UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 062/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Desenvolvimento e Consultoria técnica no melhoramento genético de bovinos Tabapuã

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A UFLA possui uma parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã (ABCT) desde maio de 2012, quando foram firmados contratos de doação de fêmeas da raça Tabapuã, como forma de apoio dos criadores. Essa parceria possibilitou a formação do rebanho Tabapuã da UFLA, mantido pelo Departamento de Zootecnia (DZO) e registrado junto à Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), colocando a UFLA no papel de um criador/fazenda associado. Hoje o rebanho é utilizado pelos professores e pesquisadores da universidade em atividades de ensino - constituindo material de estudo prático nas disciplinas relacionadas à bovinocultura de corte, melhoramento genético animal, ambiência e bem estar animal, entre outras, atividades de pesquisa - nas quais os animais constituem unidades experimentais em temas ligados à nutrição, reprodução, melhoramento genético e programação fetal e extensão – colocando os alunos em contato com técnicos e produtores ligados à ABCZ, ABCT e outras empresas. O registro junto à ABCZ denota algumas responsabilidades, referentes à pesagens, avaliações, comunicações de nascimento, morte, venda e manejo reprodutivo. Este projeto visa organizar uma equipe que fique responsável por atender a todas as demandas da ABCZ, acessar o portal dos criadores, fazer as comunicações, gerenciar aspectos zootécnicos, reprodutivos e de melhoramento genético do rebanho, manter contato com a associação, organizar a vinda do técnico. Ademais, este projeto visa a organização e utilização dos dados gerados pelo rebanho, sejam eles oriundos do retorno da Associação, ou não, em atividades de pesquisa diversos, especialmente no tocante à reprodução e evolução genética do rebanho.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, Associação Brasileira de Criadores de Zebu e CRV Lagoa

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Departamento de Zootecnia – setor de bovinos de corte e laboratório de melhoramento genético animal

Data de Início: 04/06/2020

Data de Término: 31/07/2025

Justificativa:

O rebanho Tabapuã da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2014 iniciou o controle de desenvolvimento ponderal (CDP) e consequentemente entrou para o programa de melhoramento de zebuínos (PMGZ), com o objetivo de poder ter acesso à avaliação genética dos nossos animais e dos touros para direcionarmos os acasalamentos da melhor forma possível, contribuindo para o progresso genético do rebanho.
Esses programas são importantes, pois aumentam a precisão de seleção, garantindo que os animais escolhidos para a reprodução sejam realmente os de melhor desempenho em características herdáveis e de importância econômica. O PMGZ oferece aos rebanhos gráficos de tendência genética para diversas características de importância econômica após 5 anos de comunicação de nascimento, desta forma a partir de 2018 o rebanho da UFLA terá disponível esse tipo de avaliação e que auxiliará ainda mais na determinação dos objetivos de seleção. Além dos gráficos de tendência genética, possuímos relatórios de eficiência reprodutiva, que auxiliam na determinação de quais fêmeas podemos descartar. Diante dessas informações cedidas pelo PMGZ, é possível dar continuidade ao melhoramento genético do rebanho, mas com mais ferramentas disponíveis.
No melhoramento genético de bovinos de corte a fertilidade dos animais é um objetivo de seleção importante, uma vez que o processo de seleção para características reprodutivas é dificultado pelo longo período de avaliação e baixa herdabilidade dessas características. Desta forma, a busca por características que possam indicar precocemente o potencial reprodutivo de fêmeas e machos bovinos é de suma importância para o sucesso do melhoramento genético.
A possibilidade de manter o rebanho registrado traz inúmeras oportunidades para nossos alunos, professores, técnicos, produtores da região, pois os alunos aprendem a realizar as comunicações (cobrição, nascimento, pesagens, morte, venda), aprendem muito com a vinda do técnico da ABCZ, tanto como são realizadas as marcações, como são desclassificados os animais com defeitos não aceitos na raça, como avaliar visualmente animais zebuínos, como interpretar as avaliações genéticas e determinar os melhores acasalamentos entre outros fatores.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos e produtores de bovinos terão a oportunidade de se capacitar em relação ao melhoramento genético aplicado, pois além dos alunos poderem ter contato com técnicos da área, os produtores terão a oportunidade de participarem das palestras, cursos e também de poderem adquirir animais de qualidade genética para seu rebanho.

Objetivos:

Realizar o acompanhamento do rebanho, promovendo as pesagens e avaliações necessárias de acordo com a demanda do PMGZ;
Realizar todas as comunicações exigidas da ABCZ, CDP, PMGZ;
Avaliar os resultados de tendência genética do rebanho para auxiliar na determinação do objetivo de seleção;
Direcionar os acasalamentos com o objetivo de obter progresso genético nas características de interesse
Acompanhar as visitas do técnico da ABCZ;
Elaborar relatórios para a ABCT apresentando a evolução do rebanho e projetos em desenvolvimento;
Dar suporte a projetos de pesquisa do DZO, desde que não prejudique o melhoramento genético do rebanho;
Participar de eventos de extensão como forma de divulgar nossos trabalhos e transferir conhecimento técnico para a comunidade;

Metas:

Utilizar as informações cedidas pela ABCZ de eficiência reprodutiva das fêmeas para auxiliar na decisão de descarte de animais;
Publicar artigos técnicos para a comunidade, esclarecendo temas de importância no melhoramento genético;
Melhorar geneticamente o rebanho através das ferramentas que o programa de melhoramento fornece para nós.
Realizar o treinamento dos alunos no que diz respeito à condução de um programa de melhoramento genético num rebanho.

Fundamentação Teórica:

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Além disso, as raças Nelore, Guzerá, Gir também fazem parte da formação do Tabapuã. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás e em 1981 o Tabapuã foi definitivamente reconhecido como raça.
A demanda por animais de melhor qualidade genética é ponto chave na produção zootécnica e a seleção adequada de animais com mérito genético superior é o objetivo principal dos programas de melhoramento genético.
O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) é desenvolvido pela ABCZ desde 1992, com o objetivo de realizar provas zootécnicas afim de se obter dados para as avaliações genéticas dos animais. Esses programas são importantes, pois aumentam a precisão de seleção, garantindo que os animais escolhidos para a reprodução sejam realmente os de melhor desempenho em características herdáveis de importância econômica.
Umas das provas zootécnicas que integram o PMGZ, é o controle de desenvolvimento ponderal (CDP) que possui finalidade de identificar nos rebanhos as linhagens, famílias ou individuo de maior velocidade de ganho em peso; avaliar o desempenho dos touros e matrizes utilizados; fornecer subsídios para avaliações e testes, além de estimativas de parâmetro genéticos, para a geração de Avaliação Genética e agregar valor aos animais através dos índices de desempenho.

Metodologia:

As pesagens dos animais participantes do CDP serão realizadas nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro, sendo que nos meses de Março e Setembro, quem realizará as pesagens será o técnico da ABCZ e nos demais meses as pesagens ficarão a cargo da equipe de alunos da UFLA citada neste projeto, a mesma também ficará responsável por realizar as comunicações de cobertura, nascimento, morte, venda de acordo com a demanda e regras da ABCZ. Quando for necessário ou solicitado pela ABCZ, serão coletadas amostras de pelo para teste de paternidade.
Além das pesagens, serão avaliados os relatórios de eficiência reprodutiva, gráficos de tendência genética para que possamos determinar com mais argumentos qual será o objetivo de seleção, buscando progresso genético nas características de importância econômica.
As estações de monta geralmente iniciam em novembro e finalizam em janeiro, quando deverão ser realizados os procedimentos de inseminação artificial e posterior exposição das fêmeas aos machos, ambos os casos serão orientados por acasalamento dirigido.
Ao longo do projeto serão realizadas, em parceria com as instituições vinculadas, visitas técnicas a fazendas de criação de animais da raça Tabapuã.

Impactos na Formação Discente: Este projeto proporciona aos discentes a oportunidade de terem contato com técnicos e produtores ligados à ABCZ, ABCT e outras empresas, contribuindo para uma formação diferenciada na área de melhoramento genético animal.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O rebanho é utilizado pelos professores e pesquisadores da universidade em atividades de ensino - constituindo material de estudo prático nas disciplinas relacionadas à bovinocultura de corte, melhoramento genético animal, ambiência e bem estar animal, entre outras; atividades de pesquisa - nas quais os animais constituem unidades experimentais em temas ligados à nutrição, reprodução, melhoramento genético e programação fetal (esse uso está condicionado ao não prejuízo do melhoramento genético do rebanho) e extensão - colocando os alunos em contato com técnicos e produtores ligados à ABCZ, ABCT e outras empresas, organizando eventos de divulgação científica e tecnológica junto à população, como palestras, mini-cursos e dias de campo, a elaboração de artigos técnicos também está prevista. Além do citado, os animais excedentes do rebanho, são colocados à venda, colocando a UFLA na condição de fornecedora de touros e fêmeas registrados na ABCZ que fatalmente irão contribuir para a melhoria genética e produção de bovinos de corte na região sul do estado de Minas Gerais.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Os animais excedentes do rebanho, são colocados à venda, colocando a UFLA na condição de fornecedora de touros e fêmeas registrados na ABCZ que fatalmente irão contribuir para a melhoria genética e produção de bovinos de corte na região sul do estado de Minas Gerais.
Além disso, contribuiremos para a formação de técnicos (zootecnistas e médicos veterinários) na área de melhoramento genético animal.

Resultados Esperados: Espera-se que ao longo dos anos, o rebanho Tabapuã da UFLA melhore geneticamente, pois direcionando os acasalamentos da melhor forma possível, mantendo a variabilidade genética com a utilização de sêmens de touros do PNAT, CRV Lagoa e de fazendas parceiras, poderemos contribuir com a genética da raça e produzir animais com alto desempenho e qualidade. Espera-se também a o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os alunos e a comunidade envolvida na prospecção da raça Tabapuã, técnicos e criadores; elaboração de artigos técnicos destinados a esse mesmo público, organização de palestras e cursos em conjunto com as instituições parceiras; publicação de resumos e artigos científicos pelos alunos envolvidos, bem como contribuir na sua formação prática e científica.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento pode ser realizado verificando as comunicações realizadas perante à ABCZ e também poderá ser realizado confirmando ás publicações no CONEX.

Cronograma:

Pesagens dos animais: Março, Junho, Setembro e Dezembro
Visitas do técnico da ABCZ: Março e Setembro
Comunicações à ABCZ: Mensal
Estação de Monta: Novembro a Janeiro

Descrição Resumida: Atender as demandas da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), fazer as comunicações, gerenciar aspectos zootécnicos e de melhoramento genético do rebanho, manter contato com a associação, organizar a vinda do técnico são atividades deste projeto. Além disso, este projeto visa a organização e utilização dos dados gerados pelo rebanho, sejam eles oriundos do retorno da Associação, ou não, em atividades de pesquisa diversas, especialmente no tocante à evolução genética do rebanho.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Ana Paula Assis - Tipo: Voluntário - Início: 18/01/2021 - Término: 30/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • IZABELA MAGALHÃES FARIA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIVIA VENTURINNI BATISTA - Tipo: Voluntário - Início: 12/11/2020 - Término: 30/11/2020 - Vínculo: Inativo
  • Mariana Ribeiro Matioli - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Mariana Tourino Ribeiro - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 20/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • Yasmim Pereira Ribeiro - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 11/01/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: sarah[em]ufla.br

E-mail Alternativo: sarahlcmeirelles[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/06/2020 - 08:38:08

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/09/2020 - 09:35:24

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/09/2020 - 10:48:41

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES: De 04/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos