Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 132/2025
Título: UFLA DE BIKE
Programa de Extensão: Complexo Esportivo UFLA - CE/UFLA – Desenvolvimento e Controle do Treinamento Esportivo em Atletas e Praticantes de Atividade Física
Resumo da Proposta: O projeto de extensão UFLA de Bike, tem os objetivos de atender à crescente população de ciclistas de Lavras e região, de iniciantes a experientes, praticantes de diferentes modalidades (ciclismo urbano, mountain bike, mountain bike competitivo, etc.), além de fomentar a pratica do ciclismo (Mountain Bike) não apenas como uma forma de lazer e competição, mas também como uma alternativa de transporte, discutindo suas vantagens ambientais e de saúde, além de promover ações educativas sobre o uso seguro das bicicletas nas cidades e conscientização e preservação da natureza. É um projeto que apresenta uma relação com o ensino e pesquisa, pois há diferentes disciplinas, que tratam da temática “bicicleta”, além de pesquisas a serem desenvolvidas com ciclistas participantes deste projeto de extensão.
Área Temática: Saúde
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 50
Locais de Realização:
Departamento de Educação Física. Pista de Mountain Bike ao lado do Ciuni
Data de Início: 06/10/2025
Data de Término: 06/01/2027
Justificativa: É possível observar um crescimento progressivo de inatividade física que atingiu na atualidade prevalências extremamente elevadas, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. A demanda por projetos de prática de atividade física é crescente no campus da UFLA, visto os benefícios já consolidados na literatura pela sua prática. Assim a disponibilidade de espaços para a sua prática é importante a fim de mobilizar um maior número de praticantes promovendo uma maior aproximação da comunidade externa da UFLA com a Universidade, promovendo a eles os benefícios que a mesma tem a oferecer. Além disso, a oferta de um projeto de Ciclismo, permitirá aos estudantes de Educação Física a vivência prática em um dos campos para o futuro exercício da profissão.
Caracterização dos Beneficiários: Crianças, adolescentes e adultos da comunidade interna e externa a Universidade
Objetivos:
Oportunizar a comunidade interna e externa à Universidade Federal de Lavras (Lavras e região) a prática do ciclismo, assim como, seus potenciais benefícios como: melhoria na saúde, qualidade de vida e bem-estar geral dos praticantes Contribuir com a formação dos estudantes do curso de Educação Física, por meio da experiência prática no acompanhamento desse tipo de atividade física, bem como permitir, a coleta de dados para pesquisas científicas de projetos aprovados pelo Comitê de ética. Melhorar o desempenho dos ciclistas através de um programa de treinamento personalizado elaborado com base nos princípios científicos do treinamento. Realizar o mapeamento das trilhas da Universidade
Metas: Fomentar a prática do Mountain Bike na Universidade Federal de Lavras, na cidade de Lavras e região. Além disso, promover a aproximação da comunidade externa da UFLA com a Universidade.
