UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 206/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Matemática para todos

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Esse projeto visa aproximar a Matemática da vida cotidiana das pessoas mediante a realização de atividades lúdicas e interativas/participativas. Para isso, os alunos irão oferecer oficinas e minicursos, desenvolver materiais e realizar feiras de Matemática nas escolas e nas praças do município de Lavras e municípios vizinhos.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Escolas Municipais e Estaduais e praças do município de Lavras e municípios vizinhos.

Data de Início: 13/12/2019

Data de Término: 13/12/2024

Justificativa: Embora esteja presente em muitos momentos do nosso dia a dia, a Matemática é considerada uma disciplina “chata” e “difícil” pela maioria dos alunos dos ensinos fundamental e médio e desvinculada da realidade pelas pessoas de um modo geral. Com esse projeto, procuramos mudar essa visão, desmistificando a Matemática, tornando-a interessante e tentando ampliar o interesse pela área de conhecimento.

Caracterização dos Beneficiários:

Objetivos: O objetivo é aproximar a Matemática da vida cotidiana das pessoas com atividades que irão mostrar novas formas de vivenciar e descomplicar a Matemática. Para isso, os alunos irão oferecer oficinas e minicursos, que, ao mesmo tempo, possibilitarão aos alunos dos ensinos fundamental e médio terem a Matemática mais próxima de sua realidade, com atividades que fogem das tradicionais e propiciarão aos alunos a possibilidade de confecção de materiais utilizados no processo de ensino, tendo, com isso, uma formação mais diversificada. Os alunos irão também realizar feiras de Matemática nas escolas e praças do município Lavras e de municípios vizinhos, possibilitando mostrar a proximidade da Matemática com nosso cotidiano para as mais diversas pessoas.

Metas:

Fundamentação Teórica: Ao realizarmos uma atividade, dificilmente a associamos a algum conhecimento matemático, mas a Matemática tem papel importante em nosso dia a dia. Usamos a Matemática, por exemplo, ao fazermos compras, no preparo de uma receita culinária, no cálculo dos juros de uma compra a prazo e na interpretação de informações contidas em um gráfico. Além disso, ela está presente nas pétalas das flores, na disposição das folhas e dos galhos nas árvores, na formação de galáxias, na geometria dos cristais, nas moléculas de DNA, na arte, no cotidiano .... Com a Matemática, podemos desenvolver o raciocínio lógico e estimular o pensamento crítico, a curiosidade e a capacidade de resolver problemas. Acreditamos que o uso de atividades lúdicas e interativas constituem bons recursos para mostrar que a Matemática está no nosso cotidiano e aumentar a motivação para sua aprendizagem. Segundo Grando (GRANDO, R.C. “O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula”. São Paulo: Paulus, 2004), as atividades lúdicas são inerentes ao ser humano. Cada grupo étnico apresenta sua forma particular de ludicidade e os jogos em grupo representam atividades que possibilitam aos indivíduos trabalharem com a regularidade, o limite, o respeito e a disciplina, mediante ações necessariamente subordinadas às regras. Todos esses aspectos se fazem importantes para a vida do indivíduo em sociedade. O jogo também propicia o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas à medida que possibilita a investigação, ou seja, a exploração do conceito por meio da estrutura Matemática subjacente ao jogo que pode ser vivenciada pelo aluno quando ele joga, elaborando estratégias e testando-as a fim de vencer o jogo.

Metodologia: Os alunos realizarão pesquisas, sobre atividades que possam ser desenvolvidas para tornar a Matemática atraente e divertida, sob a orientação do grupo de professores envolvidos no projeto. Haverá reuniões semanais nas quais serão discutidos e esclarecidos os conceitos envolvidos, bem como sanadas as dúvidas. Nesses encontros, serão também avaliados o andamento do projeto e o desempenho dos alunos.

Impactos na Formação Discente:

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Esse projeto envolve o Ensino por possibilitar a produção de material didático e por trabalhar com metodologias de ensino; envolve a Pesquisa, pois a produção de novos materiais para o ensino de Matemática e a avaliação de suas aplicabilidades constituem rico material para a pesquisa em Educação Matemática e envolve Extensão, por ser voltado para as Escolas Municipais e Estaduais de Lavras e de municípios vizinhos e o público em geral nas Feiras de Matemática a serem realizadas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Resultados Esperados: Mudar visão negativa da Matemática, tornando-a interessante, ampliar o interesse pela área de conhecimento e viabilizar publicação de artigos científicos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Cronograma: Oficinas, Minicursos e Feiras de Matemática durante os anos de duração do projeto .

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • GILVANIA HELENA CORREIA BERNARDO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 28/10/2021 - Vínculo: Inativo
  • GILVANIA HELENA CORREIA BERNARDO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 04/11/2021 - Término: 28/10/2021 - Vínculo: Inativo
  • JULIA TERRA DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/01/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • REGIANE PEREIRA DE ALCANTARA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: GRAZIANE SALES TEODORO

Setor: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA

E-mail Institucional: graziane.teodoro[em]ufla.br

E-mail Alternativo: graziane.teodoro[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/12/2019 - 10:52:31

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/12/2019 - 09:48:42

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/12/2019 - 10:34:00

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • GRAZIANE SALES TEODORO: De 13/12/2019 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos