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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 144/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Detetives do Código: descobrindo a Ciência da Computação sem Computadores

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto “Detetives do Código” propõe o ensino de conceitos fundamentais de Ciência da Computação, como algoritmos, lógica condicional, loops e decomposição de problemas, por meio de atividades práticas, interativas e desplugadas, sem necessidade de computadores. Por meio de jogos, desafios físicos e simulações colaborativas, os participantes desenvolvem pensamento lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. O projeto busca tornar a Computação acessível, inclusiva e motivadora, estimulando o interesse dos alunos ao longo de uma trajetória de 10 anos, com expansão gradual para novas escolas, formação de multiplicadores e consolidação de materiais didáticos replicáveis.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Universidade Federal de Ouro Preto – Campus Monlevade - Departamento de Computação e Sistemas de Informação.

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Salas de aula das escolas parceiras, laboratórios de apoio da universidade.

Data de Início: 16/03/2026

Data de Término: 31/12/2035

Justificativa:

O ensino de Ciência da Computação enfrenta desafios significativos, especialmente em escolas com recursos tecnológicos limitados. Muitas metodologias tradicionais dependem de computadores e softwares específicos, dificultando o acesso a alunos de diferentes contextos socioeconômicos (Grover; Pea, 2013). Além disso, a abordagem tradicional frequentemente enfatiza teoria em detrimento de atividades práticas, resultando em baixo engajamento e motivação dos estudantes para aprender conceitos fundamentais de programação e raciocínio lógico (Curzon; McOwan; Meagher, 2014).
A Computação Desplugada oferece uma alternativa inovadora, permitindo que estudantes compreendam conceitos abstratos por meio de atividades lúdicas, colaborativas e concretas, sem necessidade de computadores (Bell; Witten; Fellows, 2009). Pesquisas mostram que essas metodologias aumentam o engajamento, melhoram a compreensão de conceitos e promovem habilidades cognitivas essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração (Curzon et al., 2014; Bell et al., 2009).
O projeto “Detetives do Código” visa preencher essa lacuna, oferecendo oficinas estruturadas que tornam o aprendizado de Computação acessível, motivador e inclusivo. Ao longo de 10 anos, busca-se não apenas transmitir conceitos, mas também formar multiplicadores entre professores e ex-alunos, expandindo o alcance do projeto e consolidando práticas de aprendizagem desplugada replicáveis em diferentes contextos escolares.

Referências:

BELL, Tim; WITTEN, Ian H.; FELLOWS, Mike. Computer Science Unplugged: off-line activities and games for all ages. 1998. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/documents/books/english/unplugged-book-v1.pdf. Acesso em: 5 out. 2025.
CURZON, Paul; McOWAN, Peter W.; MEAGHER, Laura R. Introducing teachers to computational thinking using unplugged storytelling. In: Proceedings of the 9th Workshop in Primary and Secondary Computing Education - WiPSCE ’14. 2014. p. 89–92. DOI: 10.1145/2670757.2670767.
GROVER, Shuchi; PEA, Roy D. Computational thinking in K–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, v. 42, n. 1, p. 38–43, 2013. DOI: 10.3102/0013189X12463051.

Caracterização dos Beneficiários:

- Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas parceiras, incluindo novas turmas ao longo dos anos.
- Professores de Ciências e Matemática interessados em incorporar pensamento computacional em suas aulas, atuando também como multiplicadores.
- Monitores universitários e ex-alunos capacitados para conduzir atividades e replicar oficinas em novas escolas.
- Comunidade escolar em geral, beneficiando-se de eventos, campeonatos e materiais didáticos produzidos.

Objetivos:

Objetivo Geral:

- Promover o aprendizado de conceitos de Computação e pensamento computacional por meio de atividades desplugadas, desenvolvendo habilidades cognitivas, criativas e colaborativas.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver, atualizar e diversificar oficinas práticas e lúdicas, incorporando novos conceitos de Ciência da Computação ao longo do tempo.
- Promover interação, colaboração e trabalho em equipe entre alunos, professores e monitores, fortalecendo redes de aprendizagem.
- Criar e manter materiais didáticos acessíveis, reutilizáveis e replicáveis, permitindo expansão regional e nacional.
- Formar professores e ex-alunos como multiplicadores, garantindo continuidade e sustentabilidade do projeto.
- Avaliar continuamente o impacto das atividades no engajamento, aprendizagem e interesse pela Computação, ajustando a metodologia conforme resultados obtidos.

