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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 001/2018

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ensino de Programação de Jogos para Dispositivos Móveis

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto é uma parceria do Laboratório de Educação Conectada (LEduC) e o Game Design Lab (GDL) com o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), onde educandos do CEDET comparecem semanalmente no LEduC para receberem aulas de programação de jogos com discentes da UFLA, objetivando o desenvolvimento do potencial de crianças com sinais de capacidade superior.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET)

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Laboratório de Educação Conectada (LEduC)

Data de Início: 01/03/2018

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: Em meio a difusão dos artefatos tecnológicos no cotidiano de jovens e crianças, o campo de atuação da escola ultrapassa os limites físicos e atinge as ferramentas virtuais interativas. Os jogos digitais, cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, podem ser uma rica ferramenta a ser utilizada pela escola para o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Ensinar estudantes do ensino médio a programarem jogos digitais

Metas: .

Fundamentação Teórica: Nos dias atuais, os indivíduos têm contato com o universo computacional cada vez mais cedo. Percebe-se que a abertura deste universo no cotidiano das crianças vem modificando a maneira como elas se relacionam com a informação, e, consequentemente, o modo como se envolvem com os espaços formais de aprendizagem, destacando-se a escola. Nesse contexto, as novas tecnologias modificaram radicalmente o perfil dos alunos e, consequentemente, o formato do sistema educacional. Os alunos de hoje simbolizam as primeiras gerações que cresceram cercadas pelos artefatos tecnológicos e pelo advento da internet. Os jogos digitais e as redes sociais são partes integrantes do cotidiano desses jovens. A intensa interação dos alunos com as novas tecnologias formou uma geração de alunos que processam e pensam as informações de forma peculiar. Acostumados com a interatividade, os nativos digitais não se contentam em apenas receber passivamente conteúdos, pois desejam o poder de manipular e produzir informação, como o leitor imersivo de Santaella [2004]. Atualmente, um dos grandes desafios para o sistema educacional é o de propor modelos que considerem os alunos como sujeitos ativos que manipulam e modificam os conteúdos escolares. No âmbito do ensino da história da arte, deve-se revisar os preconceitos sobre o que se entende como arte e cultura e sobre a finalidade da educação dos tempos atuais. Nesse sentido, os jogos digitais surgem como importante ferramenta pedagógica, seja por integrar o dia-a-dia dos estudantes, seja por promover a socialização e o aprendizado de forma lúdica. Percebe-se que, cada vez mais, os jogos estão presentes na educação e formação da subjetivação de crianças e jovens devido a sua rápida proliferação e facilidade de acesso, estando disponíveis hoje tanto na internet como em celulares e consoles.

Metodologia: Os estudantes do CEDET receberão aulas presenciais uma vez por semana e serão acompanhados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem com a disponibilização de material didático e atividades.Ao final farão o desenvolvimento de um jogo para dispositivos móveis, que será apresentado à comunidade.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os estudantes da UFLA terão a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em disciplinas dos cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação, preparando-os melhor para o mercado de trabalho. Ainda estarão levando à comunidade o aprendizado adquirido pelas pesquisas desenvolvidas no GDL (Game Design Lab).

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Desenvolvimento de um jogo par dispositivo móvel por equipe de até 4 pessoas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Ensino de Design de jogos (3 meses)Ensino de programação de jogos (6 meses)Teste e correção dos jogos (3 meses)

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Arthur Eduardo Silva - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Ativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Stael Mara Patto Dessimoni Pinto - Início: 01/03/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Josiane Patrícia Aguiar de Carvalho - Início: 01/03/2018 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/05/202031/12/202430/07/2021 - 09:45:2218/10/2021 - 09:54:28

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA

E-mail Institucional: anapaula[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ana.melchiori[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/12/2017 - 15:59:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/12/2017 - 14:11:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 06/02/2018 - 16:41:41

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI: De 11/12/2017 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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