Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 171/2025
Título: CASAS E CRIANÇAS: A ARQUITETURA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta:
Este projeto de extensão é uma ação permanente na Universidade Federal de Lavras (UFLA) que busca aproximar o conhecimento técnico da arquitetura e da engenharia ao conteúdo recorrente na educação infantil, qual seja: “criança e a construção de sua identidade pessoal e coletiva”. A temática aborda a “vida em sociedade” e a “valorização das diferenças”, convergindo no assunto “tipos de moradia”. Casas ao redor do mundo são muito mais do que simples abrigos; elas são o resultado fascinante da diversidade construtiva, climática e de materiais que a humanidade vivencia. A iniciativa envolve as crianças do Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA), que são convidadas a refletir sobre onde vivem, como suas casas são construídas e de que forma a moradia se relaciona com fatores culturais, ambientais e econômicos. As ações resultam em exposições interativas, em que materiais de construção são apresentados e tocados, e as técnicas construtivas demonstradas. A transferência de conhecimento envolve membros do Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (NeArq) e discentes que já tenham realizado as disciplinas de Materiais e Técnicas de Construções, ofertadas nos cursos de Engenharia Agrícola e de Engenharia Civil da UFLA. Sob orientação docente, desenvolvem-se atividades educativas, lúdicas e reflexivas sobre o ambiente construído, os tipos de moradia ao redor do mundo e a sustentabilidade, buscando-se incentivar o pensamento sobre temas como identidade e diversidade. Palavras-Chave: Arquitetura vernacular; Moradia; Recursos naturais; Sustentabilidade; Diversidades construtivas; Inteligência construtiva; Cultura popular; Educação cidadã na educação infantil; Engenharia; Extensão universitária.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA)
Número Estimado de Participantes: 100
Locais de Realização:
Laboratório de Construções do Departamento de Engenharia Agrícola Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA) Anfiteatros e auditórios que se façam necessários
Data de Início: 14/11/2025
Data de Término: 31/12/2030
Justificativa:
A moradia é uma das expressões mais diretas da relação entre o ser humano, a cultura e o meio ambiente. Casas ao redor do mundo ensinam que não existe um único jeito de construir. A inteligência construtiva reside na capacidade de cada povo de usar o que a natureza oferece para criar o lar mais viável, seguro e confortável, adaptado ao seu tempo e lugar. Cada moradia é um reflexo das necessidades, tradições e, principalmente, do ambiente natural em que está inserida. Compreender como se constroem e se organizam os espaços de habitação é essencial para o desenvolvimento de uma consciência cidadã e ambiental. Perceber as diversidades construtivas ao redor do mundo incentiva o entendimento da coexistência de diferentes culturas e pessoas. Esta proposta intenciona levar esses temas às crianças do Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA), estimulando nelas o reconhecimento da diversidade de moradias, de técnicas construtivas e dos materiais utilizados, relacionando esses aspectos com o clima, os recursos disponíveis e a cultura local. Atividades prévias vêm sendo realizadas em parceria com o colégio desde 2022, sendo que o Laboratório de Construções do Departamento de Engenharia Agrícola já foi palco de 6 encontros com as crianças da Educação Infantil. Do ponto de vista universitário, a proposta permite que os discentes da Engenharia vivenciem a prática extensionista como instrumento de formação integral, aprendendo a comunicar conceitos técnicos de forma acessível, ética e socialmente relevante. Assim, a atividade reforça o papel da UFLA como agente transformador, ao unir ensino, pesquisa e extensão na construção de um ambiente educativo inclusivo e participativo.
Caracterização dos Beneficiários:
O projeto beneficia diretamente dois grupos principais, que também se retroalimentam: 1. Crianças da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA): são o público-alvo principal da ação de transferência de conhecimento. 2. Estudantes dos cursos de Engenharia da UFLA: participantes e co-beneficiários, obterão uma experiência extensionista significativa, aplicando seus conhecimentos em um contexto de responsabilidade social e pedagógico.
Objetivos:
Objetivo Geral: Promover o ensino e a aprendizagem sobre diversidade construtiva em moradias ao redor do mundo, para crianças da educação infantil do Colégio de Aplicação da UFLA (CAp NEDI/UFLA), por meio de atividades educativas conduzidas por estudantes dos cursos de Engenharia da UFLA. Objetivos Específicos: 1. Estimular a reflexão das crianças sobre a própria moradia e sua relação com o meio ambiente e a cultura local; 2. Apresentar diferentes tipos de habitação e suas técnicas construtivas, valorizando a diversidade de soluções arquitetônicas; 3. Desenvolver atividades lúdicas e visuais que favoreçam o aprendizado interdisciplinar entre Engenharia, Arquitetura e Pedagogia; 4. Realizar atividades interativas no Laboratório de Construções, permitindo que as crianças manuseiem e explorem sensorialmente os materiais de construção; 5. Ampliar a formação dos discentes da UFLA, fortalecendo competências comunicativas, didáticas e éticas; 6. Reforçar o papel da extensão universitária e da educação cidadã como práticas educativas continuadas nos cursos de Engenharia da UFLA.