Metas:

- Realizar pelo menos 5 oficinas anuais por escola parceira.
- Engajar mais de 80% dos participantes de forma ativa em cada oficina.
- Produzir materiais didáticos físicos e digitais replicáveis.
- Capacitar professores e monitores para atuar como multiplicadores do programa.
- Avaliar e documentar o impacto educacional anualmente, consolidando boas práticas e recomendações.

Fundamentação Teórica:

A inclusão do pensamento computacional (PC) no currículo escolar tem se consolidado como uma estratégia pedagógica essencial para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas nos alunos. O PC envolve a capacidade de formular problemas e suas soluções de maneira que um computador possa executá-las, abrangendo habilidades como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e desenvolvimento de algoritmos (Wing, 2006).
No entanto, a implementação de atividades de PC em contextos educacionais enfrenta desafios significativos, especialmente em escolas com recursos tecnológicos limitados. Nesse cenário, as atividades desplugadas, que não requerem o uso de dispositivos digitais, surgem como uma alternativa viável e eficaz. Essas atividades permitem que os alunos desenvolvam habilidades de PC por meio de jogos, simulações e desafios físicos, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa (Curzon et al., 2014).
Pesquisas recentes evidenciam os benefícios das atividades desplugadas no ensino de PC. Um estudo de meta-análise de 49 investigações, conduzido por Naranjo et al. (2023), demonstrou que essas atividades têm um efeito positivo significativo no desenvolvimento das habilidades de PC dos alunos do ensino fundamental e médio, com um tamanho de efeito de Hedges’s g = 1,028 (IC 95% [0,641, 1,415], p < 0,001). Além disso, as atividades desplugadas mostraram-se particularmente eficazes em contextos educacionais com recursos tecnológicos limitados, ampliando o acesso ao ensino de PC (Bergmeier, 2021).
A combinação de atividades desplugadas e plugadas (que utilizam dispositivos digitais) também tem sido explorada como uma abordagem pedagógica complementar. Estudos indicam que a integração dessas duas modalidades pode potencializar o aprendizado de PC, proporcionando uma compreensão mais profunda dos conceitos e sua aplicação prática (Threekunprapa & Yasri, 2020).
O projeto “Detetives do Código” alinha-se a essas evidências, propondo o ensino de conceitos fundamentais de PC por meio de atividades desplugadas, desenvolvendo habilidades cognitivas, criativas e colaborativas nos alunos. Ao longo de 10 anos, busca-se não apenas transmitir conceitos, mas também formar multiplicadores entre professores e ex-alunos, expandindo o alcance do projeto e consolidando práticas de aprendizagem desplugada replicáveis em diferentes contextos escolares.

Referências:

BERGMEIER, C. Impacts of Unplugged Activities in Computer Science. 2021. Disponível em: https://nwcommons.nwciowa.edu/education_masters/325/. Acesso em: 5 out. 2025.

CHEN, P.; YANG, D.; METWALLY, A. H. S.; LAVONEN, J.; WANG, X. Fostering computational thinking through unplugged activities: A systematic literature review and meta-analysis. International Journal of STEM Education, v. 10, p. 47, 2023. DOI: 10.1186/s40594-023-00434-7.

CURZON, P.; McOWAN, D.; BLACK, W. Unplugged Computational Thinking for Fun. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301429175_Introducing_teachers_to_computational_thinking_using_unplugged_storytelling. Acesso em: 5 out. 2025.

NARANJO, I.; MORALES, A.; RIVERA, J.; RIVERA, A. Integrating computational thinking into mathematics and language arts curricula: A qualitative study of students' and teachers' perspectives. 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/384809100_Integrating_Unplugged_Computational_Thinking_Across_Curricula_A_Qualitative_Study_of_Students%27_and_Teachers%27_Perspectives. Acesso em: 5 out. 2025.

THREEKUNPRAPA, A.; YASRI, P. Patterns of computational thinking development while solving unplugged coding activities coupled with the 3S approach for self-directed learning. European Journal of Educational Research, v. 9, n. 3, p. 1025-1045, 2020. DOI: 10.12973/eu-jer.9.3.1025.

Metodologia: O projeto será desenvolvido em etapas: 1. Diagnóstico Inicial. 2. Planejamento das Oficinas. 3. Execução das Ações Formativas. 4. Eventos Comunitários. 5. Acompanhamento e Avaliação.

Impactos na Formação Discente:

- Desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.
- Estímulo à criatividade, colaboração e resolução de problemas.
- Interesse continuado em Computação e áreas tecnológicas.
- Formação de alunos aptos a atuar como multiplicadores no futuro.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra ensino, pesquisa e extensão, promovendo aprendizagem ativa em escolas e gerando conhecimento sobre metodologias desplugadas. O acompanhamento longitudinal possibilita pesquisas sobre engajamento, desempenho e impacto educacional.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

- Democratiza o acesso à educação tecnológica e Computação.
- Promove inclusão e equidade educacional.
- Contribui para formação de cidadãos críticos, criativos e colaborativos, preparados para os desafios do século XXI.

Resultados Esperados:

- Alfabetização em conceitos de Computação e pensamento computacional.
- Engajamento e motivação contínua dos alunos em atividades tecnológicas.
- Formação de professores e ex-alunos multiplicadores.
- Materiais didáticos replicáveis e documentação de boas práticas.
- Consolidação do projeto em múltiplas escolas e regiões.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Percentual de participação ativa (meta maior que 80%).
- Avaliação do aprendizado por questionários pré e pós-atividade.
- Feedback anual de professores, monitores e alunos.
- Quantidade de materiais produzidos e distribuídos.
- Número de multiplicadores formados ao longo dos anos.

Cronograma:

Ano 1 - Planejamento inicial, capacitação de monitores, oficinas piloto, avaliação preliminar.
Ano 2 - Expansão para novas escolas, atualização de oficinas e materiais.
Ano 3 - Consolidação em escolas participantes, padronização de oficinas.
Ano 4 - Expansão regional, eventos e campeonatos, avaliação longitudinal.
Ano 5 - Atualização de oficinas e formação de novos professores multiplicadores.
Ano 6 - Expansão interestadual, intercâmbio de alunos e monitores, divulgação em seminários.
Ano 7 - Oficinas temáticas avançadas, inclusão de novos conceitos de Computação.
Ano 9 - Avaliação de impacto de longo prazo, revisão estratégica e metodológica.
Ano 10 - Consolidação do projeto, publicação de resultados, expansão nacional e planejamento para próximos ciclos.
Ano 1 - 10 - Criação de material de formação contínua, guias e kits didáticos replicáveis.

Descrição Resumida: O projeto “Detetives do Código” ensina conceitos fundamentais de Ciência da Computação, como algoritmos, lógica condicional e loops, por meio de atividades práticas e desplugadas. Com jogos e desafios colaborativos, desenvolve pensamento lógico, criatividade e trabalho em equipe. Busca tornar a Computação acessível e atrativa, com expansão em 10 anos para novas escolas, formação de multiplicadores e criação de materiais didáticos replicáveis.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA BEATRIZ ARAÚJO GRAMACHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANA CAROLINA NAMIE HAMASUNA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DENILSON PEREIRA FILHO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISABELA OLIVEIRA ANGELUS DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KAUÃ JOSÉ DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCAS EDUARDO DE CARVALHO FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIZ FELIPE CAMPIS AGUIAR - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAFAEL BENTO DA SILVA ALVES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • JOHNATAN ALVES DE OLIVEIRA - Início: 07/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BENTO RAFAEL SIQUEIRA - Início: 07/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SAMIRA SANTOS DA SILVA - Início: 07/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SANDRA SOUZA RODRIGUES - Início: 07/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Racyus Delano Garcia Pacífico - Início: 07/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CRISTIANE APARECIDA LANA

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: cristiane.lana[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cristiane.lana[em]alumni.usp.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/10/2025 - 19:45:26

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/10/2025 - 13:26:46

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CRISTIANE APARECIDA LANA: De 07/10/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/10/2025 - 06:59:07Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
08/10/2025 - 13:26:46Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 144/2025 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos