UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (31/10/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 151/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: ECOSSISTEMA AMBI-etal: Divulgação das ações, produções e inovações da Engenharia Ambiental

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Projeto "Ecossistema AMBI-etal: divulgação das ações, produções e inovações da Engenharia Ambiental" visa apresentar nas redes sociais, sites e podcast o que é produzido nos cursos de graduação e pós-graduação da Engenharia Ambiental da UFLA. Para isso envolverá bolsistas de extensão, alunos de graduação e pós-graduação, entidades de extensão, docentes e profissionais externos à UFLA.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Não há.

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Departamento de Engenharia Ambiental (DAM) e Escola de Engenharia (EENG)

Data de Início: 10/10/2025

Data de Término: 31/12/2030

Justificativa:

Os eixos de uma universidade envolvem ensino, pesquisa e extensão, sendo que no primeiro objetiva-se formar o futuro profissional; o segundo está relacionado com o desenvolvimento de ciência que servirá como ferramenta para o profissional; e o terceiro é a aplicação do conhecimento no contexto fora da universidade, atendendo a sociedade na prática. Para maior alcance das ações desenvolvidas nas instituições de ensino, inclusive, deve-se divulgar em linguagem acessível e aproveitando da disponibilidade de recursos hoje existentes .
Tão importante quanto gerar conhecimento é difundir conhecimento, razão pela qual hoje a CAPES tanto valoriza as produções no seu campo “Impacto Social”. Ou seja, de nada adianta ter sido feita uma descoberta se a mesma não puder virar um produto que tenha efeito na sociedade, no meio ambiente ou em ambos. E por vezes, o elo que falta entre a academia e a aplicação é a divulgação, que é arte de comunicar algo.
Nas pesquisas relacionadas à Engenharia Ambiental, existe um grande apelo social, econômico e ambiental, pois envolve a produção do conhecimento a respeito dos efeitos da poluição/degradação do solo, água e ar, bem como as medidas que podem ser tomadas para se mitigar os impactos. Há estudos sobre Gases de Efeito Estufa (GEE) e mudanças climáticas; produção de energia limpa e eficiência energética; materiais e construções sustentáveis; controle da poluição atmosférica; tratamento de água; tratamento e/ou aproveitamento de águas residuárias e resíduos sólidos; saneamento inclusivo; epidemiologia; licenciamento e gestão ambiental; estabilidade geotécnica; dentre outros. Os resultados obtidos podem ser aplicados tanto no dia a dia, com uma conscientização para mudanças de hábitos, como para economia de água ou uso de uma composteira doméstica; quanto ter benefícios em escala maior, como ter um ar de melhor qualidade (por adoção de matrizes energéticas mais limpas por indústrias).
A divulgação ainda pode trazer outros benefícios adicionais como maior formação de redes de pesquisa (internas ou entre universidades); eleva o nome dos pesquisadores, da instituição e do pais, aumenta as chances de financiamento, bolsas e oportunidades no exterior; melhora a formação discente (por maior infraestrutura adquirida e maior qualificação dos docentes); aumenta a procura de estudantes pelo curso e, assim, elevando o nível da seleção. Assim, investir em divulgação pode trazer bons resultados em médio e longo prazo.
Hoje, há ferramentas disponíveis que devem ser utilizadas, sobretudo para atingir as gerações mais novas. Redes sociais são caminhos rápidos para divulgação rápidas e resumidas, atraindo interessados para visita de sites, de conteúdo mais informativo, onde poderão ser esclarecidas dúvidas. Por outro lado, para maior discussão de assuntos atuais, a alternativa é o uso de podcast, onde entrevistados poderão expor as pesquisas e os achados, possibilitando fomentar a curiosidade e a busca por maior formação (na academia). Há ainda a possibilidade de se realizar eventos de divulgação ou aproveitar de eventos e ambientes para se realizar a mostra do curso. Cita-se o “UFLA de Portas Abertas” como uma ótima oportunidade de apresentação do curso. Porém ainda pode-se levar materiais impressos (folders) e realizar demonstrações em feiras de ciência, e ir às escolas fazer a divulgação.
Tendo a UFLA, uma grande vocação de sustentabilidade, em razão do recebimento do selo “Blue University” e do reconhecimento no ranking “Green Metric”; considerando a excelência do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária (nota 5 estrelas no ranking da Folha) e a existência de um Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB) multidisciplinar, com participação de docentes de diferentes departamentos, a divulgação pode resultar em benefícios visíveis. Assim, com a realização do presente projeto de extensão, objetiva-se aumentar a divulgação das ações, produções e inovações dos cursos de graduação e pós-graduação da área ambiental da Universidade Federal de Lavras.

Caracterização dos Beneficiários:

Docentes - valorização das ações e produtos gerados, maior alcance das produções e aumento das potencialidades de aplicação dos resultados, maior atração de investimentos em infraestrutura, com aumento do impacto das produções;
Discentes: Maior aprendizado (por professores mais qualificados e maior estrutura), conhecimento das áreas e potencialidades do curso; possivelmente menores índices de desistência;
Universidade: Maior divulgação e atração de novos estudantes;
Sociedade: Maior alcance do que foi produzido na academia, podendo impactar direta e indiretamente no seu dia a dia.

Objetivos:

Aumentar a divulgação das ações, produções e inovações dos cursos de graduação e pós-graduação da área ambiental da Universidade Federal de Lavras.
Aumentar o número de publicações e interações nas redes sociais;
Melhorar e adequar os sites.

Metas:

- Aumentar o número de publicações e interações nas redes sociais dos cursos;
- Aumentar o número de visitantes aos sites dos cursos;
- Aumentar o número de citações e de leituras dos produtos gerados;
- Aumentar o número de candidatos por vaga nos processos dos cursos e nas entidades de extensão.

Fundamentação Teórica:

Artigos como Özkent Y (2022) Social media usage to share information in communication journals: An analysis of social media activity and article citations. PLoS ONE 17(2): e0263725. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0263725 e Baig AA, Gerace PG, Khawar WI, Graffeo CS, Lim J, Vakharia K, Davies JM, Siddiqui AH, Reynolds RM, Levy EI. The power of social media: broader Twitter outreach and higher Altmetric scores significantly amplify neurosurgical citation reach. J Neurosurg. 2024 Aug 16;142(1):257-263. doi: 10.3171/2024.4.JNS232119. PMID: 39151198

demonstram que as redes sociais podem ter impactos na maior divulgação das produções, elevando o número de citações e interesse pelos trabalhos. Assim, é de grande importância investir em divulgação do programa.

Metodologia:

A) Aumento das publicações nas redes sociais
Aproveitando a existência dos perfis do PPGEAMB e do curso de Eng. Ambiental e Sanitária no Instagram e Facebook, contará-se com apoio de um ou mais estudantes de graduação para realizar a divulgação de palestras, projetos, publicações, visitas técnicas, parcerias, premiações, entrevistas, ações, eventos importantes da área, datas de defesas de graduação e pós-graduação, repassar instruções aos discentes e possíveis interessados, dentre outros.
O objetivo é alcançar de duas ou mais publicações semanais e aumentar o número de seguidores e interações.

B) Atualização e maior integração dos sites
Atualmente existem dois sites do Departamento de Engenharia Ambiental (DAM) e outros dois do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB). Existem os sites institucionais e oficiais, mais limitados em termos de recursos, porém de maior alcance; e os criados na Plataforma do Google Sites, de maior número de ferramentas, porém que precisam dos primeiros para divulgação.
Espera-se contar com bolsista(s) para atualização dos sites e integração dos mesmos, de forma que sejam complementares. Os sites institucionais com normas, arquivos e publicação de notícias, enquanto os da Plataforma Google para apresentação de projetos, produções e ações dos docentes, discentes e técnicos.
C) PODCAST AMB&TALKS/ENG&TALKS
Criação de uma estrutura para realização de entrevistas com docentes, discentes com pesquisas e ações de extensão em andamento, representantes das entidades do curso, pesquisadores e autoridades. Fomentar discussões sobre assuntos atuais, possibilidades futuras, campos a explorar, dentre outros, apresentando os cursos e as potencialidades.

D) JORNAL AMBIENTAL
A ser criado para funcionar dentro das redes sociais para divulgar oportunidades, assuntos importantes relacionados à Engenharia Ambiental; além do que for apresentado nas redes sociais.


E) Coleta de dados
Obter junto a universidade e aos coordenadores de cursos: número de candidatos por vaga;
Acessar as produções científicas e ao lattes para obter índices bibliométricos: citações e leituras;
Verificar em ferramentas o número de publicações, visualizações, comentários e curtidas nas redes sociais, bem como número de visitantes nos sites.

Impactos na Formação Discente:

- Aprendizado em ferramentas e técnicas de divulgação em redes sociais, sites de podcast;
- Amadurecimento em marketing e divulgação;
- Aprendizado marcante para ações de empreendimento e atuação empresarial;
- Maior conhecimento das áreas dos cursos e áreas que poderá atuar;
- Maior satisfação em fazer o curso, com diminuição do risco de desistência.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino gera conhecimento, conhecimento é transmitido no Ensino para os profissionais, e os profissionais podem implementar na Extensão. No entanto, para que alcance e o impacto aumente na sociedade é preciso que haja divulgação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: As ações e produtos gerados no âmbito da academia e nos cursos podem trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais diretos e indiretos. Pode-se conhecer formas mais adequadas de gestão de resíduos, práticas de economia de água, soluções sustentáveis de tratamento de esgotos, medidas para redução das emissões de GEE, o que traz vantagens para o dia a dia da sociedade.

Resultados Esperados:

- Aumentar o número de publicações e interações nas redes sociais dos cursos;
- Aumentar o número de visitantes aos sites dos cursos;
- Aumentar o número de citações e de leituras dos produtos gerados;
- Aumentar o número de candidatos por vaga nos processos dos cursos e nas entidades de extensão.

Resultados alcançados pelo aumento das publicações, que, por sua vez, serão gerados pela presença de estudantes dedicados a essa prática.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Número de publicações e interações nas redes sociais dos cursos;
- Número de visitantes aos sites dos cursos;
- Número número de citações e de leituras dos produtos gerados;
- Número de candidatos por vaga nos processos dos cursos e nas entidades de extensão.

Cronograma:

Outubro - Dezembro/2025: Redação do projeto e concorrência à bolsa
Janeiro/2026: Início da divulgação nas redes sociais pelos estudantes;
Março/2026: Início do podcast;
Restante do período: divulgações em geral, reformulação dos sites.

Descrição Resumida: O Projeto "Ecossistema AMBI-etal: divulgação das ações, produções e inovações da Engenharia Ambiental" visa apresentar nas redes sociais, sites e podcast o que é produzido nos cursos de graduação e pós-graduação da Engenharia Ambiental da UFLA. Para isso envolverá bolsistas de extensão, alunos de graduação e pós-graduação, entidades de extensão, docentes e profissionais externos à UFLA.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • MATEUS PIMENTEL DE MATOS - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RONALDO FIA - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FATIMA RESENDE LUIZ FIA - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULA PEIXOTO ASSEMANY - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANDRE GERALDO CORNELIO RIBEIRO - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EDUARDO DE AGUIAR DO COUTO - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCELO VIEIRA DA SILVA FILHO - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SILVIA DE NAZARE MONTEIRO YANAGI - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA SILVA FRANCO - Início: 10/10/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MATEUS PIMENTEL DE MATOS

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

E-mail Institucional: mateus.matos[em]ufla.br

E-mail Alternativo: matmatos_eaa[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/10/2025 - 11:32:28

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MATEUS PIMENTEL DE MATOS: De 09/10/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
10/10/2025 - 11:38:20Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 151/2025 (ALFREDO RODRIGUES DE SENA NETO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.95.15

Créditos