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Índice:
Número de Registro: 104/2025
Título: Integração Cultural e Acadêmica: Promovendo a Inclusão de Estudantes Africanos na Comunidade de Lavras e na UFLA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto tem como objetivo promover a integração de estudantes provenientes de países africanos que vêm à UFLA para estudar envolvendo-os na comunidade acadêmica e, principalmente, na vida social e cultural da cidade de Lavras. Para isso, são planejadas iniciativas que extrapolam o âmbito acadêmico, abrangendo diversos espaços da cidade, como escolas e outros locais comunitários. Essas ações proporcionarão aos estudantes a oportunidade de compartilhar aspectos únicos de suas culturas, incluindo arte, história, religiosidade, gastronomia, idiomas e outras características marcantes de seus países de origem, fortalecendo o intercâmbio cultural e enriquecendo a convivência na região.
Área Temática: Cultura
Instituições Parceiras: Secretaria de Educação do Município de Lavras – MG; Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR-Lavras).
Número Estimado de Participantes: 10
Locais de Realização: Centro de Integração Universitária (CIUNI); Centro de Cultura; Museus; e escolas da região.
Data de Início: 22/08/2025
Data de Término: 22/08/2027
Justificativa: A presença de estudantes vindos de países africanos na UFLA é uma oportunidade única para fortalecer laços interculturais, e promover uma maior compreensão e respeito entre diferentes culturas. A integração desses estudantes tanto na universidade quanto na comunidade local é essencial para criar um ambiente mais inclusivo, acolhedor e enriquecedor para todos. As iniciativas propostas contribuem para reduzir barreiras culturais, combater preconceitos e valorizar a diversidade como um dos pilares fundamentais do desenvolvimento humano e social.
Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários diretos são os estudantes africanos que participam do programa. Os beneficiários indiretos incluem a comunidade acadêmica da UFLA, escolas regionais e a população de Lavras, que terão a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre histórias e culturas africanas e interagir com diferentes perspectivas histórico-culturais.
Objetivos: Facilitar a integração de estudantes africanos na comunidade acadêmica e na cidade de Lavras; Promover o intercâmbio cultural entre os estudantes africanos e a comunidade regional ; Divulgar as culturas africanas por meio de atividades nas escolas, eventos culturais e outros espaços da cidade.
Metas: Realizar ao menos 10 eventos anuais de integração cultural; Organizar apresentações culturais em pelo menos 5 escolas de Lavras; Envolver ao menos 50% dos estudantes africanos da UFLA nas atividades propostas.
Fundamentação Teórica:
Baseia-se em estudos sobre interculturalidade e a importância do diálogo entre culturas como forma de promover a inclusão social, combater preconceitos e valorizar a diversidade. A partir da concepção de Paulo Freire, que propõe a extensão como um processo dialógico e comunicativo, busca-se fomentar a troca de saberes entre diferentes contextos culturais, promovendo a extensão do conhecimento cultural, em oposição à mera extensão da cultura. Essa abordagem reconhece o valor de cada grupo social como detentor de conhecimentos únicos, e privilegia a criação de espaços nos quais o aprendizado é mútuo e transformador. Os conceitos de inclusão, pertencimento e multiculturalismo fundamentam as ações descritas, alinhando-se à perspectiva freireana de uma prática educativa que emancipa e valoriza a diversidade como elemento central para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Metodologia: Levantamento inicial das demandas e interesses dos estudantes africanos; Contato com a Secretaria de Educação; Levantamento das demandas das escolas participantes; Planejamento e execução de oficinas, mostras, sarau, palestras, rodas de conversa e eventos culturais em parceria com escolas e a comunidade local; Monitoramento e avaliação contínua das atividades realizadas
Impactos na Formação Discente: Desenvolvimento de competências interculturais nos estudantes, tanto africanos quanto brasileiros; Ampliação da sensibilidade e do respeito à diversidade entre os participantes; Enriquecimento da experiência acadêmica por meio de interações sociais e culturais significativas.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra as três dimensões ao propor atividades práticas que conectam os conhecimentos acadêmicos à aplicação prática e ao engajamento comunitário. Estudos e reflexões acadêmicas sobre interculturalidade podem ser usados para fundamentar as ações realizadas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Ao aproximar a comunidade acadêmica e de Lavras das histórias e culturas africanas, o projeto fomenta o respeito mútuo e o aprendizado coletivo, gerando um impacto positivo no convívio social e no fortalecimento de valores como a tolerância, a empatia e o respeito.
Resultados Esperados: Maior integração dos estudantes africanos na universidade e na cidade; Ampliação do conhecimento da comunidade de Lavras sobre as culturas africanas; Socialização de elementos histórico-culturais africanos; Redução de barreiras culturais e preconceitos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de eventos realizados; Participação dos estudantes africanos e da comunidade local nos eventos; Feedback coletado dos participantes.
Cronograma:
Agosto: 1. Cadastrar projeto e capacitar participantes 2. Realização do Sarau com a Equipe da DRI - Recepção de Calouros Internacionais (22/08/2025); Setembro: 1. Até o dia 10/09: Contatar os estudantes estrangeiros sobre o projeto e se aceitariam participar. 1. 16/09: Reunião para alinhamento das expectativas iniciais sobre o projeto entre a equipe organizadora. Dos dias 11 a 21 Festival Artes Vertentes (Tiradentes). Buscar levar os estudantes envolvidos no projeto em ao menos um dia do Festival. Outubro: 1. Contatar a Secretaria de Educação Municipal para apresentar o projeto e mapear as escolas que seriam viáveis para realizar as ações. Novembro: 1. De 17 a 21/11 semana da consciência negra. Dezembro: A equipe organizadora irá utilizar os 15 primeiros dias do mês para avaliar e analisar as atividades realizadas no decorrer dos meses trabalhados. De 01 a 05/12, buscaremos nos reunir com os envolvidos: estudantes da UFLA e equipe organizadora, para fazermos um apanhado geral e ouvirmos todas as partes. Na semana da frente, a comissão organizadora faria uma relatório com o compilado de todas as informações e pensará as ações para o ano de 2026.
Descrição Resumida: O projeto visa promover a integração de estudantes africanos na UFLA e na cidade de Lavras por meio de atividades culturais, educacionais e sociais. Ao conectar esses estudantes com a comunidade local, busca-se valorizar a diversidade cultural, ampliar o aprendizado mútuo e fortalecer os laços de convivência.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: STEFANIA BECATTINI VACCARO
Setor: DEPARTAMENTO DE DIREITO
E-mail Institucional: stefania.vaccaroufla.br
E-mail Alternativo: becattinivaccaro.stefaniagmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/08/2025 - 15:57:29
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/08/2025 - 16:14:57
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.95.2
Créditos