UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 114/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Setor de Equideocultura (SetEqui-UFLA “INOVACAVALO”) como ambiente técnico para capacitação de mão-de-obra para produção animal

Programa de Extensão: EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ANIMAL

Resumo da Proposta: Os equídeos (equinos, asininos e muares) possuem grande importância para produção animal, sejam como o principal objetivo de criação ou através de seu uso para apoio de outras atividades agropecuárias. Neste projeto de extensão objetivamos realizar ações para promoção de boas práticas para manejo de animais segundo princípios de bem-estar animal e programas do Sistema Brasileiro de Produção de Equídeos. O Setor de Equideocultura (SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”) do Departamento de Zootecnia da FZMV/UFLA será utilizado como unidade modelo da proposta para desenvolvimento de ações de extensão presenciais e remotas visando a capacidade de mão-de-obra ligada direta ou indiretamente com equideocultura. Os beneficiários do projeto serão produtores rurais, proprietários, usuários e profissionais dos diversos segmentos do complexo do agronegócio cavalo, sendo a equipe executora composta por estudantes de graduação e pós-graduação, sob supervisão da professora coordenadora e colaboradores. E esperamos contribuir para melhoria e avanços na produção local e nacional de equídeos, com geração de empregos e renda para região Sul Mineira.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: NEQUI-UFLA; SENAR-MG; Escola de Sargentos das Armas (Exército Brasileiro); Polícia Militar de Minas Gerais; Rancho MV; Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Alto Rio Grande; Centro Equestre Lagoa dos Ipês, Hípica Serra Azul, Médica Veterinária e Artista Raquel Fernandes.

Número Estimado de Participantes: 500

Locais de Realização: Setor de Equideocultura (SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”) do DZO - FZMV/UFLA; propriedades ligadas direta ou indiretamente com produção de equídeos; ambiente virtual promovido pelo Núcleo de Estudos em Equideocultura da UFLA [Facebook® – página <Nequi - Núcleo de Estudos em Equideocultura> e perfil <Nequi Dzo Ufla>; Instagram® – perfil <@nequi.ufla> e <@icehufla>; site institucional <www.nucleoestudo.ufla.br/nequi> e <www.nucleoestudo.ufla.br/nequi/conferencia>]

Data de Início: 16/06/2021

Data de Término: 16/06/2025

Justificativa: Um dos principais fatores para perdas no desempenho zootécnico esperado com uso de equídeos na produção animal está associado à carência de mão-de-obra qualificada para acompanhamento do manejo diário deles em acordo com princípios de bem-estar animal e programas do Sistema Brasileiro de Produção de Equídeos. Neste sentido, este projeto de extensão tornará possível realizar ações de extensão, em interface com atividades de pesquisa e ensino da UFLA, para capacitação de profissionais, produtores rurais, proprietários e usuários envolvidos direta ou indiretamente com equideocultura, assim como todos envolvidos na equipe executora da proposta.

Caracterização dos Beneficiários: Produtores rurais, proprietários, usuários e profissionais vinculados aos diversos segmentos do complexo do agronegócio cavalo, especialmente agricultura familiar, assim como a equipe executora composta por estudantes de graduação e pós-graduação, sob supervisão da professora coordenadora e colaboradores.

Objetivos: Objetivo geral: Auxiliar na capacitação de profissionais, produtores rurais, proprietários e usuários de equídeos sobre boas práticas para produção animal segundo os princípios de bem-estar animal e os programas do Sistema Brasileiro de Produção de Equídeos. Objetivos específicos: 1.Auxiliar na estruturação do Setor de Equideocultura (SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”) do Departamento de Zootecnia da FZMV/UFLA para uso como unidade modelo visando a demonstração de boas práticas para manejo de equídeos aos beneficiários da proposta. 2. Promover atividades de extensão (conferência, cursos, palestras, dias de campo, visitas técnicas, desenvolvimento de material impresso, etc) para capacitação dos beneficiários visando auxiliar na implantação de boas práticas de manejo em suas propriedades com equídeos, especialmente àquelas enquadradas como agricultura familiar. 3.Auxiliar na manutenção do ambiente virtual do Núcleo de Estudos em Equideocultura da UFLA (mídias sociais, site e e-mails institucionais) para uso como ferramenta de extensão e divulgação de atividades promovidas dentro e fora do SetEqui-UFLA, contribuindo para aprendizado técnico sobre boas práticas para manejo e gestão de propriedades ligadas ao complexo do agronegócio cavalo.

Metas: Realização anual de duas ou mais ações de extensão previstas na proposta, seja em ambiente físico e/ou virtual; Alcance do número estimado de participantes previstos após somatório de todas as ações presenciais realizadas dentro do (SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”) durante a vigência do projeto.

