UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 139/2021

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto Bilíngue Ufla - Columbia University

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto consiste em um intercâmbio dos alunos do curso de Letras da UFLA com alunos e alunas aprendizes de Português, da Universidade de Columbia (grupos diferentes a cada semestre letivo), sob a supervisão de professores de ambas universidades. Os participantes das duas instituições formam pares ou trios para interagirem por meio virtual, com o objetivo de ensinar o idioma natal para os colegas do outro país, aprender o idioma adicional com os colegas da instituição parceira, além de propiciar enriquecimento cultural e de conhecimentos gerais de ambas partes. As interações acontecerão via plataforma Google Meet.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Ufla
Columbia University

Número Estimado de Participantes: 120

Locais de Realização: O projeto é desenhado para funcionar online, via Plataforma Google Meet.

Data de Início: 15/09/2021

Data de Término: 01/12/2026

Justificativa:

O aprendizado de línguas é um processo que necessita de interação oral em ambientes de comunicação autêntica para ser bem sucedido. Os encontros online previstos no intercâmbio propiciam essa interação para os participantes, o que justifica a criação desse programa.
Além disso, os participantes estarão aptos a participarem de eventos científicos ligados à área de ensino e aprendizagem de língua adicional, contribuindo para o desenvolvimento conjunto desse know-how em ambas instituições.

Caracterização dos Beneficiários:

Os beneficiários serão alunos e alunas da Universidade de Columbia, nos EUA. São provenientes de classes sociais diversas e de cursos variados da instituição e aprendizes da língua portuguesa em diversos níveis.
Os alunos e alunas da UFLA também podem ser caracterizados como beneficiários, uma vez que desenvolverão suas habilidades docentes e terão enriquecimento cultural e linguístico resultante das interações com os participantes da Universidade de Columbia. São alunos do curso de Letras que se inscrevem para o projeto e fazem seleção conforme o nível linguístico determinado.

Objetivos:

O objetivo principal deste programa pode ser caracterizado por ter três aspectos principais:
a) a aprendizagem da Língua Inglesa e da Língua Portuguesa, além dos aspectos culturais relativos aos costumes do outro país;
b) o desenvolvimento das habilidades profissionais dos participantes do curso de Letras na UFLA por meio da aprendizagem de aspectos didático-metodológicos ligados ao ensino de uma língua adicional;
c) o desenvolvimento e consolidação da parceria entre as instituições participantes.

Metas:

O projeto tem como meta principal atender ao maior número possível de aprendizes da língua inglesa e da língua portuguesa, no intuito de contribuir para sua formação profissional e pessoal, do curso de Letras da Ufla e da Universidade de Columbia, respectivamente.
Além disso, ele se caracteriza como uma oportunidade de estreitar laços com a Universidade de Columbia, concretizando-se como um canal para parcerias futuras em outras áreas.

Fundamentação Teórica:

O advento da pandemia Covid-19 impôs a criação de alternativas de ações de extensão por meio de plataformas digitais, devido principalmente à necessidade das medidas de distanciamento social. As interações via internet se mostram, nesse sentido, como uma possibilidade real de propiciar essas ações, com alcance ilimitado de comunidades que podem se beneficiar delas.
Nessa linha de pensamento, foi idealizado o intercâmbio de alunos e alunas das universidades participantes. A aprendizagem linguística e cultural viabilizada por meio das interações já foi extensamente documentada na literatura (BELZ, 2002; HELM, 2015; CUNNINGHAM, 2019; MASTERSON, 2020) e se configuram como os principais benefícios diretos relacionados a essas práticas. Destacam-se também o desenvolvimento de sentimentos de tolerância a características culturais diferentes entre povos, assim como um maior entendimento da própria cultura face à possibilidade de reflexão e comparação com aquela dos participantes da outra instituição.
Finalmente, a participação em atividades de comunicação autêntica, seja presencialmente ou por meio virtual, é tida como fundamental para o progresso na aprendizagem de uma língua adicional, além de fomentar o desenvolvimento da autonomia do aprendiz com o uso livre dos recursos que o meio digital apresenta (KUKULSKA-HULME, 2013).

Metodologia:

Os alunos do curso de Letras da UFLA serão selecionados por meio de entrevistas para checagem de sua capacidade de comunicação oral na língua inglesa e adequação com os participantes da Universidade de Columbia. A quantidade de participantes selecionados dependerá da disponibilidade de alunos da instituição parceira, para a formação de pares ou trios.
Após a seleção, os grupos são formados e o intercâmbio se inicia. As interações entre os participantes ocorrerão via plataforma Google Meet. Estão previstos 10 encontros no total, sendo 1 por semana, com duração de 1 hora. Nesses encontros, cada participante fala na língua adicional por meia hora enquanto o seu par o auxilia com os problemas linguísticos que aparecerem.
Esses encontros são orientados por professores de ambas instituições. Na Ufla, os alunos são professores em formação, portanto serão discutidas questões relativas ao ensino e aprendizagem de uma língua adicional ao longo do programa.

Impactos na Formação Discente: Os participantes de ambas instituições terão a oportunidade de aprender a língua adicional e a cultura do outro país. Além disso, os alunos da Ufla poderão desenvolver sua capacitação como futuros professores, pois eles desempenharão efetivamente a função de ensinar uma língua a um falante de outro idioma.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto, quanto ao aspecto de ensino, traz um ambiente autêntico e autônomo para que os alunos e alunas do curso de Letras participante possa desenvolver aspectos linguísticos e culturais da língua inglesa. O aprendiz, além do tempo em que estuda formalmente a língua na sala de aula ou em casa, é colocado em situação de interação em que precisa se comunicar sobre temáticas diversas, coloquiais e atuais.
Quanto à pesquisa, professores envolvidos e alunos podem transformar os dados das interações em material de pesquisa tanto no que diz respeito ao ensino e/ou à aprendizagem de línguas adicionais. Cada professor, em suas reuniões periódicas, discute com seu grupo aspectos teóricos e práticos como fundamentação para a pesquisa.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A sociedade geral é impactada por esse projeto uma vez que, como os estudantes da UFLA são professores em formação, o conhecimento profissional e pessoal resultante do projeto fará diferença na forma como o profissional abordará o ensino da língua inglesa na escola e também como o sujeito interagirá com a sociedade da qual faz parte.

Resultados Esperados:

A aprendizagem de aspectos linguísticos e culturais dos dois países envolvidos no programa.
Para os alunos e alunas da Ufla, o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa para falantes de Língua Inglesa.
Além disso, espera-se a produção de um corpo de conhecimento considerável na pesquisa sobre interações via tandem, que podem gerar uma boa produção acadêmica.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Inicialmente, os alunos e alunas da Ufla interessados em participar serão avaliados em uma seleção que consistirá em uma entrevista em língua inglesa, feita por uma banca de professores das instituições.
Em seguida, os encontros serão acompanhados por professores orientadores de ambas instituições. Serão realizadas reuniões desses professores orientadores com os participantes, com instruções acerca do processo de ensino e aprendizagem de uma língua adicional. Estão incluídas discussões acerca de estratégias de ensino e de aspectos culturais relacionados.

Cronograma:

Setembro de 2021 - Seleção dos alunos participantes
Setembro a novembro de 2021 - Interações entre os alunos
Janeiro de 2022 - Seleção dos alunos participantes
Fevereiro a abril de 2022 - Interações entre os alunos
Agosto de 2022 - Seleção dos alunos participantes
Fevereiro a abril de 2023 - Interações entre os alunos

Setembro de 2021 até o fim do programa - desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como a oferta de palestras, leitura e discussão de textos teóricos, participação em eventos científicos, produção de artigos científicos.

Descrição Resumida: O projeto bilíngue Ufla - Columbia University propicia o aprendizado tanto de outra língua quanto de outra cultura. Os participantes participam de interações bilíngues nas quais aprendem aspectos linguísticos formais e informais do idioma inglês, além de ensinar a Língua Portuguesa para falantes daquele idioma.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • TUFI NEDER NETO - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • GASPERIM RAMALHO DE SOUZA - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JAMILA VIEGAS RODRIGUES - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISABEL CRISTINA RODRIGUES FERREIRA - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO - Início: 15/09/2021 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • THIAGO DA CUNHA NASCIMENTO - Início: 20/01/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/08/202301/12/202626/04/2024 - 15:09:1826/08/2024 - 11:01:01

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: TUFI NEDER NETO

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: tufi[em]ufla.br

E-mail Alternativo: tufi[em]dch.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/08/2021 - 17:42:43

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 15/09/2021 - 21:29:08

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 17/09/2021 - 09:53:40

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • TUFI NEDER NETO: De 17/08/2021 a 15/09/2023.
  • TUFI NEDER NETO: De 28/08/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
15/09/2021 - 20:00:00Projeto de Extensão enviado para aprovação do Chefe. (PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA)
15/09/2021 - 21:29:08Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe e enviado para a PROEC para aprovação. (RODRIGO GARCIA BARBOSA)
17/09/2021 - 09:53:40Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (DANTON DIEGO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos