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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 144/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Veterinário Mirim: educação humanitária e conscientização sobre guarda responsável

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O bem-estar animal está intimamente ligado ao conceito de guarda responsável de animais de companhia. A incompreensão da responsabilidade que se tem sobre os animais, principalmente os de companhia, e o tratamento irresponsável dispensado pelos seus proprietários, causa uma grande população canina e felina errante, problemas sanitários e maus tratos. Esses problemas são de saúde animal, mas também humana e ambiental, que geram problemas sociais, ecológicos e legais, além de custos diretos e indiretos ao poder público. Somado a isso, a ausência de programas de controle populacional favorece o aumento dessa população e de suas consequências. Assim, o conhecimento sobre cuidados sanitários, reprodutivos, registro e identificação e de zoonoses contribui para uma formação crítica quanto à responsabilidade como guardião de um animal. Desse modo, o presente projeto tem por finalidade orientar as crianças participantes das atividades propostas sobre temas relacionados à posse responsável, manejo e zoonoses, visando ao bem-estar animal. Promover-se-á também a sensibilização dos alunos do quinto ano das escolas públicas municipais da cidade de Lavras e seus professores sobre “Guarda Responsável dos Animais Domésticos”, despertando neles o senso crítico quanto às questões voltadas a esses temas. Com isso, pretende-se reduzir o abandono em vias públicas, fortalecer os vínculos com os animais e formar multiplicadores e difusores do conhecimento adquirido no projeto em suas comunidades. Como metodologia, serão desenvolvidas palestras para apresentação de forma lúdica, que seguirão um modelo de interação entre palestrantes e público, além de capacitação dos professores que serão responsáveis por uma educação continuada com esses alunos. Além disso, será realizado um concurso intitulado “Veterinário Mirim”, que consistirá na produção de um trabalho que ajudará na aprendizagem, assim como irá averiguar o aprendizado adquirido após as palestras. Esse trabalho dependerá da época que será realizado o projeto, podendo variar de desenhos com frases, desenhos ou vídeos sobre alguma das temáticas apresentadas nas palestras e os melhores trabalhos serão premiados. Também serão aplicados questionários com perguntas sobre os temas abordados nas palestras para verificação do conhecimento adquirido.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: PET de Medicina Veterinária; Secretaria da Educação de Lavras; Prefeitura de Lavras; Parque Francisco de Assis; O projeto será desenvolvido por discentes participantes do Núcleo de Estudos em Medicina Veterinária do Coletivo - NEVEC - UFLA.

Número Estimado de Participantes: 460

Locais de Realização: Departamento de Medicina Veterinária; Escolas públicas municipais de Lavras; Google meet; Youtube.

Data de Início: 24/05/2021

Data de Término: 24/01/2026

Justificativa: A organização mundial da saúde animal define o cão de rua como aqueles animais que andam livremente sem restrição de movimento. Eles podem ser comunitários, possuir proprietários e ter liberdade de movimentação, podem estar perdidos, abandonados, ou serem assilvestrados. O não conhecimento sobre as responsabilidades da guarda de um animal são causadores de uma grande população canina e felina errantes e a ausência de programas de controle populacional favorece o aumento dessa população, que também traz consigo problemas sanitários e de maus tratos. Esses problemas são referentes à saúde animal, humana e ambiental e geram custos diretos e indiretos para os serviços de saúde. Um dos pilares do manejo populacional de cães e gatos é a educação em guarda responsável. Ela tem o objetivo de mitigar o abandono e suas consequências. Assim, além de políticas públicas eficazes, a difusão, para a população, de conhecimentos sobre bem estar animal, cuidados sanitários, reprodutivo, registro e identificação e de zoonoses contribuem para uma formação crítica quanto à responsabilidade como guardião de um animal e, com isso, melhoria de vida para os animais e também para as pessoas.

Caracterização dos Beneficiários: Alunos do 5o ano e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Lavras.

Objetivos: O projeto Veterinário Mirim tem como objetivo promover a sensibilização e a reflexão sobre “Guarda Responsável dos Animais Domésticos”, capacitar professores sobre os temas relacionados e despertar neles o senso crítico quanto às questões voltadas à prevenção de zoonoses, promoção de bem-estar animal e orientação na guarda responsável de animais de companhia, tornando-os motivadores junto aos alunos. Além disso, sensibilizar os jovens e conscientizá-los sobre a importância do cuidado e da responsabilidade com os animais, a fim de reduzir o abandono em vias públicas e fortalecer o seu vínculo com os animais. Com isso, será possível transformar os alunos em "veterinários mirins", sendo multiplicadores e difusores do conhecimento adquirido no projeto em suas comunidades.

Metas: Formação de senso crítico nas alunos e professores com relação ao bem-estar animal, propiciando que se tornem multiplicadores e difusores de conhecimento e assim trazendo um benefício à comunidade com maior informação e conscientização com relação à guarda responsável e formação de vínculos e empatia com os animais, contribuindo para a diminuição do abandono de animais e suas consequências.

Fundamentação Teórica:

Um projeto semelhante foi realizado no município de Pinhais, no Paraná, em que foram ministradas palestras a alunos de 1ª a 4 séries com temas relacionados a zoonoses, guarda responsável e bem-estar animal. Ao final das apresentações, foi solicitado às crianças a elaboração de um desenho ou redação acerca dos temas abordados, além de responderem a um questionário que avaliava o conhecimento adquirido nas palestras. Nessa avaliação, observou-se que 97,6% dos alunos responderam corretamente quando questionados sobre o conceito de guarda responsável, o que demonstra aproveitamento das informações adquiridas nas palestras. As crianças que desenvolveram os melhores trabalhos puderam visitar o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná ou o Centro de Controle de Zoonoses do município (Barros, C. C. et al. 2009). Da mesma maneira, um outro projeto realizado em Areia, na Paraíba, promoveu mutirões de castração pelos estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Paraíba, orientados por seus professores. Além disso, o projeto também desenvolveu palestras sobre posse responsável para os tutores dos animais submetidos à castração e para escolas de educação infantil do município. As atividades realizadas demonstraram resultados positivos tanto para os proprietários quanto para os estudantes de graduação, visto que os primeiros se beneficiaram com a castração de seus animais e com as informações obtidas nas palestras; e os segundos aprimoraram seus conhecimentos prático cirúrgicos (Buqueira, L. E. C. 2013).
Um outro estudo realizado no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, avaliou a presença de animais domiciliados e o conhecimento de seus tutores acerca da guarda-responsável e seus fatores associados. Foram avaliados aspectos como esterilização, vacinação antirrábica, consulta médica veterinária, controle de endo e ectoparasitas, acesso dos animais a áreas públicas e o recolhimento das fezes nestes locais. Nas visitas às casas, obteve-se dados que revelaram que a maioria atendeu apenas metade dos critérios, sendo que menos de 20% dos animais haviam sido esterilizados e somente 39% havia recebido vacinação antirrábica nos últimos 12 meses. Dessa forma, o estudo concluiu que há necessidade de mais políticas públicas de educação que orientem a população sobre a guarda responsável de animais e a importância do seu controle populacional (Domingues, L. R. 2013).

Metodologia: Como metodologia, será desenvolvida, primeiramente, a capacitação dos professores do quinto ano das escolas municipais da cidade de Lavras, auxiliando na inserção do conteúdo no plano de ensino e planejamento de atividades didáticas para uma educação continuada. Será contextualizada a temática em forma de roda de conversa, conscientizando os educadores na multiplicação dos conceitos da Educação Humanitária em Bem-Estar Animal, para que contribuam com a formação de alunos informados e conscientes do impacto que suas ações têm no meio ambiente e na vida dos outros animais. Assim, os professores poderão levar às salas de aula atividades que serão preparadas pelo projeto, de acordo com a matriz curricular do 5° ano, e realizarem discussões com seus alunos durante os meses que sucedem as palestras. Depois, junto aos alunos do quinto ano, discentes do curso de Medicina Veterinária da UFLA, equipe técnica, utilizarão como base apresentações com interação entre palestrantes e público que contribuirá com o ensino e a aprendizagem das crianças sobre as temáticas abordadas. Para esse fim, as apresentações serão feitas com o auxílio de slides em powerpoint com imagens e vídeos ilustrativos, além de jogos que permitirão maior interação das crianças. Ademais, será feita a apresentação do concurso “Veterinário Mirim”, que contribuirá tanto com a atenção dos alunos do início ao fim da palestra, quanto para o engajamento futuro com relação a sensibilização e ao cuidado animal, já que, ao final terão a oportunidade de entrarem em contato com um pouco do trabalho de um médico veterinário formado, assim como com animais de um abrigo para compreenderem as consequências da falta de guarda responsável. Todos os alunos receberão uma cartilha com uma história que discute as temáticas do projeto e atividades como caça-palavras, cruzadinhas, ligar os pontos, desenhos para colorir e completar a história. Além disso, estarão presentes também outras atividades em que o aluno irá aprender a confeccionar brinquedos para os próprios animais, jogos que envolvam a família e QR code para animações do YouTube que terão o mesmo conteúdo das palestras (conteúdo que também será disponibilizado para a escola). No início e no término de cada apresentação será aplicado às crianças um questionário pelo qual, no primeiro, será compreendido o nível de conhecimentos que elas possuem previamente e, no segundo, será avaliado os resultados do conteúdo transmitido. Contudo, como a sociedade se encontra em um momento de isolamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19, a metodologia base terá algumas modificações para se adequar a época vivida. Assim, a capacitação dos professores será realizada, da mesma forma, contudo, pela plataforma Google meet. As palestras para os alunos do quinto ano serão ministradas via Google Meet ou YouTube, interação através do chat desses programas e/ou aplicativo Kahoot, para manter a interação com os alunos. Também será dividido o conteúdo das palestras, realizando duas por turma, com um intervalo de sete dias, para permitir um melhor aproveitamento. O contato com o abrigo de animais, que será permitido pelo concurso de “Veterinário Mirim”, será promovido a partir de uma reunião remota com os estudantes via Google Meet, que apresentará um vídeo mostrando a ONG e os animais que residem nela, discutindo e questionando-os sobre a percepção deles em relação ao bem-estar e qualidade de vida desses cães e os motivos pelos quais eles não possuem uma família. As cartilhas para os alunos serão distribuídas pelos professores e vídeos e todo material contido nela ficará disponível para a escola em pen drive ou DVD para que, independentemente de o aluno possuir ou não acesso à internet, todos possam ter o conteúdo completo. Os questionários aplicados antes e depois das palestras também serão entregues pelos professores e devolvido antes e depois das palestras com as dadas respostas, mas também poderão ser respondidos via Google forms ou através do aplicativo Kahoot.

Impactos na Formação Discente: Os discentes do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia envolvidos no projeto desenvolverão habilidades na interação com a comunidade, na identificação de lacunas no conhecimento dos beneficiários, na elaboração de materiais didáticos e de apoio, na capacidade de trabalho em equipe, na capacidade de síntese, avaliação e divulgação de resultados.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto articula perfeitamente com o ensino, pesquisa e extensão na medida em que se realiza pesquisa anterior e posterior sobre o conhecimento dos beneficiários, se promove a difusão de conhecimento científico em bem-estar animal na forma de aulas e capacitação de professores e com previsão de resultados que promoverão benefícios à comunidade com efeitos consistentes em médio/longo prazo.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Neste projeto se desenvolverá parceria com órgãos educacionais municipais. A capacitação dos professores lhes adicionará conhecimento sobre o tema bem-estar animal. É previsto impacto em médio/longo prazo do conhecimento obtido e multiplicado pelos beneficiários na situação de animais abandonados no município de Lavras. A formação de senso crítico na população propicia ambiente favorável ao desenvolvimento de políticas públicas envolvendo a questão dos animais abandonados no âmbito regional.

Resultados Esperados: Espera-se que, ao fim desse projeto, seja feita uma contribuição para a formação das crianças e, portanto, futuros adultos informados, com senso crítico próprio, responsáveis e conscientes sobre o impacto que suas ações, e de todos seres humanos, têm no meio ambiente e na vida dos outros animais. Expecta-se que, além disso, também se promova, com o tempo, uma mudança cultural da população sobre a responsabilidade que se tem com os animais e que estas crianças sejam difusores de bons conteúdos e de boas ações com relação aos conceitos da educação humanitária em bem-estar animal e em saúde pública, ajudando na mudança de olhar para os animais dentro de suas próprias casas e consequentemente na comunidade como um todo. Como na sociedade atual há uma tendência ao individualismo, acredita-se que esse projeto possa, ao fim, ajudar no desenvolvimento de crianças que não se distanciem das ideias de participação do que é público e coletivo. Mas, ao contrário, que ajudem a difundir ideias de solidariedade e compaixão com os outros seres que compartilham o mundo com os humanos e que são importantes para a manutenção do equilíbrio psicológico, social e de saúde coletiva. Para mais, espera-se diminuir a quantidade de animais que sofrem maus tratos, diminuir a quantidade de animais que são abandonados e que dão cria nas ruas, e aumentar a posse responsável, o bem-estar, o cuidado e a compaixão pelos animais, melhorando também a vida da comunidade.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Será acompanhado o nível de conhecimentos que as crianças possuem previamente à transmissão do conteúdo e após, a fim de se avaliar a evolução da percepção com relação ao tema. Será realizado um concurso intitulado “Veterinário Mirim”, que consistirá na produção de um trabalho que ajudará na aprendizagem, assim como irá averiguar o aprendizado adquirido após as palestras.

Cronograma:

24 a 30 de maio de 2021: Criação da identidade visual do projeto; 31 de maio a 04 de julho de 2021: Produção do material didático, elaboração das animações e vídeos para as plataformas e redes sociais e criação de redes sociais e canal no Youtube; 05 de julho a 08 de agosto de 2021: Elaboração e produção da cartilha; 08 a 15 de agosto de 2021: Produção das apresentações para os professores e alunos; 23 de agosto a 03 de setembro de 2021: Capacitação dos professores. 06 a 11 de setembro de 2021: Disponibilização das cartilhas; 13 de setembro a 02 de outubro de 2021: Palestras para os alunos de 5° ano; 04 a 29 de outubro de 2021: Conheça o Parque Francisco de Assis;
12 de novembro de 2021: Recolhimento das cartilhas com as atividades desenvolvidas pelos alunos;15 de novembro a 03 de dezembro de 2021: Correção das cartilhas;
06 a 10 de dezembro de 2021: Entrega dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos
06 a 10 de dezembro de 2021: Devolução das cartilhas corrigidas;13 a 15 de dezembro de 2021: Escolha dos ganhadores da escola; 16/12/21 a 17/12/21 - Escolha dos ganhadores do município; 19 de dezembro de 2021: Premiação dos alunos ganhadores;
20 de dezembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022: Análise dos questionários; 31 de janeiro de 2022 a 11 de março de 2022: Avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos (cartilhas, desenhos e vídeos); 14 a 30 de abril de 2022: Produção de artigo com os dados do projeto e avaliação da efetividade das ações desenvolvidas.

Descrição Resumida: Orientar crianças participantes sobre temas relacionados à posse responsável, manejo e zoonoses visando ao bem-estar animal, promovendo a sensibilização de alunos do 5o ano de escolas municipais de Lavras e seus professores sobre guarda responsável de animais domésticos, despertando senso crítico quanto ao tema. Assim, pretende-se reduzir o abandono em vias públicas, fortalecer os vínculos com os animais e formar multiplicadores/difusores do conhecimento adquirido no projeto em suas comunidades.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ALDA ESTEVES JUNQUEIRA BERNARDES - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • ALDA ESTEVES JUNQUEIRA BERNARDES - Tipo: Voluntário - Início: 20/06/2022 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • AMANDA NOBRE DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • AMANDA NOBRE DE SOUZA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Amanda Silva Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Amanda Silva Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Amanda Silva Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: 09/11/2021 - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Ana Flávia Silva Pereira - Tipo: Voluntário - Início: 09/02/2022 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Blenda Araujo Martins Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Blenda Araujo Martins Ferreira - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Francielle Aparecida Resende - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Francielle Aparecida Resende - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Gabriela Cesar Policarpo de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • Gabriela Cesar Policarpo de Oliveira - Tipo: Voluntário - Início: 19/03/2022 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • IZA MILLANY RABELLO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • IZA MILLANY RABELLO - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 20/09/2021 - Vínculo: Inativo
  • IZA MILLANY RABELLO - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Kelly Cristina de Souza - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Laura Cristina Cesar Cardoso - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • LORENA LANA GOMES E SILVA - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • LUANA ALMEIDA LOPES - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • LUIZ FERNANDO OLIVA CAMPOS - Tipo: Voluntário - Início: 09/02/2022 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Mariana Rocha de Moura - Tipo: Voluntário - Início: 22/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Mariana Schwarz Barbosa - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Nauana Moreira da Costa - Tipo: Voluntário - Início: 09/02/2022 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Nayara Toledo da Silva - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • NICOLE FERNANDES DO CARMO - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Patrick Rodrigues Martins - Tipo: Voluntário - Início: 09/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Paula Oliveira Duarte - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • POLIANA TEIXEIRA DA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Roberta Inácio Lima - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • Roberta Inácio Lima - Tipo: Voluntário - Início: Não definido. - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo
  • THAYNA FERREIRA SANTOS - Tipo: Voluntário - Início: 08/11/2021 - Término: 30/04/2022 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • TALIA MISSEN TREMORI - Início: 04/12/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • BLENDA ARAUJO MARTINS FERREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 04/12/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Samuel Dornelas Trindade Junior - Início: 24/05/2021 - Término: 14/10/2021 - Vínculo: Inativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
14/01/202314/01/202419/12/2022 - 11:13:2220/12/2022 - 17:01:51
24/01/202424/01/202618/07/2024 - 10:22:4423/08/2024 - 16:53:19

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN

Setor: DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINARIA

E-mail Institucional: moulin[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raquelisnard[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 07/10/2021 - 08:09:53

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 07/10/2021 - 16:19:31

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/10/2021 - 06:59:29

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN: De 14/05/2021 a 30/04/2022.
  • MARIA RAQUEL ISNARD MOULIN: De 20/12/2022 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
07/10/2021 - 16:17:14Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (ANGELICA TEREZINHA BARTH WOUTERS)
07/10/2021 - 16:19:31Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (FLADEMIR WOUTERS)
14/10/2021 - 06:59:29Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)
20/12/2022 - 17:01:40A situação do Projeto de Extensão foi alterada pela PROEC de 'Finalizado' para 'Registrado'. (VANESSA THAIS FELIPE PIMENTEL BATISTA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos