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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 157/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Educação Museal como ponte: universidade, escola e comunidade em diálogo

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

O projeto propõe articular ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural no âmbito dos museus da UFLA, promovendo experiências educativas acessíveis e dialógicas, formação de bolsistas extensionistas como mediadores culturais e aproximação da universidade com estudantes da Educação Básica.
Por meio de oficinas, visitas mediadas, exposições e atividades artístico-pedagógicas, o projeto pretende divulgar a ciência e o patrimônio sob guarda da UFLA para fortalecer vínculos com escolas locais e estimular o interesse de jovens em ingressar nos cursos de graduação, respondendo aos desafios atuais de queda nas taxas de ocupação de vagas da universidade. Dessa forma, o presente projeto se constitui como uma parceria PROGRAD-PROEEC, evidenciando o potencial da extensão universitária para oportunizar a apropriação do espaço universitário por jovens estudantes.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: As parcerias com as instituições citadas ao longo do projeto, como escolas públicas e privadas e instituições socioculturais da região, serão articuladas ao longo do projeto, de acordo com interesse de cada comunidade escolar. Posteriormente, o projeto pode ser atualizado de modo a identificar as instituições que manifestaram interesse nas parcerias propostas no âmbito do projeto.

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: Museu Bi Moreira, Museu de História Natural da UFLA, demais espaços no câmpus universitário e escolas públicas e privadas da região.

Data de Início: 01/11/2025

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa:

O acervo do MBM é formado por significativas coleções históricas, etnográficas, arqueológicas, de Ciência e Tecnologia, voltadas à história do município de Lavras e da própria UFLA. Já o acervo do MHN é composto por itens como animais taxidermizados, rochas e minerais relacionados à Paleontologia, Botânica, Entomologia, Mineralogia e Zoologia. Assim, é inegável que os museus da UFLA se constituem como espaços educativos privilegiados observando a interface entre ciência, cultura e sociedade.
Paralelamente, a Pró-Reitoria de Graduação tem manifestado preocupação crescente com a necessidade de atrair jovens como novos ingressantes para a universidade. Essa preocupação se evidencia ao analisar os dados oficiais brutos das taxas de ocupação das vagas de graduação nos últimos semestres: 2025/2 – 56,84%; 2025/1 – 95,91%; 2024/2 – 55,97%; 2024/1 – 85,28%; 2023/2 – 59,18%; e 2023/1 – 87,19%. Esses números revelam uma tendência e redução significativa de ingressos em semestres pares, sendo observado, portanto, um cenário de declínio nas taxas de ocupação, acompanhado por indicadores elevados de evasão e de vagas ociosas. Diante deste grande desafio institucional, compreende-se a demanda por estratégias de comunicação e vinculação mais próximas às comunidades escolares e ao público jovem.
Nesse contexto, a extensão universitária desempenha papel estratégico ao promover a aproximação entre universidade e comunidade, especialmente por meio do diálogo com as escolas da região e com potenciais ingressantes, incluindo jovens e públicos não escolares que se envolvem em ações educativas dos museus universitários.
Tal proposta está em consonância com a Política Nacional de Educação Museal (PNEM), particularmente com as diretrizes do Eixo III Museu–Sociedade, que orientam os museus a “promover programas, projetos e ações educativas em colaboração com as comunidades visando à sustentabilidade e incentivando a reflexão e a construção coletivas do pensamento crítico.” Nesse sentido, o projeto reafirma o compromisso institucional com a implementação da PNEM e com a função social do museu como mediador entre ciência, cultura e educação.
Dessa forma, o projeto se justifica como ação estratégica tanto para o fortalecimento da função social do museu e contribuição para a extensão universitária, quanto para o aumento do engajamento da comunidade com a universidade, contribuindo para a sustentabilidade institucional e a melhoria de seus índices de ocupação.

Caracterização dos Beneficiários: Público principal: estudantes e professores da Educação Básica (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) das redes de Educação Básica do município e região; bolsistas extensionistas e docentes envolvidos na ação. Outros públicos: comunidade local, visitantes espontâneos do museu, gestores escolares, famílias de estudantes e comunidade universitária em geral.

