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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 197/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Construindo saberes na feira agroecológica na UFLA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: As universidades públicas têm como dever apoiar atividades que promovam processos de caráter educativo, cultural e científico, que articulem o Ensino e a Pesquisa com a finalidade de fortalecer a Extensão Universitária, viabilizando uma relação dialógica entre Universidade e Sociedade. Neste contexto, este projeto de extensão tem como objetivo construir espaços de diálogos entre universidade, agricultores/as e sociedade a partir da comercialização de produtos sustentáveis na feira. As atividades deste projeto serão orientadas pela interação dialógica pautadas em metodologias participativas. Pretende-se utilizar diferentes técnicas e instrumentos metodológicos e pedagógicos para promover uma intervenção participativa na construção do conhecimento, tais como: reuniões, entrevistas, observação participante, oficinas, campanhas, minicursos, exposições e promoção de produtos pelos agricultores/as. Outras técnicas e instrumentos poderão ser utilizadas, porém serão definidas a partir da interação da universidade com as associações/ cooperativas e com a comunidade. Pretende-se também o desenvolvimento de outros produtos e publicações como por exemplo, material audiovisual, relatórios, cartilhas, artigos, registro fotográfico; etc. Espera-se que o projeto contribua para melhoria da qualidade de vida das pessoas (sobre tudo da comunidade acadêmica), para o fortalecimento da agroecologia, estimulando a economia solidária, além de promover espaços de aprendizagem para todos os envolvidos.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: EMATER

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras, propriedade dos feirantes

Data de Início: 19/12/2019

Data de Término: 31/12/2026

Justificativa: Caporal (2003) entende que o desenvolvimento, em sua formulação mais ampla, significa a realização de potencialidades sociais, culturais e econômicas de uma sociedade, em perfeita sintonia com o seu entorno ambiental e com seus valores políticos e éticos. Defende que o Desenvolvimento Rural Sustentável como um processo gradual de mudança que encerra em sua construção e trajetória a consolidação de processos educativos e participativos que envolvem as populações rurais, conformando uma estratégia impulsionadora de dinâmicas sócio-econômicas mais ajustadas ao imperativo ambiental, aos objetivos de equidade e aos pressupostos de solidariedade intra e intergeracional. Desta forma, a construção do Desenvolvimento Rural Sustentável deve assentar-se na busca de contextos de maior sustentabilidade, alicerçados em algumas dimensões básicas - como estratégias orientadas ao desenvolvimento rural sustentáveis - relacionadas entre si: ecológica, econômica, social (primeiro nível), cultural, política (segundo nível) e ética (terceiro nível).A agroecologia vem se constituindo uma ciência como base de um novo paradigma de desenvolvimento rural sustentável, que tem sido construído ao longo das ultimas décadas. Ela é, pois, um enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural sustentável. Isto ocorre de forma gradual e multilinear de mudança, que ocorre através do tempo, nas formas de manejo dos agro-ecossistemas, aproximando esses dos sistemas naturais onde estão inseridos (Caporal, 2015). Este manejo busca aumentar autonomia, diminuir a dependência dos impactos ambientais, produzindo alimentos mais saudáveis para os agricultores, suas famílias e para a sociedade. As feiras orientadas pelos princípios da agroecologia favorecem a autonomia dos agricultores e agricultoras sendo uma importante alternativa para promover os circuitos curtos de comercialização, chaves para o desenvolvimento local e regional, e geração de renda, promovendo encontros face a face entre quem produz e quem consome, ampliando o acesso a alimentos mais saudáveis, o que fortalece bases estruturais socialmente justas e inclusivas.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Construir espaços de diálogos entre universidade, agricultores/as e sociedade a partir da comercialização de produtos sustentáveis pelos produtores/as na feira agroecológica.Desse modo, busca contribuir para promoção da agroecologia como modelo que segue a concepção do desenvolvimento sustentável, bem como estimular a responsabilidade socioambiental e a alimentação saudável. Mais especificamente pretende-se:- apoiar o funcionamento e a gestão da feira;- estimular entre os participantes o debate sobre agroecologia, economia solidaria, meio ambiente e alimentação saudável;- visibilizar o papel das mulheres como agricultoras agroecológicas;- construir canais de comunicação entre feirantes, a comunidade acadêmica e população de Lavras, valorizando os produtos, os saberes e sabores camponeses em circuitos curtos de comercialização;-promover relações de gênero más inclusivas durante as atividades do projeto;- construir atividades de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com os feirantes e consumidores.

Metas: .

Fundamentação Teórica: De acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU), a extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, cientifico e político, que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade. (FORPROEX, 2012) Desta forma, espera-se que esta relação promova a troca de saberes acadêmico e popular contribuindo para a construção de novos conhecimentos entre todos os atores envolvidos. Nessa perspectiva, entende-se o outro como uma fonte de saber, um sujeito da ação (FREIRE, 2013), para que o desenvolvimento da relação entre universidade e setores sociais sejam marcados pela interação dialógica. Segundo Coelho (2014), as metodologias participativas buscam a criação de espaços dialogicamente interativos e discursivamente mediados para que haja a intenção de (com)partilhar horizontes no processo de produção de verdades. Tendo em vista que a extensão universitária deve estimular a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componentes da atividade extensionista, torna-se relevante a realização de projetos que valorizem iniciativas orientadas pelo ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente adequado. As chamadas “feiras agroecológicas” possuem grande importância social, ambiental, econômica e cultural, uma vez que as mesmas têm sido muito mais que apenas espaços de transações comerciais, sendo espaços de interação, de troca, de valorização de saberes e sabores camponeses, orientadas pela ética do respeito às pessoas, à cultura, à natureza e ao meio ambiente. A agroecologia é entendida como enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agricultura sustentáveis (CAPORAL; COSTABEBER, 2004). A agroecologia constitui-se de uma prática social complexa, que possui múltiplas dimensões:ecológica, social, econômica, cultura, política e ética, por isso, segundo Caporal (2009) é central na Agroecologia o conceito de transição agroecológica, entendida como um processo gradual e mutilinear de mudança. A agroecologia é entendida pelos próprios produtores e produtoras como uma prática socioprodutiva cujas tecnologias permitem uma relação mas amigável com a natureza, colocada como sujeito de direitos, constitui-se em uma filosofia de vida que quebra a ontologia moderna referente al ser e estar no mundo.

Metodologia: As atividades deste projeto serão orientadas pela interação dialógica pautadas em metodologias participativas. Pretende-se utilizar diferentes técnicas e instrumentos didáticos pedagógicos para promover uma intervenção participativa, tais como: reuniões, entrevistas, observação participante, oficinas, campanhas, minicursos, etc. Outras técnicas e instrumentos poderão ser utilizadas, porém estas serão definidas a partir da interação da universidade com as associações/cooperativas e com a comunidade. Pretende-se também o desenvolvimento de outros produtos e publicações como por exemplo: material audiovisual, resumos, cartilhas, artigos, etc). Entre as atividades a serem desenvolvidas estão:1- Apoiar o funcionamento junto a Proec a gestão da feira:- apoiar a elaboração do edital de seleção de feirantes- apoiar o funcionamento e gestão participativa da feira- apoiar a divulgação da feira - contribuir na concertação de regras de funcionamento e organização- apoiar a estruturação física 2.Estimular o debate sobre agroecologia, produção sustentável ealimentação saudável - organizar eventos (oficinas, campanhas, folders, rodas de conversa, exposições, minicursos, falas publicas, construção de banners, etc.) 3- Construir canais de comunicação entre feirantes e a comunidade, valorizando os produtos e os saberes e sabores dos agricultores e agricultoras- promover visitas as propriedades de feirantes, visitas de públicos externos para conhecer a feira, construir materiais dos feirantes para a comunidade, banners, etc -receber visitas de estudantes de escolas públicas 4- Construir atividades de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com os feirantes e consumidores- registro, documentação e sistematização das ações e da dinâmica da feira - promover espaços de diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas na Ufla-apoiar os estudantes participantes a organização e gestão do dia a dia da feira-participação dos estudantes na elaboração de materiais e na divulgação da feira e promoção da agroecologia5- Dar visibilidade ao papel das mulheres como agricultoras agroecológicas - privilegiar as mulheres feirantes em todas ações do projeto, desde o processo seletivo no edital ate a criação de condições para seu participação no espaço da fera. - construir eventos para promover os discursos agroecológicos da mulheres, resignificando seu lugar de fala desde a perspectiva da interseccionalidade.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O ensino acontecerá via estudo individual e coletivo, assim como por meio de organização de atividades de ensino que por sua vez dá base para realização de pesquisas e embasamento teórico para desenvolver este projeto. Por meio da realização de oficinas, exposições, campanhas, entre outras estratégias, será possível a troca de conhecimento e o aprendizado mútuo, entre feirantes, comunidade acadêmica e público externo à UFLA.Também serão realizadas pesquisas, que permitirão o acompanhamento da feira e o conhecimento de demandas em relação à melhoria do seu funcionamento. Porém, estas pesquisas também estimularão a construção do conhecimento em temáticas ligadas à agrocoelogia.Tanto o ensino como a pesquisa colaboram para que a interação com a sociedade aconteça de forma séria, alicerçada na construção do conhecimento e valorização dos saberes, favorecendo a democratização do saber, a interdisciplinariedade e participação da comunidade para promoção do desenvolvimento.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Espera-se com este projeto contribuir para a implantação, funcionamento e fortalecimento da feira, como espaço de dialogo, de aprendizagem e promoção da agroecologia, a alimentação saudável, a responsabilidade ambiental, e o papel das mulheres como produtoras agroecológicas. Assim como o papel da solidariedade na construção de um circuito curto de comercialização promovido desde a UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Durante todos os meses pretende-se:- realizar reuniões mensais com feirantes - realizar divulgação sobre a feira e de atividades a ela realcionadas- organizar espaços de diálogos entre universidade, agricultores e sociedade. Semestralmente pretende-se gerar algum tipo de publicação ou produção tecnica bem como avaliações sobre o funcionamento da feira

Descrição Resumida: Este projeto de extensão tem como objetivo construir espaços de diálogos entre universidade, agricultores/as e sociedade a partir da comercialização de produtos sustentáveis na feira. São utilizadas metodologias participativas visando promover a construção do conhecimento por meio de reuniões, entrevistas, oficinas, exposições, etc. Envolve também o desenvolvimento de produção bibliográfica (artigos e resumos por exemplo) e técnica (relatórios, cartilhas, organização de evento, entre outros).

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • DEBORA TEIXEIRA PRADO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/05/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • GIULIANA SAILLER MONTEIRO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIA FERREIRA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIZ FELIPE SOUZA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PEDRO HENRIQUE NORONHA MATIAS - Tipo: Voluntário - Início: 02/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Sérgio Augusto da Silva - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 24/10/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • THIAGO RODRIGO DE PAULA ASSIS - Início: 25/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAFAEL EDUARDO CHIODI - Início: 25/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARINA BATTISTETTI FESTOZO - Início: 25/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA LUCIA MONDRAGON BERNAL - Início: 25/09/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIS CLAUDIO PATERNO SILVEIRA - Início: 10/12/2019 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA DE LOS ANGELES ARIAS GUEVARA - Início: 25/09/2019 - Término: 09/07/2023 - Vínculo: Inativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • RAQUEL DE FIGUEIREDO ANANIAS - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2020 - Término: 09/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • MAIRA CRISTIANE DE SOUZA MIRANDA - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2020 - Término: 09/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • ADJAMARA VERISSIMO DE OLIVEIRA BERNARDINO - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2020 - Término: 08/06/2022 - Vínculo: Inativo
  • CAROLINA CORRÊA SANTOS MOURA - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2020 - Término: 08/06/2022 - Vínculo: Inativo
  • BELCHIOR TEIXEIRA DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2021 - Término: 30/03/2021 - Vínculo: Inativo
  • CRISTIANE REIS DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: 06/11/2021 - Término: 30/03/2022 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
30/09/202131/12/202210/12/2021 - 09:48:4420/01/2022 - 15:09:11

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: VIVIANE SANTOS PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: vivianepereira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: vivianesantospereira[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/12/2019 - 20:00:49

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 19/12/2019 - 08:43:08

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 19/12/2019 - 11:33:04

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • VIVIANE SANTOS PEREIRA: De 17/12/2019 a 24/09/2021.
  • VIVIANE SANTOS PEREIRA: De 21/01/2022 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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