Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 68/2022
Título: Planetário da Universidade Federal de Lavras como recurso para divulgação e ensino de ciências
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O conhecimento relativo à Astronomia é um campo que oferece uma oportunidade de interdisciplinaridade, onde conteúdos de Física, Química e Biologia estão muito presentes, e se apresentam relativamente mais atrativos aos jovens estudantes. Utilizando o planetário da UFLA, alguns temas relacionados às ciências naturais serão apresentados aos alunos das escolas públicas da região. Dentre os objetivos deste projeto de extensão destacam-se: promoção de ações educativas e interativas que estimule o público a conhecer um pouco mais sobre Ciências Naturais e Astronomia; divulgar e disseminar o conhecimento científico em Lavras, articulando ações de educação e alfabetização científica; proporcionar aos alunos de graduação envolvidos (alunos das Licenciaturas) uma oportunidade de formação profissional e aquisição de experiência na área de docência em ensino de ciências. Este projeto integra um Programa de Extensão Universitária para o Museu de História Natural da UFLA.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não se aplica.
Número Estimado de Participantes: 4
Locais de Realização: Museu de História Natural da UFLA e Escolas Públicas de Lavras e região
Data de Início: 01/01/2023
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa: Ações que propiciem a Alfabetização Científica são necessárias. Segundo CHASSOT (2006) um maior acesso aos conhecimentos científicos gera indivíduos mais bem informados, que podem exercer plenamente suas condições de cidadania. Um maior conhecimento sobre aspectos da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, e suas relações, possibilita uma maior compreensão do meio em que vivemos, possibilita que os sujeitos, por exemplo, atuem na transformação das condições de trabalho e comunitárias, permite que todos saibam opinar, deliberar e julgar questões atuais relevantes que abrangem desde a saúde individual até o bem estar social. Possuir uma população cientificamente alfabetizada é um dos passos essenciais para o progresso e desenvolvimento de uma nação.
Caracterização dos Beneficiários: Professores/as e estudantes da rede de educação básica.
Objetivos: O objetivo principal deste projeto de extensão universitária é reforçar o papel que o Planetário da UFLA vem assumindo nos últimos anos como um espaço promovedor de ações regionais que contribuem para a formação científica e cultural de seu público alvo.
Metas:
.- promover ações educativas e interativas que estimule o público a conhecer um pouco mais sobre Ciências Naturais e Astronomia; - divulgar e disseminar o conhecimento científico em Lavras, articulando ações de educação e alfabetização científica; - proporcionar aos alunos de graduação envolvidos (alunos das Licenciaturas) uma oportunidade de formação profissional e aquisição de experiência na área de docência em ensino de ciências. - promover atividades que dirigidas tanto para o público em geral, quanto para o público escolar, visando dar apoio pedagógico aos professores e educadores que serão estimulados a desenvolver no planetário diversas práticas de ensino, ampliando assim os cenários em que atuam.
Fundamentação Teórica:
O conhecimento científico cada vez mais vem assumindo grande importância na formação dos jovens e da população em geral na nossa sociedade contemporânea. O desenvolvimento da ciência e tecnologia vem afetando não só a sociedade ocidental e os países industrializados, mas as populações de todo mundo. Suas implicações estratégicas nas estruturas políticas, econômicas e sociais, já há décadas, coloca o conhecimento científico em um patamar de destaque (LAYTON, 1986). Entretanto, a sociedade em geral têm pouco conhecimento ou mesmo uma visão distorcida da Ciência e Tecnologia. Nesse contexto o ensino de Ciências tem um papel relevante, pois possibilita a compreensão e, consequentemente, contribui para a formação dos cidadãos no enfrentamento das grandes questões contemporâneas. Deve se considerar que, em geral, há carências infraestruturais das escolas da rede pública brasileira, principalmente em relação ao ensino de ciências, além de evidências de necessidades formativas de professores conforme apontam resultados de pesquisas na área da educação em Ciências (SCHENELTZER, 2002; MALDANER, 2003; JACOBUCCI, 2010). Verifica-se também o distanciamento existente entre o cenário de produção do conhecimento (universidade), os centros e museus de ciência (espaços não formais de educação) e escolas (espaços formais de educação). Distanciamento este que afeta o grande público que tem manifestado interesse pela Ciência (BRASIL, 2007). Sabendo que os espaços não formais de ensino têm sido considerados locais capazes de propiciar momentos de interação entre o indivíduo e as diversas formas de saber (GASPAR, 1993) e, sendo o MHN um museu universitário, são grandes suas possibilidades de contribuir para a redução deste distanciamento simbólico existente entre cenários sociais. As propostas das atividades que serão descritas a seguir se fundamentaram nas contribuições desencadeadas pelas pesquisas em educação e ensino de ciências as quais têm argumentado a favor da prática de ensino e divulgação em ciências em espaços não formais, como museus, exposições entre outros (QUEIROZ et al, 2003; CURY, 2005; ARROIO et al, 2006).
Metodologia:
.Para o desenvolvimento deste projeto de extensão serão utilizadas e adaptadas as metodologias que versam sobre o uso de espaços não formais de educação para o ensino e divulgação em Ciências (MELO, 2009; JACOBUCCI, 2010; GOHN, 2011). Até o início do referido projeto, a única atividade que o MHN oferecia para a comunidade local eram visitas guiadas em seu acervo. A partir de 2011, novas dinâmicas para essas visitas guiadas foram elaboradas de tal forma que elas aconteceram de maneira complementar as visitas ao planetário, outro espaço não formal de educação presente no campus da UFLA. Não se limitando a apenas uma visita ao museu, os grupos de estudantes das escolas convidadas participarão de uma repleta série de atividades de ensino e aprendizagem em ciências, que envolviam além da usual mediação entre público e acervo, palestras, simulações e atividades investigativas.
Impactos na Formação Discente: Para os discentes de graduação esse projeto oferecerá oportunidades de atuação e estágio em atividades em não formais de ensino e educação em ciências e em atividades de divulgação científica.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: .O Projeto “Planetário da UFLA”, leva em consideração que ensino, pesquisa e extensão desenvolvem-se de modo indissociável, assim como previstos nos currículos e na proposta de formação didático pedagógica dos cursos de licenciaturas da UFLA (disponível em http://www.ded.ufla.br/arquivos/pfdp.pdf). A execução deste projeto favorece a contínua reflexão acerca dos processos educativos em todas as suas interfaces, nos diversos níveis em que visa operar, tanto no interior dos espaços formais (universidade, escolas) quanto nos espaços não formais de educação (Museu, praças públicas). As ações do programa consistirão material para a formulação de novas práticas de ensino das ciências naturais (Astronomia, Biologia, Física e Química) particularmente com o uso de materiais de baixo custo e também oferecerão oportunidade de formação inicial e continuada de professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, caracterizando o caráter extensionista desta proposta e sua relação com a comunidade, contribuindo para suprir as deficiências infra-estruturais para o ensino de Ciências em especial da rede pública de Ensino. Esse material contribuirá para a reflexão e consequentemente para a produção acadêmica de pesquisadores da área de Ensino de Ciências.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .Os museus, centros de ciências, entre outros, através de exposições e eventos, podem despertar no individuo o interesse pelas ciências de forma dita não formal, ou seja, fora dos espaços escolares tradicionais. Podendo além de despertar a curiosidade, contribuir para a construção de conhecimentos necessários para a formação de indivíduos atuantes. E podem, também, oportunizar atividades voltadas para a formação inicial e continuada de professores (JACOBBUCI, 2006; MELO, 2009). Em um contexto como este os participantes das atividades promovidas pelo MHN puderam descobrir os prazeres de ensinar e estudar as Ciências Naturais.
Resultados Esperados:
.- Elaboração de novos roteiros para visitas guiadas ao planetário da UFLA. - Elaboração e realização de palestras com temas voltados para popularização da Astronomia e Cosmologia. - Realização de pelo menos três feiras de ciências itinerantes em escolas de Lavras (MG) e região. - Elaboração de novas metodologias para o ensino e divulgação em Astronomia e Cosmologia. - Produção de pesquisas acerca da apropriação do conhecimento científico pela população.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
- Frequência das atividades e eventos - Avaliação das novas metodologias em divulgação científica elaboradas. - Número de participantes nas atividades e eventos propostos - Entrevistas com o público participante
Cronograma:
- Planejamento das atividades: 1o. 2o e 3o meses - Elaboração de atividades a serem desenvolvidas pelos participantes: 2o. e 3o. meses - Revisão de Literatura sobre Divulgação Científica em Espaços Não Formais: 1o., 2o. 3o. e 4o. meses. - Treinamento das atividades: 3o. e 4o meses - Execução das Atividades planejadas e elaboradas: 3o. aao 10o. mês. - Análise de dados e elaboração do relatório de extensão com interface a pesquisa: 11o. e 12o. meses - Apresentação do trabalho no CONEX.
Descrição Resumida: Utilizando a Astronomia alguns temas relacionados às ciências naturais serão apresentados aos alunos das escolas públicas da região. Dentre os objetivos deste projeto de extensão destacam-se: promoção de ações educativas e interativas que estimule o público a conhecer um pouco mais sobre Ciências Naturais; divulgar e disseminar o conhecimento científico em Lavras, articulando ações de educação e alfabetização científica.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOSE SEBASTIAO ANDRADE DE MELO
Setor: PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ESPORTE E CULTURA/PROEEC
E-mail Institucional: jsameloufla.br
E-mail Alternativo: jsamelogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/10/2022 - 15:40:09
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 11/10/2022 - 16:13:43
Histórico de Coordenação:
Não possui ou não foi definido(a)
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.89.6
Créditos