Fundamentação Teórica: A criação de equídeos (equinos, asininos e muares) é feita desde os tempos mais remotos da humanidade e tem sua importância destacada por auxiliar em diversas atividades realizadas pelo homem. Esses animais foram importantes para grandes conquistas da sociedade e produção de alimentos, sendo, até hoje, usados não apenas em atividades esportivas e de lazer, mas principalmente para apoio na lida com rebanhos bovinos, equoterapia e agricultura familiar. A produção de equinos gera cerca de R$ 16 bilhões ao ano e mais de três milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil (LIMA, 2016) e essa memória sobre a importância desses animais para formação política, social e econômica da sociedade nos permite compreender seu atual perfil dentro do complexo brasileiro do agronegócio cavalo e identificar quais áreas precisam ser aprimoradas, tendo em vista que a equideocultura é parte integrante da economia nacional (CINTRA, 2010). Segundo este autor, saber identificar e aplicar boas práticas de manejo com equídeos são atributos esperados em pessoas competentes, interessadas, comprometidas e tranquilas, pois o cavalo é suscetível ao humor de quem o trata; sendo muito importante para os animais manter adequada rotina alimentar, elegendo um horário que seja rigorosamente respeitado todos os dias, além de lhe proporcionar um estado de saúde e bem-estar físico e mental. Assim como o contato físico, podendo ser realizado diariamente no momento da higiene com raspadeiras, escovas e limpando os cascos. Referencial teórico: CINTRA, A.G.C. O Cavalo: Características, manejo e Alimentação. 1ed. São Paulo:ROCA, 2010. 364p. v.1 / LIMA, R.A.S. Complexo do Agronegócio Cavalo no Brasil e MG. In: Anais do II Simpósio Mineiro de Equinocultura: Oportunidades no Agronegócio do Cavalo, Lavras, MG, 24 e 25 de novembro de 2016/Coordenadores: Raquel Silva de Moura, Francisco Duque de Mesquita Neto, José Camisão de Souza. – Lavras :UFLA, 2016.

Metodologia: O SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO” será usado como unidade modelo e espaço para planejamento e execução de atividades de extensão visando a discussão sobre a teoria e as práticas para manejo geral, nutrição, reprodução e treinamento de equídeos. Os beneficiários do projeto serão toda comunidade interna da UFLA (estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos, funcionários de campo terceirizados e professores) e externa residente no município de Lavras-MG (produtores rurais, proprietários, usuários e profissionais dos diversos segmentos da área). A equipe do projeto também irá utilizar o ambiente virtual promovido pelo NEQUI-UFLA [Facebook® – página <Nequi - Núcleo de Estudos em Equideocultura> e perfil <Nequi Dzo Ufla>; Instagram® – perfil <@nequi.ufla> e <@icehufla>; site institucional <www.nucleoestudo.ufla.br/nequi> e <www.nucleoestudo.ufla.br/nequi/conferencia>] como ferramenta de extensão e divulgação de informações relevantes para o bem-estar, sanidade e manejo com equídeos. Os alunos voluntários e bolsistas vinculados ao projeto, juntamente com demais integrantes do NEQUI-UFLA e colaboradores da proposta, atuarão para promoção das seguintes ações: participação em reuniões com público-alvo para discussão sobre demandas do manejo que possam ser atendidas por meio das atividades previstas neste projeto; realização de atividades de extensão conforme as demandas levantadas junto com o público-alvo do projeto; Conscientização dos beneficiários do projeto sobre a importância da escrituração zootécnica na gestão de uma propriedade onde há equídeos; auxílio na implantação de boas práticas de produção de equídeos em propriedades localizadas no município de Lavras/MG. Outras ações de extensão possíveis serão: organização do ICEH – Internacional Conference of Equid Husbandry / Conferência Internacional sobre Equideocultura e realização de visitas técnicas em propriedades e universidades congêneres, com o intuito de estabelecer parcerias e interação com outros profissionais que possam auxiliar na troca de informações e aprendizagem na área.

