UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 030/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Saúde e Ambiente - Lavras

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A presente proposta tem como objetivo avaliar a percepção acerca da relação saúde - ambiente de alunos de Ensino Médio de escolas estaduais e/ou privadas e de moradores de um bairro em Lavras/MG. Em uma primeira etapa, pretende-se, por meio de dados secundários realizar um levantamento acerca dos casos de doenças tais como Dengue, Zika e Chikungunya e de casos de Leishmaniose humana junto à Secretaria de Vigilância Epidemiológica da Cidade de Lavras. Ademais, pretende-se também buscar dados junto à prefeitura dos bairros onde a ocorrência de animais peçonhentos é elevada. A partir das informações obtidas, pretende-se realizar a seleção do bairro alvo a ser contemplado nesse projeto. Na etapa seguinte, pretende-se avaliar por meio da aplicação de questionários à comunidade estudantil e aos moradores do bairro em estudo, a percepção ambiental sobre a importância do saneamento básico como instrumento para a redução do índice de doenças, tanto de veiculação hídrica como acidentes relacionados ao acúmulo de resíduos que podem ocorrer próximos às residências, escolas, trabalho, etc. No questionário deverão ser levantadas questões que contemplem a detecção de acidentes com vetores em função de entulhos domésticos e/ou de construção civil, uma vez que esses podem abrigar invertebrados peçonhentos tais como aracnídeos (escorpiões e aranhas) e insetos como baratas e mosquitos. Ademais, questões relacionadas à falta de saneamento básico, tais como virose e/ou infecções relacionadas à água não tratada, etc. Dentre os mosquitos transmissores de doenças, destaca-se que o Aedes aegypti e a fêmea do flebotomíneo Lutzomya longipalpis (popularmente conhecido como mosquito palha) que possuem incidência na cidade de Lavras e são causadores de doenças graves. Por fim, em uma terceira etapa, a partir do resultado do projeto e como resposta à população, pretende-se retornar à comunidade e intervir, por meio de palestras em escolas e/ou outras formas de informação de modo a mostrar a importância do saneamento ambiental e práticas de educação sanitária como forma de prevenção e/ou minimização de acidentes relacionados à vetores e/ou doenças relacionadas à ingestão de água contaminada e/ou relacionadas ao ciclo de vida de alguns vetores.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: UFLA

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: Bairro do município de Lavras

Data de Início: 31/08/2017

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: A dificuldade de acesso à água para abastecimento doméstico de boa qualidade é um problema recorrente em várias regiões do Brasil, principalmente em pequenas comunidades, que não dispõem de sistemas de abastecimento e tratamento de água. A ausência desses sistemas coloca em risco a saúde e a qualidade de vida dos moradores, que ficam vulneráveis ao desenvolvimento de parasitoses de veiculação hídrica, dentre outras várias enfermidades que podem se relacionar à falta de saneamento básico, como aumento de acidentes por animais peçonhentos em função da disposição inadequada de resíduos, etc.Nesse sentido, além de um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, desenvolvimento de novas tecnologias, faz-se de extrema relevância trabalhos que visem promover o interesse e a percepção ambiental da população para as questões ambientais. Ademais, o diálogo com a comunidade mostrando a sua importância e o seu dever é fundamental para alcançar a universalização dos serviços, com qualidade e sustentabilidade.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Objetivo geral: Avaliar a percepção ambiental de alunos de ensino médio e da comunidade de um bairro de Lavras sobre a importância da relação entre saúde e saneamento ambiental. Objetivos específicos:Realizar um levantamento sobre a ocorrência de doenças que podem estar interligadas à ausência e/ou más condições de saneamento; Definir um bairro para a realização do presente estudo; Elaborar ações de educação ambiental com alunos e/ou comunidade do bairro visando conscientizar a sociedade a respeito da importância do saneamento ambiental como forma de promoção de saúde à população.

Metas: .

Fundamentação Teórica: A cidade de Lavras configura-se como referência regional em diversas áreas como: economia, lazer, saúde e educação. No entanto, o município apresenta alguns pontos a serem melhorados no que se refere à saúde pública.Nesse sentido, vale destacar a importância de estudos epidemiológicos na cidade de Lavras, de forma a contribuir para um diagnóstico do estado de saúde-doença da população de alguns bairros da cidade, em especial de bairros mais carentes em saneamento.A epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que investiga a relação saúde e ambiente, tendo a água como um dos fatores determinantes desse cenário. No entanto, a determinação da qualidade e/ou disponibilidade da água está diretamente relacionada às questões socioambientais no qual uma população está inserida. Populações mais vulneráveis apresentam uma exposição mais elevada aos problemas ambientais e nesse sentido, o risco de doenças é mais acentuado (Silva, 2016). Ainda segundo Silva (2016), existem as doenças transmitidas pela água e as doenças relacionadas à água. No primeiro caso, estão as doenças cuja contaminação se dá por agentes patogênicos, tais como bactérias, vírus e protozoários que contaminam as águas superficiais e subterrâneas e estão interligadas às questões de higiene ou ausência desta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é definida como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas pela ausência de doença. De acordo com Barros et al. (1995), o Brasil é um país que apresenta grave estado de saúde em função da elevada taxa de mortalidade infantil. Em 1995, o Brasil apresentava uma taxa de mortalidade infantil igual a 5,8. Segundo dados mais recentes do IBGE (2015), o percentual caiu para 3% de óbitos na faixa de crianças até 5 anos de idade. Dessa forma, o controle de diversas doenças, ou seja, a melhoria da saúde está ligada a um ambiente ecologicamente equilibrado e saudável do ponto de vista ambiental. Portanto, além de ações públicas de saúde e saneamento, a educação sanitária, como hábitos de higiene pessoal e doméstica também é necessário a fim de complementar e se associar às ações públicas.

Metodologia: O presente trabalho será composto das seguintes etapas: a) Levantamento de dados junto à secretaria de Vigilância Epidemiológica do município de Lavras e análise de dados;b) Definição do bairro de estudo; c) Definição das escolas a serem visitadas para a aplicação dos questionários;d) Aplicação dos questionários nas escolas e junto à comunidade do bairro;e) Análise dos resultados;f) Programas de educação ambiental e sensibilização da comunidade acerca da importância de um ambiente saudável do ponto de vista sanitário para a redução do índice de doenças e, conseguintemente, melhoria da qualidade de vida da população.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os três pilares da universidade são o ensino, a pesquisa e a extensão. Sendo, portanto, indissociáveis. Assim, como objeto de aprendizado e ensino pretende-se promover a investigação da percepção ambiental de moradores de um bairro de forma a levar conhecimento acerca da importância da educação ambiental e sanitária para a redução do número de doenças relacionadas e, portanto, melhoria da qualidade de vida.A mera produção de conhecimento, por si só, não leva ao desenvolvimento sustentável e ético. Se o desenvolvimento econômico pode ser promovido com boas teorias, tecnologias e profissionais competentes, o desenvolvimento sustentável e humano requer mais que isso. Tecnologias, técnicas e teorias não são neutras. As tecnologias no saneamento básico podem favorecer determinados grupos sociais em detrimento de outros; as teorias que orientam o desenho das políticas sociais são quase sempre ideologicamente enviesadas. Por tudo isso, a Extensão Universitária apresenta potencialidades não apenas de sensibilizar estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo para os problemas sociais. Enquanto atividade também produtora de conhecimento, ela também melhora a capacidade técnica e teórica desses atores, tornando-os, assim, mais capazes de oferecer subsídios aos governos na elaboração das políticas públicas; mais bem equipados para desenhar essas políticas, assim como para implementá-las e avaliá-las (FORPROEX, 2012).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Com este projeto pretende-se contribuir para a melhoria e/ou estímulo da percepção ambiental da população sobre a importância do saneamento básico para a promoção da saúde no município de Lavras, principalmente pelo diagnóstico da situação atual e através da educação ambiental que será estimulada tanto no momento das entrevistas como na palestra a ser promovida ao final do projeto. A partir dos apontamentos técnico-científicos e visitas a campo colhidos durante a implantação do presente trabalho, será possível compreender a relação entre habitantes e ambiente, o que dará suporte para o desenvolvimento de projetos e ações em educação ambiental.Vale ressaltar que o principal objetivo do trabalho junto à comunidade sensibilizar a população quanto à necessidade de uma visão no qual a educação sanitária é a medida para a melhoria dos aspectos relacionados à saúde. Por fim, espera-se por meio das entrevistas realizadas em escolas, que trabalhos interdisciplinares e palestras sejam priorizados e realizados, enfatizando temas relacionados ao saneamento ambiental (resíduos sólidos, cidadania e meio ambiente, saúde e meio ambiente, preservação de áreas verdes e cursos d’água) com finalidade de consolidar hábitos e atitudes socioambientais responsáveis por parte da comunidade escolar.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: 1) Revisão de literatura - 12 meses2) Levantamento de dados secundários junto à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Lavras- setembro e outubro3) Definição do bairro de estudo - outubro4) Definição das escolas de ensino médio a serem visitadas - outubro5) Reuniões com toda a equipe - mensais6) Confecção de questionário para apresentação junto ao comitê de ética da Universidade - outubro 7) Aplicação de questionários junto às escolas e moradores do bairro - outubro a dezembro.8) Análise dos resultados - dezembro a agosto.9) Apresentação dos resultados - julho a agosto10) Reunião final e discussão sobre estratégias para dar continuidade ao projeto - agosto

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ISABELA CRISTINA DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISABELA LIMA DE ALCANTARA FERREIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/09/2019 - Vínculo: Inativo
  • Ítalo Costa Titimura - Tipo: Voluntário - Início: 07/11/2019 - Término: 30/09/2019 - Vínculo: Inativo
  • Karina Aparecida de Resende - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • CAMILA SILVA FRANCO - Início: 01/09/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
31/07/201831/12/202416/11/2018 - 12:52:11Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

E-mail Institucional: luciene.batista[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lucieneabatista[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/03/2019 - 15:50:00

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/03/2019 - 08:59:17

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/03/2019 - 11:57:44

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI: De 31/08/2017 a 31/08/2017.
  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI: De 04/12/2017 a 31/08/2018.
  • LUCIENE ALVES BATISTA SINISCALCHI: De 31/05/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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