UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 028/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: FLUTUANDO NA ENGENHARIA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A atividade será desenvolvida pelo PET Engenharia Agrícola, sob o acompanhamento direto da discente do curso de Graduação em Engenharia Agrícola, Giovanna Toledo Borges, registro acadêmico, 201820166. No Brasil, quando se trata de educação especial, imagina-se principalmente algo voltado a crianças com algum tipo de déficit educacional. Nesses casos, já se avançou muito nos últimos anos, destacando-se a política de inclusão dessas crianças em salas da educação regular. No outro extremo estão as crianças capazes ou, popularmente, crianças superdotadas. Para elas as oportunidades ainda são poucas. Para a Dra. Zenita Guenther, fundadora e atual diretora técnica do Centro para Desenvolvimento do Potencial Talento - CEDET de Lavras - MG, isso se baseia na crença de que o capaz toma conta de si mesmo, no entanto a escola não vê sinais de capacidade profunda. A fundadora declara que embora tenha uma equipe multidisciplinar, o CEDET nunca conseguiria atender os interesses das crianças sem o auxílio da comunidade. Nesse sentido, o projeto tem o objetivo de apresentar e desenvolver, com os alunos do CEDET, atividades relacionadas aos cursos de engenharia da UFLA, em especial ao Curso de Graduação em Engenharia Agrícola. Tais atividades deverão ir de encontro a proposta do Centro, ou seja, construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso de diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Centro para Desenvolvimento do Potencial Talento - CEDET de Lavras – MG.

Número Estimado de Participantes: 14

Locais de Realização: Universidade Federal de Lavras - UFLA

Data de Início: 09/03/2020

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: Atento a demanda do CEDET, principalmente dos alunos que se interessam pelos cursos de Engenharia, o PET-Engenharia Agrícola visa apresentar e desenvolver atividades que incentivem o desenvolvimento da capacidade profunda de tais alunos ao mesmo tempo em que visa divulgar a UFLA.

Caracterização dos Beneficiários: .

Objetivos: Complementar e suplementar a educação do aluno dotado e talentoso; Incentivar, entre os alunos do CEDET, o ingresso no ensino superior; Apresentar e desenvolver atividades relacionadas as áreas dos cursos de engenharia da UFLA, em especial do Curso de Graduação em Engenharia Agrícola para os alunos do CEDET; Apresentar a infraestrutura da UFLA para os alunos do CEDET; Consolidar a educação mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar e contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e Divulgar o PET, os cursos de Engenharia e a UFLA.

Metas: .

Fundamentação Teórica: Segundo ALVIM, 2019, crianças com capacidades, habilidades e talentos acima da média necessitam de um apoio direcionado para desenvolver suas potencialidades. Nesse sentido, o CEDET, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras-MG, com responsabilidade técnica da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento - ASPAT, tem como proposta construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino, além de alunos vindo através de famílias. Segundo Guenther (2007), o projeto pedagógico do CEDET se organiza em três amplas áreas de estimulação e enriquecimento: 1. Comunicação, Organizações e Humanidades; 2. Ciência, Investigação e Tecnologia; 3. Criatividade, Habilidades e Expressão. Pensando nessas três áreas e considerando todo o conhecimento que a UFLA pode oferecer, nossa proposta visa estimular os alunos do CEDET por meio de atividades de Engenharia. As atividades serão apresentadas pelos docentes e discentes de graduação e pós-graduação vinculados a núcleos e grupos de pesquisa e extensão. Acredita-se que através do projeto Flutuando na Engenharia, o espaço acadêmico se tornará palco para as diversas áreas da Engenharia e levará aos alunos do CEDET o conhecimento desenvolvido nas universidades, aproximando esses universos.

Metodologia: Será mediante análise de questionários que serão aplicados ao final do semestre letivo e por meio das respostas ou reações dos alunos do CEDET e dos PETianos sobre a atividade. Os PETianos também serão avaliados pelo comprometimento, empenho e senso de responsabilidade frente ao desenvolvimento deste projeto.

Impactos na Formação Discente: .

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Estarão envolvidos nas atividades os núcleos de estudos, grupos de pesquisas, professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das engenharias da UFLA e professores e alunos do CEDET (alunos matriculados em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino). Portanto, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão estarão intimamente relacionadas neste projeto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: .

Resultados Esperados: Apresentar a infraestrutura da UFLA a fim de difundir entre os alunos do CEDET o conhecimento sobre as áreas de atuação dos Engenheiros, em especial do Engenheiro Agrícola; Contribuir com o CEDET para construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso; Possibilitar aos PETianos aprimorar os conhecimentos sobre o próprio curso, estreitar relações com os núcleos de estudos, grupos de pesquisa e professores da UFLA, em especial os de Engenharia Agrícola e desenvolver a habilidade de ensino tutorial por meios das atividades que serão realizadas com os alunos; e Possibilitar a formação do senso crítico social dos alunos envolvidos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: .

Cronograma: Apresentação semanal: Início em 09/03/2020. As atividades presenciais foram suspensas temporariamente devido ao surto da COVID-19.

Descrição Resumida: .

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Giovanna Toledo Borges - Tipo: Voluntário - Início: 07/07/2021 - Término: 01/01/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • WISNER COIMBRA DE PAULA - Início: 03/04/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
09/03/202108/03/202227/01/2021 - 20:08:5412/05/2021 - 09:44:30
01/07/202230/06/202320/06/2022 - 17:30:3727/06/2022 - 08:14:04
30/06/202331/12/202411/01/2024 - 09:36:50Nenhuma

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleiaap[em]deg.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/05/2020 - 17:38:21

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/05/2020 - 17:38:43

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 11/05/2020 - 09:09:24

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 05/05/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos