UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 111/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Desenvolvimento de jardins multifuncionais em áreas institucionais

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Os jardins em áreas institucionais propiciam convívio com natureza, coesão entre seus usuários, área de lazer e estimulam a consciência de que é preciso cuidar do que pertence ao coletivo. Jardins podem ser desenvolvidos buscando a inserção de diferentes grupos vegetais, como plantas ornamentais, frutíferas, hortícolas, condimentares e medicinais. Esses jardins com espécies que apresentam múltiplos usos além do ornamental são chamados de jardins multifuncionais. Diante disto, os jardins multifuncionais podem ser inseridos nas escolas tanto para trazer uma maior qualidade paisagística da área bem como para produzir alimentos, interação da comunidade escolar (alunos, funcionários e familiares) e desenvolvimento de habilidades sociais e cultivo da amizade. Os jardins multifuncionais escolares pode ser desenvolvidos através do trabalho voluntário e solidário da comunidade, monitorados por uma equipe de técnicos. Neste sentido, a atuação dos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores, funcionários e usuários dessas áreas institucionais surge como uma ferramenta de interação e aplicação de conhecimentos adquiridos e também como uma forma de auxilio na formação social dos mesmos.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras:

CMEI Prof. Canísio Ignácio Lunkes
Prefeitura de Lavras;
Núcleo de estudos em Floricultura e Paisagismo,
Setor Horto Botânico

Número Estimado de Participantes: 50

Locais de Realização: Em áreas institucionais como escolas publicas, espaços públicos da cidade e em áreas pertencentes a Universidade Federal de Lavras. A primeira área a ser trabalhada será o CMEI Prof. Canísio Ignácio Lunkes, localizado na COHB, Lavra-MG.

Data de Início: 01/08/2019

Data de Término: 30/07/2025

Justificativa: A Universidade Federal de Lavras (UFLA) há mais de uma século é uma das principais centros de ensino, pesquisa e extensão. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as melhores universidades da América Latina, segundo o ranking Times Higher Education (THE). A instituição ocupa, neste ano, a 34ª posição, tendo avançado dez posições em relação a 2018. Entre as instituições de Minas Gerais, a UFLA manteve o 3º lugar. Nestes amis de 110 anos de existência, a UFLA se destacou e se destaca nas atividade de extensão, na geração e na transferência de pesquisas científicas, sendo referência nacional. A extensão é fundamental para a democratização do saber além de estabelecer uma intima relação com ensino e pesquisa, permitindo assim a transformação da sociedade. A extensão fortalece a interação da universidade com a sociedade. Permite os alunos vivenciarem a operacionalização da teoria e prática juntas.

Caracterização dos Beneficiários:

Populações muitas vezes em situação de vulnerabilidade econômica, social e ambiental .
Alunos e funcionários das escolas,
Funcionários e pacientes de hospitais;
Comunidade acadêmica das universidades;
Comunidade em geral que poderá acessar estes espaços para atividade de recreação junto a natureza
Comunidade em geral que receber os benefícios ambientais direto e indiretamente da presenças de jardins

Objetivos: O objetivo deste projeto é ampliar o trabalho de extensão da UFLA. Promovendo novas oportunidades para estudantes de cursos, como os de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestas etc. Estimular a prática de projetos multidisciplinar, correlacionando as vertentes sociais, ambientais e econômicas. Trabalhas temas relacionado paisagismo, biologia, ecologia, educação ambiental entre outros nas áreas institucionais. Contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, conexão da população com a natureza, bem estar dos usuários destes espaços, coesão social, ensino de praticas hortícolas e segurança alimentar.

Metas: Durante a execução do projeto, atuar em diferentes tipos de áreas instrucionais, estimular a participação de alunos de diferentes cursos, melhoras índices de áreas verdes da cidade, difundir praticas ambientais e hortícolas

Fundamentação Teórica:

As pessoas estão cada dia mais envoltas por espaços artificializados, caracterizados por muitos tipos de construções e baixos índices de natureza. Fato este que leva ao déficit de natureza, aumentos nos níveis estresse, problemas de saúde, problemas ambientais, falta de coesão social entre outros perturbações que diminuem a qualidade de vida. Vale destacar que estas características são mais acentuadas nas cidades devido o aumento desordenado e expressivo da população urbana. Outro fator que agrava essa situação atual são as mudanças climáticas e desigualdade social, ambiental e econômica.
Uma forma de amenizar esses problemas é com o aumento de áreas verdes (jardins, praças, parques etc.) acessíveis a todos. Uma vez que o contato com a natureza está relacionado ao bem estar e saúde do ser humano. Vários trabalhos científicos têm demonstrando os efeitos positivos da exposição ao verde como a redução do estresse, sentimento de felicidade, melhoria na recuperação de cirurgias, diminuição de doenças vasculares, prática de atividades físicas, saúde mental, entre outros(Buckley, 2020; Chang & Chen, 2005; Fagerholm et al., 2020; Keniger et al., 2013).
Pessoas expostas a ambientes com presença de natureza, apresentaram ondas cerebrais de baixa frequência e menor atividade cerebral nas áreas frontais, indicando sentimentos restauradores e confortáveis (Norwood et al., 2019). Além disso, o contato com a natureza pode atuar como atenuador de impactos negativos na saúde provenientes de eventos estressantes da vida (van den Berg et al., 2010).
Apesar da importância do contato com a natureza, em muitos locais não se tem espaços suficientes disponíveis ao acesso de toda a população. Neste sentido a utilização de áreas institucionais (escolas, creches, hospitais, praças, parques, universidades etc.) para implementação de jardins multifuncionais surgi como uma importante ferramenta tanto para permitir um maior contato com a natureza, como para proporcionar áreas mais atrativas a recreação, produção de alimentos e a melhorias ambientais locais.
Nos jardins multifuncionais, além das plantas ornamentais são utilizadas plantas hortícolas, condimentares, medicinais e frutíferas entre outras. Ou seja, um jardim com múltiplos usos além do estético. Entre os benefícios que podem ser alcançados com o jardim multifuncionais, se destacam a produção e consumo de alimentos naturais, atividades ligadas à culinária, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares, além de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao meio ambiente. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brindes com a transformação de pequenas sementes em flores, frutos, verduras e legumes viçosos e coloridos.
Estes espaços podem ser utilizados para aplicação de soluções baseadas na natureza e a preservação da biodiversidade local pelo uso de espécies nativas. Impactar na redução dos eventos de enchentes, ondas de calor e poluição atmosférica. Contribuindo assim o para equilíbrio ecológico das cidades.
Diante disto, fica claro que a inserção de jardim multifuncionais em áreas institucionais permitirá a criação de espaços de lazer junto a natureza e o estimulo de uma maior conscientização ambiental da comunidade local, bem como praticas hortícolas. Assim gerando mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, nutrição, saúde e a qualidade de vida de todos.
Os jardins multifuncionais, principalmente no meio urbano, têm impactos nas esferas sociais, econômicos e ambientais. O que os tornas importantíssimos para formação de cidades mais resilientes e inclusivas.

Metodologia:

O projeto será conduzido em áreas institucionais como creches, escolas, hospitais, universidades entre outros. De acordo com demanda e estabelecimentos de parcerias com os gestores destas áreas. A primeira área a ser trabalhada será o CMEI Prof. Canísio Ignácio Lunkes, localizado na COHB, Lavra-MG. O CME consta com boa área externa, plana e livre de construção qual permite trabalhar com jardins multifuncionais nestes espaços.
A áreas institucionais serão analisada visando a criação de jardins multifuncionais. Que englobem diferentes tipológicas de associações de vegetais como cercas-vivas, hortas, pomares, jardins verticais, pequenos bosques, condimentares e medicinais. De acordo com possibilidades, necessidade e anseios da comunidade que ira utilizar estes espaços.

Inicialmente será realizado um levantamento do histórico, das características e usos da área. Entrevista com os funcionários sobre as expectativas para áreas serão realizadas. Em seguida, pesquisa sobre a correlação das necessidades das áreas e possibilidades de espécies será trabalhada. Soluções baseadas na natureza serão valorizadas, bem como uso da flora nativa.
Com as informações obtidas será elaboração do projeto, buscando a melhor integração da áreas. Os diferentes agentes envolvidos irão ministrar cursos específicos voltados paras essas áreas, como : preparo do solo, época adequada de plantio, produção de mudas, controle biológico de pragas e doenças, irrigação, poda e formas correta de preparo de alimentos e usos.

Impactos na Formação Discente:

Realizar trabalhos em uma área multidisciplinar,
Interagir com profissionais de outras áreas;
Colocar me pratica conhecimentos obtidos na universidades
Desenvolvimento de atividade com alto impacto social
Contribuir com qualidade ambiental e resiliência da cidade;
Aprender a lidar com desafios
Aprender a difundir seus conhecimentos para outras pessoas.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Neste projeto é possível envolver as três áreas, a extensão aonde os estudantes terão oportunidade de colocar em pratica os temas abordados em aula, associados às pesquisas realizadas, transmitindo o conhecimento para comunidade. Aquilo que aprender durante o desenvolvimento do projeto com interação com a comunidade, além do desenvolvimento de pesquisas para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Contribuir com promoção da equidade verde, por meio do aumento de espaços com áreas verdes. Principalmente em áreas carentes destes espaços. Apresentara para sociedade como podemos utilizar a praticas hortícolas para melhorar a nossa qualidade de vida. Incentivar uma maior coesão social entre grupos. Promover a educação ambiental e melhorar a qualidade do ambiental.

Resultados Esperados: Troca de conhecimento entre os participantes, bem como fortalecimentos dos diversos setores, pela interação nestas atividade, desenvolvimento de pesquisas com publicação de artigos, monografias, teses e dissertações. Maior interação entre sociedade e a comunidade acadêmica. Maior interesse das partes envolvidas e obtenção e troca de conhecimento. Em termos mais específicos, podemos elencar alguns resultados desse projeto, tais como: - Melhorar a qualidade paisagística da área; - Estabelecer uma ambiente escolares dinâmicos, participativos e prazerosos; - Permitir uma maior participação da comunidade escolar (alunos, funcionários e familiares) nas atividades da escola. - Reeducar e estimular a alimentação saudável; - Ensinar os alunos a cultivar um jardim e uma horta, tornando-os multiplicadores e incentivando seus familiares a desenvolver essas práticas. - Ensinar o valor nutricional e funcional dos vegetais na alimentação, mudando assim, os hábitos alimentares. - Ensinar o ciclo de vida das plantas e as condições ambientais mais propícias para seu o desenvolvimento; -Valorizar a produção agrícola e o trabalhador rural. Preservação da biodiversidade;

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Relatórios de atividade,
Projetos concluídos,
Relatos dos agentes envolvidos
Divulgação dos resultados obtidos em eventos na área.

Cronograma:

A cada dois anos será iniciado um projeto em uma nova área institucional. Após a escolha do local e estabelecimento da parceria. As atividades serão divididas por meses.
-Visitas a áreas para coleta de informações- mês 1
- Pesquisa sobre o Histórico - mês 1 e 2
-Caracterização física da área determinado suas necessidades, potencialidades de limitações – - mês 3, 4, 5 e 6
Levantamento de espécie potenciais para uso e quais precisarão ser substituídas - mês 7 , 8, 9 e 10
–Elaboração e adequação do projeto- mês 10, 11 e 12
- Produção de mudas- de acordo com a disponibilidade sementes e insumos - mês 13, 14 e 15

-Implementação do Projeto e realização de adequações- mês 16, 17, 18 e 19

Acompanhamento do desenvolvimento das espécies inseridas durante todo o ciclo e da elaboração de cursos relacionado à implantação de jardins, produção de mudas e poda dentre outros: Mês 16 à 24.

Descrição Resumida: Jardins em áreas institucionais promovem convívio com a natureza, coesão entre usuários e conscientização coletiva. Podem ser incorporados em escolas, combinando paisagismo, produção de alimentos e interação comunitária, envolvendo estudantes, professores e a comunidade. Neste sentido, a atuação dos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de professores, funcionários e usuários dessas áreas institucionais surge como uma ferramenta de interação e aplicação de conhecimentos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Ana Clara Abreu Mattos - Tipo: Voluntário - Início: 11/05/2023 - Término: 31/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • BARBARA ANDRESSA TAVARES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • BRENNA ELLA CARDOSO DE SOUSA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CLARISSA DE ARAUJO AZEVEDO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EDUARDA AZEVEDO ROSA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 19/01/2024 - Término: 01/02/2024 - Vínculo: Inativo
  • GABRIELLE MAIA DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • GABRIELLE MAIA DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 28/08/2023 - Vínculo: Inativo
  • GISELE TRINDADE DA SILVA PINTO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 21/01/2022 - Término: 19/09/2022 - Vínculo: Inativo
  • Iago Silva Carvalho - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • JULIANA MENEZES DOS ANJOS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 30/05/2023 - Término: 07/06/2023 - Vínculo: Inativo
  • Julio Cesar Espindola - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 26/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • MARIA ALINE OLIVEIRA GONCALVES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/11/2021 - Vínculo: Inativo
  • MELISSA IASMIM DE OLIVEIRA FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 01/11/2021 - Vínculo: Inativo
  • PAMELA MARIA DE MATTOS ZANELLA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • PATRICIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA - Início: 01/08/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - Início: 01/08/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARCELO PASSAMANI - Início: 19/10/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • ANTONIO RODRIGUES DA CUNHA NETO - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2019 - Término: 01/02/2022 - Vínculo: Inativo
  • MICHELE CARLA NADAL - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2019 - Término: 01/04/2023 - Vínculo: Ativo
  • MAYARA SUZANNE DE MELO BARBOSA - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2019 - Término: 31/12/2019 - Vínculo: Inativo
  • MARIANA CRUZ DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 01/12/2020 - Término: 31/07/2022 - Vínculo: Ativo
  • THALITA MACIEL PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 09/03/2020 - Término: 01/05/2021 - Vínculo: Inativo
  • MARIANA CRUZ DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HELEN BIANCA DA COSTA - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2022 - Término: 04/03/2024 - Vínculo: Ativo
  • LUCAS DE AZEVÊDO SALES - Tipo: Voluntário - Início: 01/08/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUANA TELES BARROSO - Tipo: Voluntário - Início: 01/03/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OTONIEL MONTEIRO DA COSTA NETO - Tipo: Voluntário - Início: 01/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCILENE DE LOURDES BONIFACIO - Tipo: Voluntário - Início: 01/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • a - Início: 01/11/2020 - Término: 20/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Drucylla Guerra Mattos - Início: 02/01/2023 - Término: 01/11/2023 - Vínculo: Inativo
  • Ana Clara Abreu Mattos - Início: 01/09/2023 - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • João Augusto da Paixão Peres - Início: 01/09/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Antonio Rodrigues da Cunha Neto - Início: 02/03/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Breno Régis Santos - Início: 01/11/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MICHELE VALQUIRIA DOS REIS

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: michele.reis[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mvreis[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/05/2021 - 15:23:32

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 08/06/2021 - 05:57:58

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 10/06/2021 - 11:06:46

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MICHELE VALQUIRIA DOS REIS: De 27/08/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
02/06/2021 - 21:18:49Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ANTONIO DECARLOS NETO)
08/06/2021 - 05:57:58Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RAFAEL PIO)
10/06/2021 - 11:06:46Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos