UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 106

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: LAADAM - Laboratório de Análises de Água do Departamento de Engenharia Ambiental

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O LAADAM consiste em um laboratório equipado para realizar análises de água e efluentes para diversas finalidades. As análises que podem ser realizadas no LAADAM compreendem: pH, condutividade elétrica, turbidez, cor, acidez total, alcalinidade devido aos bicarbonatos, carbonatos, hidróxidos e alcalinidade total, dureza total, cloro residual, sólidos totais, sedimentáveis, dissolvidos, suspensos, fixos e voláteis, oxigênio dissolvido, demandas química e bioquímica de oxigênio, nitrogênio total e amoniacal, nitrato, nitrito, fósforo total, cloretos, manganês total, ferro total, substâncias tensoativas (detergentes), coliformes totais e termotolerantes, óleos e graxas. Neste contexto, no LAADAM podem ser realizadas análises de: 1- águas que são destinadas para o consumo humano, com ou sem tratamento para verificação da tratabilidade e/ou dos padrões de potabilidade básicos; 2- efluentes tratados ou não, para avaliação dos métodos de tratamento e comparação com padrões de lançamento na coleção hídrica ou reúso no solo; 3- águas e efluentes destinados à irrigação pelos diversos métodos, tipos de solo e culturas irrigadas; 4- águas destinadas à dessedentação de animais; 5- águas de nascentes, poços artesianos, lagos, represas e cursos d’água para identificação de suas qualidades, processos de poluição e proteção da vida aquática.

Área Temática: Meio Ambiente

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 8

Locais de Realização: Laboratório de Análises de Água do Departamento de Engenharia Ambiental

Data de Início: 17/03/2021

Data de Término: 17/03/2026

Justificativa: O depauperamento da qualidade das águas traz uma série de inconvenientes, principalmente no que se refere ao consumo humano, devido à contaminação física, química e biológica, representando um problema de saúde pública, tanto nas áreas urbanas como nas rurais. Em Lavras e região é um dos únicos laboratórios equipado para realizar estas análises comercialmente é o LAADAM, o qual vem atendendo, nos últimos anos, produtores rurais, indústrias, municípios que buscam a implantação de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), pesquisas da comunidade acadêmica da UFLA, UninCor, dentre outras. O conhecimento sobre a qualidade da água e as características dos efluentes é imprescindível para tomadas de decisões e preservação da saúde ambiental.

Caracterização dos Beneficiários: Espera-se como beneficiários do projeto, a comunidades da região de Lavras, distritos rurais, empreendimentos, municípios próximos e comunidade acadêmica.

Objetivos:

Objetivo Geral:
Atender à demanda de Lavras e região, bem como de pesquisas da comunidade acadêmica no que diz respeito às análises de qualidade de água e efluentes, visando auxiliar na preservação ambiental e na saúde pública por meio do fornecimento dados confiáveis.

Objetivos Específicos:
- Realizar análises de água e efluentes tais como: pH, condutividade elétrica, turbidez, cor, acidez total, alcalinidade bicarbonatos, carbonatos, hidróxidos e total, dureza total, cloro residual, sólidos totais, sedimentáveis, dissolvidos, suspensos, fixos e voláteis, oxigênio dissolvido, demandas química e bioquímica de oxigênio, nitrogênio total e amoniacal, nitrato, nitrito, fósforo total, cloretos, manganês total, ferro total, substâncias tensoativas (detergentes), coliformes totais e termotolerantes, óleos e graxas, dentre outras que possam ser desenvolvidas;
- Emitir laudos de qualidade de água e efluente em comparação com padrões de potabilidade, lançamento de efluentes em corpos d’água, enquadramento do recurso hídrico e irrigação;
- Fornecer dados confiáveis para subsidiar decisões quanto ao tratamento de água ou efluentes, uso, reúso e lançamento no ambiente.

Metas: Realizar 600 análises de água ou efluentes por ano, ou 50 análises por mês, totalizando 3.000 análises em 5 anos, período total de vigência do projeto.

Fundamentação Teórica: A quantidade e a qualidade das águas superficiais e subterrâneas têm sofrido alterações em função das ações antrópicas no ambiente da bacia hidrográfica. A supressão vegetal das áreas ripárias juntamente ao arraste de sedimentos, agroquímicos e dejetos de animais pelo escoamento superficial, à falta de saneamento rural, às áreas de disposição de resíduos sólidos, aos despejos domésticos e industriais nas zonas urbanas têm promovido constante contaminação dos corpos hídricos. As características físicas, químicas, biológicas e radiológicas das águas naturais traduzem os processos que ocorrem no corpo hídrico em função da alta capacidade de dissolução da água e do transporte pelo escoamento superficial e subterrâneo. São diversos os atributos de qualidade de água que afetam sua potabilização. No Brasil, as legislações que regem sobre a qualidade das águas se baseiam em valores máximos permitidos de diversos atributos utilizados para sua caracterização, visando a manutenção da saúde ambiental e humana. Nesse sentido, diferem-se em: Padrões para o lançamento de efluentes: Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) n° 430 de 2011, a nível federal, e Deliberação Normativa (DN) do Conselho Estadual de Política Ambiental e Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais (COPAM/CERH) n° 01 de 2008, no âmbito estadual (BRASIL, 2011; MINAS GERAIS, 2008); - Padrões relacionados aos usos preponderantes: Resolução CONAMA 357/2005 a nível federal, e DN COPAM/CERH 01/2008, a nível estadual mineiro (BRASIL, 2005; MINAS GERAIS, 2008); - Padrões de potabilidade: Portaria do Consolidação Ministério da Saúde (MS) n° 05 de 2017 (BRASIL, 2017). Para tanto, para a utilização das águas se fazem necessárias amostragens e análises, na intenção de avaliar sua adequabilidade aos usos pretendidos, necessidades de preservação em níveis de bacia hidrográfica e de tratamento prévio ao uso. Além de ser necessária a avaliação da qualidade dos efluentes tratados antes da disposição no ambiente, bem como as eficiências das estações de tratamento. Na macrorregião de Lavras, Sul de Minas Gerais, há apenas um laboratório que executa partes das análises desenvolvidas no LAADAM, evidenciando sua importância no atendimento das demandas locais

Metodologia:

As análises das variáveis pH, condutividade elétrica, turbidez, cor, acidez total, alcalinidade bicarbonatos, carbonatos, hidróxidos e total, dureza total, cloro residual, sólidos totais, sedimentáveis, dissolvidos, suspensos, fixos e voláteis, oxigênio dissolvido, demandas química e bioquímica de oxigênio, nitrogênio total e amoniacal, nitrato, nitrito, fósforo total, cloretos, manganês total, ferro total, substâncias tensoativas (detergentes), coliformes totais e termotolerantes, óleos e graxas são realizadas de acordo com as metodologias padronizadas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA; AWWA; WEF, 2005).
As amostras são coletadas pelo próprio cliente seguindo instruções do laboratório. Para cada tipo de análise é realizado o armazenamento correto das amostras, conforme metodologia padrão supracitada. Os resultados são emitidos em formato de laudo, acompanhado dos padrões legais pertinentes, a depender do uso que é dado para a água ou efluente, assinado pelo técnico químico responsável, que é entregue ao cliente.

Impactos na Formação Discente: O LAADAM se constitui em um espaço de aplicação dos conhecimentos teóricos, relacionados às análises de qualidade da água e efluentes, vivenciados em sala de aula por alunos dos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Biologia, além de atender aos discentes de pós graduação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAMB/UFLA) e Tecnologias e Inovações Ambientais (PPGTIA/UFLA). Sendo assim, bolsas de iniciação científica, e de mestrado estão previstas de serem financiadas pelo projeto. Espera-se que seja um espaço de oportunidades para os discentes vivenciarem a pratica laboratorial a fim de aplicá-la em projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, dentre outros.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O presente projeto é um projeto de Extensão, no entanto, com interface direta com as áreas de ensino e pesquisa. Como mencionado anteriormente, o LAADAM servirá de apoio para treinamento e formação de alunos de graduação e pós graduação, por meio do fornecimento de bolsas de iniciação científica e mestrado. Além disso, sua estrutura laboratorial estará disponível para apoio à realização de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e outras entidades de extensão da UFLA como Empresas Juniores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia Civil.
O LAADAM ainda será um espaço de apoio às aulas práticas do Departamento de Engenharia Ambiental, atuando também com interface nas atividades de Ensino.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Entende-se que com o atendimento de comunidades da região, distritos rurais, empreendimentos, municípios próximos e comunidade acadêmica por meio do fornecimento de dados sobre a qualidade das águas e características dos efluentes, impacto serão sentidos na melhoria da qualidade de vida da população. Além de subsidiar soluções de preservação ambiental e minimização da poluição aquática.

Resultados Esperados: Espera-se atender às comunidades da região, distritos rurais, empreendimentos, municípios próximos e comunidade acadêmica com o fornecimento de dados sobre a qualidade das águas e características dos efluentes para subsidiar soluções de preservação ambiental e saúde.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

O principal indicador de acompanhamento do projeto será o número de análises realizadas por mês. O indicador será obtido mensalmente via extrato na FUNDECC.
Além disso, o acompanhamento dos serviços realizados no laboratório será feito de forma intensa por meio de comunicação direta e frequente com os funcionários do mesmo.

Cronograma:

Ano 1: atividades de organização interna do laboratório serão priorizadas. Dentre elas, elenca-se: padronização de procedimentos analíticos e internos; divisão de tarefas entre os funcionários; atualização e revisão de procedimentos laboratoriais; quantificação de reagentes em estoque; levantamento do patrimônio físico.

Anos 2, 3 e 4: Ações de divulgação do laboratório na comunidade interna e externa à UFLA serão realizadas, com o objetivo de expandir o leque de clientes e aumentar a oferta de serviços prestados.
Além disso, espera-se melhorar a infraestrutura física do laboratório, com a manutenção de equipamentos avariados, aquisição de novos equipamentos, dentre outros. Além, de buscar aumentar a carta de análises químicas, físicas e microbiológicas disponíveis para prestação do serviço.

Ano 5: Um balanço das atividades realizadas até então será feito, com o objetivo de divulgar ao Departamento as melhorias obtidas. Também espera-se que ao final do projeto, o laboratório possua condições melhores que apoiem futuros projetos de certificação e credenciamento do laboratório por órgãos externos, a fim de se tornar um laboratório de excelência e referência na região.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PAULA PEIXOTO ASSEMANY - Início: 17/03/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CAMILA SILVA FRANCO - Início: 17/03/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RONALDO FIA - Início: 17/03/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • MARCOS ANTONIO DE SOUSA - Início: 17/03/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PAULA PEIXOTO ASSEMANY

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

E-mail Institucional: paula.assemany[em]ufla.br

E-mail Alternativo: paula_assemany[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/03/2021 - 15:10:05

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 13/05/2021 - 17:35:36

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/05/2021 - 18:57:29

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PAULA PEIXOTO ASSEMANY: De 17/03/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
07/05/2021 - 10:40:17Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (SILVIA DE NAZARE MONTEIRO YANAGI)
13/05/2021 - 17:35:36Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (ANDRE GERALDO CORNELIO RIBEIRO)
14/05/2021 - 18:57:29Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos