforma reunirá conteúdos formativos, materiais didáticos, oportunidades acadêmicas e profissionais, mentoria virtual e fóruns de discussão. Essa infraestrutura digital favorecerá a troca de experiências entre participantes, mentoras e equipe, promovendo vínculos duradouros e suporte educacional.

Implantação:
A implantação ocorrerá em ciclos, começando com um piloto em uma ou duas escolas públicas para experimentação, avaliação e ajustes. Com base nesses aprendizados, o projeto será expandido para outras escolas e instituições da região, em parceria com ONGs, centros culturais, universidades e coletivos. As ações priorizarão meninas em situação de vulnerabilidade e serão adaptadas às realidades locais. Além das oficinas e mentorias, o projeto realizará eventos como hackathons, desafios criativos e participação em competições científicas e educacionais (ex.: Technovation Girls, Olimpíadas de Matemática), estimulando protagonismo, criatividade e inovação.

Acompanhamento, Sistematização e Disseminação:
Será criada uma rede de mentoria composta por docentes, pesquisadoras, profissionais da área e ex-participantes, que dará suporte às estudantes em encontros presenciais e online, individualmente e em grupos. Paralelamente, haverá sistematização contínua das práticas, com produção de relatórios, artigos científicos, conteúdos audiovisuais e materiais educativos. Os resultados serão divulgados pela plataforma web, redes sociais e eventos institucionais, destacando histórias transformadoras. A documentação dos impactos e aprendizados visa inspirar novas iniciativas e contribuir para políticas públicas de inclusão de meninas em STEM

Impactos na Formação Discente:

A participação no projeto proporcionará às estudantes universitárias envolvidas uma formação ampliada, integrando competências técnicas, pedagógicas, éticas e socioculturais. Ao atuarem no planejamento, execução e avaliação das ações formativas, as discentes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação, empatia, mediação de conflitos e gestão de projetos.
Além disso, o contato direto com estudantes do Ensino Médio e com realidades educacionais diversas favorece uma compreensão mais profunda sobre as desigualdades de gênero e os desafios enfrentados por meninas em situação de vulnerabilidade. Essa vivência contribui para a formação de profissionais mais sensíveis, comprometidas com a inclusão e preparadas para atuar em contextos interdisciplinares e socialmente responsáveis.
A produção de materiais didáticos, relatos reflexivos, artigos e a participação em eventos científicos também estimularão o engajamento acadêmico, a autonomia intelectual e o protagonismo das discentes, fortalecendo sua trajetória na graduação e ampliando suas perspectivas de inserção em programas de pós-graduação, iniciação científica e extensão universitária.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O Laboratório Inspira Tech estabelece uma articulação orgânica entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma formação universitária integral, crítica e comprometida com a transformação social. As ações de extensão realizadas junto às estudantes do Ensino Médio e mulheres da comunidade contribuem para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que geram insumos valiosos para a investigação científica e o aprimoramento do ensino.
No eixo do ensino, o projeto estimula o desenvolvimento de competências didático-pedagógicas por parte das discentes envolvidas, ao mesmo tempo em que reforça conteúdos técnicos e socioemocionais de áreas STEM, Empreendedorismo, Inovação, Educação e Psicologia. Oficinas, rodas de conversa e mentorias são planejadas e executadas em contextos reais, possibilitando aprendizagens significativas e experiências transformadoras.
No eixo da pesquisa, os dados coletados durante o diagnóstico, a execução e a avaliação das atividades formam uma base rica para a produção de conhecimento sobre gênero, educação e inclusão nas áreas STEM. Serão desenvolvidos artigos, trabalhos de conclusão de curso e outras produções científicas, fomentando a reflexão crítica sobre práticas educacionais, barreiras estruturais e estratégias de superação.
Por fim, no eixo da extensão, o projeto atua diretamente na comunidade, promovendo oportunidades concretas de acesso, permanência e protagonismo de meninas e mulheres nas áreas STEM. Essa atuação fomenta o diálogo entre universidade e sociedade, contribui para a redução das desigualdades e fortalece o papel social da universidade pública como agente de mudança.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O Laboratório Inspira Tech foi concebido com foco na transformação social por meio da promoção da equidade de gênero e da ampliação da participação de meninas e mulheres nas áreas STEM. O projeto estabelece uma relação direta e dialógica com escolas públicas, organizações sociais, coletivos e famílias, reconhecendo os saberes locais e as especificidades culturais como elementos fundamentais para o sucesso das ações.
Ao atuar em territórios marcados por desigualdades sociais, educacionais e de gênero, o projeto contribui para o empoderamento das participantes, fortalecendo a autoeficácia, ampliando seu repertório de possibilidades acadêmicas e profissionais e estimulando o protagonismo juvenil. As oficinas, mentorias, palestras e eventos formativos são pensados para criar ambientes acolhedores, seguros e inspiradores, capazes de gerar mudanças duradouras nas trajetórias individuais e coletivas.
Além do impacto direto sobre as estudantes, o projeto mobiliza a comunidade escolar e as redes de apoio, fomentando discussões sobre inclusão, diversidade, oportunidades no setor tecnológico e combate ao sexismo. A longo prazo, espera-se que o Inspira Tech contribua para a formação de lideranças femininas em STEM, o fortalecimento de políticas educacionais inclusivas e a construção de um ecossistema de inovação mais diverso, justo e representativo.

Resultados Esperados:

A implementação contínua do Inspira Tech ao longo de uma década visa promover transformação estrutural e sustentável na formação, representatividade e protagonismo de meninas e mulheres nas áreas STEM. Os principais resultados esperados são:
Aumento do ingresso feminino em cursos de graduação em STEM, especialmente em instituições públicas, com acompanhamento das trajetórias acadêmicas e profissionais das egressas.
Criação de uma comunidade regional articulada, formada por ex-participantes, mentoras, docentes e profissionais de STEM, atuando como rede de apoio, espaço de colaboração e fortalecimento mútuo entre universidade, escolas e sociedade civil.
Redução das barreiras de gênero em escolas parceiras, por meio da adoção de práticas pedagógicas inclusivas, adaptação curricular e ações que valorizem a presença feminina nas áreas científicas e tecnológicas.
Formação de lideranças femininas em ciência, tecnologia e inovação, com impacto direto no empreendedorismo tecnológico, ocupação de posições estratégicas e produção de conhecimento por mulheres.
Institucionalização do Inspira Tech como programa permanente de extensão universitária, com regulamentação, editais próprios, apoio financeiro recorrente e articulação com políticas públicas de inclusão e inovação educacional.
Replicabilidade do modelo em outros territórios por meio da formação de núcleos locais, produção de materiais metodológicos e parcerias com secretarias de educação, coletivos de mulheres e ONGs.
Produção científica e disseminação de evidências sobre inclusão em STEM, por meio de publicações, participação em eventos e compartilhamento de práticas em plataformas digitais.
Criação de repositório de trajetórias inspiradoras, reunindo dados, histórias e depoimentos que valorizem o protagonismo feminino e contribuam para políticas públicas baseadas em evidências.
Formação cidadã de estudantes universitários(as) envolvidos(as) no projeto, com experiências de extensão crítica, interdisciplinar e socialmente engajada, capazes de atuar com ética, empatia e compromisso social.
Transformação cultural nos territórios, com maior valorização da ciência, da educação de qualidade e da presença ativa de meninas e mulheres como agentes de mudança e inovação.
A consolidação do Inspira Tech como referência regional em inclusão e formação em STEM será um legado de longo prazo, impactando a equidade de gênero e o futuro de meninas em situação de vulnerabilidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

A avaliação do projeto Inspira Tech será contínua, formativa e participativa, apoiando-se em indicadores quantitativos e qualitativos diretamente alinhados aos objetivos. Esses indicadores estão distribuídos em dez dimensões-chave, permitindo um acompanhamento abrangente e estratégico ao longo dos ciclos:

Engajamento e Participação: envolve o número de estudantes do Ensino Médio por escola e ciclo, taxa de permanência nas atividades, número de mentoras envolvidas, além de escolas e instituições parceiras mobilizadas.

Desenvolvimento de Competências: considera autoavaliações sobre competências como autoconfiança, lógica e liderança; frequência nas oficinas; qualidade percebida das atividades e diversidade das ações formativas ofertadas.

Impacto Educacional: mede a evolução no interesse e ingresso em cursos STEM, desempenho escolar em áreas exatas, e participação em olimpíadas ou feiras científicas. Também observa o surgimento de alunas multiplicadoras.

Produção Acadêmica e Institucional: contabiliza publicações, trabalhos acadêmicos, projetos vinculados ao Inspira Tech e sua integração a programas institucionais e políticas públicas.