Metas: O projeto de extensão, fundamentado na relevância cultural, social e técnica da moradia, estabelece metas estratégicas que visam transpor o saber acadêmico contemporâneo para o imaginário infantil, valorizando a diversidade e a consciência ambiental. As metas focam tanto na formação dos extensionistas quanto na experiência educativa das crianças.
Fundamentação Teórica:
A introdução do tema "tipos de moradia" na Educação Infantil é amplamente apoiada pela literatura da área de didática e alfabetização cultural. Estudos sobre o ensino de Geografia para as crianças pequenas destacam que trabalhar com elementos do cotidiano, como casas, apartamentos, ocas, palafitas ou casas de barro, favorece a construção de noções espaciais e sociais, desenvolvendo a capacidade de observar, comparar e interpretar diferentes formas de viver. Autores como BLÁZEK (2025) e LOPES (2018) enfatizam que atividades exploratórias, rodas de conversa, desenhos e visitas ao entorno escolar contribuem para que as crianças compreendam a diversidade cultural e geográfica presente nas formas de moradia, promovendo empatia e reconhecimento do outro enquanto sujeito social. Um clássico da geografia crítica (SANTOS, 1988) ajuda a fundamentar teoricamente discussões sobre espaço habitado, desigualdades e as diferentes formas de moradia no mundo. Além disso, pesquisas em educação infantil, como as de LOPES (2020) e SMITH (2018), reforçam que o trabalho pedagógico com moradias deve partir da realidade concreta das crianças, valorizando seus repertórios familiares e permitindo que expressem suas experiências. O uso de livros ilustrados, como o de LEDÚ & VAUFREY (2006), de fotografias e de maquetes possibilita a construção simbólica do conceito de moradia, ao mesmo tempo em que estimula linguagem, criatividade e pensamento crítico. As referências bibliográficas sobre práticas pedagógicas interdisciplinares mostram que abordar tipos de moradia é uma oportunidade para integrar conteúdos de Geografia, História, Artes e Linguagem, potencializando aprendizagens significativas e contextualizadas. BLÁZEK, M. Children’s geographies II: Adults. Progress in Human Geography, [S. l.], v. 49, n. 1, p. 119-130, 2025. LEDÚ, S.; VAUFREY, D. Les maisons du monde. Toulouse, França: Milan Jeunesse, 2006. LOPES, J. J. M. Geografia e educação infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018. LOPES, J. J. M. Compreender pelo espaço e com crianças. Rio de Janeiro: Pedro & João Editores, 2020. SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: Edusp / Hucitec, 1988. SMITH, S. Spaces of early education and care: exploring ethos. Early Childhood Education Journal, [S. l.], v. 46, n. 4, p. 417-427, 2018.
Metodologia:
O projeto será desenvolvido de forma contínua, com planejamento anual, vinculado ao Núcleo de Estudos em Arquitetura e Urbanismo (NeArq), do curso de Engenharia Civil. Para o assunto “tipos de moradia”, as etapas incluem: 1. Levantamento teórico sobre diferentes formas de habitação em regiões brasileiras e internacionais (rural, urbana, vertical, geminada, ecológica, africanas, mongóis, dos desertos, das cordilheiras, etc.); 2. Estudo dos materiais e técnicas construtivas utilizados nas moradias (madeira, tijolo, concreto armado, pedra, adobe, palha, tecidos, materiais reciclados, etc); 3. Apresentação dos estudos realizados e Mostra de Materiais, no Laboratório de Construções do Departamento de Engenharia Agrícola; 4. Aplicação de dinâmicas em salas de aula do CAp NEDI/UFLA, com perguntas norteadoras como: “como é a sua casa?”, “quantas pessoas vivem nela?”, “quantos cômodos tem?”; “de que ela é construída?” ; “onde você mora?”. 5. Sugestão e acompanhamento, se for da conveniência do Colégio, do desenvolvimento de maquetes pelas crianças, com o objetivo de representar diferentes tipos de moradias vernaculares pelo mundo. Exposição das maquetes; 6. Elaboração de relatórios e registros audiovisuais para acompanhamento e divulgação dos resultados, se for o caso.