Fundamentação Teórica: O ciclismo tem se consolidado como uma prática física que não só promove a saúde e o bem-estar, mas também desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana sustentável. De acordo com Pucher e Buehler (2012), o aumento do uso de bicicletas nas grandes cidades está diretamente relacionado à melhoria da qualidade de vida, à redução da emissão de gases poluentes e à promoção de hábitos saudáveis. Neste contexto, o projeto de extensão sobre ciclismo visa proporcionar à comunidade acadêmica e externa a oportunidade de experimentar e compreender os benefícios dessa prática, além de contribuir para o fortalecimento da cultura da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável. A utilização da bicicleta como uma forma de mobilidade urbana sustentável tem sido estudada por diversos autores, como Banister (2008), que aponta a bicicleta como um modal eficiente e de baixo custo para a redução de congestionamentos urbanos. Além disso, o aumento do número de ciclistas nas cidades está ligado ao desenvolvimento de infraestrutura adequada, como ciclovias e bicicletários (Garrard, 2013), e à conscientização dos benefícios do ciclismo, que abrangem desde a melhora na saúde cardiovascular até a diminuição da pegada de carbono (Hollander et al., 2013). Dentre as modalidades do ciclismo, podemos citar o Mountain Bike, que tem sua origem na década de 1970, quando um grupo de ciclistas da Califórnia, nos Estados Unidos, começou a adaptar bicicletas tradicionais para enfrentar os terrenos acidentados das montanhas de Marin County. Esses pioneiros, liderados por figuras como Gary Fisher, Tom Ritchey e Joe Breeze, modificaram as bicicletas para torná-las mais robustas e capazes de suportar os desafios de trilhas mais agressivas, com pneus mais largos e quadros reforçados (WHEELER, 2000). O movimento ganhou força rapidamente, resultando no que viria a ser reconhecido mundialmente como o esporte de Mountain Bike. Em sua essência, o mountain bike é uma forma de ciclismo adaptada para percorrer terrenos irregulares e naturais, como trilhas, montanhas e florestas. A prática do MTB pode estimular o cuidado com o meio ambiente, já que muitas trilhas e percursos estão em áreas de preservação ambiental (SANTOS, 2015). Devido a sua grande área verde, e as políticas de preservação ambiental da Universidade Federal de Lavras, a torna um ambiente propício para a prática da modalidade. Referências: Banister, D. (2008). The sustainable mobility paradigm. Transport Policy, 15(2), 73-80. Garrard, J. (2013). Infrastructure and cycling: Lessons from Australia. International Journal of Sustainable Transportation, 7(4), 276-291. Hollander, J. B., et al. (2013). Cycling and health: A review of the literature. Preventive Medicine, 57(5), 574-581. Pucher, J., & Buehler, R. (2012). Cycling for everyone: An international perspective. Transport Reviews, 32(1), 1-24. SANTOS, R. Cicloturismo e Mountain Bike: Benefícios para a Saúde e o Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Editora Verde, 2015. WHEELER, M. Mountain Bike: A História do Ciclismo nas Trilhas. São Paulo: Editora Pedal, 2000.".
Metodologia:
Os participantes serão convidados, através de anúncio na internet, cartazes em lojas especializadas, escolas e contato pessoal em evento de bicicleta. Todos os participantes deverão assinar o termo de compromisso de termo de aceitação das normas de funcionamento e resposta à anamnese. Além disso, deverão apresentar um atestado médico liberando para a prática de atividade física. Para participantes menores de 18 anos, os responsáveis deverão assinar o termo de autorização e responsabilidade para a participação dos menores. Os dias e horários poderão ser alterados de acordo com as atividades que estiverem acontecendo na pista, assim como, da disponibilidade dos monitores e alunos, disponibilizando assim, vagas para matrícula. O projeto terá a primeira etapa de planejamento e construção de uma metodologia de ensino e aperfeiçoamento da modalidade. Nessa etapa participarão crianças e adolescentes de 12 a 15 anos. De acordo que for evoluindo o projeto as turmas serão ampliadas para crianças mais novas a partir dos 3 anos (que deverão estar acompanhadas dos pais e responsáveis) e adolescentes até 17 anos. E posteriormente uma turma de adultos. Entretanto, a abertura das turmas dependerá do número de professores monitores. No primeiro momento todos os participantes deverão trazer sua própria bicicleta e seus equipamentos de segurança (capacete, luvas, joelheira e cotoveleira). As aulas terão duração de 30 a 50min. para as crianças de 3 a 11 anos e de 2 horas para as crianças acima de 11 anos. As aulas serão compostas de atividades em cima da bicicleta e fora da bicicleta, visto que nessa idade a criança precisa ter uma formação completa respeitando a fase de desenvolvimento de cada uma de acordo com a idade. E todas as atividades serão realizadas de forma lúdica. O projeto também irá realizar um mapeamento e marcação das trilhas da Universidade utilizadas para a prática da modalidade.
Impactos na Formação Discente: Os discentes poderão participar ativamente em todo processo desde o ensino, a avaliação até a prescrição e monitoramento do treinamento. Já havendo assim uma vivência prática de alguma das áreas de sua formação.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O projeto tem relação com os conteúdos das disciplinas, GFD224 (Introdução aos Esportes de Marcas), GFD 229 (Metodologia do Treinamento) permitindo uma vivência dos estudantes com a parte prática. Na esfera de ensino, os estudantes da disciplina GFD224, terão algumas aulas práticas no projeto, em que eles participarão do planejamento e execução de algumas aulas as crianças da iniciação, visto que o conteúdo ciclismo faz parte do cronograma da disciplina. Além disso, como parte do requisita da disciplina a circularização da extensão, os estudantes deverão organizar um festival de ciclismo para crianças. Na disciplina GFD229, os estudantes vão participar no grupo dos adolescentes participando das avaliações físicas, prescrição e monitoramento do treinamento. Com o programa de pós-graduação no departamento de Educação Física, existe uma linha de pesquisa voltada para esportes de Endurance (corrida, ciclismo e natação), possibilitando do desenvolvimento de dissertações de mestrado em que envolva a participação dos alunos do projeto. Além disso, os estudantes da graduação também têm a possibilidade de desenvolverem seus projetos de trabalho de conclusão de curso no projeto de extensão, tanto voltado para área de ensino da modalidade quanto para a área de desempenho. Isso permite que os estudantes tenham perspectiva de, junto aos docentes, desenvolverem projetos de pesquisa que podem contribuir com suas formações e gerar retorno à comunidade. Destacando que toda e qualquer intervenção, seja ela de ensino ou pesquisa, tem que gerar contribuição para os participantes do projeto.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes envolvidos serão privilegiados com a oportunidade de estar inseridos em uma realidade concreta de prática vivencial atuando também como agentes formadores, aplicando teoria na prática. Dessa forma, os participantes da comunidade terão a oportunidade de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão, na qual toda instituição de ensino deve estar apoiada, através da interdisciplinaridade; a prática do atletismo como atividade de formação e competição pelos praticantes.
Resultados Esperados: Aumento da participação de ciclistas da comunidade externa à Universidade, divulgando a modalidade. Oportunizando os potenciais benefícios do exercício físico aos praticantes. Além de, uma maior aproximação da comunidade a Universidade podendo se beneficiar do que a Universidade tem a oferecer.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Para isso serão realizadas avaliações semestrais tanto quantitativa quanto qualitativas. As avaliações quantitativas serão: uma das principais será número de adeptos ao projeto, assim conseguindo demonstrar uma maior aderência. Para os adolescentes, serão realizadas avaliações físicas para verificar a melhora no desempenho: avaliação da massa corporal, estatura, avaliações antropométricas, também serão aplicados testes de performance com a bicicleta. Também serão realizadas avaliações qualitativas que será uma avaliação observacional realizada pelos monitores e professores verificando o desenvolvimento do aluno ao longo tempo, avaliando aspectos importantes para pedalar, como equilíbrio, habilidade em cima da bicicleta, técnica, criatividade, entre outras.
Cronograma:
Outubro /2025: processo seletivo de bolsistas e monitores, Dezembro/2025 a janeiro/2026: Estudos e planejamento. Fevereiro/2026 a março de 2026: início do processo de matrícula; reuniões; Abril/2026 a junho de 2026: início das atividades. Julho/2026: Análise do semestre e planejamento. De agosto a novembro de 2026: Continuidade das atividades ****** o cronograma se repetirá anualmente podendo sofrer alguma modificação se necessário
Descrição Resumida: Projeto tem o objetivo de fomentar a prática do ciclismo (mountain bike), não apenas como uma forma de lazer, mas também como uma alternativa de transporte, discutindo suas vantagens ambientais e de saúde, além de promover ações educativas sobre o uso seguro das bicicletas nas cidades e conscientização e preservação da natureza. Atendendo à crescente população de ciclistas de Lavras e região, de iniciantes a experientes, além da comunidade interna da Universidade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL
Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
E-mail Institucional: franciscomanoelufla.br
E-mail Alternativo: manoel-fahotmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/09/2025 - 21:01:49
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/09/2025 - 08:39:13
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.96.1
Créditos