UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 060/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Diagnóstico citológico de doenças de animais de companhia na Região Geográfica Intermediária de Varginha

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Realização de exames citopatológicos de animais de companhia, com objetivo de diagnóstico de enfermidades. As atividades incluem atendimento a veterinários e tutores de animais de companhia , coleta de materiais, levantamento de dados epidemiológicos, diagnóstico e orientação de tutores e veterinários de animais de companhia. Todas as atividades envolvem a participação de docentes do Setor de Patologia Veterinária, estudantes de graduação, médicos veterinários do Programa de Residência Médica Veterinária - UFLA e estudantes de pós-graduação da Medicina Veterinária inseridos no Projeto.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Hospital Veterinário da UFLA e outros setores e departamentos da UFLA, laboratórios de diagnóstico veterinário, clínicas veterinárias da Região, médicos veterinários autônomos, tutores de animais de companhia.

Número Estimado de Participantes: 400

Locais de Realização: Dependências do Setor de Patologia Veterinária/DMV/UFLA (sala de necrópsia, laboratório, sala de clivagem, sala de microtomia, sala de microscopia).

Data de Início: 01/02/2019

Data de Término: 31/12/2025

Justificativa: Em muitas das enfermidades que acometem os animais de companhia não se chega ao diagnóstico através do exame clinico, principalmente no caso de neoplasias. Isso acarreta prejuizo na saúde dos animais e até em alguns casos acarretando na morte destes. Além disso um diagnóstico preciso facilita a decisão dos veterinários na escolha do tratamento correto. Em casos de doenças infecciosas a citologia também se mostra extremamente importante para o correto tratamento dos animais, além disso ela se apresenta de forma ideal e precisa no diagnóstico de doenças zoonóticas como a Leishmaniose por exemplo, sendo uma das principais formas de confirmação da doença. e citologia é um exame extremamente fácil, rápido e barato, que se mostra muito eficiente no diagnostico de enfermidades de animais de companhia. A conclusão diagnóstica gera subsídios para a orientação de produtores rurais e proprietários de animais. As atividades contam com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, oferecendo-lhes oportunidade de experiência prática que será de grande importância para o seu futuro profissional.

Caracterização dos Beneficiários: Propríetários de animais da Região do Entorno de Lavras, Veterinários e clinicas locais, Hospital Veterinário da UFLA.

Objetivos: Realização de exames citopatológicos com finalidade de diagnóstico de doenças de animais, capacitação de estudantes de pós-graduação e de graduação na área de diagnóstico em veterinária, com orientação para tutores e veterinários. A médio e longo prazo o projeto tem como meta levar melhorar a saúde e aumentar a sobrevida de animais de companhia, bem como geração de linhas de pesquisa a partir dos resultados da extensão na área de patologia veterinária e aprimoramento dos profissionais e futuros profissionais envolvidos no projeto.

Metas: A médio e longo prazo o projeto tem como meta levar melhorar a saúde e aumentar a sobrevida de animais de companhia, bem como geração de linhas de pesquisa a partir dos resultados da extensão na área de patologia veterinária e aprimoramento dos profissionais e futuros profissionais envolvidos no projeto.

Fundamentação Teórica: Nas últimas décadas, a busca de soluções relativas aos problemas clínicos pertinentes às diferentes espécies animais tem demandado esforços no sentido de desenvolver novos e mais elaborados métodos de diagnóstico. No entanto, quando os recursos para a utilização de exames sofisticados são reduzidos, a utilização de métodos ainda precisos, mas de baixa complexidade e custo deve ser considerada. A citologia, dentro desse contexto, é um exame de grande valor diagnóstico, pois os resultados obtidos com o uso adequado da técnica podem ser muito importantes tanto para a escolha do tratamento, quanto para evitar uma intervenção cirúrgica arriscada e desnecessária (Meyer 2001, Simon et al. 2009). Além disso, o uso da citologia como meio de diagnóstico em medicina veterinária possui as vantagens de ter baixo custo, ser minimamente invasivo, apresentar segura execução, permitir ampla superfície de amostragem e o curto tempo entre o processo de diagnóstico e o resultado são outras vantagens desse exame (Magalhães et al. 2001, Simeonova et al. 2004, Teixeira et al. 2010). No entanto, resultados clinicamente relevantes dependem, dentre outros fatores, da obtenção de boas amostras que contenham áreas representativas da lesão, que não contenham artefatos ou contaminação, e que sejam coradas por métodos que evidenciem tanto critérios citoplasmáticos quanto critérios nucleares (Allen et al. 1986, Ménard et al. 1986, Larkin 1994, Raskin & Meyer 2009). Adicionalmente, um exame bem sucedido depende também da interpretação combinada dos achados citológicos, clínicos e de imagem (Meyer 2001)Redução de perdas por doença de morte de animais por falta de diagnóstico adequado ou diagnóstico errado, melhoria da sanidade e saúde dos animais atendidos, ampliação das atividades de diagnóstico de doenças, especialmente com maior inserção de veterinário e tutores de animais de companhia da região; além de oportunidade de experiência e treinamento para estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.As atividades a serem executadas no projeto visam a redução de perdas econômicas decorrentes das enfermidades, custo com medicações incorretas/desnecessárias e morte de animais, melhoria da sanidade e saúde dos animais atendidos, o treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.

Metodologia: As atividades compreendem as etapas de recebimento e registro das amostras de citologia, confecção do esfregaço citológico,, coloração e montagem das lâminas, leitura das lâminas e, após fechamento do diagnóstico, arquivamento de lâminas. Para todo material recebido será preenchido um formulário de requisição, informando dados de identificação do animal, manifestações clínicas, tempo de evolução, número de animais afetados, manejo, alimentação, medicação usada e exames já realizados.Todo material recebido tem seu registro feito no livro de citologia (C), em que serão anotados número de protocolo, data de recebimento de amostras, dados do proprietário e do requisitante, identificação do animal (espécie, sexo, raça, idade, nome e ficha clínica) e nome do professor e do pós-graduando envolvidos, além de diagnósticos microscópico. Além disso, todo material recebido será devidamente identificado com o número de protocolo.O recebimento de materiais para os exames citológico será realizado preferencialmente pelo professor e/ou pelo pós-graduando de plantão. Em todas as etapas de processamento dos materiais haverá participação de estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos no projeto.A coleta de material citológico será realizada no SPV-UFLA e nas dependências do Setor de Clinica e Setor de Cirurgia de Pequenos Animais do Hospital Veterinário. Estudantes de pós-graduação e de graduação envolvidos no projeto participarão das coletas e análises citológicas, o que lhes proporcionará experiência profissional muito além da experiência possibilitada pela participação exclusiva em aulas e demais atividades curriculares obrigatórias.Todos os estudantes de graduação e de pós-graduação e professores que participam das necropsias utilizam equipamentos de proteção individual (EPI), incluindo macacão ou jaleco, botas de borracha e luvas. A coloração de lâminas, a digitação de resultados de exames citológicos, , assim como a organização de lâminas já lidas serão atividades realizadas pelos estagiários, com supervisão de professores e dos pós-graduandos envolvidos no projeto. A avaliação será feita de forma objetiva, com análise do número de casos examinados, número de casos com diagnóstico concluído e comparação com índices obtidos em anos anteriores. De forma subjetiva será feita avaliação dos estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos no projeto, com manifestação de sua impressão sobre a experiência obtida.

Impactos na Formação Discente: Promover a capacitação de estudantes de pós-graduação e de graduação na área de diagnóstico em veterinária, possibilitando a aplicação dos conhecimentos obtidos e aprimorando habilidades necessárias para o Medico Veterinário.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: no Setor de Patologia Veterinária da UFLA são exercidas atividades de extensão, ensino e pesquisa desde 1995. São oferecidos os serviços de necropsia, citopatologia e histopatologia. Quando necessário, também são realizados exames de imuno-histoquímica e colorações especiais para confirmação diagnóstica. Anualmente são realizados em média 500 necropsias, 400 diagnósticos histopatológicos e 250 citológicos. Essas atividades estão interligadas pelo serviço de diagnóstico de enfermidades em animais, servindo de apoio diagnóstico para o Hospital Veterinário da UFLA, para empresas agropecuárias/agroindústrias, laboratórios veterinários, clínicas veterinárias e propriedades rurais da Região, bem como constituem apoio para as atividades de ensino e de pesquisa exercidas no Setor. São apoio para o ensino uma vez que casos e materiais usados nas atividades práticas acompanhadas e exercidas pelos pós-graduandos, estagiários e pelos estudantes de graduação em medicina veterinária (disciplinas de Patologia Geral Veterinária, Patologia Especial Veterinária, Diagnóstico post-mortem e Estudo Aplicado das Neoplasias em Pequenos Animais) muitas vezes derivam da casuística atendida nas atividades de extensão. E são apoio para a pesquisa, pois dados obtidos nas atividades de extensão freqüentemente são incubadores de projetos de pesquisa. Na área de pesquisa há investimentos da equipe do Setor para publicação de trabalhos com inserção nacional e internacional. Também, como forma de iniciação à pesquisa, anualmente há o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica por estudantes de graduação com apresentação em eventos de divulgação de trabalhos de pesquisa na UFLA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Promoção do bem estar animal, maior inserção de veterinário e tutores de animais de companhia da região no acesso aos servições da UFLA.

Resultados Esperados: Redução de perdas por doença de morte de animais por falta de diagnóstico adequado ou diagnóstico errado, melhoria da sanidade e saúde dos animais atendidos, ampliação das atividades de diagnóstico de doenças, especialmente com maior inserção de veterinário e tutores de animais de companhia da região; além de oportunidade de experiência e treinamento para estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Número de casos atendidos (que compreende o numero do animais diagnosticados e de tutores e veterinários acompanhados).

Cronograma: Trata-se de um projeto contínuo, sem períodos definidos por etapas, pois todas as atividades descritas podem ser realizadas todos os dias do período do projeto.

Descrição Resumida:

Realização de exames citopatológicos de animais de companhia, com objetivo de diagnóstico de enfermidades.
Atividades:
- Atendimento a veterinários e tutores de animais de companhia
- Coleta de materiais através de citologia
- Levantamento de dados epidemiológicos
- Diagnóstico e orientação de tutores e veterinários de animais de companhia
Todas atividades envolvem a participação dos estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e da Residência Médica Veterinária inseridos no Projeto.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Amanda Silva Ferreira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/03/2021 - Término: 19/10/2021 - Vínculo: Inativo
  • ANA BEATRIZ DE SOUZA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • MILENA MARQUES MENDES PORTO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SOFIA DE CÁSSIA ANDRADE SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SUZYANE OLIVEIRA BARROS - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • MARY SUZAN VARASCHIN - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FLADEMIR WOUTERS - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • ADRIANA SILVA ALBUQUERQUE - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DÉBORA NOVAIS MATIAS - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 23/03/2020 - Vínculo: Inativo
  • DEBORAH DE OLIVEIRA FREITAS - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 21/09/2019 - Vínculo: Inativo
  • FERNANDA REZENDE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 18/02/2020 - Vínculo: Inativo
  • HECTOR RUBEN AVILA ADARME - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 31/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • IVAM MOREIRA DE OLIVEIRA JÚNIOR - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETICIA SALLA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2019 - Término: 31/08/2021 - Vínculo: Inativo
  • MARCUS VINÍCIUS LIMA NUNES - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 29/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • MATHEUS DE OLIVEIRA REIS - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 31/08/2021 - Vínculo: Inativo
  • ROGER DINALI FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • TAMIRES GONELI WICHERT TEODORO - Tipo: Voluntário - Início: 01/02/2019 - Término: 31/07/2019 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS EMANUEL DOS SANTOS MESQUITA - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MAIRA MEIRA NUNES - Tipo: Voluntário - Início: 01/03/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DAIANE DA CRUZ FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 01/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA EDUARDA DE SOUZA TEIXEIRA CAMPOS - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANIELLA CORREA ABDALLA - Tipo: Voluntário - Início: 01/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/04/202131/03/202222/10/2021 - 13:45:0904/11/2021 - 17:10:18
01/04/202231/03/202308/04/2022 - 07:22:4911/04/2022 - 17:53:41
01/04/202331/12/202518/05/2023 - 10:52:3719/05/2023 - 09:49:44

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DJEISON LUTIER RAYMUNDO

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: djeison.raymundo[em]ufla.br

E-mail Alternativo: djraimundo[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 02/06/2020 - 09:42:55

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 02/09/2020 - 08:08:43

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/09/2020 - 10:50:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DJEISON LUTIER RAYMUNDO: De 31/01/2019 a 30/04/2020.
  • DJEISON LUTIER RAYMUNDO: De 02/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/09/2022 - 16:56:18A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)
23/09/2022 - 18:02:28A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos