UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 061/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: DESENVOLVIMENTO E CONSULTORIA TÉCNICA NA SELEÇÃO DE BOVINOS DE CORTE NO SUL DE MINAS GERAIS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Brasil apesar de ser um dos maiores produtores de carne possui baixa produtividade em seus rebanhos. Assim, muitos criadores buscam animais geneticamente superiores provenientes de clima temperado como as raças Simental e Angus. Essas raças vêm se destacando, pois apresentam precocidade produtiva e reprodutiva, além da precocidade de crescimento e acabamento. Porém, animais destas raças devem ser avaliados geneticamente e selecionados àqueles que sejam mais adaptados ao clima brasileiro e de melhores desempenhos produtivos. Há também a raça Brahman, uma raça zebuína que chama a atenção pela ótima morfologia na produção de carne, além de ser uma raça precoce de crescimento, características essenciais para a pecuária de corte. A prova de desempenho (PD) é uma ferramenta do melhoramento genético na qual auxilia na identificação e seleção de animais superiores entre e dentro de um rebanho. Este projeto visa organizar um cenário de um Programa de melhoramento de bovinos de corte em rebanhos de propriedade da Casa Branca Agropastoril, através de consultorias realizadas mensalmente. Estes cenários serão utilizados também para aulas práticas e possivelmente haverá o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso dessa Universidade. Outro objetivo do projeto é viabilizar a participação de alunos regulares de cursos de graduação/pós-graduação da UFLA no processo de interação entre a Universidade e fazendas do grupo Casa Branca Agropastoril, através de atividades acadêmicas (acompanhamento das PD na prática e também na elaboração dos Índices de Seleção) contribuindo na sua formação profissional e para o exercício da cidadania.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: A parceria entre a empresa Casa Branca Agropastoril Ltda. e a UFLA (departamento de Zootecnia) é fundamental para o desenvolvimento do projeto, uma vez que a fazenda ficará responsável por ceder os dados fenotípicos resultantes das Provas de desempenho, disponibilizar o local para aulas práticas, e em contrapartida, os professores envolvidos no projeto, ficarão responsáveis pela elaboração dos Índices das Provas de desempenho, classificação dos animais e auxílio na seleção.

Número Estimado de Participantes: 10

Locais de Realização: O projeto será conduzido na Fazenda Santa Éster, município de Silvanópolis- MG, onde os animais ficarão semiconfinados. No Departamento de Zootecnia da UFLA serão realizadas as avaliações genéticas dos touros. As medidas fenotípicas de desempenho, características de carcaça e relacionadas à adaptabilidade serão realizadas durante as provas. Para a obtenção dessas medidas, serão utilizadas as instalações da Fazenda.

Data de Início: 04/06/2020

Data de Término: 31/07/2025

Justificativa: O foco do projeto pecuário Brahman, Simental e Aberdeen Angus da Casa Branca Agropastoril é produzir reprodutores com alto valor genético e capacitados a ingressarem em programas de cruzamento industrial em regiões de alto desafio. Para isso a empresa deve produzir animais altamente adaptadas à realidade brasileira, que tenham uma fácil concepção, que criem e desmamem um bezerro bom e pesado e ainda tenha uma rápida reconcepção gerando um menor intervalo de parto e aumento na produtividade do rebanho. A Prova de desempenho (PD) é um teste de desempenho para bovinos de corte que objetiva a identificação de indivíduos geneticamente superiores para características de interesse econômico relacionadas, principalmente, ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça. Além dessas características, outros caracteres relacionados à adaptabilidade também são de grande importância para a inclusão no Índice da Prova de desempenho da Fazenda.Após a elaboração do índice, poderá ser identificado, dentre os animais participantes, aqueles de melhor desempenho no peso final padronizado; identificar aqueles animais de melhor ganho em peso diário, fornecendo subsídios para a sua seleção, com base na informação individual; identificar os reprodutores que transmitem, às suas progênies, maiores ganhos em ambiente de confinamento e maiores pesos finais à idade considerada. Além disso, a Fazenda colocará a venda animais testados e comprovados.Ao firmar parceria com a Casa Branca Agropastoril (Silvianópolis - MG), este projeto dará suporte às necessidades da empresa (implementação de uma Prova de desempenho), assim contribuindo na disponibilidade de locais para ministrar aulas práticas e obtenção de dados para estudos, e através da realização de dias de campo auxiliar produtores da região contribuindo para a sua formação na seleção dos animais superiores associado ao melhoramento genético, dando continuidade à linha de pesquisa desenvolvida pelos professores do departamento de zootecnia da UFLA.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos e produtores de bovinos terão a oportunidade de se capacitar em relação ao melhoramento genético aplicado, pois além dos alunos poderem ter contato com técnicos das fazendas, os produtores terão a oportunidade de adquirirem animais de qualidade genética para diversas características de importância econômica.

Objetivos: - Estudar as características de carcaça, medidas biométricas e de adaptabilidade e suas correlações com características de desempenho;- Determinar a ponderação das características na composição dos Índices das Provas de desempenho desta Fazenda em semi-confinamento;- Auxiliar no processo de seleção dos animais;- Capacitar os recursos humanos para exercício profissional de extensão rural, transmitindo informações sobre a técnica de ultrassonografia em tempo real, a obtenção de medidas biométricas e relacionadas à adaptabilidade;- Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos a oportunidade de vivenciar Provas de desempenho e posterior auxílio ao programa de melhoramento das raças bovinas de corte.- Ministrar aulas práticas nas fazendas da Casa Branca Agropastoril.

Metas: Divulgar os resultados das PD durante os leilões da Casa Branca Agropastoril (via televisão e internet) para que os produtores possam ter mais informações da qualidade genética dos animais e também divulgação nas revistas da Associação dos criadores de Aberdeen Angus, Simental, Brahman e em outras revistas relacionadas ao agronegócio.

Fundamentação Teórica: A demanda por animais de melhor qualidade genética é ponto chave na produção zootécnica e a seleção adequada de animais com mérito genético superior é o objetivo principal dos programas de melhoramento genético. Para isso, a identificação de animais superiores para as características de interesse é essencial para o sucesso da seleção do rebanho. As Provas de desempenho (PD) servem como instrumento de seleção entre e dentro de rebanhos, através do processo de pré-seleção até o desmame e avaliação posterior da fase de pós desmame. É um teste que auxilia os criadores, na escolha e utilização dos animais classificados. As Provas de desempenho tem como objetivo, a formação de grupos contemporâneos precisos, uma vez que a padronização do ambiente permite correlacionar as diferenças entre os animais participantes, a fatores genéticos. As PD apresentam como finalidades:Testar e disponibilizar ao mercado, reprodutores com alto potencial produtivo e com biótipo adequado para a produção de carne e que sejam adaptados ao nosso clima;Identificar entre os animais participantes aqueles de melhor desempenho no ganho em peso diário e no peso final padronizado;Identificar animais melhoradores da raça;Auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores;Orientar os criadores, quanto à utilização dos animais classificados;Avaliar as mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, mediante o acúmulo das informações zootécnicas.Agregar valor de mercado nos animais avaliados. Este projeto busca contribuir para o melhoramento genético das raças Brahman, Simental e Aberdeen Angus por meio do estudo de características de carcaça, medidas biométricas e de adaptabilidade e suas correlações com características de desempenho, além de dar suporte ao programa de melhoramento dos rebanhos de propriedade da Casa Branca Agropastoril (Silvianópolis - MG) através das estimações dos índices das provas de desempenho em confinamento e da classificação dos animais dentro desta.

Metodologia: - Desenvolvimento:Anualmente serão executadas as avaliações genéticas de touros das raças Angus, Simental e Brahman. A equipe dará consultoria em todas as provas, ficando responsável por obter as medidas fenotípicas, analisar os resultados, estimar o índice da prova, emitir relatórios e auxiliar na seleção e divulgação.Nas visitas realizadas à Fazenda, os alunos serão sempre acompanhados por um docente do departamento de Zootecnia da UFLA envolvido no projeto.- Conteúdo Programático:Os professores ficarão encarregados de capacitar os alunos envolvidos no projeto e a disponibilizar o conteúdo a ser repassado sobre obtenção de medidas fenotípicas e elaboração de índice de seleção dos animais. As informações serão transmitidas de forma clara e objetiva, através de palestras e material impresso. - Estratégia de açãoContato direto com produtor rural e desenvolvimento de Provas de desempenho, capacitando os alunos e técnicos para o serviço de obtenção de medidas biométricas, relacionadas à adaptabilidade, entre outras, transmitindo conhecimento direto da universidade para o produtor e melhorando o rebanho deste com o apoio dado pelo projeto em relação à seleção de seu rebanho. - AvaliaçãoAs atividades desenvolvidas serão descritas e avaliadas em relatórios anuais e reuniões técnicas periódicas entre os membros do projeto para avaliar o cumprimento das metas e possíveis adequações da estratégia de ação. Qualquer trabalho científico/conclusão de curso resultante desse projeto deverá conter o nome da Fazenda e qualquer divulgação/publicidade por parte da Fazenda deverá mencionar o nome da UFLA como parceira.

Impactos na Formação Discente: Este projeto proporciona aos discentes a oportunidade de terem contato com técnicos e produtores ligados à fazenda e outras empresas, contribuindo para uma formação diferenciada na área de melhoramento genético animal.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto visa inter-relacionar as áreas de ensino, pesquisa e extensão, onde os alunos terão oportunidade de acompanhar na prática (extensão), atividades que aprendem em salas de aula (ensino), como as avaliações de touros, as determinações dos índices de provas de desempenho, auxílio nos leilões, elaboração de material técnico, contato com produtores e técnicos da área, além de terem a oportunidade de aprender a determinar as correlações que existem entre características de interesse econômico em bovinos de corte (pesquisa).

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Os animais avaliados nas provas de desempenho, são colocados à venda, colocando a UFLA na condição de parceira e a fazenda como fornecedora de touros avaliados geneticamente que fatalmente irão contribuir para a melhoria genética e produção de bovinos de corte na região sul do estado de Minas Gerais.
Além disso, contribuiremos para a formação de técnicos (zootecnistas e médicos veterinários) na área de melhoramento genético animal.

Resultados Esperados: Anualmente serão elaborados de forma objetiva materiais técnicos, palestras e artigos incluindo as características de importância econômica avaliadas, metodologia de avaliação genética utilizada na geração dos índices de seleção obtidos ao final de cada PD em confinamento. Esses resultados contribuirão para a capacitação da comunidade em relação a seleção de animais superiores, melhorando o rebanho e consequentemente na venda de animais com valor genético superior. Os resultados dos índices de seleção das PD em confinamento serão divulgados em revistas e leilões da Casa Branca Agropastoril.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento pode ser realizado verificando as participações dos discentes nas provas de desempenho e também poderá ser realizado confirmando as publicações no CONEX.

Cronograma: O cronograma anual é definido sempre no início de cada ano, mas geralmente são realizadas 2 provas por ano. A partir de 2021 a proposta é realizar 4 provas por ano. A duração da prova é de 70 dias, além do período de adaptação que é de 15 dias. A obtenção dos pesos é realizada no início, meio e fim de cada prova. A obtenção das medidas ultrassonográficas é sempre no início e final das provas. A obtenção das medidas biométricas, no final das provas e a obtenção das medidas de adaptabilidade, em cada pesagem é realizada. Revisão bibliográfica- durante todo o período de execução do projeto. Análise dos dados- nos dois meses após final das provas. Elaboração de materiais técnicos- após análise dos dados. Reuniões para levantamento de animais participantes da prova seguinte - reuniões no final da prova. Aulas práticas- uma visita por semestre.

Descrição Resumida: Avaliar touros e matrizes jovens de diversas raças bovinas com o objetivo de auxiliar na identificação de animais superiores geneticamente é o objetivo principal deste projeto. Além disso, o projeto visa difundir o melhoramento no Sul de Minas, uma vez que palestras, dias de campo e leilões podem ser organizados para atender este objetivo. Os dados obtidos no projeto geral inúmeras pesquisas com o caráter extensionista, ou eja levando resposta aos produtores.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • AMANDA MATIOLI DE OLIVEIRA CHAVES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GUSTAVO RIBEIRO DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 26/10/2020 - Término: 31/12/2020 - Vínculo: Inativo
  • LETÍCIA CHAGAS OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/10/2020 - Término: 30/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • LIVIAN GRACE DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/05/2023 - Término: 06/07/2023 - Vínculo: Inativo
  • Mateus de Oliveira Ticona - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/01/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • Thiago Arantes Junqueira Meirelles - Tipo: Voluntário - Início: 16/11/2020 - Término: 20/12/2021 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: sarah[em]ufla.br

E-mail Alternativo: sarahlcmeirelles[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 04/06/2020 - 09:26:18

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/09/2020 - 09:35:09

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/09/2020 - 10:44:38

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES: De 04/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos