UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 115/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Moringa oleífera: sistema orgânico e cultivos associados, segunda etapa.

Programa de Extensão: Agroecologia, extensão rural, alimentação saudável e educação ambiental: diálogos entre universidade, agricultores(as), comunidades locais e escolas públicas

Resumo da Proposta: O projeto de extensão tem por objetivo demonstrar práticas de agricultura orgânica para o cultivo de Moringa oleifera em consórcio com culturas agrícolas alimentares, utilizando fertilizantes orgânicos e organominerais desenvolvidos na Plataforma de Energia Renovável - PLAER/UFLA pelo Grupo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras e Biocombustíveis - G-óleo. Serão produzidos também aves e peixes utilizando alimentos gerados no próprio sistema, de forma a aumentar a grade de produtos demonstrados.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Óleos, Lipídeos, Ésteres e Assessoria Ltda ME - Olea, G-Óleo, Ceres Tecnologia Agrícola Ltda. Verde Campo, Jeito Caseiro, Joia Mesquita, Prefeitura Municipal de Lavras, Prefeitura Municipal de Ijaci, Restaurante Universitário /UFLA, Cafeteria Cafesal, Sol-Minas, Orgânicos Sul de Minas.

Número Estimado de Participantes: 200

Locais de Realização: PLAER/UFLA e Sítio Trovão, localizado no município de Ijaci/MG, na localidade denominada Faisqueira.

Data de Início: 13/04/2021

Data de Término: 13/04/2026

Justificativa: No que se refere à produção agropecuária sustentável, temos no âmbito do poder executivo, a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), instituída por meio do Decreto nº 7.794/2012, com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis. Um dos gargalos para a manutenção da agricultura familiar e ou ampliação da agricultura orgânica é a falta de insumos/tecnologias adequados à realidade da agricultura da região, permitidos e registrados para agricultura orgânica, especialmente para algumas culturas chave como café, feijão, milho, olerícolas, entre outras.

Caracterização dos Beneficiários: Serão beneficiários do projeto alunos de graduação e pós-graduação da UFLA, estudantes de primeiro e segundo graus, docentes da UFLA e produtores rurais, particularmente aqueles que trabalham em sistema orgânico e ou de agricultura familiar.

Objetivos:

- Divulgar as práticas para cultivo adensado e agroflorestal de Moringa oleífera visando a produção de óleo vegetal, alimento para consumo humano, silagem, ração, insumos e bioprodutos inovadores.
- Demonstrar o uso e o efeito de compostos orgânicos e organominerais como substitutos dos pacotes tecnológicos comumente utilizados na agropecuária, de forma a fortalecer a cadeia produtiva regional.
- Promover visitas técnicas, dias de campo e aulas práticas para agricultores, técnicos, extensionistas, estudantes de ensino fundamental, médio, superior e alunos de pós graduação, no sentido de formar novos extensionistas e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos por pequenos agricultores atendidos pelo projeto.
- Demonstrar ferramentas para a utilização de energia renovável em propriedades agrícolas, bem como boas práticas de conservação do solo e da água.
- Demonstrar projetos de uso correto da água em sistemas de irrigação por gotejamento e micro aspersão.
- Demonstrar práticas de compostagem e vermicompostagem.

Metas: Estimular a conscientização para a produção de nutrientes para pessoas, animais e plantas integrando agricultura orgânica e energia renovável.

Fundamentação Teórica: O caráter findável dos fertilizantes químicos e derivados de rochas naturais e o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos de origem animal e vegetal são os motivadores desta proposta, que visa estimular a produção agropecuária sustentável pela divulgação de tecnologias e boas práticas agrícolas que devem ser adotadas neste segmento.

Metodologia: Serão ministradas atividades de extensão para demonstração dos resultados obtidos com os experimentos científicos desenvolvidos no Sítio Trovão, de maneira a elucidar as boas práticas de manejo e incentivar a conversão de agricultores que adotam o sistema convencional de produção para práticas mais sustentáveis ambientalmente e economicamente. Serão oferecidos também estágios para acadêmicos dos diversos cursos de graduação da UFLA.

Impactos na Formação Discente: Incrementar o números de egressos capacitados em agricultura orgânica, sistemas agroflorestais, agricultura sem agrotóxicos e operações agrícolas.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Serão ministradas aulas práticas para alunos da Universidade Federal de Lavras, consolidando o conhecimento transferido em sala de aula. Os trabalhos de pesquisa do Sítio Trovão serão realizados por estudantes de graduação e pós-graduação em atividades de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. A demonstração dos resultados durante as visitas técnicas fecha o ciclo de extensão rural universitária caracterizado por ensino, pesquisa e extensão, onde os resultados poderão ser utilizados no aprimoramento das práticas utilizadas pela sociedade no que se refere às tecnologias empregadas na produção agropecuária. Serão disponibilizadas também vagas para estágio curriculares para alunos dos cursos de graduação em cumprimento às exigências para a obtenção dos respectivos títulos.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto tem uma estreita relação com a sociedade local, particularmente com acadêmicos de diversos cursos da UFLA e com os agropecuaristas da região, de forma a permitir maior sustentabilidade em suas atividades.

Resultados Esperados:

- Inserção da Moringa oleífera como cultura agrícola de uso regional;
- Melhoria no manejo ecológico do solo;
- redução da dependência de insumos agrícolas oriundos de regiões longínquas;
- Melhoria na qualidade dos alimentos produzidos;
- Destinação correta de resíduos de origem animal e vegetal que passarão a ser utilizados como coprodutos na cadeia produtiva agropecuária regional;
- Recuperação de áreas degradadas e aumento das áreas de integração lavoura, pecuária e floresta na região;
- Incrementar a capacitação de pessoal nas atividades do projeto.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A avaliação do impacto deste projeto de extensão será mensurada pelo número de eventos e pessoas por eles atendidas.

Cronograma:

Os trabalhos serão conduzidos de acordo com o calendário agrícola das diversas culturas (olerícolas, anuais e perenes)
01 a 06- Produção de mudas de Moringa;
Contínuo - Implantação dos cultivos adensado e agroflorestal de Moringa e das culturas consorciadas;
Contínuo – formação de mudas, transplante, manejo e colheita de produtos olerícolas;
Contínuo – preparo de solo, semeadura, condução e colheita de cultivos anuais consorciados;
06 a 36- Implantação de experimentos com insumos orgânicos desenvolvidos no PLAER
6 a 60 - Atividades de Extensão para agricultores, técnicos agrícolas, estudantes de ensino fundamental, médio e superior.
55 a 60 – Envio dos relatórios com os resultados obtidos

Descrição Resumida: O Projeto tem objetivo primário de nutrir pessoas, animais e plantas integrando agricultura orgânica e energia renovável, tendo a Moringa oleífera como cultura principal. Integra sistemas agro florestais onde cultura consortes são conduzidas em sistema orgânicos para a produção de alimentos e outros bioprodutos. Tem como ideal reduzir a dependência de insumos externos pela gestão adequada de resíduos vegetais e animais na produção de biofertilizantes, biocombustíveis e ação animal.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PEDRO CASTRO NETO - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MOACIR PASQUAL - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • WILSON MAGELA GONCALVES - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FELIPE SCHWERZ - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RAFAEL PERON CASTRO - Início: 07/10/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ADALBERTO MENDES - Início: 13/04/2021 - Término: 13/04/2021 - Vínculo: Inativo
  • ANA ELIS MORAES DE ALMEIDA - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • RAFAEL PERON CASTRO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/04/2021 - Término: 20/07/2022 - Vínculo: Inativo

Outros Usuários:

  • Antonio Carlos Fraga - Início: 13/04/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PEDRO CASTRO NETO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: pedrocn[em]ufla.br

E-mail Alternativo: pedrocn[em]deg.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 13/04/2021 - 15:42:39

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/06/2021 - 22:59:50

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/06/2021 - 11:20:15

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PEDRO CASTRO NETO: De 13/04/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
12/05/2021 - 10:39:10Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado para aprovação. (VIVIANE SANTOS PEREIRA)
25/05/2021 - 16:15:03Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (LEONARDO SCHIASSI)
16/06/2021 - 22:59:50Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (LUIZ GONSAGA DE CARVALHO)
17/06/2021 - 11:20:15Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos