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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 071

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Implantação de horta educacional infantil na Universidade Federal de Lavras (UFLA): Plantando sementes para a Educação Ambiental

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Objetiva-se com o projeto a implantação de horta educacional infantil na Universidade Federal de Lavras (UFLA): Plantando sementes para a Educação Ambiental, desenvolvendo nos alunos de ensino fundamental a compreensão da agricultura familiar e o desenvolvimento de técnicas de cultivo relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Para isso será necessário envolvê-los nas práticas de produção de diversos tipos de hortaliças (frutos, folhosas, tuberosas e inflorescências), e neste processo será gerado um excedente de hortaliças. O projeto será desenvolvido no Setor de Olericultura da UFLA e no CDTT/DAG/UFLA.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Escolas dos municípios de Lavras/MG e Ijaci/MG.

Número Estimado de Participantes: 1000

Locais de Realização: Setor de Olericultura/DAG e CDTT/Ijaci

Data de Início: 05/06/2020

Data de Término: 05/06/2025

Justificativa: A proposta do projeto visa desenvolver nos alunos de ensino fundamental a compreensão da agricultura familiar e o desenvolvimento de técnicas de cultivo relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Para isso será necessário envolvê-los nas práticas de produção de diversos tipos de hortaliças (frutos, folhosas, tuberosas e inflorescências).

Caracterização dos Beneficiários:

- Estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA.
- Estudantes e professores das escolas públicas

Objetivos:

- Valorizar a importância do trabalho e da cultura do homem do campo;
- Contribuir com ações visando o bem estar físico e mental para dos estudantes, gerando conhecimento sobre si e sobre respeito, cooperação, autonomia e ciclos de vida;
- Permitir que os estudantes adquiram conhecimento sobre o processo de produção de alimentos, em especial das hortaliças;
- Ampliar e reforçar as informações que são passadas para os estudantes no dia a dia,
ajudando a melhorar e desenvolver suas noções sobre os hábitos alimentares e a cultura de consumo de alimentos naturais e saudáveis;
- Permitir de forma prático-pedagógica que as crianças assemelhem técnicas de manuseio do solo e de manuseio agronômico das hortaliças;
- Promover a compreensão aos estudantes sobre a relação entre o solo, a água e os nutrientes, além de identificar processos de semeadura, adubação e de colheita;
- Permitir os estudantes conhecerem aspectos de classificação e de diferenciação das hortaliças convencionalmente cultivadas na região;
- Prover o contato direto dos estudantes com o solo e com a produção hortaliças, além de estimular os mesmo a cooperarem em projetos coletivos;
- Realizar em conjunto com os estudantes a análise e a reflexão sobre os prejuízos dos desperdícios alimentares;
- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
- Implantar duas hortas modelo, sendo uma no município de Lavras-MG (UFLA) e outra no município de Ijaci-MG (Centro de desenvolvimento e Transferência de Tecnologia – CDTT/UFLA).

Metas: Em 5 anos (60 meses) implantar o projeto e contribuir com a formação dos estudantes da UFLA e professores das escolas envolvidas, além de conscientização para o consumo de hortaliças saudáveis

Fundamentação Teórica:

A olericultura urbana e periurbana cada vez mais representam relevante importância econômica e social para determinadas regiões, gerando muitos benefícios. Estes segmentos agrícolas também apresentam relativa importância ambiental, alimentar e cultural para as populações. O cultivo, o processamento, o ensino e a distribuição de produtos hortícolas nas cidades trazem benefícios diversos, tais como ambientais, sociais, culturais, econômicos, nutricionais, entre outros. Estes tipos de atividades incluem desde pequenas hortas nos quintais ou jardins de escolas a atividades mais intensivas, em terras comunitárias.
Os hábitos atuais das crianças são bastante sedentários, logo envolvê-las no meio rural é foram de estimular o convívio com o meio ambiente e as práticas de produção de alimentos. O uso de hortas recreativas e educativas é uma forma eficiente de estimular e promover esta vivência, propiciando que as crianças permitindo este relacionamento, em especial com o meio rural e com a produção de alimentos. Além disso, este modelo de prática educacional permite a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Metodologia:

Produção das hortaliças

As hortas pilotos serão implantadas no Setor de Olericultura da UFLA e no CDTT/UFLA (Ijací-MG). As atividades de limpeza da área, preparo do solo e confecção dos canteiros ficará a cargo da UFLA, sendo as demais atividades de implantação e condução das hortas desenvolvidas em conjunto com os grupos de alunos definidos juntamente com as escolas. Cada grupo de alunos (15 a 20 alunos) desenvolverá as atividades de capacitação na UFLA e no CDTT/UFLA em encontros quinzenais, a serem definidos entre os membros do projeto e as escolas participantes. A participação dos alunos estará condicionada a autorização dos pais, mediante formulário autorizativo.
A escolha das espécies de hortaliças a serem cultivadas na horta educacional será realizada em comum acordo com os participantes dando preferência às espécies mais adaptadas as condições edafoclimáticas, como as hortaliças convencionais: alface (Lactuca sativa), cebolinha (Allium schoenoprasum), couve de folhas (Brassica oleracea var. Acephala), salsa (Petroselinum crispum), almeirão (Cichorium intibus), rúcula (Eruca sativa), pimentas (Capsicum sp), berinjela (Solanum melongena), rabanete (Raphanus sativus), couve-chinesa (Brassica pekinensis), tomate (Lycopersicon esculentum) cenoura (Daucus carota), dentre outras. Além destas, também serão cultivadas hortaliças não-convencionais como: taioba (Xanthosoma sagitifolium), bertalha (Basella alba), coentrão (Eryngiun foetidum), nirá (Allium tuberosum), açafrão (Crocus sativus), taiá (Xanthosoma violaces).
A manutenção da horta educacional, após o plantio, será realizada pelos participantes do projeto, bolsistas, alunos do NEO, pós-graduandos, pesquisadores, técnicos e professores da UFLA.
Comercialização do excedente
Os produtos obtidos como excedentes serão comercializados em uma banca instalada no campus da UFLA e também entregues para o comércio local de Lavras e Ijaci.

Impactos na Formação Discente: Contribuição para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA em relação ao ensino, pesquisa e extensão, participação nas atividades práticas do projeto, integração com a comunidade externa.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Desenvolvimento e integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento de atividades práticas e compartilhamento destas atividades com a comunidade externa. Objetiva-se integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão e demonstrar para os participantes e para a comunidade a importância dessas atividades para a sociedade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Maior integração da UFLA com a comunidade externa visando o maior conhecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela universidade, além de uma visão técnica sobre a produção e consumo de hortaliças saudáveis.

Resultados Esperados: O projeto visa como resultados estimular o consumo de alimentos saudáveis pelas crianças participantes e se estendendo aos seus familiares. Além disso, a venda de parte da colheita, quando ela excede a capacidade de consumo, auxiliará na manutenção do projeto. Como resultado espera-se a evolução e o desenvolvimento do trabalho em equipe e a interação entre as participantes, bem como o desenvolvimento das habilidades específicas do aluno, bem como a conscientização sobre as necessidade de conservação dos recursos naturais. De forma geral, pretende-se contribuir de forma sólida para a formação dos estudantes egressos do projeto, visando atuar em um projeto pedagógico que permita ao indivíduo ter capacidade crítica e prática sobre a alimentação, segurança alimentar e a produção de alimentos. As atividades propostas irão contribuir para a formação de sujeitos conscientes da relevância que o conhecimento adquirido apresenta para si próprios e para a comunidade em questão. As ações pedagógicas estarão fundamentadas nos contextos do educando, bem como no contexto social, econômico, educacional e político da região onde a Universidade está inserida, comprometidas com as necessidades contemporâneas em âmbitos individuais e locais.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Número de treinamentos realizados
- Número de docentes participantes
- Número de estudantes de graduação e pós graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado)
- Número de servidores técnicos administrativos participantes
- Número de estudantes das escolas
- Número de professores das escolas
- Número de famílias beneficiadas

Cronograma:

- Duração do projeto: 5 anos.
- Janeiro a dezembro de cada ano: produção de mudas, plantio, condução, colheita e comercialização das hortaliças.
- Março a Junho de cada ano: treinamentos com os estudantes e professores das escolas
- Agosto a Dezembro de cada ano: treinamentos com os estudantes e professores das escolas

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • IGOR DE ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • IGOR DE ANDRADE - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 31/01/2023 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • LUCIANE VILELA RESENDE - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CLEITON LOURENCO DE OLIVEIRA - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • SEBASTIAO MARCIO DE AZEVEDO - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WILSON MAGELA GONCALVES - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • STEFANY MARTINS DA SILVA LINO - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIZ GONZAGA DO CARMO - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • JEFERSON CARLOS DE OLIVEIRA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIA ELISÂNGELA FERREIRA DE OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • EDUARDO ALVES DA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ARIANA LEMES DA COSTA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Douglas Correa de Souza - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Vicente Licursi - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Orlando Gonçalves Brito - Início: 18/06/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: VALTER CARVALHO DE ANDRADE JUNIOR

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: valter.andrade[em]ufla.br

E-mail Alternativo: valterjr15[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 06/07/2020 - 11:45:46

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/10/2020 - 08:20:08

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 20/10/2020 - 14:19:05

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • VALTER CARVALHO DE ANDRADE JUNIOR: De 18/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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