Impacto Social e Cultural: avalia mudanças na percepção escolar e comunitária sobre mulheres em STEM, por meio de relatos, entrevistas e visibilidade em mídias e redes sociais. Inclui ainda casos documentados de transformação.

Infraestrutura e Gestão: abrange a execução dos ciclos planejados, gestão orçamentária, avaliação das instituições parceiras e funcionamento de plataformas digitais de suporte às participantes.

Empoderamento e Transformação Social: considera a evolução da autoeficácia em liderança e tecnologia, mudanças de atitudes em escolas e comunidades, e a inserção das alunas em espaços decisórios (como grêmios e fóruns).

Sustentabilidade e Continuidade: monitora a criação de iniciativas derivadas do projeto, captação de novos apoios e o grau de apropriação pelas escolas, incluindo a replicação autônoma de ações e uso dos materiais desenvolvidos.

Acessibilidade e Equidade: analisa a inclusão de participantes em vulnerabilidade social ou com deficiência, além da distribuição territorial das ações, garantindo acesso a comunidades periféricas e rurais.

Inovação Pedagógica e Tecnológica: avalia o grau de inovação das práticas utilizadas, recursos desenvolvidos e a reutilização de metodologias em outras frentes educacionais.

Cronograma:

Fase 1 – Iniciação e Diagnóstico Participativo (Set/2025 – Dez/2026)
Foco: Entendimento do domínio, definição do problema e planejamento inicial
Objetivos contemplados: (i), (ii), (iii), (v), (vi).
Será realizado um diagnóstico participativo com estudantes e escolas da região, seguido da implementação piloto com oficinas temáticas.

Fase 2 – Expansão Local e Formação de Núcleo de Mentoras (2027 – 2028)
Foco: Ampliação das ações formativas e estruturação da rede de apoio
Objetivos contemplados: (i) a (vii), (ix).
Focará na expansão local e na estruturação de uma rede de mentoras, ampliando o número de escolas atendidas e as trilhas formativas.

Fase 3 – Consolidação Regional e Promoção de Lideranças (2029 – 2030)
Foco: Articulação regional, fortalecimento institucional e protagonismo feminino
Objetivos contemplados: todos.
O projeto se consolidará regionalmente, promovendo eventos públicos, inserção em competições científicas e desenvolvimento de lideranças femininas.

Fase 4 – Sustentação, Publicação e Transferência de Conhecimento (2031 – 2032)
Foco: Sistematização, produção científica e institucionalização
Objetivos contemplados: (iv), (viii), (x), (xi).
Será voltada à sistematização, produção científica, formalização de parcerias e institucionalização do Inspira Tech como programa permanente da universidade.

Fase 5 – Impacto Sistêmico e Disseminação Nacional (2033 – Dez/2035)
Foco: Avaliação de impacto, disseminação e legado do projeto
Objetivos contemplados: todos.
Será dedicada à avaliação de impacto, documentação das trajetórias transformadas e disseminação nacional dos resultados e metodologias, com foco em legado e sustentabilidade do projeto.

Descrição Resumida: O Laboratório Inspira Tech é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que visa fortalecer a participação feminina nas áreas STEM em São Sebastião do Paraíso e região. Por meio de oficinas, mentorias e ações formativas, busca desenvolver a autoeficácia e o protagonismo de estudantes do Ensino Médio e mulheres, promovendo inclusão, inovação e superação das barreiras de gênero nas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • RAISSA BARBARA NUNES MORAES ANDRADE - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO HENRIQUE NASCIMENTO - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BENTO RAFAEL SIQUEIRA - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LEONILSON KIYOSHI SATO DE HERVAL - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOHNATAN ALVES DE OLIVEIRA - Início: 01/09/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Ana Paula Vergani Sarno - Início: 06/08/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Camila Silva Finco - Início: 06/08/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Francielly Naves Fagundes - Início: 06/08/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CRISTIANE APARECIDA LANA

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: cristiane.lana[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cristiane.lana[em]alumni.usp.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 06/08/2025 - 14:57:01

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/08/2025 - 12:53:58

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CRISTIANE APARECIDA LANA: De 25/07/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
06/08/2025 - 15:05:01Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
19/08/2025 - 12:53:58Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 95/2025 (LEONILSON KIYOSHI SATO DE HERVAL)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.2

Créditos