UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 078/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O Acervo do Maestro Pompeu: Fontes para Historia Cultural da Educacao e da Musica no Sul de Minas Gerais.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Conhecer, ressaltar e difundir a importância do Maestro Pompeu no sul de Minas, no Brasil e no exterior. Procurar-se-á socializar o acervo de suas obras, composições, repertório musical, repercussão na imprensa sul mineira, nos séculos XIX e XX, e sua atividade educacional através da música. Esse conjunto documental ja se encontra organizado e disponível à consulta e difusão pública.

Área Temática: Cultura

Instituições Parceiras: 1. CEMEC - SM: Centro da Memória Cultural do Sul de Minas - Campanha; 2. Museu da Inconfidência - Ouro Preto;

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: 1. UFLA - Universidade Federal de Lavras - Departamento de Educação;2. CEMEC - SM: Centro da Memória Cultural do Sul de Minas - Campanha; 3. Museu da Inconfidência - Ouro Preto.

Data de Início: 30/11/2017

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa:

A memória histórico-musical brasileira, compositores, maestros, musicólogos, virtuoses, luthiers, obras/partituras, apresentações públicas, etc., é pouco conhecida da sociedade e, em específico, nas escolas da Educação Básica do Brasil. Em consequência, desvalorizada e mesmo ridicularizada por alguns historiadores brasileiros, como se verifica na coleção História da Vida Privada, volume II.

Em detrimento desse desconhecimento, o Brasil, principalmente durante o século XIX, presenciou um intenso desenvolvimento da música, sobretudo a partir de 1816, quando então chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa.

Composta, entre outros, de artistas plásticos, pintores, escultores, nela se destacaram o músico Segismund Neukom e a família Taunay, que passaram a promover um intenso desenvolvimento musical e intelectual no país. Como resultado dessa atuação uma série de atividades institucionais impulsionaram a arte no Brasil, seja através da criação da Escola de Belas Artes; seja promovendo a visibilidade de excelentes músicos brasileiros já existentes, como o padre José Maurício; seja na formação de muitos outros músicos que, infelizmente, caíram em esquecimento ou foram subvalorizados em função da música erudita europeia.

Nesse contexto é que emerge no Sul de Minas Gerais o nosso Maestro Pompeu (José Luís Pompeu da Silva), cujo enorme legado musical necessita de urgente conhecimento e reconhecimento.

Músico com larga produção de peças para orquestra, coro, distintos instrumentos musicais, ademais de grande inserção social, possui somente reconhecimento, ainda que reduzido, na cidade de Campanha e assim, diante do enorme legado deixado e organizado no Centro da Memória Cultural do Sul de Minas é peremptório a difusão da sua obra, um rico acervo musical e educacional que exige preservação e conhecimento.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos da Educação Básica matriculados nas escolas do munícipio de Lavras de acordo com o Censo Escolar de 2019, uma vez que as atividades do projeto são todas on-line através do site www.ded.ufa.br/maestro_pompeu.

Objetivos: Mostrar a importância e a trajetória do Maestro Pompeu no sul de Minas, suas contribuições para a educação, possibilitando conhecimento sobre esse ilustríssimo musicólogo através do estudo e suas influências culturais, políticas e sociais.Em outro sentido, cooperar para que esse acervo chegue ao conhecimento de pesquisadores sobre o assunto, ressaltando sua enorme contribuição musical entre os séculos XIX e XX.

Metas:

1) Envolver as escolas da Educação Básica do Sul de Minas em atividades de estudo da sua história cultural da educação e da sua música;

2) Continuar a alimentar o site http://www.ded.ufla.br/maestro_pompeu/ com os resultados produzidos pelo Projeto de Extensão e Cultura “O Acervo do Maestro Pompeu”, constantes de partituras, artigos científicos, recortes de jornais, programas educacionais, programas musicais, eventos, instituições parceiras, equipes;

3) Construir, a partir do menu elaborado, novos conteúdos e novas ferramentas para divulgação das atividades educacionais e de todos os produtos culturais gerados pelo projeto;

4) Propor, desenvolver e construir coletivamente, com as equipes interinstitucionais do projeto e sociedade, programas educacionais a distância a partir dos resultados já alcançados, integrando-os ao conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFLA;

5) Preparar conjuntos de Material Didático para as atividades educacionais com as escolas da Educação Básica do Sul de Minas.

Fundamentação Teórica: A memória histórico-musical brasileira, compositores, maestros, musicólogos, virtuoses, luthiers, é pouco conhecida. Em consequência, desvalorizada e mesmo ridicularizada por alguns historiadores brasileiros (História da Vida Privada v.II). Em detrimento desse desconhecimento, o Brasil principalmente durante o século XIX, presenciou um intenso desenvolvimento da música, sobretudo a partir de 1816 quando então chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa. Composta, entre outros de artistas plásticos, pintores, escultores, nela foi destaque o músico Segismund Neukom, promovendo um imenso desenvolvimento musical em todo o território brasileiro. Como resultado, uma série de músicos brasileiros foram formados e muitos deles caíram em esquecimento ou foram subvalorizados em função da música erudita europeia. Nesse contexto é que emerge no sul de Minas Gerais o nosso maestro Pompeu, cujo enorme legado musical necessita de urgente conhecimento e reconhecimento.

Metodologia: Digitalização da documentação e classificação do acervo de acordo com a indexação: Documentação da Família Pompeu, Documentação Eclesiástica, Documentação Pessoal, Documentação Cíveis, Fitas Cassetes,Jornais e Revistas, Livros, Partituras, Programação e Publicações Musicais para serem disponibilizados à comunidade.