Impactos na Formação Discente: O projeto oferece aos discentes da UFLA uma experiência extensionista significativa que consolida o aprendizado teórico sobre materiais e técnicas de construção, incentivando-os a aplicar e a traduzir conceitos para a linguagem lúdica da educação infantil. O principal impacto reside no desenvolvimento de competências transversais: aprimoramento das habilidades de comunicação e didática e cultivo de um senso de responsabilidade social que transcende a abordagem tradicional da Engenharia.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:
O programa de extensão apresentado materializa a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, princípio fundamental que rege as universidades públicas brasileiras, conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988. Essa articulação não é meramente burocrática, mas sim a base epistemológica para a produção de conhecimento relevante e engajado. Em suma, o projeto utiliza o Ensino (disciplina de "Arquitetura e Urbanismo” e disciplinas relacionadas a materiais e técnicas de construção) como base para o conhecimento, a Pesquisa (levantamento de dados e referencial teórico sobre diversidade construtiva pelo mundo) como validação e aprofundamento desse conhecimento, e a Extensão (ações educativas participativas) como veículo para aplicar e disseminar esse saber na comunidade externa, fortalecendo a integração com o CAp NEDI/UFLA.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: A relação deste projeto com a sociedade e seu impacto nela reside na formação da construção da identidade pessoal e coletiva da criança, alcançada pela democratização do conhecimento técnico-científico da universidade. Ao transferir os conceitos de “vida em sociedade” e “tipos de moradia” para a educação infantil, de forma lúdica e participativa, o projeto estimula as crianças a desenvolverem um olhar respeitoso sobre as diferenças, transformando-as em agentes éticos e cidadãos que compreendem que a humanidade vivencia experiências diversas. Esse processo, que também pode alcançar os responsáveis pelas crianças, tem o potencial de influenciar o comportamento dos futuros adultos e de solidificar sua responsabilidade social, proporcionando impactos profundos de longo prazo na cultura da comunidade.
Resultados Esperados:
1. Sensibilização das crianças para o reconhecimento e respeito pela diversidade de povos e culturas, entendendo a moradia como uma expressão social. 2. Estímulo à reflexão sobre a relação entre recursos naturais/técnicas construtivas, estética, clima e sustentabilidade, percebendo a inteligência construtiva como uma resposta ecológica e cultural ao ambiente. 3. Aquisição de experiência prática em extensão pelos discentes universitários, desenvolvendo habilidades comunicativas, criativas e de responsabilidade social para transferir conhecimento técnico. 4. Reforço do papel da UFLA como agente transformador social, atendendo às demandas da Educação Infantil, e concretizando a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. 5. Publicação de um relatório técnico e,ou artigo científico/de extensão que documente e valide a metodologia aplicada, servindo como modelo para a replicação do projeto em outras instituições. 6. Consolidação de um trabalho que vem sendo realizado em parceria com o CAp NEDI/UFLA desde 2022, com atuação o NeArq, no Laboratório de Construções do Departamento de Engenharia Agrícola, criando-se um projeto de extensão permanente de impacto educacional e social imensurável.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
A avaliação do projeto será contínua e participativa, integrando instrumentos qualitativos e quantitativos de acompanhamento. 1. Indicadores Quantitativos (número de participantes graduandos da UFLA; número de turmas e de crianças do CAp NEDI/UFLA alcançadas; quantidade de ações educativas realizadas; materiais e produtos educativos elaborados). 2. Indicadores Qualitativos (envolvimento e participação das crianças nas atividades; compreensão dos conceitos introduzidos; percepção dos docentes do CAp NEDI/UFLA quanto à relevância das ações; autoavaliação dos discentes da UFLA sobre o aprendizado extensionista). 3. Instrumentos (fichas de observação e questionários reflexivos; registros fotográficos e audiovisuais; relatórios semestrais das atividades desenvolvidas). 4. Periodicidade da avaliação: a realização das atividades será anual, com consolidação anual dos resultados. 5. Responsável pelo acompanhamento: todas as etapas do projeto serão acompanhadas pela proponente, Profa. Dra. Luciana Barbosa de Abreu, coordenadora do projeto.
Cronograma:
O cronograma do projeto será desenvolvido de acordo com as seguintes etapas: 1 e 2. Levantamentos teóricos e estudos (1º e 2º meses letivos); 3. Apresentação dos estudos realizados e Mostra de Materiais (3º mês letivo); 4. Aplicação de dinâmicas em salas de aula do CAp NEDI/UFLA (3º a 4º meses letivos); 5. Desenvolvimento de maquetes pelas crianças. Exposição das maquetes (2º semestre letivo da Educação Infantil); 6. Avaliação e registro das ações (2º semestre letivo da Educação Infantil).
Descrição Resumida: O projeto conecta Arquitetura e Engenharia com a Pedagogia, visando a reflexão sobre o vernacular e identidade, ao explorar a diversidade construtiva de moradias. Atividades interativas são conduzidas para que as crianças do CAp NEDI/UFLA compreendam a relação entre materiais, clima, cultura e inteligência construtiva popular. Busca-se estimular a valorização das diferenças e fortalecer a formação integral dos extensionistas, cumprindo o papel da universidade como agente de transformação social.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Nenhum
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: LUCIANA BARBOSA DE ABREU
Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
E-mail Institucional: lucianaufla.br
E-mail Alternativo: luarquitetauol.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/11/2025 - 12:47:34
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/11/2025 - 15:11:20
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma
Histórico de Coordenação:
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.97.3
Créditos