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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 017/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PROJETO DE EXTENSÃO PERMANÊNCIA E ENGAJAMENTO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Propõe-se este programa de extensão, com o intuito de dar continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial em Administração Pública, descontinuado por não ter sido contemplado com bolsas institucionais. Os discentes que atuavam no PETI-Pública solicitaram que fosse proposto este programa de extensão para que pudessem continuar desenvolvendo as atividades de maneira voluntária. Assim, a presente proposta é apresentada com o intuito de identificar as principais causas que poderiam levar os discentes à evasão do curso de Administração Pública e, a partir daí, propor ações e projetos para minimizar seus impactos. O Programa de Extensão se estrutura a partir de três eixos: Acolhimento; Engajamento; e, Atuação Profissional. Cada um destes eixos possui áreas de atuação distintas, e, por isso, dentro de cada eixo, serão desenvolvidos projetos específicos para garantir acolhimento ao calouro do curso de Administração Pública, oportunidades de engajamento ao curso, para os recém-chegados, mas também para aqueles que já estejam em períodos intermediários do curso e, ainda, espaços para reflexão sobre a atuação profissional e o mercado de trabalho. Com o desenvolvimento de projetos nestes três eixos, espera-se contribuir para que as taxas de evasão do curso sejam reduzidas. Além disso, por ser uma proposta que abarca ensino, pesquisa e extensão são objetivos do programa: avaliar o perfil dos estudantes do curso, identificar as principais causas que geram evasão, analisar a relação entre o curso e as necessidades da sociedade, de modo a contribuir tanto para a atualização do curso, quanto para contribuir no alcance dos objetivos propostos no projeto pedagógico do curso.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não há.

Número Estimado de Participantes: 0

Locais de Realização: O Programa de Extensão será desenvolvido no interior da Universidade Federal de Lavras, com discentes do curso de Administração Pública. Eventualmente, poderão ser propostas atividades externas, que visem contribuir para o desenvolvimento dos discentes envolvidos no Programa de Extensão e que também levem para a sociedade conhecimentos e propostas construídas na universidade.

Data de Início: 01/10/2019

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: A presente proposta se justifica pelo fato de este programa se constituir como uma oportunidade de formação para os discentes, de modo a oportunizar desenvolvimento de competências a partir da junção de ensino, pesquisa e extensão. Com o desenvolvimento deste programa, espera-se que se tenha melhoria na qualidade do ensino. Cabe destacar que a partir da política de cotas, o número de egressos da educação básica que conseguem acessar o ensino superior aumentou consideravelmente. Porém, nem sempre conseguem permanecer no ensino superior até a formatura. E, neste sentido, pretende-se, por meio deste programa, desenvolver atividades que possam contribuir para a permanência, a partir do engajamento do estudante com o curso; com a promoção de atividades que promovam debates sobre democracia, cidadania e política; e, discussões sobre a atuação profissional.

Caracterização dos Beneficiários: Discentes do curso de graduação em Administração Pública.

Objetivos: O principal objetivo deste programa é proporcionar aos discentes, uma oportunidade de formação científica, social e técnica por meio do desenvolvimento de um programa de ensino, pesquisa e extensão que possui como finalidade, a melhoria do curso de graduação ao qual estão vinculados, visando a diminuição da taxa de evasão no curso de Administração Pública da UFLA.Para tanto, tem-se como objetivos específicos:- Fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão por meio de projetos que visem o processo de ensino-aprendizagem no curso de Administração Pública;- Desenvolver métodos alternativos de aprendizagem a partir da ideia do “aprender fazendo”, além de discutir temas éticos, sociopolíticos, científicos e culturais relevantes para o país e para exercício profissional;- Promover a integração do aluno com o futuro ambiente profissional;- Compreender as diferentes culturas vividas na comunidade universitária e fora dela e o impacto das mesmas no aprendizado e promover atividades socializantes de forma a promover uma troca de experiências entre discentes do curso de Administração Pública da UFLA.- Identificar as principais causas da evasão nos cursos de Administração Pública da UFLA e, a partir daí, desenvolver ações para contribuir com a redução do problema.

Metas: Redução da evasão.

Fundamentação Teórica: A proposta de um Programa de Extensão se apoia na necessidade de se construir alternativas para tentar reduzir a evasão no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É importante destacar que o foco deste programa não está nos índices, mas sim na busca por entender o que faz um discente abandonar o referido curso e propor alternativas para evitar a desistência do curso. A UFLA produz informação e relatórios que tratam desse assunto, porém, não se tem informações concretas sobre os motivos que levam à evasão e nem informações sobre como tal fenômeno poderia ser minimizado. Cabe destacar que toda vez que um discente se matricula no curso mas não conclui sua graduação, isso gera desperdícios não só econômicos, mas também acadêmicos e sociais. Neste sentido, é importante observar que o ponto do curso que merece maior atenção é o ano inicial. Dados apontam que em todo o mundo, a taxa de evasão no primeiro ano do curso chega a ser até três vezes maior do que as taxas de evasão nos anos seguintes. Por este motivo, um acolhimento inicial pode ser uma ação importante para entender os motivos que levam o discente a desistir do curso e, também, uma oportunidade para promover o engajamento dele ao curso. Além disso, cabe destacar que quando o assunto é a evasão, de forma geral, as instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, apontam como principal causa a falta de recursos financeiros do estudante, que não consegue prosseguir nos estudos. Porém, alguns autores apontam que questões de ordem acadêmica, as expectativas do estudante em relação ao curso e à sua formação e a sua integração à instituição são fatores importantes e devem ser levados em consideração para se compreender o fenômeno. Por isso, este programa de extensão é importante para identificar quais fatores contribuem para o abandono do curso de Administração Pública na UFLA e, a partir disso, será possível construir alternativas para promover acolhimento e engajamento ao curso e direcionamentos sobre atuação profissional e mercado de trabalho.

Metodologia: Para alcançar os objetivos propostos, pretende-se promover um intercâmbio entre as disciplinas, de modo a promover formação crítica e práticas pedagógicas alternativas com a finalidade de fomentar desenvolvimento e modernização do ensino superior, especialmente, no curso de Administração Pública da UFLA. Diante disso, serão propostos debates sobre temas relevantes para o curso e para o engajamento dos discentes; discussões aprofundadas sobre temas relacionados ao processo de formação do administrador público e proposta e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão com o intuito de reduzir a evasão no curso de Administração Pública da UFLA.

Impactos na Formação Discente: Melhoria da qualidade do curso.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este programa de extensão abarca as três dimensões que sustentam a Universidade e, em seu desenvolvimento prático, não há possibilidades de se separar ensino, pesquisa e extensão. Na execução do programa de extensão proposto, por exemplo, serão desenvolvidas atividades não só de extensão, mas também de pesquisa, uma vez que é proposto um levantamento para identificar as demandas, problemas e perspectivas dos discentes do curso de Administração em relação à evasão do curso. Em relação ao ensino, as atividades desenvolvidas no âmbito do programa irão contribuir para a formação acadêmica dos discentes envolvidos no programa e, também, irão contribuir para uma melhora continua do curso de Administração Pública oferecido pela UFLA. Assim, a partir do ensino, estimula-se a pesquisa e os resultados e reflexões dessa devem chegar à sociedade, num primeiro momento, para o grupo que compõe o curso de Administração Pública, podendo, no futuro, servir de modelo para outros programas de extensão focados em outros cursos de graduação da UFLA. Por fim, destaca-se que, ensino, pesquisa e extensão estão intimamente relacionados neste programa, uma vez que a partir da pesquisa, serão propostos projetos e ações de extensão que visam a melhoria continua do ensino no curso de Administração Pública.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Melhor formação profissional.

Resultados Esperados: A partir do desenvolvimento das ações e projetos propostos neste programa, espera-se formar cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade, promover espaços para o engajamento de discentes no curso, construir espaços de diálogo sobre ética, cidadania, democracia, sociedade, participação, envolvimento com o curso, e desenvolvimento local. Com isso, espera-se aumentar a participação dos discentes nos seus processos de formação de forma ativa e consciente, de modo a termos profissionais mais reflexivos e responsáveis pela sociedade da qual fazem parte. Além disso, espera-se como resultado indireto do programa de extensão, reduzir o índice de evasão do curso de Administração Pública da UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Melhoria da qualidade do curso.

Cronograma: 1) Desenvolvimento de diagnóstico sobre evasão no curso de Administração Pública/UFLA - meses 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 92) Ações e projetos relacionados ao acolhimento dos ingressantes no curso - meses 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 243) Ações e projetos relacionados ao engajamento dos discentes ao curso - meses 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 244) Ações e projetos relacionados à atuação profissional do administrador público - meses 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 245) Avaliação do programa - meses meses 19, 20, 21, 22, 23 e 24

Descrição Resumida: O projeto tem o intuito de identificar as principais causas que podem levar os discentes à evasão do curso de Administração Pública e, a partir daí, propõe-se ações para minimizar seus impactos por meio de dois eixos principais: Acolhimento e Engajamento. Em cada eixo, são desenvolvidas ações específicas para garantir acolhimento ao calouro e oportunidades de engajamento não só para eles, mas também para os que já estão em períodos intermediários do curso.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Aline da Cunha Miranda - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • VANESSA SILVA MADEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo
  • VANESSA SILVA MADEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 26/01/2022 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM - Início: 01/10/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • PAULA PEREIRA DE ALVARENGA - Início: 27/10/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/10/202131/12/202429/01/2021 - 11:21:2512/05/2021 - 09:48:17

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: nathalia.joaquim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: nathaliafjoaquim[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 26/01/2021 - 20:19:11

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 01/02/2021 - 14:42:36

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 02/02/2021 - 15:19:11

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM: De 10/10/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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