Impactos na Formação Discente: Formação de Iniciação à Docência, possibilitando tanto a organização e o planejamento de atividades docentes, a preparação de material didático e práticas de acompanhamento de atividades educacionais, bem como o desenvolvendo de programas culturais e educacionais junto às escolas do Sul de Minas Gerais.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Demostrar a riqueza musical de Minas Gerais como fonte de elaboração de estudos acadêmicos, formulação de currículos específicos, valorizando o ensino da história da educação através da música, bem como proporcionar o acesso de suas obras musicais regionais ao grande público através da sua difusão em concertos e na mídia.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Interatividade on-line através do site www.ded.ufa.br/maestro_pompeu com vistas ao desenvolvimento ainda inexistente de programas educacionais através da música produzida localmente no Sul de Minas Gerais, entre os séculos XIX e XXI.

Resultados Esperados: Acesso à obra do compositor e Músico José Luiz Musa Pompeu, em âmbito regional, estadual, nacional e internacional e desenvolvimento de programas educacionais relativos à Música nas Escolas da Educação Básica no Sul de Minas Gerais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Participação interativa de professores, estudantes e sociedade em geral nas propostas do projeto verificada através de acessos e publicações no site www.ded.ufla,br/maestro_pompeu, interações com a equipe do projeto pelo Google Forms e pelo e-mail: maestro.pompeu.ded@ufla.br.

Cronograma:

1) 01/01/2021 a 31/12/2021: Continuar a alimentar o site www.ded.ufla.br/maestro_pompeu/ com os resultados produzidos pelo Projeto de Extensão e Cultura “O Acervo do Maestro Pompeu”, constantes de partituras, artigos científicos, recortes de jornais, programas educacionais, programas musicais, eventos, instituições parceiras, equipes, bem como continuar a construir, a partir do menu já elaborado, novos conteúdos e novas ferramentas para divulgação das atividades educacionais e de todos os produtos culturais gerados pelo projeto;

2) 01/03/2021 a 30/04/2021: Contatar e envolver as escolas da Educação Básica do Sul de Minas em atividades de estudo da sua história cultural da educação e da sua música;

3) 01/05/2021 a 31/07/2021. Propor, desenvolver e construir coletivamente, com as equipes interinstitucionais do projeto, escolas e sociedade, programas educacionais a distância a partir dos resultados já alcançados, integrando-os ao conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFLA;

4) 01/08/2021 a 30/09/2021: Preparar conjuntos de Material Didático para as atividades educacionais com as escolas da Educação Básica do Sul de Minas.

5) 01/10/2021 a 30/06/2022: Desenvolver projetos educacionais nas áreas da música, dança, jogos e artes nas escolas da Educação Básica do Sul de Minas Gerais.

Descrição Resumida: Conhecer, ressaltar e difundir a importância do Maestro Pompeu no sul de Minas, no Brasil e no exterior, e socializar o acervo de suas obras, composições, repertório musical, repercussão na imprensa sul mineira, nos séculos XIX e XX, e sua atividade educacional através da música. Esse conjunto documental já se encontra organizado e disponível à consulta e difusão pública.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ANA JULIA SILVA RIBEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BRUNA SILVA DOS REIS TERRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 16/11/2023 - Vínculo: Inativo
  • Danielle Rezende Carvalho - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 16/11/2023 - Vínculo: Inativo
  • ELYSABETH COSTA DE MELLO RODRIGUES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 13/09/2024 - Vínculo: Inativo
  • Francielle Raiza Francisco - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 31/07/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • Ghabriell Luz Alves da Silva - Tipo: Voluntário - Início: 03/12/2019 - Término: 24/03/2023 - Vínculo: Inativo
  • KEILA RENATA PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 16/11/2023 - Vínculo: Inativo
  • LUCIANA LAIBE SANTOS SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCELO PEREIRA RODRIGUES CARDOZO - Tipo: Voluntário - Início: 23/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Mirella Pagotto Veiga - Tipo: Voluntário - Início: 06/12/2017 - Término: 03/12/2019 - Vínculo: Inativo
  • VINICIUS RESENDE DA CRUZ - Tipo: Voluntário - Início: 03/12/2019 - Término: 27/01/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • FLAVIA REIS DE SOUZA - Início: 08/09/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • ELIANE OLIVEIRA MOREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 12/12/2017 - Término: 13/12/2017 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

  • Samuel Barbosa Junior - Início: 30/11/2017 - Término: 11/03/2022 - Vínculo: Inativo
  • Joana Beatriz Barros Pereira - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Beatriz Souza Oliveira - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Bruna Cristina Souza da Silva - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Chaiane Priscila da Silva - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Eliane Oliveira Moreira - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Leonardo Lopes Villaça Klink - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Natielli Aparecida da Silva - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Rafael dos Reis Carvalho Barreiro - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Weber Luiz Pereira Moreira - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Vânia Maria Siqueira Alves - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Deysianne Ulhôa de Carvalho - Início: 30/11/2017 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
30/11/201731/12/202518/10/2023 - 16:15:0024/10/2023 - 10:01:39

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JOSUE HUMBERTO BARBOSA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

E-mail Institucional: josue.barbosa[em]ufla.br

E-mail Alternativo: JBHISTORIA[em]HOTMAIL.COM

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/10/2020 - 17:13:09

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 26/10/2020 - 07:11:52

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 26/10/2020 - 08:58:49

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JOSUE HUMBERTO BARBOSA: De 10/11/2017 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
30/11/2017 - 00:00:00Devolvido para correções. (CARLOS BETLINSKI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos