Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 206/2019
Título: Matemática para todos
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Esse projeto visa aproximar a Matemática da vida cotidiana das pessoas mediante a realização de atividades lúdicas e interativas/participativas. Para isso, os alunos irão oferecer oficinas e minicursos, desenvolver materiais e realizar feiras de Matemática nas escolas e nas praças do município de Lavras e municípios vizinhos.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 1000
Locais de Realização: Escolas Municipais e Estaduais e praças do município de Lavras e municípios vizinhos.
Data de Início: 13/12/2019
Data de Término: 13/12/2024
Justificativa: Embora esteja presente em muitos momentos do nosso dia a dia, a Matemática é considerada uma disciplina “chata” e “difícil” pela maioria dos alunos dos ensinos fundamental e médio e desvinculada da realidade pelas pessoas de um modo geral. Com esse projeto, procuramos mudar essa visão, desmistificando a Matemática, tornando-a interessante e tentando ampliar o interesse pela área de conhecimento.
Caracterização dos Beneficiários:
Objetivos: O objetivo é aproximar a Matemática da vida cotidiana das pessoas com atividades que irão mostrar novas formas de vivenciar e descomplicar a Matemática. Para isso, os alunos irão oferecer oficinas e minicursos, que, ao mesmo tempo, possibilitarão aos alunos dos ensinos fundamental e médio terem a Matemática mais próxima de sua realidade, com atividades que fogem das tradicionais e propiciarão aos alunos a possibilidade de confecção de materiais utilizados no processo de ensino, tendo, com isso, uma formação mais diversificada. Os alunos irão também realizar feiras de Matemática nas escolas e praças do município Lavras e de municípios vizinhos, possibilitando mostrar a proximidade da Matemática com nosso cotidiano para as mais diversas pessoas.
Metas:
Fundamentação Teórica: Ao realizarmos uma atividade, dificilmente a associamos a algum conhecimento matemático, mas a Matemática tem papel importante em nosso dia a dia. Usamos a Matemática, por exemplo, ao fazermos compras, no preparo de uma receita culinária, no cálculo dos juros de uma compra a prazo e na interpretação de informações contidas em um gráfico. Além disso, ela está presente nas pétalas das flores, na disposição das folhas e dos galhos nas árvores, na formação de galáxias, na geometria dos cristais, nas moléculas de DNA, na arte, no cotidiano .... Com a Matemática, podemos desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas. Acreditamos que o uso de atividades lúdicas e interativas constituem bons recursos para mostrar que a Matemática está no nosso cotidiano e aumentar a motivação para sua aprendizagem. Segundo Grando (GRANDO, R.C. “O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula”. São Paulo: Paulus, 2004), as atividades lúdicas são inerentes ao ser humano. Cada grupo étnico apresenta sua forma particular de ludicidade e os jogos em grupo representam atividades que possibilitam aos indivíduos trabalharem com a regularidade, o limite, o respeito e a disciplina, mediante ações necessariamente subordinadas às regras. Todos esses aspectos se fazem importantes para a vida do indivíduo em sociedade. O jogo também propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas à medida que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito por meio da estrutura Matemática subjacente ao jogo que pode ser vivenciada pelo aluno quando ele joga, elaborando estratégias e testando-as a fim de vencer o jogo.
Metodologia: Os alunos realizarão pesquisas, sobre atividades que possam ser desenvolvidas para tornar a Matemática atraente e divertida, sob a orientação do grupo de professores envolvidos no projeto. Haverá reuniões semanais nas quais serão discutidos e esclarecidos os conceitos envolvidos, bem como sanadas as dúvidas. Nesses encontros, serão também avaliados o andamento do projeto e o desempenho dos alunos.
Impactos na Formação Discente:
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Esse projeto envolve o Ensino por possibilitar a produção de material didático e por trabalhar com metodologias de ensino; envolve a Pesquisa, pois a produção de novos materiais para o ensino de Matemática e a avaliação de suas aplicabilidades constituem rico material para a pesquisa em Educação Matemática e envolve Extensão, por ser voltado para as Escolas Municipais e Estaduais de Lavras e de municípios vizinhos e o público em geral nas Feiras de Matemática a serem realizadas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social:
Resultados Esperados: Mudar visão negativa da Matemática, tornando-a interessante, ampliar o interesse pela área de conhecimento e viabilizar publicação de artigos científicos.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Cronograma: Oficinas, Minicursos e Feiras de Matemática durante os anos de duração do projeto .
Descrição Resumida:
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Nenhum
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: GRAZIANE SALES TEODORO
Setor: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA
E-mail Institucional: graziane.teodoroufla.br
E-mail Alternativo: graziane.teodorogmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/12/2019 - 10:52:31
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/12/2019 - 09:48:42
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/12/2019 - 10:34:00
Histórico de Coordenação:
Nenhum histórico de avaliações.
Voltar para "Consultar Projetos de Extensão"
Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.82.10
Créditos