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Índice:
Número de Registro: 094/2021
Título: Incubação e Pós-Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários da Microrregião de Lavras, Sul de Minas Gerais
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O presente projeto tem como objetivo desenvolver tecnologias sociais de extensão voltadas para as atividades de incubação e pós-incubação de empreendimentos de economia solidária, fundamentando-se no modelo de gestão social e em metodologias participativas, no sentido de consolidar as ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Lavras, microrregião de Lavras, localizada na região sul de Minas Gerais. Procura-se ampliar as ações já realizadas e aproximar a universidade da sociedade de Lavras e região, cumprindo o papel principal de promover uma ação transformadora na sociedade, por meio da relação dialógica entre estudantes, docentes, técnico-administrativos e a população local (estudantes e professores de escolas de ensino fundamental, trabalhadores desempregados ou em situação de trabalho precarizado). A experiência das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs) no cenário nacional abriu um novo conjunto de ações de apoio às iniciativas de geração de trabalho e renda. O principal objetivo da INCUBACOOP/UFLA é desenvolver atividades educativas e de assessoria voltadas para a inserção de setores economicamente marginalizados no mercado formal de trabalho. O público-alvo é um grande contingente de trabalhadores, desempregados ou vinculados ao plano da economia informal, que podem conquistar seus direitos sociais para o exercício pleno da cidadania a partir da organização do trabalho em cooperativas. A demanda de grupos de trabalhadores a serem incubados é maior do que a INCUBACOOP pode oferecer com sua atual estrutura, pois contamos com um número limitado de estudantes. A metodologia do processo de incubação da incubadora está fundamentado no modelo de gestão social e em metodologias participativas de diagnóstico e de planejamento, bem como no plano de negócios para associações e cooperativas desenvolvido por Salles (2007). Os resultados esperados para dois anos de funcionamento deste projeto é que a INCUBACOOP incube, efetivamente, oito grupos de trabalhadores, envolvendo alunos, professores e funcionários. Espera-se que os trabalhadores incubados sejam incluídos no mercado de trabalho, organizados em cooperativas autogestionárias, qualificados e bem remunerados pelos trabalhos desenvolvidos. Espera-se, com isso, um efeito positivo na redução da taxa de desemprego na microrregião de Lavras, sul de Minas Gerais.
Área Temática: Trabalho
Instituições Parceiras: Prefeitura Municipal de Lavras
Número Estimado de Participantes: 15
Locais de Realização: Município de Lavras e Região Sul de Minas Gerais.
Data de Início: 08/04/2021
Data de Término: 31/12/2025
Justificativa:
A demanda por incubação de empreendimentos de diversas áreas de atividade econômica tem sido muito grande para a INCUBACOOP-UFLA. A INCUBACOOP proporciona em concordância com os membros dos grupos, a incubação que se configura em auxiliar em toda formação até a constituição de cooperativa ou associação. Para firmar essa parceria, a INCUBACOOP utiliza de um instrumento legal que é o Termo de Adesão à Incubação. A INCUBACOOP proporciona também em concordância com os membros dos grupos, a pós-incubação que se configura em auxiliar os empreendimentos econômicos solidários por meio da promoção de cursos de capacitação e requalificação técnica do grupo incubado, palestras educacionais, participação dos membros dos grupos em eventos como congressos, conferências, encontros, a prestação de assessoria técnica, contábil, administrativa, financeira, marketing e jurídica e por fim a formação em educação associativista ou cooperativista, conforme demanda dos grupos. Para firmar essa parceria, a INCUBACOOP utiliza de um instrumento legal que é o Termo de Adesão a Pós-Incubação.
Caracterização dos Beneficiários: O trabalho da INCUBACOOP junto aos catadores de materiais recicláveis objetiva fortalecer suas associações em sua atividade econômica, por meio da disposição, dentro das suas possibilidades e disponibilidade pessoas e recursos (materiais, físicos e financeiros) para aquisição da infraestrutura mínima necessária ao desenvolvimento do processo de pós-incubação. Assessorar na consolidação como empreendimento econômico solidário, por meio da realização de cursos de formação e capacitação de seus associados e de palestras educacionais. Viabilizar, mediante possibilidade e disponibilidade financeira e orçamentária, a participação em eventos como congressos, conferências, encontros, reuniões técnicas, dentre outros e na confecção e distribuição de material de apoio técnico e a respeito de meio ambiente, cooperativismo, associativismo e economia solidária.
Objetivos: Desenvolver tecnologias sociais de extensão voltadas para as atividades de incubação de empreendimentos de economia solidária de catadores materiais recicláveis, fundamentando-se no modelo de gestão social e em metodologias participativas, no sentido de consolidar as ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Lavras (INCUBACOOP/UFLA).
Metas:
Formação dos Estagiários da INCUBACOOP/UFLA Pesquisas Exploratórias Capacitação e Organização dos Trabalhadores Educação Cooperativista Assessoria e Formação em Gestão Pesquisas científicas sobre Gestão Social e Cooperativismo Promoção de Eventos de Economia Solidária Intercâmbio Cultural Integração Institucional Apoio Técnico-Administrativo
Fundamentação Teórica: O conhecimento científico da área de gestão social no Brasil tem avançado significativamente nos últimos anos com investimentos em pesquisas de campo e em pesquisas teóricas, especificamente, fundamentadas na abordagem da Teoria da Ação Comunicativa (TAC) desenvolvida pelo pensador alemão Jurgen Habermas. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS) e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INCUBACOOP), temos orientado estudantes de mestrado e de doutorado em administração e administração pública nessa perspectiva, incluindo na equipe os bolsistas da INCUBACOOP-UFLA, o que tem gerado um processo dialógico em torno dos temas “gestão social”, “métodos participativos”, “desenvolvimento sustentável”, de integração teórico-empírico de grande relevância para a formação de pessoas nesta área. Nesse contexto de pesquisa e de extensão, a realização dos diagnósticos participativos com base no método DRPE nos empreendimentos, após realização de curso de capacitação dos bolsistas neste método, tem gerado resultados relevantes para a gestão social no que diz respeito à dimensão metodológica. Avançamos com isso na construção e aperfeiçoamento do método DRPE como método da gestão social pelas seguintes razões: o método DRPE proporciona aos participantes a possibilidade de realizar um processo dialógico crítico de discussão em torno dos temas geradores de sua própria realidade; ao refletirem criticamente sobre os problemas, suas causas e as possíveis soluções os participantes percebem que são capazes de identificarem e resolverem os problemas de sua própria realidade, sem depender de um agente externo à sua organização; a construção dessa percepção os leva a se emanciparem das relações de dependência que se estabeleciam na situação anterior. Portanto, esses resultados demonstram e confirmam a gestão social como uma ação gerencial dialógica voltada para a construção do bem comum.
Metodologia:
A abordagem metodológica de estruturação da incubadora e de incubação dos empreendimentos coletivos está fundamentada no processo de educação dialógica, no sentido da transformação social. Por um lado, procura-se problematizar a realidade dos estudantes, professores e funcionários no âmbito acadêmico e da sociedade englobante. Por outro lado, procura-se problematizar a realidade dos trabalhadores desempregados, que trabalham de forma precarizada ou que estão excluídos do mundo do emprego formal. São dois mundos, duas realidades distintas, mas que se propõem a se encontrar por meio das ações educativas no âmbito da INCUBACOOP/UFLA. Ambas as partes passam a ser, simultaneamente, educadores/educandos, transformam e são transformados. Como isto pode ser realizado é o método adotado que vai informar. Neste caso, é o método dialógico que vai nortear as ações dos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da universidade em relação aos trabalhadores. Este método orientará as ações e reflexões dos atores sociais envolvidos no processo de estruturação da incubadora e da própria incubação, estabelecendo-se o diálogo entre a realidade dos trabalhadores e a realidade do mundo acadêmico, entre os valores da cultura popular e os valores da cultura científica. Este propósito metodológico está de acordo com o que propõe Boaventura de Souza Santos (1989), ao tratar da segunda ruptura epistemológica, ou seja, o rompimento de uma nova ciência com os estatutos da ciência atual – arrogante, “verdadeira”, determinante-, o que ocorrerá a partir do momento que se colocar em diálogo o conhecimento científico com o conhecimento popular, no sentido de se produzir um “conhecimento prático esclarecido”. Esta será a nossa orientação e a nossa prática metodológica na INCUBACOOP/UFLA.
Impactos na Formação Discente: Os resultados mostram como vários segmentos sociais são formados ao longo da execução do projeto. Os estudantes bolsistas são formados a partir das práticas de extensão universitária ao constituírem equipes interdisciplinares entre os próprios estudantes para compreenderem o método participativo DRPE e se prepararem para utilizá-lo com os catadores de materiais recicláveis. Essa equipe interdisciplinar faz um curso preparatório de 36 horas sobre o método DRPE, além de estudarem sobre os conceitos de cooperativas e gestão social, elaboram o relatório das atividades de campo. Os catadores de materiais recicláveis são formados a partir da reflexão crítica de sua própria realidade ao se encontrarem com a equipe interdisciplinar da Incubadora para a realização do DRPE. Nesse encontro dialógico todos aprendem, uns com os outros, mediados pelo método DRPE em relação à realidade dos catadores. Os professores envolvidos também ensinam e aprendem com os estudantes e com os catadores ao se prepararem para realizar o curso do DRPE, ao acompanharem e coordenarem as equipes interdisciplinares e ao elaborarem os relatórios de todas as atividades realizadas em conjunto. Com esse processo dialógico, os professores colocam em prática a pesquisa, o ensino e a extensão e têm a oportunidade de construírem um conhecimento científico prático e esclarecido que contribui efetivamente para a superação dos problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais de nossas comunidades. Com isso, pode-se considerar que esse projeto contribuiu efetivamente para a formação de um segmento da sociedade (os catadores), para a formação acadêmica e científica de estudantes e professores, bem como para integrantes de ONGs e prefeituras municipais envolvidos.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os resultados desse projeto contribuíram para a difusão e transferência do conhecimento científico por meio das seguintes ações: ao colocar em prática o método DRPE com os catadores de materiais recicláveis dos empreendimentos incubados por meio da equipe interdisciplinar formada pelos estudantes e professores; ao oferecermos o curso preparatório aos estudantes e público em geral para utilização do DRPE; ao apresentarmos e utilizarmos o método junto aos catadores e aos membros das ONGs e prefeituras participantes; ao ministrarmos palestras sobre cooperativismo; ao elaborar textos de relatórios e apresentar os resultados do projeto em eventos locais, regionais e nacionais; ao publicarmos os resultados do projeto em artigos, resumos, resumos expandidos e em cartilhas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os resultados desse projeto sinalizam para o ciclo de políticas públicas necessário para superar a desigualdade social, econômica, cultural e ambiental do povo brasileiro por meio da pesquisa e da extensão universitária. A concepção, a implementação e avaliação da política pública de geração de trabalho e renda no Brasil voltada para os catadores de materiais recicláveis deve passar pelas universidades brasileiras com maior investimentos públicos, pelas seguintes razões: os empreendimentos incubados são alavancados a se desenvolverem e a se firmarem no mercado de materiais recicláveis, a ocuparem uma posição estratégica no aumento da renda dos catadores e de suas famílias; contribuem efetivamente para a gestão municipal ao retirarem parte significativa dos materiais que seriam levados para os lixões; contribuem com a saúde pública ao deixarem as ruas limpas e a evitarem a formação dos lixões; contribuem efetivamente com o meio ambiente, evitando o entupimento de bueiros das ruas das cidades e a contaminação do lençol freático pelos despejos irregulares dos lixos, dentre outras contribuições. Nesse contexto, os resultados desse projeto contribuem para repensar e reestruturar a política pública de geração de trabalho e renda para catadores de materiais recicláveis no Brasil, ao demonstrar que o desenho da política pública passa pela integração entre governo federal, universidades públicas, prefeituras municipais, ONGs e as organizações dos catadores de materiais recicláveis, eliminando os intermediários da cadeia produtiva de materiais recicláveis e proporcionando o aumento da renda dos catadores.
Resultados Esperados: Espera-se que os trabalhadores incubados sejam incluídos no mercado de trabalho, organizados em cooperativas autogestionárias, qualificados e bem remunerados pelos trabalhos desenvolvidos. Espera-se, com isso, um efeito positivo na redução da taxa de desemprego no município de Lavras e da região sul de Minas Gerais.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Os mecanismos gerenciais de execução para a estruturação e implementação da INCUBACOOP/UFLA estão fundamentados nos princípios da gestão social. Porque Gestão Social? Porque nos projetos sociais como no caso da INCUBACOOP/UFLA estão presentes vários aspectos importantes para a Gestão: Participação de diversos sujeitos sociais como trabalhadores, prefeitos, estudantes, professores, técnicos; Envolvimento de diversas instituições governamentais e não-governamentais, seja em âmbito municipal, estadual ou federal, como prefeituras, Secretarias de Estado, ONGs, Sindicatos, Associações; As tradições culturais do local onde vão ser aplicados os recursos; As condições econômicas e naturais da região.
Cronograma:
São 24 meses para: Formação dos estudantes da INCUBACOOP-UFLA Pesquisas Exploratórias Capacitação e Organização dos Trabalhadores Educação Cooperativista Assessoria e Formação em Gestão Pesquisas científicas sobre Gestão Social e Cooperativismo Promoção de Eventos de Economia Solidária Intercâmbio Cultural Integração Institucional Apoio Técnico-Administrativo
Descrição Resumida: A Incubadora presta assessoria para a CORPAAG e para a ASCAMARC por meio de visitas técnicas e reuniões para o melhor desenvolvimento das associações, como a aplicação do DRPE (concluída para ambas) e orientações técnicas de organização (contábil, gerencial, comercialização, etc.).
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: JOSE ROBERTO PEREIRA
Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
E-mail Institucional: jpereiraufla.br
E-mail Alternativo: jrobpereira25yahoo.com.br
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/04/2021 - 12:13:24
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/04/2021 - 10:23:24
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/04/2021 - 17:49:21
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
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SIG-UFLA - Versão 1.89.6
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