Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 013/2020
Título: Musiquês: linguagem musical no Nedi
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: Este projeto pretende promover tempos e espaços para que as crianças do Núcleo de Educação da Infância possam ampliar suas experiências com a linguagem musical e assim, desenvolvam um conhecimento sensível da realidade, além de uma formação integral considerando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Pretendemos também contribuir para o resgate do valor atribuído à música e à educação musical na sociedade brasileira atual. Inicialmente, atenderemos todas as crianças do NEDI a partir de experiências que irão promover o contato com diferentes gêneros e estilos musicais buscando a apreensão, compreensão e produção de sentidos. A equipe envolvida estará em constante processo de reflexão, estudos e pesquisas visando sempre a qualidade do trabalho. Tanto os processos vivenciados no projeto quanto seus resultados serão socializados no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi e também serão publicados em eventos, artigos e à toda comunidade científico-pedagógica.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – Coordenadoria de Cultura
Número Estimado de Participantes: 120
Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância - Nedi
Data de Início: 02/03/2021
Data de Término: 31/12/2024
Justificativa: A música é um dos componentes curriculares obrigatórios da educação básica. Em 2016 a Lei número 13.278 que alterou a LDBEN 9.394/1996 afirma no inciso 6º do artigo 26 “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2º deste artigo” O inciso 2º foi alterado pela Lei nº 13.415 de 2017 e passou a vigorar nos seguintes termos “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica”. Infelizmente, a Lei não tem sido suficiente para garantir o espaço da música nas escolas brasileiras. Fonterrada (2008) afirma que a única forma de recolocar a música nas escolas consiste em resgatar o valor da música perante a sociedade. “O fato de a música ter ou não seu valor reconhecido coloca-a dentro ou fora do currículo escolar, dependendo de quanto é ou não considerada pelo grupo social” (FONTERRADA, 2008, p. 13). Pretendemos, então, contribuir para que o valor da música e educação musical seja resgatado em nossa sociedade atual. Além disso, este projeto ampliará as experiências musicais das crianças do Núcleo de Educação da Infância da Universidade Federal de Lavras, contribuindo para o desenvolvimento integral dos sujeitos participantes.
Caracterização dos Beneficiários: .
Objetivos: - Contribuir para o resgate do valor atribuído à música e à educação musical na sociedade brasileira atual;- Apresentar/experimentar diferentes gêneros e estilos musicais;- Utilizar metáforas, imagens, linguagem verbal, desenhos, histórias, movimentação corporal para promover a apropriação do sistema musical;- Explorar as possibilidades de uso do corpo na apreensão dos aspectos musicais; - Desenvolver a audição crítica, ouvir com o objetivo de apreender determinados aspectos da linguagem musical- Perceber contrastes marcantes em termos de ritmo, melodia, andamento, textura e etc;- Preparar ao menos uma apresentação musical anual protagonizada pelos alunos do NEDI
Metas: .
Fundamentação Teórica: A educação da infância passou a ser um direito e responsabilidade do Estado a partir da Constituição de 1988 que pela primeira vez na história do Brasil a coloca como parte do sistema educacional do país. Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) colocou a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, definindo também que sua finalidade seria “o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam que as crianças se relacionem e interajam com diferentes manifestações de música, artes gráficas e plásticas, cinema, teatro, dança, fotografia, poesia e literatura além de destacarem a importância que estas experiências têm no desenvolvimento da criança. Segundo Georg Lukács citado por Barbosa (2011, p. 98-99) a arte nos proporciona “um conhecimento sensível insubstituível da realidade”. O seu papel na formação do indivíduo é “formar as convicções, desenvolver a percepção e a sensibilidade, deslocar as fantasias e os desejos que moverão os homens a transformar a sociedade e a si mesmos”. Para isso, é preciso que a música seja trabalhada sob uma perspectiva da linguagem musical e não como um instrumento. Barbosa (2011) aponta que as práticas musicais na educação infantil, em sua grande parte, têm sido usadas apenas como um instrumento para memorização de conteúdos, preparação de apresentações e formação de hábitos. A autora defende que sejam trabalhados conteúdos próprios da linguagem musical, para isso é preciso superar a visão romântica da arte que a considera apenas como meio de comunicação e expressão e resgatar os conhecimentos próprios da área. Barbosa (2011) compreende a música como uma forma de linguagem, a partir das contribuições de Vygotski e Bakhtin. Segundo eles, a linguagem tem uma função estruturante e organizadora na constituição de funções psicológicas superiores (atividade mental). Outra característica é o fato de que “ela não surge espontânea e naturalmente no indivíduo, mas somente em um sistema de relações e significações sociais: relações interindividuais, discursivas, dialógicas” (BARBOSA, 2011, p. 102). Sendo assim, nossa proposta pretende abordar a música a partir desta perspectiva de linguagem que proporcionará às crianças diferentes experiências musicais.
Metodologia: - Reuniões semanais de formação, organização e planejamento entre a coordenação e bolsistas;- Atividades práticas com as crianças semanalmente;- Todas as propostas girarão em torno de dois objetivos principais: promover a familiarização com diferentes músicas e a produção de sentidos;- Para sistematizar as propostas de atividades, seguiremos as categorias criadas pela pesquisadora Maria Flávia Silveira Barbosa:1- Corpo e movimento2- Gesto e palavra3- Desenho4- Contrastes5- Rítmica6- Relaxamento- Ao final de cada ano do projeto as crianças farão uma apresentação pública na UFLA a partir das experiências vivenciadas durante o mesmo;
Impactos na Formação Discente: .
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A articulação entre a tríade ensino, pesquisa e extensão acontecerá através de momentos formativos entre graduandos (bolsistas), professores e técnicos envolvidos na proposta, as atividades investigativas serão realizadas no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Infâncias e Educação Infantil – Nepi do qual os bolsistas serão convidados a participar nos momentos destinados ao projeto em questão e a comunidade externa a UFLA trata-se das crianças atendidas pelo Núcleo de Educação da Infância e posteriormente pretendemos ampliar a quantidade de escolas atendidas.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: .
Resultados Esperados: Pretendemos contribuir para que o valor atribuído à música e à educação musical seja resgatado na sociedade brasileira e assim, a linguagem musical faça parte do currículo da Educação Infantil.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .
Cronograma: Fevereiro e março/2020 – Seleção dos bolsistas ou voluntários – Alunos (as), preferencialmente, dos cursos de licenciatura da UFLA com vivências musicais;Abril - Formação e planejamentos entre a equipe envolvida no projeto;Maio – Início das experiências junto às crianças envolvidas; Exploração; brincadeiras; criação de vínculos;Junho/julho – Atividades das categorias corpo e movimento/ gesto e palavra; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento;Agosto - Atividades das categorias desenho e contrastes; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento;Setembro - Atividades das categorias rítmica e relaxamento; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento;Outubro – Atividades diversas envolvendo diferentes gêneros e estilos musicais; Preparação da apresentação final; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento;Novembro - Atividades diversas envolvendo diferentes gêneros e estilos musicais; Preparação da apresentação final; Socialização no grupo de estudos; Formação; Planejamento;Dezembro – Apresentação final; Divulgação nas redes sociais, site e rádio da UFLA dos resultados alcançados no ano.
Descrição Resumida: O Projeto Musiquês pretende ampliar o repertório musical das crianças da comunidade de Lavras, trabalhando alguns aspectos da linguagem musical. Infelizmente, a Lei não tem sido suficiente para garantir o espaço da música nas escolas brasileiras. Fonterrada (2008) afirma que a única forma de recolocar a música nas escolas consiste em resgatar o seu valor perante a sociedade. Pretendemos, então, contribuir para que o valor da música e educação musical seja resgatado em nossa sociedade.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Alunos de Pós-Graduação:
Nenhum
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
E-mail Institucional: olga.soaresufla.br
E-mail Alternativo: olgamaria.soares24gmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 10/02/2020 - 18:19:28
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/02/2020 - 15:41:51
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:18:29
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.82.10
Créditos