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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 089/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto de extensão “Formação de professores e práticas educativas” considera a formação docente como um processo de ensino e aprendizagem, que se elabora e reelabora no exercício da prática docente, determinados pelo amálgama de saberes, experiências anteriores que se juntam a novos saberes, novas experiências com os quais estabelecem relações num movimento contínuo e dinâmico, compreendemos o professor como sujeito ativo e constante, marcado também pelo processo de aprendizado. Por isso, tem por objetivo oferecer um espaço formação continuada de professores da educação básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem. O projeto propõe ações formativas semestralmente, organizadas pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Universidade Federal de Minas Gerais

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização: Departamento de Educação

Data de Início: 15/07/2019

Data de Término: 20/12/2025

Justificativa: O projeto considera que o inacabamento da formação docente torna-se premissa na conquista de uma educação de qualidade, que se respeite o direito de aprender das crianças, mas também o direito de aprender do próprio professor. O professor torna-se uma figura determinante, primeiro por vivenciar o próprio processo de aprendizagem, depois para ativar o processo de ensino-aprendizagem do outro, pois é ele, que no exercício da prática docente desencadeia saberes, valores e atitudes que respondem as necessidades educativas dos alunos. Para Gatti (2016, p. 164) “a formação de professores, suas formas de participação em sala de aula, em um programa educacional, sua inserção na instituição e no sistema, são pontos vitais”. Pois, o professor quando bem formado consegue aliar conhecimento, conteúdos e didática para atingir objetivos de aprendizagens em condições diversas. Para a autora, mesmo com avanço a partir de programas desenvolvidos na última década, a formação dos professores ainda impõe desafios para as políticas governamentais e, também nas práticas formativas das instituições que os formam. Segundo ela, a formação de professores não é animadora, pelo que se observa nos dados obtidos por vários processos de avaliação ampla e pesquisas realizadas nos sistemas de ensino. De acordo com Gatti (2016), para se reverter um quadro de formação inadequada não é processo para um dia ou alguns meses, mas para décadas, tendo em vista que “Não se faz milagres com a formação humana mesmo com toda a tecnologia disponível. Não dá para implantar um chip de sabedoria no homem. Esta tem que ser desenvolvida em longo processo de maturação” (GATTI, 2016, p. 166).O apontamento realizado pela autora constitui de fato um desafio. Um desafio que tenta ser minimizado pelos programas de formação continuada e pelos cursos que os próprios professores buscam, na tentativa de encontrar caminhos e fundamentos para seu desempenho profissional no atendimento à diversidade.

Caracterização dos Beneficiários:

Destaca-se que a formação docente constitui um dos pontos centrais no profissionalismo do
professor. Outros pontos relevantes remetem à identidade e à carreira docente, oferecendo
contextos de reflexão sobre a prática pedagógica, de trocas de saberes e de elaboração de
ações condizentes com aspectos teóricos, as quais proporcionam aos profissionais da área
maior segurança para desenvolverem práticas educativas condizentes com a realidade dos
estudantes. As temáticas oferecidas pelos cursos procuram atender às exigências e às
necessidades apontadas pelas avaliações externas das políticas públicas de educação,
amparando os professores, na tentativa de encontrar caminhos e fundamentos para seu
desempenho profissional no atendimento à diversidade.

Objetivos: Este projeto tem por objetivo oferecer um espaço formação continuada de professores da educação básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem, os saberes docentes mobilizados na e para a práxis educativa, na perspectiva do trabalho pedagógico pensado como práxis, e as políticas que favorecem seu percurso formativo acadêmico e experiencial.

Metas:

O projeto tem como meta contribuir com ações formativas oferecendo à comunidade
semestralmente cursos de longa extensão (de 80 a 120 horas), cursos de curta duração (de 20
a 60 horas), oficinas (de 4 a 20 horas), palestras (de 2 a 4 horas). As atividades de formação
serão realizadas semestralmente conforme a disponibilidade dos palestrantes convidados.
Estão previstas as seguintes atividades:
2019-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento.
2020-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual.
2020-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias.
2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.
2021-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento.
2022-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual;
2022-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias.
2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.
2023-1 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento.

2024-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual;
2024-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias.
2025-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.

Fundamentação Teórica: A formação docente tem despontado como proposta ao enfrentamento dos desafios que são impostos aos professores no cotidiano da sala de aula. Como aponta Souza (2016, p. 23), “a formação tem sido utilizada como palavra de ordem nas reformas contemporâneas”. Pois, as transformações socioculturais, econômicas e políticas pelas quais a escola contemporânea passa, exige cada vez mais um profissional capacitado, preparado com múltiplas habilidades, para atuar com competência nas mais diversas situações. Há, portanto, no contexto atual uma diversidade de iniciativas, princípios e concepções que visam o aprimoramento profissional do professor, que consideram ou não seus saberes, a sua identidade, o sujeito professor sócio-histórico e cultural.No processo de formação docente, a centralidade que se espera é na pessoa do professor, na medida em que, segundo Souza (2016, p. 26), “[...] permite entender o significado do desenvolvimento pessoal no processo profissional do trabalho docente”. A centralidade da formação do sujeito docente possibilita sublinhar a importância de compreendê-lo como sujeito de saberes, construtor de sua própria história nas experiências vividas, na formação e profissionalização. O trabalho docente, no cotidiano do fazer pedagógico, em meio ao planejamento e ações de aplicabilidade, se mostra impregnado de saberes que, de acordo com Tardif (2014, p. 19), “[...] é um saber plural e temporal [...]”, uma sabedoria que marca o fazer adquirido no contexto de sua história de vida, de sua formação e de sua atuação profissional. Antes mesmo de ingressar na carreira do magistério, o professor já sabe o que é o ensino, o que é ensinar, decorrente de sua história escolar anterior, ou seja, de sua própria vivência como estudante. Segundo Tardif (2014, p. 20), “[...] muitas pesquisas mostram que esse saber herdado da experiência escolar anterior é muito forte, que ele persiste através do tempo e que a formação universitária, não consegue transformá-lo nem muito menos abalá-lo”. A ideia de temporalidade do saber, entretanto, não se limita, de acordo com Tardif (2014, p. 20), a história escolar ou familiar, mas, também a suas ações construídas em contato com as circunstâncias do agir docente, revelando uma, “[...] carreira compreendida como um processo temporal marcado pela construção do saber profissional”.

Metodologia: O projeto de extensão propõe como procedimento metodológico a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa participativa, assumindo como procedimento metodológico a realização e aplicação de atividades pedagógicas com crianças da educação básica e posteriormente a reflexão dos processos educativos que sedimentaram as atividades.

Impactos na Formação Discente:

O projeto “Formação docente e práticas educativas” ao oferecer diferentes cursos de
formação apresenta uma proposta de formação continuada aos profissionais da área da
educação, como também abarca à formação inicial, ou seja, aos estudantes de graduação e
pós-graduação, estabelecendo diálogos possíveis em ações formativas sobre as temáticas da
leitura literária, da alfabetização e letramento, das práticas educativas e da formação de
professores, procurando estabelecer momentos de trocas de saberes entre os diferentes
participantes, acolhendo e favorecendo o processo formativo dos discentes.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto integra ações de ensino com a vinculação ao curso de graduação nas disciplinas de GDE171 Alfabetização e Letramento, bem como a relação com as disciplinas do Programa de Pós-graduação em Educação com as disciplinas PED 534 – Multiletramentos e formação de professores e PED 533 Leitura e Escrita: processos de ensino e aprendizagem. As ações de pesquisa consolida-se na vinculação com as pesquisas desenvolvidas com o grupo de pesquisa Linguagens, leitura e escrita, devidamente cadastrado no CNPq. As relação com a extensão faz-se pelo contato direto com a rede de educação básica de ensino.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Tendo em vista que este projeto procura oferecer um espaço formação continuada de
professores da educação básica, com isso se estabelece uma relação direta com a comunidade
escolar com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados
nas literaturas e pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura

literária e contação de histórias, formação de leitores, dentre outras questões e inquietações
que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Também se destaca uma relação direta
com a sociedade, uma vez que as ações formativas oferecidas visam refletir sobre prática
docente de como contribuir com a elaboração de conceitos, com a mobilização de saberes
docentes, de modo a reverter em uma práxis educativa de qualidade, visto que, com a
aderência de diferentes profissionais da área da educação os cursos de extensão, refletirá
diretamente nos modos de interação social.

Resultados Esperados: Espera-se com as ações de formação desenvolvidas pelo projeto Formação de professores e práticas educativas proporcionar um espaço de reflexão teórica e metodológicas do processo de ensino e aprendizagem, garantindo um aprofundamento de diversas questões temáticas, conforme as necessidades apresentadas pelas secretarias de educação da cidade de Lavras e região e da Superintendência Regional de Ensino.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O acompanhamento de avalição será realizado de duas formas: (1) de forma processual
durante os cursos de formação, com previsão de acompanhamento por encontros com a
coordenação e os participantes-cursistas; (2) de forma sistemática, por meio de avaliação
descritiva dos aspectos que precisam ser revistos e de aspectos que foram bem sucedidos
durante cada fechamento do curso realizado semestralmente, com o acompanhamento da
coordenação, dos palestrantes convidados e dos cursistas envolvidos.

Cronograma: As atividades de formação serão realizadas semestralmente: 2019-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2020-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2020-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2021-2 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2022-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2022-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2021-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura. 2023-1 – Curso de extensão em Alfabetização e letramento. 2024-1 Curso de extensão: Livro de imagem e leitura visual; 2024-2 Curso de formação de leitura literária e contação de histórias. 2025-1 Curso de extensão Formação de professores para a salas de leitura.

Descrição Resumida:

O projeto de extensão organiza cursos de formação continuada de professores da educação
básica, com a finalidade de se refletir sobre os aspectos da formação docente evidenciados em
pesquisas atuais sobre a temática da alfabetização e letramento, da leitura literária e contação
de histórias, formação de leitores, entre outras, compilando as contribuições conceituais e
reflexivas sobre o processo de ensino e de aprendizagem.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • BEATRIZ NERY - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 22/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • LARA APARECIDA DIAS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • GIOVANNA RODRIGUES CABRAL - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HELENA MARIA FERREIRA - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • MARCIO BARBOSA DE ASSIS - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • AGATHA ELEUTERIO PAULO - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ERIKA GIULIANA RODRIGUES PIRES PINTO - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANA PAULA DE OLIVEIRA GOMES - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSELMA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUDMILA MAGALHAES NAVES - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MELINA CARVALHO BOTELHO - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCIO BARBOSA DE ASSIS - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DEIZIMAR NAZARÉ SILVA GUEDES - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HELAINE CRISTINA AMARO CALIXTO - Tipo: Voluntário - Início: 15/07/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: ilsa.goulart[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ilsa.vieira[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 15/07/2019 - 22:26:09

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/07/2019 - 10:47:11

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 12/08/2019 - 15:56:19

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART: De 15/07/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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