UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 094/2017

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Mathemanus - Educação Matemática Inclusiva com Surdos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Com o objetivo de propiciar a formação de professores de Matemática no que diz respeito a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, os licenciandos em Matemática irão propor atividades na Escola Pública que atua na Nucleação de estudantes Surdos ou com deficiência auditiva visando a Educação Matemática Inclusiva. Para tanto buscaremos subsídios teórico-metodológicos para as aulas de Matemática e assim desenvolver e difundir metodologias para o processo ensino aprendizagem de Matemática Inclusiva com estudantes Surdos em sala de aula comum, propiciando um ambiente de aprendizagem em que, tanto para os Surdos como os ouvintes, possam ser incluídos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Centro de Educacional e Apoio As Necessidades Auditivas e Visuais (Cenav) e Escola Pública que atua na Nucleação.

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da UFLA e Escola Pública que atua na Nucleação.

Data de Início: 01/03/2018

Data de Término: 20/12/2024

Justificativa: Um desafio que tem sido colocado para a formação de professores diz respeito a inclusão de alunos com necessidades educacionais em sala de aulas comuns. Sendo assim, faz-se necessário propor ações para a formação de professores de Matemática para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.Nesse projeto de extensão, buscamos pensar no processo ensino aprendizagem de Matemática com estudantes Surdos que estudam em uma escola pública que atua na Nucleação. “A nucleação pretende possibilitar uma educação efetiva e completa reconhecendo as especificidades linguísticas e capacidades dos alunos, promovendo a verdadeira inclusão” (SRE/Campo Belo), direito assegurado pelo Decreto Federal 5626/2005, artigo 22. De acordo com a Secretaria Regional de Educação de Campo Belo, a Nucleação iniciou em 2017 na cidade de Lavras em uma Escola Pública Estadual com o apoio do tradutor e interprete em Libras e com o Cenav. Reconhecendo o potencial e capacidade dos Surdos para a aprendizagem Matemática, buscaremos metodologias que possibilitem que esses estudantes e seus colegas ouvintes possam aprender Matemática em um ambiente de colaboração.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: a) propiciar a formação de professores de Matemática no que diz respeito a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva;b) desenvolver e difundir metodologias para o processo ensino aprendizagem de Matemática Inclusiva com estudantes Surdos.

Metas: .

Fundamentação Teórica: Quando pensamos na Educação Matemática Inclusiva, buscamos um ambiente educativo em que a “concepção de identidade e diferenças, em que as relações entre ambas não se ordenam em torno de oposições binárias (normal/especial, branco/negro, masculino/feminino, pobre/rico)” (ROPOLI, et. al, 2010, p. 7).Nesse sentido, as identidades dos estudantes são consideradas transitórias, não sendo possível categorizá-los em grupos por identidades específicas, dessa maneira, a escola inclusiva deveria considerar que todos seus estudantes possuem capacidades de se desenvolver e de aprender. As pesquisas de Masciano (2015), Kranz (2014) e Allegrine (2013) apontam para isso.Ropoli et al (2010, p. 9), destaca que “a escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas”. Para tanto, conforme aponta Lana (2010), faz-se necessário que os professores estejam abertos a um redirecionamento de sua prática e ação pedagógica durante o processo ensino Matemática. Para tanto, a formação de professores, seja essa inicial ou continuada, assume um papel de suma importância. Nessa perspectiva, pretendemos trabalhar levando em consideração que é ”na sala de aula que o processo de inclusão realmente se efetiva e a prática pedagógica precisa voltar-se para além do conhecimento sobre as deficiências, sobre as adaptações curriculares e sobre métodos de ensino”. (SANTANA, 2010, p.209). Para tanto, trabalharemos com materiais manipulativos e jogos nas salas de aula em que os Surdos estudam, fazendo as adaptações necessárias.

Metodologia: Com o objetivo de fazer discussões teóricas e metodológicas sobre a Educação Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva para o ensino de Matemática, os bolsistas participarão do Grupo de Estudos. Os bolsistas da Licenciatura em Matemática irão elaborar atividades para o processo ensino aprendizagem de Matemática com os materiais disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática propondo adaptações para pessoas Surdas e o desenvolvimento de materiais novos. Pensamos no material didático como uma maneira de auxiliar o processo ensino aprendizagem de Matemática e não como um objeto material com finalidade em si mesmo (LORENZATO, 2006).As atividades preparadas serão desenvolvidas com os Surdos na Escola Estadual Pública que atua na Nucleação. A avaliação será realizada em conjunto com os professores que atuam na Escola Estadual Pública que atua na Nucleação, os Surdos, os participantes do projeto.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Entendemos o tripé ensino-pesquisa-extensão de maneira indissociável. Na Escola Estadual Pública que atua na Nucleação teremos atividades de extensão universitária em uma perspectiva de um trabalho colaborativo, ou seja, um trabalho da universidade com a comunidade escolar. Assim, os estudantes que participarão do Mathemanus e desenvolverão as atividades de extensão previstas, estarão analisando as ações que poderá contribuir para uma pesquisa sobre o projeto, uma vez que entendemos que as duas estão inter-relacionadas. A relação com o ensino se dá quando estudamos juntos no Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva em que estudaremos e planejaremos juntos as ações desenvolvidas, o que poderá contribuir para a formação desses licenciandos

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Formação do professor de Matemática para a educação matemática dos Surdos.Colaboração no processo ensino aprendizagem de Matemática com estudantes Surdos na escola comum.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Reuniões semanais no Grupo de Estudos.Atividades desenvolvidas na escola semanalmente.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Ellen Thaise da Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/12/2020 - Término: 04/11/2020 - Vínculo: Inativo
  • Samara Carolina Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Vitória Monteiro de Abreu - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/10/2020 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
30/06/202020/12/202430/06/2020 - 10:48:1004/01/2023 - 08:41:24

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ROSANA MARIA MENDES

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: rosanamendes[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rosanamendes.rmm[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 06/12/2017 - 22:22:42

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 07/12/2017 - 12:32:44

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 07/12/2017 - 18:21:17

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ROSANA MARIA MENDES: De 06/12/2017 a 30/04/2020.
  • ROSANA MARIA MENDES: De 23/01/2023 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos