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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 017/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Tecnologias e Práticas Digitais: ensino-aprendizagem de línguas mediado pelas tecnologias digitais

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto objetiva oferecer oportunidades para os discentes do curso de Letras (UFLA) - enquanto bolsistas - experienciar o processo de ensino de línguas mediado pelas tecnologias digitais. Visando atender as necessidades de formação, os alunos bolsistas atenderão tanto as demandas da comunidade interna (UFLA) e externa (Comunidade) oportunizando a prática docente. Os alunos serão orientados e supervisionados pela profa. proponente do projeto de extensão em parceria com duas outras docentes Profa. Susana Reis da UFSM e da Profa. Patricia Nora da UFJF. O cronograma do projeto consistirá de encontros teóricos-práticos ( teorias da área e preparação didática) e posteriormente efetivação da experiência de docência pelo aluno bolsista. Os bolsistas também serão envolvidos na aplicação do projeto piloto –aulas entre os pares. Posteriormente, o projeto piloto dará lugar às aulas dos cursos para um universo mais amplo (comunidade interna e externa).

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: - Universidade Federal de Juiz de Fora na pessoa da Professora Doutora Patricia Nora- Universidade Federal de Santa Maria na pessoa da Professora Doutora Susana Reis

Número Estimado de Participantes: 5

Locais de Realização: As atividades deverão ser realizadas no ambiente institucional da UFLA - Departamento de Estudos da Linguagem, Nucli e Laboratório de Informática

Data de Início: 06/04/2020

Data de Término: 30/12/2024

Justificativa: O projeto se faz importante mediante a preocupação com anecessidade de se formar um profissional crítico e criteriosoa respeito de sua prática nos cursos de formação docente. E,entendendo que o futuro professor terá como desafiodidático realizar sua prática levando em consideração umasociedade com práticas digitais modificadas de acordo com oartefato tecnológico disponível, é preciso que esseprofissional aprenda a pautar suas decisões didáticometodológicas nesse senso crítico e reflexivo a fim deadequar suas escolhas pedagógicas ao seu público econtexto de ensino. Desta forma, esse projeto de extensãoprocura oportunidade de fazer seus bolsistas reverem os estudos já existentes queabordam a inserção da tecnologia na prática didáticopedagógica do ensino de línguas (CALL) e oferecer aos bolsistas aoportunidade de vivenciar o ensino mediado pelas tecnologias digitais oferecendo cursos para a comunidade interna da UFLA e externa (alunos do ensino básico)

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: - Oportunizar experiências de ensino de línguas mediadopelas tecnologias digitais aos discentes do curso de Letras das Universidades envolvidas.- Oferecer oportunidade à comunidade (interna - alunos da UFLA - graduação e pós-graduação - que quiserem participar do projeto como discentes dos bolsistas e externa - alunos da escola básica que quiserem participar do projeto como discentes dos bolsistas ) de vivenciar experiências de aprendizagem de línguas mediadas pelas tecnologias digitais.

Metas: .

Fundamentação Teórica: Ser professor universitário de um curso de licenciatura demanda, entre outras funções, desenvolver habilidades de pesquisador, para investigar, tanto o contexto de formação de um professor, quanto o contexto de atuação desse profissional, visando atender às necessidades formativas dos futuros professores. Desta forma, em uma sociedade basicamente tecnológica onde professores poderão atuar em um sistema escolar que demanda conhecimento sobre como utilizar as inovações tecnológicas atuais dentro da sala deaula de Língua Estrangeira (LE), parece adequado que esse profissional vivencie, ainda durante sua formação, aexperiência de ensino-aprendizagem mediada pela tecnologia- no caso, computador conectado à internet - erefletir criticamente sobre ela.Dentro do contexto específico de ensino de LE a preocupação com a utilização datecnologia para o ensino tem sido bastante comum entre os professores que atuam nessa área. Almeida (2000, 2006), Moran (2009), Hubbard e Romeo (2012), Leffa (2012), eFinardi e Veronez (2013), são estudiosos que, no início dosestudos acadêmicos sobre o uso da tecnologia para osprocessos educativos e formativos, depreenderam esforçospara compreenderem essa temática. Eles o fizeram nãoapenas considerando a utilização das tecnologias noprocesso de ensino-aprendizagem, mas também, avaliandocomo a necessidade de se compreender sua utilização naeducação afeta o processo de formação de um professor deLíngua Inglesa (LI). Vale destacar que os estudossupracitados são facilmente incorporados na área deconhecimento que envolve os preceitos de CALL, pois lidamcom a importância de se inserir o computador conectado àinternet, como ferramenta de aprendizagem e comoferramenta didática. Por isso, os trabalhos produzidos poresses autores serviram de subsídios teóricos iniciais paradespertar o interesse de investigação no contexto acadêmicode formação de professores de LE. De acordo com Hubbard(2004),os estudos na área de CALL possibilitam tambémavaliar o comportamento e a tomada de decisões deprofessores pré-serviço durante o processo de planejamentoe execução de atividades para o ensino mediado pelocomputador.

Metodologia: O presente projeto de extensão tem como proposta metodológica e avaliativa encontros teóricos-práticos em que os bolsistas terão contatos com teorias básicas que envolvem as práticas digitais e a formação de professores a fim de se prepararem para ministrar aulas utilizando as tecnologias digitais. Esses encontros deverão ocorrer de forma presencial no ambiente do Nucli e a distância utilizando o Campus Virtual da universidade de Lavras, espaço apropriado para a contribuição das profas. das Universidades parceiras. A finalidade dos encontros é capacitar teoricamente os bolsistas participantes para a execução do projeto de extensão junto à comunidade.Subsequente, os bolsistas terão que planejar o curso e escolher os materiais online a serem utilizados e ministrarão o curso de línguas. Ao final do período da bolsa terão que avaliar sua própria prática e a experiencia de extensão.Vale ressaltar que o número de pessoas a serem atendidas pelo projeto dependerá do número de bolsistas envolvidos. O ideal é que cada aluno bolsista atenda 25 pessoas enquanto alunos de seus cursos.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto articula de forma unanime os três pilares que regem as atividades da universidade. Ensino porque no segundo período de bolsa o aluno (discente de letras) terá que ensinar a língua alvo, (executando habilidades aprendidas no seu período de formação que é a docência).Pesquisa porque terá a oportunidade de pesquisar sua própria prática (experiencia vivida) e publicar e apresentarem eventos científicos. Extensão porque a proposta não é só atender as necessidades discentes (ensino e pesquisa) mas também as necessidades da comunidade acadêmica e externa à Ufla que se interessem pelo assunto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Capacitar o discente do curso de Letras;Atender a demandadas comunidade (interna e externa à Ufla) sobre como aprender uma língua por meio das tecnologias digitais.Apresentar a experiencia nos eventos internos e externos à Ufla.Escrita de artigo científico sobre a experiencia na extensão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: primeiro período de bolsa - encontros quinzenais para preparação teórico-prática para o curso de extensão e participação no campus virtual para capacitação também com os professores convidados. Segundo período de bolsa - ministração do curso de extensão.

Descrição Resumida: O projeto é um trabalho que visa oferecer oportunidades para os discentes do curso de Letras da Ufla experenciar o planejamento, elaboração e execução/ministração de aulas ou micro ensinos de língua inglesa utilizando as tecnologias digitais. A intenção é atender primeiramente em forma de projeto piloto a comunidade interna da UFLA, mais especificamente os alunos do curso de Letras, e posteriormente estender à comunidade externa.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Guilherme de Campos Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LAIANE DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 14/11/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

  • ALEXANDRE JOSE DE CARVALHO SILVA - Início: 06/04/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • KARLA LETICIA DE LIMA MORAES - Tipo: Voluntário - Início: 06/04/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • AMANDA MENDONÇA PEREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 06/04/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/02/202331/12/202631/01/2023 - 14:00:2801/02/2023 - 14:22:15

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: patricialmeida[em]ufla.br

E-mail Alternativo: almeidaufla[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/02/2020 - 16:25:30

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 11/02/2020 - 17:54:08

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 02/03/2020 - 15:01:32

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA: De 10/02/2020 a 30/12/2022.
  • PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA: De 03/03/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
03/03/2023 - 16:02:32A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Registrado' para 'Finalizado'. (MELISSA IASMIM DE OLIVEIRA FERREIRA)
03/03/2023 - 16:04:22A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (MELISSA IASMIM DE OLIVEIRA FERREIRA)

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