Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.
Índice:
Número de Registro: 014/2020
Título: O movimento no cotidiano da Educação Infantil
Programa de Extensão: (indefinido)
Resumo da Proposta: O projeto é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla e o Departamento de Educação Física da Universidade que busca desenvolver experiências e atividades relativas ao movimento e desenvolvimento motor das crianças atendidas no núcleo.
Área Temática: Educação
Instituições Parceiras: Não definido
Número Estimado de Participantes: 0
Locais de Realização: Núcleo de Educação da Infância Nedi/Ufla
Data de Início: 01/03/2020
Data de Término: 02/03/2025
Justificativa: O Nedi é uma instituição de educação infantil, pública da Universidade Federal de Lavras destinada ao atendimento educacional de crianças de 3 a 5 anos de idade. Atualmente conta com 6 turmas com 105 crianças no total. A equipe de trabalho é composta por 9 professoras EBTTs concursadas que atuam nas salas de aula e na coordenação da instituição. Em seu terceiro ano de funcionamento o Nedi busca parcerias com os departamentos da universidade para enriquecer sua proposta curricular, além de caracterizar-se como espaço também de pesquisa e extensão, já que as crianças vêm de diversos pontos da cidade de Lavras.
Caracterização dos Beneficiários: São considerados beneficiários os alunos e alunas dos cursos de Educação Física e Pedagogia, além de todas as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância em que o projeto acontecerá. E também estudantes de pós-graduação e demais docentes interessados na temática.
Objetivos: - Trabalhar o desenvolvimento motor através de atividades lúdicas na educação infantil; - Compreender o movimento como parte fundamental no desenvolvimento motor na infância; - Aliar teoria e prática dos conhecimentos vivenciados pelos alunos do curso de Educação Física.
Metas:
- Organizar estudos sobre a importância do movimento para o desenvolvimento infantil, educação infantil e infâncias; - Articular teoria e prática; - Contribuir para o desenvolvimento integral das crianças; - Contribuir com o processo de formação inicial e continuada de estudantes e professoras da educação infantil.
Fundamentação Teórica: Em seu artigo 9º, a Resolução 5 de 2009 institui que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo, por meio das experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão. A Resolução pede ainda que as propostas pedagógicas recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais; ampliem a confiança e a participação das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem estar; possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais; incentivem a curiosidade, exploração, encantamento, questionamento e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações culturais.Vygotsky (2009) defende que o melhor estímulo para a atividade criadora na infância está na organização de vida e do ambiente, devido às necessidades reais geradas à criança. Educação, entendida correta e cientificamente não significa infundir de maneira artificial, de fora, ideias e sentimentos e ânimos totalmente estranhos às crianças. A educação significativa consiste em despertar na criança aquilo que existe nela, ajudar para que isso se desenvolva e orientar esse desenvolvimento. Ainda de acordo com as diretrizes, são as escolas de educação infantil, na elaboração da proposta curricular, de acordo com suas características, identidade institucional, escolhas coletivas e particularidades pedagógicas que estabelecerão modos de integração das experiências necessárias ao pleno desenvolvimento do educando. Nesse sentido uma parceria com o Departamento de Educação Física poderia contribuir para o trabalho da escola, estabelecendo relações entre infância, o movimento corporal e o desenvolvimento motor dos pequenos. Aliados a uma proposta lúdica que seria via de mão dupla para o Nedi e para a formação no Departamento de Educação Física.
Metodologia: Com características de pesquisa-ação, o projeto pretende elaborar o planejamento das experiências nos encontros de formação e executar as atividades monitoradas semanalmente com cada turma no Nedi, abordando experiências com movimento corporal, manuseio de objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar e brincar, afim de que as crianças utilizem o movimento como forma de expressão.
Impactos na Formação Discente: Aos discentes da Educação Infantil atendidos pelo Nedi Ufla as propostas contribuirão para o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Nedi, impactando seus modos de se locomover, brincar e aprender sobre o corpo. Aos discentes de graduação o projeto contribuirá para a compreensão da relação teoria e prática e dos impactos que a consciência corporal e de movimento têm no desenvolvimento humano.
Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto se dá na perspectiva de ensino, pesquisa e extensão, pois pretende, além do trabalho com as crianças, configurar-se como um espaço de formação e pesquisa para professores do Nedi e Departamento de Educação Física, incluindo os alunos de graduação, além de envolver as famílias com ações relativas aos temas relacionados à Educação Física e Infância.
Relação com a Sociedade e Impacto Social: À medida que se desenvolve o projeto poderá impactar diretamente no desenvolvimento das crianças e famílias, além da melhoria da qualidade de formação aos discentes de graduação que terão oportunidade de vivenciar, executar e desenvolver atividades práticas.
Resultados Esperados: Espera-se que as crianças se desenvolvam plenamente no que se refere ao desenvolvimento motor, reconhecendo seus limites e potencialidades relativas ao próprio corpo. Espera-se ainda que a parceria contribua para a ampliação dos conhecimentos dos professores envolvidos acerca das particularidades da área de Educação Física e da Infância.
Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:
Organização de grupo de estudos do projeto; Planejamento e desenvolvimento das ações para as turmas atendidas no núcleo; Produção de artigo científico; Divulgação do trabalho em eventos científicos internos e externos à UFLA.
Cronograma: Início em 01 de março de 2020 a 01 de março de 2021, assim organizados: Fevereiro e março/2020 – Seleção dos bolsistas ou voluntários do curso de Educação Física da Ufla; Abril – Elaboração do plano de atividades; Maio a julho – Início das experiências com as crianças do núcleo; julho – Socialização e avaliação das experiências e planejamento do segundo semestre; Agosto a dezembro – experiências com as crianças do núcleo Dezembro - Avaliação das experiências; Janeiro a março – fechamento do projeto/avaliação.
Descrição Resumida: O projeto visa a ampliação do repertório motor por meio de estudos e de propostas brincantes que envolvam corpo e movimento a serem realizadas com as crianças atendidas no Núcleo de Educação da Infância da Ufla.
Equipe:
Alunos de Graduação:
Docentes:
Técnicos Administrativos:
Nenhum
Alunos de Pós-Graduação:
Outros Usuários:
Renovações de Projetos:
Coordenador do Projeto: ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO
Setor: COLÉGIO DE APLICAÇÃO - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
E-mail Institucional: pryscilladuarteufla.br
E-mail Alternativo: pryscilladuartegmail.com
Situação de Aprovação: Registrado
Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/02/2020 - 17:05:11
Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 12/02/2020 - 17:15:22
Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/02/2020 - 11:19:53
Histórico de Coordenação:
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Universidade Federal de Lavras - UFLA
SIG-UFLA - Versão 1.82.10
Créditos