Objetivos:

Promover a integração entre os museus universitários da UFLA, a comunidade escolar e a sociedade por meio de ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural, contribuindo para o fortalecimento do vínculo universidade-escola-território e para a oportunização do acesso à ciência e à cultura.
Desenvolver programas de visitas mediadas e oficinas educativas voltadas a públicos diversos da região.
Formar bolsistas extensionistas como mediadores culturais e educadores museais, com base nas diretrizes e referenciais da PNEM.
Estabelecer parcerias permanentes com escolas públicas e privadas e instituições culturais locais.
Estimular o interesse de estudantes da Educação Básica pelos cursos de graduação da universidade.
Aproximar os museus como espaço formativo acadêmico-científico-cultural à Formação dos Estudantes de Graduação da UFLA, em especial aos licenciandos para Formação de Profissionais da Educação e Professores da Educação Básica.

Metas: Realizar ações pedagógicas diversas com escolas locais; capacitar bolsistas extensionistas em educação museal e mediação cultural, bem como outros públicos interessados; realizar oficinas temáticas em escolas parceiras; estreitar relações com escolas locais e cursos de graduação da UFLA.

Fundamentação Teórica:

Reconhecida a dimensão e a função educativa dos museus, tem crescido a compreensão de que os museus desenvolvem com mais profundidade seu papel educativo quando suas ações partem da motivação intrínseca, ou seja, quando despertam nos sujeitos o interesse genuíno em aprender, explorar e se envolver com os conhecimentos científicos de forma significativa. Estas instituições são equipamentos culturais que coproduzem conhecimento e mantêm o compromisso com a qualidade e fidedignidade das informações disponibilizadas a seus públicos. Entende-se que o potencial educacional do museu pode se concretizar mais pelo despertar do interesse no assunto e pela motivação intrínseca do que pela assimilação de conteúdos (CAZELLI; COIMBRA, 2013).
A Educação Museal se refere tanto a uma modalidade educacional, com conjunto integrado de planejamento, sistematização, realização, registro e avaliação dos programas, projetos e ações educativas museais, bem como se constitui enquanto um campo científico. A Educação Museal evidencia a memória e o patrimônio cultural e contribui para que os sujeitos produzam novos conhecimentos e práticas mediatizados pelos objetos, saberes e fazeres. Seu foco está na formação crítica e integral dos indivíduos, visando sua emancipação e transformação social (COSTA et al, 2017).
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) a compreende, em seu segundo princípio, “como um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade”, e ao princípio V, que pressupõe “assegurar, a partir do conceito de Patrimônio Integral, que os museus sejam espaços de educação, de promoção da cidadania e colaborem para o desenvolvimento regional e local, de forma integrada com seus diversos setores.” (IBRAM, 2017).

Metodologia: O projeto será desenvolvido em quatro eixos interligados. São eles: Formação e mediação – formação continuada dos bolsistas e mediadores sobre educação museal, acessibilidade e metodologias participativas; Educação e divulgação científica – elaboração e execução de visitas mediadas, atividades pedagógicas, oficinas e exposições; Acessibilidade e inclusão – adoção de estratégias multissensoriais e acessibilidade atitudinal; Articulação institucional – parcerias com escolas, espaços de educação não-escolar e grupos culturais. As atividades serão planejadas em conjunto com professores das escolas parceiras e demais agentes de educação e cultura, respeitando suas demandas e valorizando a construção colaborativa de saberes.

Impactos na Formação Discente:

Os bolsistas e a equipe terão uma formação em Educação Museal e mediação cultural, comunicação científica e acessibilidade em museus, fortalecendo sua formação integral, cidadã e acadêmica. A experiência extensionista possibilitará a vivência interdisciplinar e a compreensão da função social dos museus e da universidade.
O projeto alinha-se ao Plano Nacional Setorial de Museus, em sua diretriz “2.4 Estimular a inclusão da educação museal nas práticas escolares e culturais e na formação de professores e demais profissionais da educação”, que determina “A inclusão da educação museal no âmbito das instituições escolares e culturais contribui, sobremaneira, para o reconhecimento das políticas públicas do campo como basilares para a afirmação da democracia e da cidadania. Esse propósito deve se dar de modo a promover a elaboração de programas, projetos e ações que envolvam a integração da educação com a cultura, a colaboração e o reconhecimento do patrimônio cultural musealizado e o estímulo a práticas e ações educativas em museus, levando-se em consideração as especificidades dos territórios e o desenvolvimento de estratégias de aproximação, diálogo e construção conjunta entre o poder público, as instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil. As estratégias desta diretriz também devem contemplar o incentivo da inserção da educação museal na formação de professores e profissionais da educação, como elemento central a ser contemplado e refletido nas diversas licenciaturas, bacharelados e demais formações.” Além disso, a presente proposta também está qualificada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (2024), que definem que as Instituições de Ensino Superior devem “garantir o uso de diferentes espaços de aprendizagem”, citando, dentre eles, os museus.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012), a extensão é o elo que articula ensino e pesquisa com as demandas sociais, promovendo a transformação mútua entre universidade e sociedade. O projeto alinha-se às Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (2019), concebem as práticas extensionistas como “a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;” e “a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.”
Compreendendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a formação universitária se consolida na articulação entre a produção de conhecimento, a prática social e a reflexão crítica. O projeto contribui com a formação dos estudantes de licenciatura e dos bolsistas extensionistas, pela perspectiva da formação integral, ao proporcionar experiências de mediação cultural, planejamento educativo e diálogo com diferentes públicos. No âmbito da extensão, promove o estreitamento dos laços entre universidade e sociedade, de modo dialógico e participativo, especialmente com as escolas da Educação Básica, que se tornam parceiras na construção de saberes e na democratização do acesso à ciência e ao patrimônio cultural. Além disso, o projeto contribui para pesquisas no campo da Educação Museal, consolidando os Museus Bi Moreira e de História Natural como espaços de experimentação, investigação e formação de educadores comprometidos com a transformação social.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Além do exposto acima, a iniciativa contribui para democratizar o acesso ao patrimônio científico e cultural da universidade, estimulando o pertencimento e o interesse da comunidade pela instituição. O fortalecimento dos vínculos entre museu, escolas e outros agentes sociais do território poderá impactar positivamente a percepção pública sobre a universidade e potencialmente ampliar o número de ingressantes nos cursos de graduação.

Resultados Esperados: Ampliação do público visitante e das parcerias entre universidade e escolas; fortalecimento da função educativa e social dos museus da UFLA; formação de mediadores culturais; maior visibilidade institucional e na percepção pública da universidade; contribuição indireta para a elevação das taxas de ocupação de vagas de graduação.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de ações pedagógicas implementadas;
Número de escolas atendidas e de estudantes participantes;
Frequência e diversidade do público visitante;
Avaliação qualitativa das atividades (depoimentos e registros de mediação).

Cronograma:

Planejamento e reuniões com escolas parceiras (3 meses)
Formação dos bolsistas e qualificação da equipe (3 meses)
Visitas mediadas, oficinas e exposições interativas (6 meses)
Avaliação parcial, ajustes e ampliação de parcerias (1 mês)
Sistematização de resultados, apresentação de trabalhos e relatório final (1 mês)

Descrição Resumida: O projeto propõe articular ações de Educação Museal, divulgação científica e valorização do patrimônio cultural no âmbito dos museus da UFLA, promovendo experiências educativas acessíveis e dialógicas, formação de bolsistas extensionistas como mediadores culturais e estreitando laços a universidade, estudantes e professores da Educação Básica e públicos diversos do território.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • PATRICIA MUNIZ MENDES - Início: 10/11/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • IZABELLA BATISTA DE OLIVEIRA - Início: 10/11/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LARISSA VALIATE LEAL DE ALMEIDA

Setor: DIRETORIA DE AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO DO ENSINO/PROGRAD

E-mail Institucional: larissavaliate[em]ufla.br

E-mail Alternativo: larissavleal[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2025 - 15:25:38

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/10/2025 - 15:13:56

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LARISSA VALIATE LEAL DE ALMEIDA: De 06/10/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/10/2025 - 15:13:56Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEEC e registrado com sucesso. (CARLOS EDUARDO SILVA VOLPATO)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: Declaracao_Larissa_Projeto_Extensao_assinado.pdf


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos