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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 052/2020

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: LEITURA LITERÁRIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NAS ESCOLAS

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A leitura literária e a contação de histórias realizadas de forma compartilhada constituem-se práticas que favorecem o letramento, de modo a ampliar as relações com contextos narrativos, estimulando a criatividade, a expressividade e a externalização da linguagem, o que potencializa a formação de pequenos leitores. Diante disso, este projeto tem por propósito desenvolver atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em escolas da rede pública ou privada de Lavras e região, com a finalidade de promover a sensibilidade para a ação leitora e contribuir para o processo de letramento literário das crianças. As ações de leitura e contação de histórias acontecerão em forma de espetáculos, com dramatização de narrativas ou de rodas de leitura literária, organizadas pelos integrantes e bolsistas do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita – NELLE.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras:

Núcleo de Educação da Infância
Prefeitura Municipal de Lavras

Número Estimado de Participantes: 25

Locais de Realização: Departamento de Educação e instituições escolares.

Data de Início: 13/07/2020

Data de Término: 30/12/2025

Justificativa:

Os primeiros anos de vida de uma criança se constituem em período de intenso aprendizado e desenvolvimento, em que se assentam as bases do aprender. Nessa fase, o atendimento educacional e afetivo tem um impacto positivo no processo de desenvolvimento da personalidade da criança, gerando melhores desempenhos escolares, menores taxas de deserção escolar, e maiores possibilidades de completar o ensino médio, em comparação aos alunos que não receberam acompanhamento adequado. Destaca-se a importância da linguagem escrita nas relações entre professor e aluno, partindo do princípio de que no processo educativo, o professor deve direcioná-lo de forma planejada, sistematizada, tornando o saber docente uma ferramenta desencadeadora de mudanças que levem direto à transformação da sala em um ambiente envolvente e propício à aprendizagem.
Este projeto parte da premissa de que a atividade de leitura pode ser considerada como um processo interdiscurso e como uma possibilidade de inserção do sujeito-leitor na cultura escrita, ao atribuir um significado e uma finalidade para diferentes formas de uso da linguagem.
Os atos de ler e de escrever podem ser compreendidos como formas de interação social. A linguagem escrita possui um direcionamento a um interlocutor: quem escreve, escreve com o propósito em relação ao seu destinatário, para quê e para quem está escrevendo, isto é, tem sempre uma finalidade e um interlocutor, ainda que essa escrita destine-se a si mesmo.
A atividade de leitura permite este encontro entre o leitor e a produção escrita o texto. Um encontro nem sempre marcado pela linearidade, pela fluidez ou pelo contentamento, mas que tantas vezes, oscila entre o cansaço, o desconforto pela temática ou pela rusticidade da ação leitora.
Tomando como exemplo a criança não alfabetizada ou no início do processo de alfabetização, como um leitor iniciante. O fato de ela ter pouco contato com a cultura escrita, de sua relação com a leitura ser, por vezes distante ou insuficiente, ou mesmo que ao texto oral ou escrito não seja atribuído significados socialmente legitimado conforme a convenção linguística exige, ainda assim, ela se sente envolvida pelas histórias que ouve, colocando-se na condição de leitora ouvinte ou leitora de imagens.
Não ter o domínio do código linguístico não minimiza a capacidade de compreensão textual por parte da criança, nem o envolvimento com o contexto da narrativa e muito menos a impede de sentir-se estimulada a aprender a ler e a escrever.
No entanto, se pensarmos num leitor alfabetizado, experiente, que compartilha das ações de mundo letrado, possui vivências e experiências de atividades leitoras, fazendo uso social das atividades de leitura e escrita e dialogando com a multiplicidade de linguagens no contexto social, podemos questionar, então, de que forma este leitor articula sua capacidade de compreensão textual a partir de histórias ouvidas e como este leitor descreve sua experiência com as narrativas lidas, contadas ou dramatizadas.

Caracterização dos Beneficiários: Os beneficiários do projeto correspondem às instituições públicas ou privadas da cidade de Lavras ou das cidades circunvizinhas que atendem crianças matriculadas na educação básica, especificamente em creches, centros de educação infantil, com a faixa etária de 0 a 5 anos, ou crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental, 5 a 12 anos. O projeto estende-se, ainda, às instituições de ação social ou filantrópicas, ONGS ou institutos de educação não-formal que acolhem crianças de 5 a 12 anos.

Objetivos: O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, de escolas públicas ou privadas de Lavras e região, com a finalidade de promover a sensibilidade para a ação leitora e contribuir para o processo de letramento literário das crianças.

Metas: O projeto de extensão configura-se a partir de três metas: (1) atender as escolas da rede pública de ensino de ensino de Lavras e região com ações de formação literária uma vez na semana durante todo o ano letivo, com agendamentos antecipados das visitas; (2) realizar estudos teóricos de formação dos bolsistas, de modo a preparar os estudantes para realizar as ações de contação de histórias e de leitura literária com crianças; (3) registro e divulgação das ações desenvolvidas à comunidade, por meio do site oficial do núcleo de estudos NELLE e da rede social do grupo de estudos, por meio do eventos acadêmico-científicos e de extensão como o CONEX.

Fundamentação Teórica: A leitura pode ser definida, então, como um processo de interação que a partir da materialização da palavra possibilita a compreensão de mundo e das idiossincrasias dos sujeitos considerando a capacidade de esses estabelecerem inter-relações na medida em que compreendem os diferentes contextos que marcam os discursos. Assim, um texto só se completa com o ato da leitura na medida em que é atualizado pela atividade linguística e pela produção de sentido. Percebe-se que um leitor experiente ou competente é aquele que consegue interagir com o texto, identificando não apenas elementos explícitos pelo código linguístico. Ele é capaz de estabelecer relações com outros textos graças a sua experiência de leitura, que o leva a atribuir significados também a elementos que não estão escritos concretamente no texto. Com isso, podemos ressaltar que o letramento literário, segundo os estudos de Cosson (2014), atinge conhecimentos além dos escolares e linguísticos/literários. A inserção de assuntos comuns no cotidiano dos estudantes nas leituras pode ser uma boa alternativa para aproximá-los da literatura. Ao estimular os alunos a contarem histórias, antes mesmo de ser trata-se de um exercício de socialização, em que a criança estará desenvolve capacitações comunicativas importantes, como se expressar com desenvoltura diante de um grupo de pessoas, bem como o domínio de espaço. Não obstante, ao entrar em contato com os seus sentimentos aprenderá a lidar com os mesmos, o que proporcionar, consequentemente, a um amadurecimento psicológico. (BUSATTO, 2012). Segundo Busatto (2013) quanto mais perto está do público do narrador, mais pessoal e particularizada fica a narração. Essa afirmação está contextualizada no trecho a seguir, que difere teatro, monólogo e as narrativas orais “[...] mesmo assim, acredito que narração oral de histórias ou contação de histórias é outra coisa. Aqui entra em cena o sujeito narrador oral e sua técnica peculiar que é envolver o ouvinte usando como suporte apenas o corpo e a sua voz.” (BUSATTO, 2013, p.35). Esse fato, ao contrário de outras apresentações orais que utilizam diversos artefatos como forma de enriquecer a narrativa, mostra o quanto a contação de histórias exige unicamente o envolvimento oral em meio a entonação para conquistar os ouvintes. Neste sentido, compreendemos que é na diversidade de situações sociais com que se defronta o leitor que a escola deve mobilizar estratégias adequadas, de acordo com a intencionalidade da ação leitora. A partir do que nos mostra os estudos de Goulemot (2001, p.108) a leitura pode ser compreendida como um ato de produção de sentidos, visto que “ler é, portanto constituir e não reconstituir um sentido”. De acordo com esse autor, nota-se que ler é uma ação com e sobre o texto e tem por finalidade compreender, estabelecer relações e produzir sentidos. Além disso, ler é um ato tão produtivo quanto escrever, visto que o texto é recriado e reconstruído pelo leitor. Verifica-se que ocorrem transformações e enriquecimentos do texto por parte do leitor que, no momento da leitura, está em trabalho intelectual e afetivo, tanto no plano social quanto no plano individual.

Metodologia: Este projeto se pauta no desenvolvimento e na realização de atividades de leitura literária e de contação de histórias com em instituições públicas ou privadas que atendem crianças de creches, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, de 0 a 12 anos. O atendimento às escolas oferecerá atividades de leituras e de encenação de narrativas com vistas à formação literária, acontecerão uma vez na semana, durante todo o ano letivo, durante o mês de outubro serão realizados atendimentos diários para atender à demanda das solicitações, que serão previamente agendadas pelo e-mail do grupo de estudos. O grupo de teatro se organizará quanto à apresentação do espetáculo e deslocamento. As atividades serão desenvolvidas por bolsistas e estudantes voluntários que integram o Núcleo e estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE). As ações do projeto têm como procedimento inicial a criação ou adaptação de narrativas, contos ou fábulas em forma de peças teatrais, com a produção de cenário e de figurinos que acompanhem a narrativa selecionada para a realização das atividades do projeto. O grupo de teatro terá encontros semanais de organização e de preparação das peças com ensaios e de elaboração do cronograma de atendimento às escolas. Serão oferecidos encontros quinzenais de estudos teóricos e de formação da equipe de teatro para o acompanhamento e desenvolvimento das ações de leitura literária e de contação de histórias. A avaliação das atividades de dará em forma de forma processual, mediante a reflexão das ações do grupo e retomadas de pontos que elencados como instáveis ou inconstantes, em reuniões mensais, e em forma de forma de questionário com pontos a serem descritos pela instituição escolar que solicitou a realização da atividade de projeto.

Impactos na Formação Discente:

Considera-se que a participação dos bolsistas e estudantes voluntários do curso de Pedagogia no projeto “Leitura Literária e contação de histórias nas escolas”, contribui na formação discente e docente, por envolver aprendizagens teóricas e práticas, tanto de professores em formação quanto atuantes no exercício, em espaços que permitam desenvolvimento profissional, trabalho coletivo, troca de saberes, a fim de oferecer um ensino de qualidade aos alunos, atores fundamentais neste processo.
As atividades desenvolvidas pelo projeto propõem uma reflexão crítica da própria prática de leitura literária e de contação de histórias no contexto escolar, dentro de um processo de ressignificação-desconstrução-reconstrução do sentido da leitura por meio das leituras teóricas e estudos realizados e pela realização de atividades de leituras e de dramatização de narrativas com crianças.
A escola tem como uma das funções centrais a de promover práticas de leituras que formem leitores e escritores competentes, capazes de participar efetiva e proficientemente em práticas sociais que envolvam a leitura e escrita. Portanto, ao propiciar ações concretas que priorizem a formação leitora de crianças, buscamos um (re)pensar suas práticas para que suas ações sejam adequadas aos seus fins formadores e educativos.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Este projeto tem articulação com ensino, pesquisa e extensão, tendo em vista as práticas como componente curricular das disciplinas que compõem o curso de Pedagogia, como a GDE158-Linguagem oral e escrita. Proximidade com a pesquisa a partir das atividades de estudos teóricos desenvolvidos sobre leitura, leitura literária e contação de histórias pelo Núcleo de estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE). A extensão por oferecer atividades que contemplam as demandas da comunidade educacional.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Este projeto subsidia-se na concepção de que a literatura tem uma repercussão na atividade leitora nas escolas de forma a proporcionar prazer e desenvolvimento cognitivo. A experiência com a leitura literária auxilia na construção do conhecimento crítico, amplia o repertório cultural e a visão de mundo.
Deste modo, a o projeto prevê ações de impacto social, uma vez que a literatura é concebida como uma manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Consideramos, que a literatura está presente nas ações sociais que nos envolve, pois cada “[...] sociedade cria as suas manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com os seus impulsos, crenças, os seus sentimentos, as suas normas, a fim de fortalecer em cada um a presença e atuação deles.” (CANDIDO, 2004, p.175). A literatura é, assim, um poderoso instrumento de instrução e educação, segundo o autor.
Nessa perspectiva, o projeto de extensão com visibilidade à promoção do letramento literário, dinamiza e valoriza a literatura, de modo a contribuir com a formação mais humana e sensível. Compreendemos que a literatura é um bem incompressível e fruí-la é um direito das pessoas de qualquer sociedade. Potencializar ações literárias contribuem para o processo de formação de leitores o que pode trazer impactos no contexto social e cultural da sociedade.

Resultados Esperados: Quanto aos resultados, a pesquisa indicará que há uma correlação positiva entre a literatura e a função social que os professores por meio das narrativas orais ou mediação da leitura literária, tem na vida das crianças, convertendo-se assim em uma prática indispensável para potencializar o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa, ampliando assim a visão do mundo do educando. Como resultados espera-se desenvolver diferentes narrativas literárias em forma de teatros e atender os centro de educação infantil da cidade de Lavras conforme as solicitações agendadas para os anos de 2020 a 2025; realizar práticas de letramento literário em parceria com o Núcleo de Educação da Infância NEDI-UFLA; contribuir com o processo de formação inicial dos estudantes do curso de Pedagogia.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: O acompanhamento de avalição será realizado de duas formas: (1) de forma processual durante os encontros de formação, com previsão de acompanhamento semanal com a coordenação, estudantes e professores envolvidos no projeto; (2) de forma sistemática, por meio de avaliação descritiva dos aspectos que precisam ser revistos e de aspectos que foram bem sucedidos durante cada fechamento do trabalho realizado semestralmente, com o acompanhamento da coordenação e dos professores e estudantes envolvidos no projeto.

Cronograma: Revisão de Literatura sobre literatura infantil, contação de histórias e afetividade: de 20/08/2020até 30/10/2025; Encontros de formação sobre a temática da leitura literária e contação de histórias: de 20/08/2020 até 30/11/2025; Seleção dos textos para compor as dramatizações: de 20/08/2020 até 31/09/2015; Elaboração dos figurinos dos personagens, do enredo da peça e atividades a serem desenvolvidas pelos participantes: de 1/09/2020 até30/10/2025 Agendamento das atividades: a partir de agosto de 2021; Desenvolvimento das atividades de dramatização ou mediação da leitura literária: nos segundos semestres de cada ano (a partir de agosto de 2021); Análise das observações, experiências vivenciadas e elaboração do relatório de atividades: de 30/09/2020até 27/10/2025 Divulgação das ações desenvolvidas no projeto no site oficial e nas redes sociais do NELLE: De 20/08/2020 até30/12/2025; Divulgação das ações desenvolvidas em eventos acadêmico-científico: de 03/03/2021 até 11/11/2025; Apresentação do Relatório Final: será elaborado ao final de cada ano: De 30/08/2020 até 30/12/2025.

Descrição Resumida: O projeto de extensão busca desenvolver atividades de leitura literária e de contação de histórias com crianças na educação infantil e ensino fundamental I, das escolas públicas ou privadas de Lavras e região, com a finalidade de promover a sensibilidade para a ação leitora e contribuir para o processo de letramento literário das crianças.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Camila Ferreira Nunes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 02/03/2021 - Término: 31/12/2021 - Vínculo: Inativo
  • DANIELA APARECIDA CORREA CARVALHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANIELA APARECIDA CORREA CARVALHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo
  • LETICIA PEREIRA SILVA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 09/05/2022 - Término: 31/12/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • ANA PAULA COELHO SILVA - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ADRIANA PRYSCILLA DUARTE DE MELO - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • APOLLIANE XAVIER MOREIRA DOS SANTOS - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCIANE SOUSA LADEIRA AIRES - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ELISANGELA BRUM CARDOSO XAVIER - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • KATIA BATISTA MARTINS - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LETÍCIA SILVA FERREIRA - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES - Início: 13/07/2020 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART

Setor: DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

E-mail Institucional: ilsa.goulart[em]ufla.br

E-mail Alternativo: ilsa.vieira[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/07/2020 - 16:29:24

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 17/07/2020 - 04:37:41

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 30/07/2020 - 16:17:41

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART: De 13/07/2020 em diante.

Histórico de Avaliações

Nenhum histórico de avaliações.


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