Impactos na Formação Discente: Desenvolvimento da atitude extensionista, responsabilidade social, capacidade de comunicação e análise crítica de situações vivenciadas no projeto que futuramente poderão auxiliar na resolução através da aplicação de conteúdos teóricos e práticos aprendidos em disciplinas ofertadas na UFLA.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: As ações de extensão previstas na proposta estarão alinhadas com as linhas de pesquisa e projetos de pesquisa executados pelos professores da equipe executora, especialmente aqueles participantes dos programas de pós-graduação da UFLA. Assim como o SetEqui-UFLA será um espaço aberto para comunidade interna da UFLA visando a realização de aulas práticas de disciplinas de graduação e pós-graduação de todos os cursos da UFLA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A UFLA busca formar profissionais de excelência nas diversas áreas de conhecimento, sendo sua localização estratégica para o desenvolvimento de ações voltadas para a equideocultura. Minas Gerais possui o maior plantel equino do Brasil e está próximo do berço da principal raça nacional voltada para marcha: o Mangalarga Marchador. Em 2013 teve início um trabalho apoiado pelo DZO para estruturação de um setor didático-pedagógico voltado para equideocultura na UFLA (SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”). Este espaço atualmente é usado para realização de eventos de extensão, experimentos de pesquisa, aulas práticas e outras ações para capacitação da comunidade interna da UFLA e auxílio na qualificação de mão-de-obra ligada ao agronegócio do cavalo. A execução da proposta permitirá a conscientização e qualificação técnica de proprietários, profissionais, usuários e produtores rurais sobre a importância das boas práticas de manejo para bem-estar de todos e para sustentabilidade econômica e ambiental na criação de animais para trabalho, lazer e esportes.

Resultados Esperados: 1.Promoção da qualidade de vida e cidadania dos beneficiários da proposta, especialmente os produtores rurais classificados com agricultura familiar em Lavras/MG e região. 2.Aumento da visibilidade da UFLA dentro do complexo do agronegócio cavalo e qualificação técnica da mão-de-obra vinculada com equideocultura dentro e fora do campus da UFLA. 3.Desenvolvimento da atitude extensionista e responsabilidade social de toda equipe envolvida no projeto. 4.Capacitação dos envolvidos com o projeto para a vida acadêmica e profissional por meio da aplicação dos conteúdos aprendidos nas disciplinas ofertadas na UFLA. 5.Desenvolvimento da comunicação e análise crítica de todos integrantes do projeto.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Indicadores de acompanhamento: quantidade de ações de extensão, por modalidade; quantidade de estudantes de graduação participantes de ações extensionistas; público diretamente alcançado com as ações realizadas por programas e projetos; quantidade de ações de extensão vinculadas ao ensino e à pesquisa; quantidade de docentes, técnicas-administrativas e técnicos-administrativos participantes em ações de extensão. Forma de avaliação das atividades desenvolvidas: realização de reunião periódicas da equipe com professora coordenadora do projeto para avaliação do desenvolvimento e resultados obtidos com as atividades de extensão realizadas dentro e fora do SetEqui, com análise e busca de soluções para possíveis dificuldades encontradas para cumprimento dos objetivos.

Cronograma: Revisão mensal de literatura para atualização técnica na área. Reuniões periódicas para planejamento, execução e avaliação de atividades desenvolvidas ao longo da vigência do projeto no SetEqui-UFLA – “INOVACAVALO”, tais como: elaboração e auxílio na viabilização de material impresso e digital para promoção de boas práticas de manejo com equídeos; realização de pelo menos duas ações de extensão presenciais por ano no SetEqui-UFLA. Participação de alunos bolsistas e voluntários com apresentação de trabalhos no CONEX; elaboração de relatórios para encaminhamento a PROEC no final do projeto.

Descrição Resumida: Os equídeos são importantes para produção animal, sejam como principal objetivo de criação ou uso para apoio de outras atividades agropecuárias. Objetivamos realizar ações de extensão para promoção de boas práticas para manejo segundo princípios de bem-estar animal e programas do Sistema Brasileiro de Produção de Equídeos, visando melhoria e avanços na produção local e nacional de equídeos, com geração de empregos e renda para região Sul Mineira.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • JOAO PEDRO AMARAL CARVALHO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

  • MARCOS FERRANTE - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FRANCISCO DUQUE DE MESQUITA NETO - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JOSE CAMISAO DE SOUZA - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CARLA LUIZA DA SILVA AVILA - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ERICK DARLISSON BATISTA - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • ANDRE PEREIRA FERREIRA - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • RENAN ROSA PAULINO - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CLAUDIO PORIES PROSPERI - Início: 08/07/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LIVIA CRISTINA COELHO - Início: 05/11/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Aparecido Arcanjo Alves - Início: 16/06/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAQUEL SILVA DE MOURA

Setor: DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

E-mail Institucional: raquelmoura[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raquelmourabr[em]yahoo.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 16/06/2021 - 06:22:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/06/2021 - 15:25:38

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/06/2021 - 11:18:58

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAQUEL SILVA DE MOURA: De 16/06/2021 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/06/2021 - 11:06:50Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Colegiado para aprovação. (RONY ANTONIO FERREIRA)
16/06/2021 - 11:23:12Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (SARAH LAGUNA CONCEICAO MEIRELLES)
16/06/2021 - 15:25:38Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (THIAGO FERNANDES BERNARDES)
17/06/2021 - 11:18:58Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos